15/12/2025
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Casimiro anuncia quais jogos vai exibir na primeira fase da Copa 2022

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O jornalista e streamer Casimiro anunciou os primeiros jogos que vai transmitir em suas plataformas digitais em razão da cobertura da Copa do Mundo 2022, que acontece no Catar. Ele tem o direito de transmitir grande parte dos jogos do mundial, incluindo abertura e final. 

Casimiro

A parceria de Casimiro com a LiveMode conseguiu o direito de 22 jogos da Copa. Ele fará a transmissão ao vivo na internet. Para isso abriu até um novo canal do YouTube, que a princípio será exclusivo para o mundial. 

Lista dos 9 primeiro jogos que Casimiro vai transmitir 

Veja abaixo a relação dos jogos que o streamer vai fazer a cobertura, inclui até jogo do Brasil:

  • 20/11 – domingo – 13h – Qatar x Equador 
  • 21/11 – segunda – 13h – Holanda x Senegal 
  • 22/11 – terça – 16h – França x Austrália 
  • 23/11 – quarta – 13h – Espanha x Costa Rica 
  • 24/11 – quinta – 16h – Brasil x Sérvia 
  • 25/11 – sexta – 16h – Inglaterra x Estados Unidos 
  • 26/11 – sábado – 16h – Argentina x México 
  • 27/11 – domingo – 16h – Espanha x Alemanha 
  • 28/11 – segunda – 13h – Brasil x Suíça

O principal local de transmissão dos jogos da Copa feitos por Casimiro será no novo canal no YouTube, a “TVCazé”, mas ele também vai usar do seu primeiro canal na plataforma para mostrar cortes da transmissão ao vivo, como por exemplo melhores momentos. 

Todo trabalho feito pelo jornalista terá exibição gratuita, ou seja, sem nenhum custo para quem tiver o desejo de acompanhar a Copa com Casimiro.

Além desse modelo de transmissão diferente do habitual, o Grupo Globo também fará as transmissões de todos os jogos, tanto no canal aberto, quanto nos canais SporTV para quem tem TV por assinatura. Além da televisão, haverá também o tradicional minuto a minuto no site do Globo Esporte, mostrando detalhes dos jogos, sendo atualizado no momento das partidas. 

Governo Lula: internet mais barata e taxação para streaming, entenda

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Equipe de transição do governo Lula pretende baratear a internet no Brasil. O objetivo é dar a mais pessoas uma conexão de qualidade por preços mais baixos. Quem está cuidando do assunto é Paulo Bernardo, ex-ministro das Comunicações, durante o governo de Dilma Rousseff. 

Lula

Paulo Bernardo faz parte do grupo técnico de comunicação, dentro do grupo de transição entre o governo atual e o que foi eleito durante 2022. Além do barateamento, está em pauta também a tributação de grandes empresas digitais.

Internet para mais pessoas no Governo Lula

Para Paulo, a internet no Brasil é muito cara, por isso o governo precisa diminuir os custos de telecomunicações. Além disso, acrescentou que é preciso melhorar as condições para que a população contrate o serviço de internet

“Eu acho que é muito caro. A impressão que a gente tem é que algumas políticas públicas que o governo precisa fazer é reduzir os custos de telecomunicações. Os impostos são muito altos. E o 5G está caminhando. Talvez a gente tenha condição de turbinar esse andamento, fazer políticas para acelerar em direção ao interior. Por exemplo, melhorar as condições para a população contratar. Você pega ali, 40% praticamente são tributos.”

Diferença de preços pode levar tributação aos streamings

Paulo Bernardo também disse que está em pauta a tributação de serviços de grandes empresas, como por exemplo as de streaming. Segundo ele há um desequilíbrio no mercado, é grande a diferença entre esse tipo de serviço nas TVs por assinatura.

Paulo contou que as equipes do grupo de transição vão fazer no mínimo três relatórios sobre os ministérios que ficaram responsáveis, para dar ao novo governo um status atual de como estão as coisas. Os dois primeiros documentos do grupo devem ficar prontos no final de novembro e vão ser apresentados até 10 de dezembro. 

