20/04/2024

Governo Lula: internet mais barata e taxação para streaming, entenda

Equipe de transição para o governo Lula estima movimentar o mercado de internet e grandes empresas durante o novo mandato.

Equipe de transição do governo Lula pretende baratear a internet no Brasil. O objetivo é dar a mais pessoas uma conexão de qualidade por preços mais baixos. Quem está cuidando do assunto é Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações, durante o governo de Dilma Rousseff. 

Lula

Paulo Bernardo faz parte do grupo técnico de comunicação, dentro do grupo de transição entre o governo atual e o que foi eleito durante 2022. Além do barateamento, está em pauta também a tributação de grandes empresas digitais.

Internet para mais pessoas no Governo Lula

Para Paulo, a internet no Brasil é muito cara, por isso o governo precisa diminuir os custos de telecomunicações. Além disso, acrescentou que é preciso melhorar as condições para que a população contrate o serviço de internet

“Eu acho que é muito caro. A impressão que a gente tem é que algumas políticas públicas que o governo precisa fazer é reduzir os custos de telecomunicações. Os impostos são muito altos. E o 5G está caminhando. Talvez a gente tenha condição de turbinar esse andamento, fazer políticas para acelerar em direção ao interior. Por exemplo, melhorar as condições para a população contratar. Você pega ali, 40% praticamente são tributos.”

Diferença de preços pode levar tributação aos streamings

Paulo Bernardo também disse que está em pauta a tributação de serviços de grandes empresas, como por exemplo as de streaming. Segundo ele há um desequilíbrio no mercado, é grande a diferença entre esse tipo de serviço nas TVs por assinatura.

Paulo contou que as equipes do grupo de transição vão fazer no mínimo três relatórios sobre os ministérios que ficaram responsáveis, para dar ao novo governo um status atual de como estão as coisas. Os dois primeiros documentos do grupo devem ficar prontos no final de novembro e vão ser apresentados até 10 de dezembro. 

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários