14/12/2025
Início Site Página 634

Claro abre o sinal do canal Universal TV para seus clientes

0

A Claro, TV por assinatura no país e maior hub de conteúdo da América Latina, anunciou nesta quarta-feira (16) que o canal Universal TV estará com sinal aberto durante uma semana para que seus clientes possam aproveitar os diversos conteúdos da programação, com uma variedade de filmes e séries.

De acordo com a operadora, o sinal do canal ficará aberto até o dia 21 de novembro, e os usuários poderão aproveitar a programação linear do Universal TV no canal 130 SD e canal 630 HD. Além disso, na Claro tv+ os clientes ainda podem acessar diversos conteúdos ‘on demand’ durante esse período.

Os clientes Claro tv+ com Alexa integrada podem acessar o conteúdo usando o comando de voz dizendo apenas “Alexa, vá para o canal Universal TV”, sendo direcionado automaticamente, sem precisar digitar ou lembrar o número do canal. Esse recurso está disponível com exclusividade para clientes Box Claro tv+ e 4K Claro tv+.

Além disso, Claro tv+ ainda oferece a possibilidade de o cliente turbinar os conteúdos, seja ele TV, Banda Larga ou Móvel, adicionando assinaturas de outros streamings de vídeo e de canais pay-per-view, como Netflix, Globoplay, Paramount+, HBO Max, Disney+, Star+, Premiere e muitos outros. Tudo com o conforto de ter uma só fatura, junto com os demais serviços da Claro.

Sobre Universal TV

O Universal TV conta com franquias de sucesso como Law & Order (Law & Order e Law & Order: SVU), Chicago (Chicago Med, Chicago Fire e Chicago P.D.) e FBI (FBI, FBI: International e FBI: Most Wanted). O canal faz parte da NBCUniversal, que no Brasil é uma joint venture com o Grupo Globo, e é uma das principais empresas de comunicação e entretenimento do mundo.

O foco da programação reforça o conceito de que os protagonistas das séries e dos filmes, com suas personalidades marcantes, são o ponto central de uma boa história, levando o melhor do entretenimento aos assinantes.

Para além dos ótimos resultados de audiência, os conteúdos do Universal TV têm o poder de inspirar, emocionar e motivar, e mostram que o grande impacto das emoções provocadas pelas histórias gera uma conexão genuína com a marca.

Brisanet adicionou mais de 60 mil clientes a sua base no 3T21

0

A Brisanet, empresa de telecomunicações nordestina, divulgou seu relatório financeiro referente ao terceiro trimestre do ano, e registrou um crescimento na sua receita operacional líquida de 34%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

O EBITDA do 3T22 foi de R$118,6 milhões com margem de 46,6%, revelando um crescimento de 7,7 pontos percentuais quando comparado ao de 3T21. De acordo com a empresa, os números evidenciam a melhoria de margem decorrente de ações voltadas para redução de custos a partir de abril de 2022.

No período analisado, a Brisanet adicionou à sua base 63 mil clientes de fora orgânica, representando um crescimento de 6,4% sobre a base de junho deste ano. O relatório também aponta que, ao final de outubro, a Brisanet já estava presente em 153 cidades, entre elas, Recife e algumas na Bahia. Comparado ao 3T21, a Telecom ativou 43 novas cidades desde setembro de 2021.

Sua estrutura já conta com 27 mil km de infraestrutura de backbone (vias utilizadas para distribuir internet às demais redes) e mais de 59 mil km de cabos FTTH (fiber-to-the-home). No 3T22 foram adicionados 348 mil home passed (HP). Com isso, a infraestrutura de fibra óptica da Brisanet já passa na frente de 6 milhões de residências nordestinas.

A Brisanet continua avançando nas capitais e regiões metropolitanas com market share em fibra de 51%, 62% e 70% em Natal, Maceió e João Pessoa, respectivamente, e acima de 18% em Fortaleza, onde a área horizontal foi concluída no início do ano e a área vertical está sendo feita sob demanda. Em Teresina e Aracajú, onde a Companhia entrou no segundo semestre de 2021, o market share já está acima de 12% no Piauí e acima de 17% em Sergipe (números de set/22).

No mês de outubro, a empresa adicionou à sua base de clientes 19,8 mil assinaturas, totalizando 1.059.579 (um milhão cinquenta e nove mil quinhentos e setenta e nove) clientes em sua base. A expectativa para os últimos 3 meses de 2022 é que haja um crescimento de 50 mil assinantes, aproximadamente. Já a rede de franquias Agility Telecom contabilizava 214.470 clientes e 90 franqueados.

Streaming: Pluto TV poderá ter concorrência pela frente em breve

1

Não é nenhuma novidade de que haverá a fusão dos serviços HBO Max e Discovery+, e após divulgar que o lançamento da nova plataforma será antecipada, David Zaslav, CEO da Warner Bros Discovery, afirmou que está em processo de arrumação da casa e que pretende realizar várias mudanças em ambos streaming, inclusive a criação de um novo serviço gratuito.

De acordo com informações noticiada pelo The Hollywood Reporter, em uma conversa com a RBC Capital Markets nesta terça-feira (15), o executivo revelou que houve uma perda de US$ 3 bilhões no streaming da WarnerMedia depois de ter gasto quase US$ 7 bilhões em conteúdo.

Dessa forma, a nova diretoria da empresa passará a observar o que os assinantes da HBO Ma estão consumindo na plataforma. “Estamos dimensionando a HBO Max – mais conteúdo que as pessoas adoram, mais conteúdo original”, disse Zaslav.

“Toda a nossa biblioteca foi para HBO Max, e não estávamos rendendo nada, mas foi tudo lá. Agora, tudo isso poderia ter funcionado, mas nós olhamos e dissemos: a maior parte disso não está sendo assistida. Ou, achamos que ninguém está assinando por causa disso. Podemos vendê-lo não exclusivamente para outra pessoa. Olhe para esta enorme biblioteca que temos”.

O CEO da Warner Bros Discovery também falou na reunião que os novos chefes da DC Studios, James Gunn e Peter Safran, estão chegando perto do fim de terminar uma bíblia para a DC. Para nível de entendimento, a bíblia se trata do documento guia que descreve ponto do enredo e personagens chaves. Ele também afirmou que não tem a intenção de trazer mesmo personagens de diferentes universos ou versões.

Para competir no mercado assinaturas com publicidade, também falou sobre a criação de um serviço de streaming suportado por anúncios, mas diferente das outras plataformas, seriam totalmente gratuitos, cujo intuito seria competir diretamente com outros do setor, como Pluto TV e Tubi. Além disso, falou sobre o uso da marca Warner Bros. de alguma forma.

Google pagará valor milionário para encerrar processo sobre privacidade

0

A Alphabet, dona do Google, concordou em pagar cerca de US$ 400 milhões para encerrar uma investigação sobre alegações referente às práticas de rastreamento e localização de usuários ilegalmente da empresa. Segundo as autoridades, o acordo é classificado como o maior de privacidade já feito.

De acordo com o comunicado divulgado na segunda-feira (14) pela procuradora geral do Oregon, Ellen Rosenblum, que liderou as negociações junto de seu colega de Nebraska, Doug Peterson, a empresa terá que melhorar significativamente sua divulgação de rastreamento e localização e controles dos usuários a partir do próximo ano como parte do acordo.

Ellen Rosenblum classificou as práticas do Google como “ardilosas e enganosas”. “Por anos o Google priorizou o lucro em vez da privacidade de seus usuários”, declarou ela.

“Os consumidores achavam que tinham desativado suas ferramentas de localização no Google, mas a companhia continuava secretamente gravando seus movimentos e vendendo essa informação a anunciantes”, completou.

O assunto da privacidade do Google ficou mais em evidencia após Suprema Corte dos Estados Unidos ter anulado o direito ao aborto, em meio a temores de que a polícia poderia usar os dados de movimentos das mulheres para localizá-las e impor as restrições estaduais.

O Google havia dito anteriormente que iria excluir automaticamente os registros de visitas de usuários a esses locais classificados como sensíveis. A investigação foi iniciada em vários estado depoi que foi ao ar uma reportagem da Associated Press de 2018, que dizia que o “Google grava seus movimentos mesmo quando você explicitamente diz à empresa que não quer ser gravado”, de acordo com uma declaração da procuradora-geral de Michigan, Dana Nessel.

Foram citados dois problemas encontrados nas configurações de conta do Google: histórico de localização e atividades de web e app. A empresa argumenta que tais políticas foram alteradas. “Consistente com as melhorias que fizemos nos últimos anos, resolvemos essa investigação baseada em políticas de produtos desatualizadas, que mudados há anos”, declarou o porta-voz da companhia, José Castañeda, em comunicado.

De acordo com o procurador-geral de Nova Jersey, Matt Platkin, o Google pode rastrear a localização de usuários com sensores em seus dispositivos conectados a GPS, torres de celulares, wi-fi ou bluetooth.