Disney+ demite funcionários: descubra como isso impacta os assinantes

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O Disney+ está enfrentando problemas com dificuldades de crescimento e por isso vai fazer uma demissão em massa. Apesar de estar crescendo em número de assinantes, o streaming não está lucrando. O corte de funcionários vem como uma estratégia. Mas, como será que isso vai influenciar na sua experiência de cliente?

Disney

A partir de 2023 haverá cortes na empresa, empregados serão demitidos e não haverá novas contratações. A Disney pretende congelar processos empregatícios seguindo a nova estratégia. 

Demissão como estratégia de lucro na Disney+

Essas informações foram divulgadas pelo CNBC, após ter acesso a uma carta interna feita  pelo CEO da Disney, Bob Chapek. Nele ele comunica aos líderes das divisões que haverá medidas para diminuição dos custos, por isso será necessário corte de pessoal. 

Segundo a carta, o objetivo é alcançar a meta de lucratividade do streaming Disney + durante 2024. A plataforma teve um alto custo durante o último trimestre, com isso teve um prejuízo operacional de US$ 1,5 bilhão, sendo que a margem desse custo era de US$ 0,8 bilhão. 

E esses dados aconteceram em um bom momento do streaming, no mesmo recorte do aumento do prejuízo, houve um crescimento no número de assinantes: 12,1 milhões novos clientes da plataforma. 

Segundo o Engadget, blog especializado no assunto, a Disney deve mudar o cenário dos prejuízos logo logo. Fora a demissão de funcionários, a empresa vai apostar no lançamento de um plano básico com anúncios, tal qual o da Netflix, além disso fez um aumento nas assinaturas. 

Essas últimas mudanças, até o momento, só estão em vigor para os assinantes dos Estados Unidos, ainda não se sabe quando vai acontecer em outros países, e nisso está incluso o Brasil. 

O CEO da Disney diz acreditar no potencial da empresa e que novas contratações só acontecerão na parte de diretoria de negócios e onde for mais crítico atualmente. 

Não dá para saber ainda como esse corte vai influenciar na entrega do serviço. A Disney está seguindo o mesmo caminho que outras grandes empresas. Durante as últimas semanas Twitter, Meta e Amazon anunciaram corte de funcionários e/ou paralisação nas novas contratações. 

WhatsApp: usuário pode enviar mensagens para o próprio contato, confira

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O envio de mensagens para você mesmo no WhatsApp está sendo facilitado. Muitas pessoas usam o recurso para servir como um lugar de anotações, porém, para isso, precisam criar um grupo sem ninguém para conseguir. Sendo assim, usuários da versão 22.23.74 do app para iOS e 2.22.23.77 no sistema operacional Android, já podem testar a função de envio de mensagens para o próprio contato. 

WhatsApp

De tal forma, é possível enviar mensagens para si mesmo no WhatsApp, sem precisar recorrer a técnica do grupo. Ou seja, ficará mais fácil usar o recurso de anotações no aplicativo. 

Se você faz parte dos usuários que tem os aparelhos que já estão com a novidade, é só conferir e começar a usar. Do contrário, terá de esperar pela atualização. Como de costume, o WhatsApp não atualiza tudo de uma vez, as novidades vão chegando aos poucos. Com esse caso não é diferente. 

O WhatsApp está em vista de mais outra atualização sobre as mensagens: a edição 

Sabe quando envia alguma coisa e vai com erro na escrita ou simplesmente o corretor do celular “sabota” você? Muitas vezes apagar a mensagem não vale a pena, pois fica a notificação lá e nem é nada tão grave de que precise ser removido imediatamente. 

Para casos assim está sendo testada a opção de editar mensagens enviadas. Dentro de 15 minutos após o envio poderá ser feita alteração. Esse tempo pode ser flexibilizado posteriormente, mas é isso que se sabe sobre os testes. 