“As plataformas digitais como o Google não podem alegar que fornecem esse controle de privacidade aos seus usuários e depois ignorar esses controles para vender ou coletar dados para anunciantes”, completou o procurador.

Vero Internet registra lucro de mais de R$ 6 milhões no 3T22

0

Na semana passada, a Vero Internet divulgou seu resultado financeiro referente ao terceiro trimestre de 2022, onde registrou um lucro ajustado de R$ 6,33 milhões, um recuo de 43,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, o impacto foi causado pelo aumento de custos e despesas operacionais devido a expansão da rede própria e por fusões.

Sua receita operacional líquida chegou a casa de R$ 185,8 milhões, um crescimento de 82,2% em relação ao mesmo período de 2021. O EBITDA Ajustado, que exclui os desembolsos não recorrentes de atividades de aquisições e plano de ações, foi de R$ 96 milhões, contra R$ 46 milhões no 3TRI21, representando um crescimento de 108,8%, com margem EBITDA de 51,7%.

A empresa explica que o aumento se deu pelas aquisições feitas este ano e pelo crescimento de sua base de clientes e forma orgânica. No consolidado, os investimentos entre janeiro e setembro da Vero totalizaram R$ 425,5 milhões, sendo que R$ 208,2 (ou 48,9% do total), referente a atividades de M&A e integrações.

“Encerramos o período em 200 cidades e 721,7 mil clientes, com uma extensa rede de cobertura que abrange 2,7 milhões de Homes Passed (HP – quantidade de domicílios que estão cobertos pela rede de FTTH da Vero) uma expansão geográfica de 74,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior”, diz Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet.

Segundo o executivo, houve crescimento também no mercado endereçável, com 4,5 milhões de Addressable Homes Passed (AHP – quantidade total de domicílios das cidades em que a companhia está presente), incluindo empresas e domicílios. Essa métrica se refere ao potencial de expansão das redes nos mercados onde a Vero tem presença.

“Nesse trimestre, a extensão da Rede Vero totalizou 29,6 mil km, combinando mais de 20,9 mil km de fibra óptica e 8,8 mil km de backbone, uma cobertura singular para continuar acelerando o crescimento da Companhia”, afirma.

Ferreira também acrescenta que até então se deu início a operação em 12 cidades, sendo que sendo oito de Minas Gerais e quatro no Rio Grande do Sul. “As adições líquidas orgânicas atingiram 22,5 mil assinantes, ou uma média de 7,5 mil novos clientes por mês, o que representa 12,2% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado”, acrescenta Ferreira.

Nesse período, a Vero Internet firmou parceria com a FiBrasil para compartilhamento da rede neutra, onde a telecom irá explorar a infraestrutura da FiBrasil, usando-a como extensão de sua cobertura atual.

Casimiro anuncia quais jogos vai exibir na primeira fase da Copa 2022

0

O jornalista e streamer Casimiro anunciou os primeiros jogos que vai transmitir em suas plataformas digitais em razão da cobertura da Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar. Ele tem o direito de transmitir grande parte dos jogos do mundial, incluindo abertura e final. 

Casimiro

A parceria de Casimiro com a LiveMode conseguiu o direito de 22 jogos da Copa. Ele fará a transmissão ao vivo na internet. Para isso abriu até um novo canal do YouTube, que a princípio será exclusivo para o mundial. 

Lista dos 9 primeiro jogos que Casimiro vai transmitir 

Veja abaixo a relação dos jogos que o streamer vai fazer a cobertura, inclui até jogo do Brasil:

  • 20/11 – domingo – 13h – Qatar x Equador 
  • 21/11 – segunda – 13h – Holanda x Senegal 
  • 22/11 – terça – 16h – França x Austrália 
  • 23/11 – quarta – 13h – Espanha x Costa Rica 
  • 24/11 – quinta – 16h – Brasil x Sérvia 
  • 25/11 – sexta – 16h – Inglaterra x Estados Unidos 
  • 26/11 – sábado – 16h – Argentina x México 
  • 27/11 – domingo – 16h – Espanha x Alemanha 
  • 28/11 – segunda – 13h – Brasil x Suíça

O principal local de transmissão dos jogos da Copa feitos por Casimiro será no novo canal no YouTube, a “TVCazé”, mas ele também vai usar do seu primeiro canal na plataforma para mostrar cortes da transmissão ao vivo, como por exemplo melhores momentos. 