WhatsApp Comunidades já foi implementado e chega ao Brasil em 2023

O WhatsApp está sempre atualizando, e a maior novidade do momento é a nova ferramenta chamada “Comunidades”. Ela serve como um agregador de grupos, onde um administrador pode enviar uma mensagem para centenas de pessoas de uma só vez, com mais facilidade. 

A novidade ainda não está disponível no Brasil, precisou ser adiada por pedido da Justiça, porém deve chegar no início de 2023.

Claro é operadora com maior acesso ao 5G no Brasil

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A Claro é a operadora com maior acesso do 5G no Brasil, segundo informação foi divulgada segundo análise do Teleco, que mostra a operadora como maior geradora de sinal da rede móvel no país. 

5G da Claro

Segundo os resultados do relatório, a Claro foi responsável por inaugurar o 5G por aqui. Isso aconteceu em julho de 2020, época em que a operadora trabalhava no espectro 5G DSS. Atualmente a operadora opera em faixa exclusiva para transmissão da rede móvel e tem conseguido liderar nesse mercado, oferecendo a maior transmissão. 

Dados que o relatório considerou para identificar a Claro como maior no 5G

Para o comparativo foram analisadas as principais operadoras do Brasil: Claro, Vivo e TIM. Após a primeira, vieram a Vivo e a TIM. Veja abaixo os números de acessos:

  • Claro – 1.708.701
  • Vivo – 1.491.232
  • TIM – 865.360

O relatório analisou desde 2021, quando o 5G ofertado era o 5G DSS, que não era a rede limpa, compartilhava do mesmo “espaço” que o 4G para existir. Essa diferença entre a rede de antes e a de agora interfere na velocidade e na qualidade de conexão, o 5G atual é muito melhor, tem mais alcance e mais estabilidade. 

Além disso, os dados de 2021 são parecidos com os atuais, tanto a Claro como a Vivo lideraram. Outro ponto importante é que ambas tiveram a marca de 1 milhão de acessos juntas durante o segundo trimestre de 2022, quando o 5G foi lançado oficialmente no Brasil. 

Julho foi o mês de estreia do 5G. Foi nesse momento em que a rede passou a ter uma estrutura própria, e de fato o país passou a ter o 5G puro, ou como é chamado oficialmente, o 5G SA. 

Embora a rede não cubra todo o país ainda, apenas as capitais, esse avanço na estrutura garante uma usabilidade muito melhor. Quem tem acesso a rede pode finalmente desfrutar da experiência de uma internet móvel rápida, com baixa latência. 

Com isso, o relatório também registrou que a velocidade de download foi 2,3 vezes mais rápida que velocidade na rede anterior, o 4G. Já em relação ao upload a velocidade chegou a ser 2,1 vezes mais rápida dentro da nova rede móvel, em comparação ao 4G.

Apple lança SOS de Emergência via Satélite no iPhone 14

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Nesta terça-feira (15), a Apple anunciou que começa a funcionar oficialmente o serviço SOS de Emergência via Satélite nos iPhone 14. No entanto, o serviço só está disponível nos Estados Unidos e Canadá, e ficará disponível a partir de dezembro na França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Não há informações quando será expandido para outros países.

Com o recurso nos aparelhos, os usuários poderão enviar mensagens com serviços de emergência fora da cobertura de celular e wi-fi. Além disso, permite o envio de localização via satélite, por meio do aplicativo Find My, para familiares ou amigos, com o intuito de informar a localização quando estão viajando em áreas que não tenham rede disponível.

“Alguns dos lugares mais populares para viajar estão fora dos roteiros mais conhecidos e simplesmente não têm cobertura de celular. Com o Emergency SOS via satélite, a linha iPhone 14 oferece uma ferramenta indispensável que pode levar aos usuários a ajuda de que precisam enquanto estão fora da rede”, disse Greg Joswiak, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple.

Nos dois primeiros anos, o SOS de Emergência via Satélite será gratuito para os clientes, mas a Apple poderá realizar cobranças pelo serviço no futuro. Todos os modelos da linha iPhone 14 — iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max — podem se conectar diretamente a um satélite por meio de uma combinação de componentes personalizados e software profundamente integrado.

De acordo com a Apple, as mensagens enviadas e recebidas podem levar até 15 segundos para chegarem ao seu destino em boas condições e mais tempo em condições mais fracas.

O SOS de Emergência via satélite vai ser útil em situações de desastre naturais, onde as redes móveis ficam fora do ar. “Ele permitirá que os membros das comunidades afetadas se conectem com o 911 e obtenham ajuda, e essa é a nossa missão”, disse Laurene Anderson, NENA: presidente da Associação 9-1-1 e gerente do E911 da Flórida em Charlotte County.

Filmes e séries que chegam a partir de hoje (15) na Netflix; confira a lista

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Todo mês, os serviços de streamings atualizam seu catálogo de conteúdos, retirando ou adicionando novos títulos a sua plataforma. Neste mês de novembro, a Netflix já adicionou e pretende adicionar vários filmes e séries esperados por seus assinantes, como The Crown, Elite e Enola Holmes 2, continuação da trama estrelada por Millie Bobby Brown, estrela de Stranger Things.

Entre as produções esperadas pelo público também está a estreia do seriado “Wandinha”, que contará a história da personagem de “A Família Addams”, “1899”, dos mesmos criadores da série de sucesso Dark, e a segunda temporada de “Casamento às Cegas: Brasil”.

Confira a lista de filmes e séries que chegarão na Netflix a partir de hoje, 15, até o final do mês.

Lançamentos de filmes

  • O Milagre – 16/11
  • Natal com Você – 17/11
  • Terra dos Sonhos – 18/11
  • Violence Action – 18/11
  • As Nadadoras – 23/11
  • Nosso Natal na Fazenda – 23/11
  • Eike: Tudo ou Nada – 24/11
  • O Diário de Noel – 24/11
  • Meu Nome é Vingança – 30/11
  • O Paciente Perdido – 30/11

Lançamento de séries

  • Fuga Premiada – 15/11
  • Riverdale: Temporada 6 – 16/11
  • Um de Nós Está Mentindo: Temporada 2 – 16/11
  • 1899 – 17/11
  • Disque Amiga para Matar: Temporada 3 – 17/11
  • Elite: Temporada 6 – 18/11
  • Somebody – 18/11
  • Le Monde de demain – 18/11
  • Departamento de Conspirações: Parte 2 – 18/11
  • Wandinha – 23/11
  • Sangue e Água: Temporada 3 – 25/11
  • Snack VS. Chef – 30/11
  • Casamento às Cegas: Brasil: Temporada 2 – 30/11

Lançamentos de documentários

  • Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo – 16/11
  • Em Suas Mãos – 16/11
  • Sexo, Sangue & Realeza – 23/11
  • Ghislaine Maxwell: Poder e Perversão – 25/11
  • Take Your Pills: Xanax – 30/11

Lançamentos para a criançada

  • Jurassic World: Acampamento Jurássico – Aventura Escondida – 15/11
  • Cuphead – A Série: Temporada 3 – 18/11
  • My Little Pony: Deixe sua Marca – Capítulo 3 – 21/11

Estreias em outros streamings

Confira também a lista que fizemos sobre os títulos que foram e estão sendo adicionados na HBO Max nesse mês de novembro.

Empresa lança streaming com canais por assinatura a partir de R$ 10

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O mercado brasileiro acaba de ganhar mais um serviço de streaming, o Multi+, plataforma que surge da parceria da empresa de vídeo Watch Brasil com a Multi, antiga Multilaser, para oferecer pacotes de canais e conteúdos por assinatura. Segundo informações, o serviço vai oferecer canais de TV, séries e filmes em combos, com valores que variam de R$ 10 a 130 por mês.