Todo trabalho feito pelo jornalista terá exibição gratuita, ou seja, sem nenhum custo para quem tiver o desejo de acompanhar a Copa com Casimiro.

Além desse modelo de transmissão diferente do habitual, o Grupo Globo também fará as transmissões de todos os jogos, tanto no canal aberto, quanto nos canais SporTV para quem tem TV por assinatura. Além da televisão, haverá também o tradicional minuto a minuto no site do Globo Esporte, mostrando detalhes dos jogos, sendo atualizado no momento das partidas. 

Governo Lula: internet mais barata e taxação para streaming, entenda

7

Equipe de transição do governo Lula pretende baratear a internet no Brasil. O objetivo é dar a mais pessoas uma conexão de qualidade por preços mais baixos. Quem está cuidando do assunto é Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações, durante o governo de Dilma Rousseff. 

Lula

Paulo Bernardo faz parte do grupo técnico de comunicação, dentro do grupo de transição entre o governo atual e o que foi eleito durante 2022. Além do barateamento, está em pauta também a tributação de grandes empresas digitais.

Internet para mais pessoas no Governo Lula

Para Paulo, a internet no Brasil é muito cara, por isso o governo precisa diminuir os custos de telecomunicações. Além disso, acrescentou que é preciso melhorar as condições para que a população contrate o serviço de internet

“Eu acho que é muito caro. A impressão que a gente tem é que algumas políticas públicas que o governo precisa fazer é reduzir os custos de telecomunicações. Os impostos são muito altos. E o 5G está caminhando. Talvez a gente tenha condição de turbinar esse andamento, fazer políticas para acelerar em direção ao interior. Por exemplo, melhorar as condições para a população contratar. Você pega ali, 40% praticamente são tributos.”

Diferença de preços pode levar tributação aos streamings

Paulo Bernardo também disse que está em pauta a tributação de serviços de grandes empresas, como por exemplo as de streaming. Segundo ele há um desequilíbrio no mercado, é grande a diferença entre esse tipo de serviço nas TVs por assinatura.

Paulo contou que as equipes do grupo de transição vão fazer no mínimo três relatórios sobre os ministérios que ficaram responsáveis, para dar ao novo governo um status atual de como estão as coisas. Os dois primeiros documentos do grupo devem ficar prontos no final de novembro e vão ser apresentados até 10 de dezembro. 

Disney+ demite funcionários: descubra como isso impacta os assinantes

0

O Disney+ está enfrentando problemas com dificuldades de crescimento e por isso vai fazer uma demissão em massa. Apesar de estar crescendo em número de assinantes, o streaming não está lucrando. O corte de funcionários vem como uma estratégia. Mas, como será que isso vai influenciar na sua experiência de cliente?

Disney

A partir de 2023 haverá cortes na empresa, empregados serão demitidos e não haverá novas contratações. A Disney pretende congelar processos empregatícios seguindo a nova estratégia. 

Demissão como estratégia de lucro na Disney+

Essas informações foram divulgadas pelo CNBC, após ter acesso a uma carta interna feita  pelo CEO da Disney, Bob Chapek. Nele ele comunica aos líderes das divisões que haverá medidas para diminuição dos custos, por isso será necessário corte de pessoal. 

Segundo a carta, o objetivo é alcançar a meta de lucratividade do streaming Disney + durante 2024. A plataforma teve um alto custo durante o último trimestre, com isso teve um prejuízo operacional de US$ 1,5 bilhão, sendo que a margem desse custo era de US$ 0,8 bilhão. 

E esses dados aconteceram em um bom momento do streaming, no mesmo recorte do aumento do prejuízo, houve um crescimento no número de assinantes: 12,1 milhões novos clientes da plataforma. 

Segundo o Engadget, blog especializado no assunto, a Disney deve mudar o cenário dos prejuízos logo logo. Fora a demissão de funcionários, a empresa vai apostar no lançamento de um plano básico com anúncios, tal qual o da Netflix, além disso fez um aumento nas assinaturas. 

Essas últimas mudanças, até o momento, só estão em vigor para os assinantes dos Estados Unidos, ainda não se sabe quando vai acontecer em outros países, e nisso está incluso o Brasil. 

O CEO da Disney diz acreditar no potencial da empresa e que novas contratações só acontecerão na parte de diretoria de negócios e onde for mais crítico atualmente. 

Não dá para saber ainda como esse corte vai influenciar na entrega do serviço. A Disney está seguindo o mesmo caminho que outras grandes empresas. Durante as últimas semanas Twitter, Meta e Amazon anunciaram corte de funcionários e/ou paralisação nas novas contratações. 