Os pacotes funcionam como uma espécie de TV por assinatura ao ponto que os planos crescem de forma gradativa na edição de preço e canais. Focando no mercado de streaming, a empresa quer incluir filmes e séries no combo, mas seu foco é nos canais de televisão que ainda são responsáveis por grande parte da audiência brasileira. A parceria traz para o pacote conteúdos da DGO (antiga Directv Go), NSports, Stingray, Paramount+, Universal e Warner Bros.

Com preço mínimo de R$ 10, todas as opções contam com 10 canais de TV aberta, e de acordo com o pacote, o assinante pode adicionar no plano alguns serviços, como NSports e HBO Max. Entre os planos, são encontrados valores entre R$ 22 e R$ 40, sendo que o mais caro, que conta com todos os canais disponíveis, custa R$ 130. Em todos, o usuário tem direito a quatro telas simultâneas.

Segundo a empresa, o Multi+ pode ser encontrado nas lojas de aplicativos do Google da Apple, assim como em sistemas operacionais de TVs smarts, como Roku e Fire Stick, da Amazon. A programação ficará disponível a partir da segunda quinzena de novembro.

Para alavancar sua plataforma, a empresa tem a estratégia de oferecer o serviço como cortesia para clientes que comprarem seus produtos, que vão desde a teclados de computador a robô aspirador de pó. Por enquanto, para ter um alcance melhor, o produto será lançado com a Watch Brasil.

“Nós temos um funil de vendas para atingir milhões de consumidores por mês. Muita gente compra os nossos produtos, então embarcar o Multi+ nesses aparelhos e enviar cupons para degustação do serviço para todo mundo comprar um produto da Multi é uma das estratégias para a gente poder crescer”, afirma Alexandre Ostrowiecki, presidente da Multi, ao Estadão.

De acordo com a empresa foram investidos R$ 20 milhões foram alocados pela empresa para que o projeto pudesse sair do papel e a expectativa é de que a gama de preços possa ser um atrativo para os usuários.

“Nosso plano, por enquanto, é investir bastante no conteúdo. Estamos interessados que o Multi+ seja, não apenas entretenimento, mas valor agregado para o consumidor”, aponta Ostrowiecki.

5G movimentará investimento bilionário no setor de telecomunicações

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A chegada do 5G ao Brasil, além de trazer muitos benefícios para os mais diversos setores, vai permitir que o segmento de telecomunicações chegue a marca inédita de R$ 37,2 bilhões em investimento este ano, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Segundo a Conexis Digital Brasil, associação que reúne as empresas de telecom, o avanço seguirá o mesmo ritmo em 2023, por causa da chegada da rede em outras cidades além das capitais.

Até o momento, somente as capitais brasileiras já contam com rede 5G SA. Até janeiro de 2023, 26 outras cidades com mais de 500 mil habitantes devem ficar aptas para receber a nova tecnologia, de acordo com o cronograma original da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No entanto, esse número foi para 420 municípios, pois foram incluídas as áreas ao redor dessas cidades.

Entretanto, segundo Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel, que também é presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G, a implementação da rede desses municípios dependerá de cada operadora.

“Decidimos criar clusters com esse grupo de cidades por conta de uma otimização de recursos, que envolvem os custos para limpeza de faixa de frequência e comunicação à população local nesses locais. Com isso, esses mais de 420 municípios estarão aptos a receber o 5G. A implantação vai depender da estratégia de cada operadora”, disse.

Ele também revela que existe possibilidade de ser antecipado para antes de julho de 2023 a liberação da rede em cidades acima de 200 mil habitantes. O grupo inclui mais de 150 municípios. “Esse grupo pode ser antecipado também. E por uma questão de concorrência o 5G vai chegar a mais locais do Brasil”, afirmou.

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis, afirma que, em 2023, o mercado terá boas perspectivas e que há um movimento com a nova tecnologia e a demanda crescente de internet. “Vamos entrar em 2023 com boas perspectivas, mantendo os investimentos elevados. Se houver condições, as empresas vão antecipar a construção das redes até como forma de rentabilizar mais rápido os investimentos a seus acionistas”, destacou.

Além disso, diz que entre as operadoras, a nova rede tem impulsionado a ampliação das redes 4G e de fibra óptica.

As operadoras também acham bom a antecipação da rede no Brasil pela Anatel. No caso da Vivo, Márcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da operadora, afirma que a empresa pretende investir entre R$ 8,5 bilhões e R$ 9 bilhões no ano que vem em infraestrutura. Estima-se que o 5G possa representar mais da metade desses aportes.

“A partir de agora o investimento em 5G passa a ser feito por demanda de clientes, seguindo um modelo orgânico. Hoje temos um sistema com o uso de algoritmos que analisa o consumo por antena e o número de clientes. E quando chega a um determinado nível, a gente investe”, disse Fabbris.

A Claro disse que “está pronta para ativar o 5G assim que as autoridades liberarem a ampliação“. Além disso, a tele tem estimulado fabricantes a lançar cada vez mais aparelhos e dispositivos compatíveis com a quinta geração.

Já a TIM pretende ter investimento no 5G em cerca de R$ 9,2 bilhões em 2023 e 2024. Esse ano, destinará R$ 4,8 bilhões na ampliação da rede. “Queremos estar onde estão os nossos clientes. Em 2023, vamos colocar 4G em todos os municípios do Brasil“.

Para Fabio Avellar, vice-presidente Comercial da tele, a companhia está pronta para acelerar a cobertura.

Seis novos canais chegam a Pluto TV a partir de hoje (15)

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A Pluto TV, principal serviço de streaming de televisão gratuita do país, busca sempre inovar seu catálogo de canais para levar mais entretenimento e informações para os seus usuários. A partir desta terça-feira (15), a plataforma irá estrear seis novos canais na sua programação.

Os canais são Os Padrinhos Mágicos (canal 727), Beyblade (canal 335), Pluto TV Filmelier (canal 64), Pluto TV Cine Natal (canal 95), Pluto TV Clima de Natal (canal 96), Pluto TV Músicas de Natal (canal 97). No entanto, os três últimos só ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro, uma vez que se trata de canais pop-up de conteúdo natalino.

Saiba do que se trata cada um deles:

  • Os Padrinhos Mágicos: ficará disponível no canal 727 e conta a história de Timmy Turner, um garoto de 10 anos que vive na cidade de Dimmsdale. Em dia, ele recebe a visita de duas fadas que podem refazer qualquer desejo, exceto os que violam o livro de regras.
  • Beyblade: no canal 335, o usuário poderá acompanhar a história de um garoto chamado Kyoujyu que conhece Takao e se tornam amigos. Juntos descobrem que precisam de um Beyblade mara veloz para derrotar o mais pesado de Hiruta.
  • Pluto TV Filmelier: o usuário terá a chance de aproveitar uma grande seleção de filmes para todos os gostos: Romance, ação, drama e todos os gêneros no canal 64.

Disponível até 06 de janeiro

Mês de dezembro, os filmes natalinos são uma das produções mais consumidas pelo público. Com isso, três novos canais ficarão disponíveis na Pluto TV.

  • Pluto TV Cine Natal (canal 95): Aqui o usuário encontrará os melhores filmes e especial de Natal
  • Pluto TV Clima de Natal (canal 96): Este canal vai manter o espírito natalino presente em sua casa 24 horas por dia.
  • Pluto TV Músicas de Natal: No canal 97, o usuário poderá encontrar canções natalinas, acompanhadas por imagens encantadoras de lareiras.

MTV EMA 2022

Além disso, a Pluto TV ainda contará com a transmissão especial do MTV EMA 2022 ao vivo. A premiação, que este ano estará sob o comando de Rita Ora e Taika Waititi, será transmitida no dia 13 de novembro, a partir das 16h (pré-show), através do canal MTV Pluto TV (canal 157). A partir das 17h, inicia-se o main show.