WhatsApp: usuário pode enviar mensagens para o próprio contato, confira

1

O envio de mensagens para você mesmo no WhatsApp está sendo facilitado. Muitas pessoas usam o recurso para servir como um lugar de anotações, porém, para isso, precisam criar um grupo sem ninguém para conseguir. Sendo assim, usuários da versão 22.23.74 do app para iOS e 2.22.23.77 no sistema operacional Android, já podem testar a função de envio de mensagens para o próprio contato. 

WhatsApp

De tal forma, é possível enviar mensagens para si mesmo no WhatsApp, sem precisar recorrer a técnica do grupo. Ou seja, ficará mais fácil usar o recurso de anotações no aplicativo. 

Se você faz parte dos usuários que tem os aparelhos que já estão com a novidade, é só conferir e começar a usar. Do contrário, terá de esperar pela atualização. Como de costume, o WhatsApp não atualiza tudo de uma vez, as novidades vão chegando aos poucos. Com esse caso não é diferente. 

O WhatsApp está em vista de mais outra atualização sobre as mensagens: a edição 

Sabe quando envia alguma coisa e vai com erro na escrita ou simplesmente o corretor do celular “sabota” você? Muitas vezes apagar a mensagem não vale a pena, pois fica a notificação lá e nem é nada tão grave de que precise ser removido imediatamente. 

Para casos assim está sendo testada a opção de editar mensagens enviadas. Dentro de 15 minutos após o envio poderá ser feita alteração. Esse tempo pode ser flexibilizado posteriormente, mas é isso que se sabe sobre os testes. 

WhatsApp Comunidades já foi implementado e chega ao Brasil em 2023

O WhatsApp está sempre atualizando, e a maior novidade do momento é a nova ferramenta chamada “Comunidades”. Ela serve como um agregador de grupos, onde um administrador pode enviar uma mensagem para centenas de pessoas de uma só vez, com mais facilidade. 

A novidade ainda não está disponível no Brasil, precisou ser adiada por pedido da Justiça, porém deve chegar no início de 2023.

Claro é operadora com maior acesso ao 5G no Brasil

4

A Claro é a operadora com maior acesso do 5G no Brasil, segundo informação foi divulgada segundo análise do Teleco, que mostra a operadora como maior geradora de sinal da rede móvel no país. 

5G da Claro

Segundo os resultados do relatório, a Claro foi responsável por inaugurar o 5G por aqui. Isso aconteceu em julho de 2020, época em que a operadora trabalhava no espectro 5G DSS. Atualmente a operadora opera em faixa exclusiva para transmissão da rede móvel e tem conseguido liderar nesse mercado, oferecendo a maior transmissão. 

Dados que o relatório considerou para identificar a Claro como maior no 5G

Para o comparativo foram analisadas as principais operadoras do Brasil: Claro, Vivo e TIM. Após a primeira, vieram a Vivo e a TIM. Veja abaixo os números de acessos:

  • Claro – 1.708.701
  • Vivo – 1.491.232
  • TIM – 865.360

O relatório analisou desde 2021, quando o 5G ofertado era o 5G DSS, que não era a rede limpa, compartilhava do mesmo “espaço” que o 4G para existir. Essa diferença entre a rede de antes e a de agora interfere na velocidade e na qualidade de conexão, o 5G atual é muito melhor, tem mais alcance e mais estabilidade. 

Além disso, os dados de 2021 são parecidos com os atuais, tanto a Claro como a Vivo lideraram. Outro ponto importante é que ambas tiveram a marca de 1 milhão de acessos juntas durante o segundo trimestre de 2022, quando o 5G foi lançado oficialmente no Brasil. 

Julho foi o mês de estreia do 5G. Foi nesse momento em que a rede passou a ter uma estrutura própria, e de fato o país passou a ter o 5G puro, ou como é chamado oficialmente, o 5G SA. 

Embora a rede não cubra todo o país ainda, apenas as capitais, esse avanço na estrutura garante uma usabilidade muito melhor. Quem tem acesso a rede pode finalmente desfrutar da experiência de uma internet móvel rápida, com baixa latência. 

Com isso, o relatório também registrou que a velocidade de download foi 2,3 vezes mais rápida que velocidade na rede anterior, o 4G. Já em relação ao upload a velocidade chegou a ser 2,1 vezes mais rápida dentro da nova rede móvel, em comparação ao 4G.