16/12/2025
Início Site Página 601

Mais de R$ 9 bilhões foram investidos pelas operadoras no 3T22

0

Nesta sexta-feira (23), a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telefonia móvel do país, divulgou dados relacionados aos investimentos das principais operadoras de telecomunicações e apontou que foram investidos R$ 9,1 bilhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma alta nominal de 8% em relação ao mesmo período de 2021 e uma alta real de 0,7%.

Os investimentos das empresas que são associadas à entidade somaram R$ 26,5 bilhões em valores reais nos nove primeiros meses de 2022. Foi observado que houve um aumento médio real de 2% ao ano nos aportes desde 2017, conforme aponta a Conexis.

No período analisado, a receita bruta chegou a R$ 69,5 bilhões, sendo que em valores nominais, houve alta de 6,8%, mas em valores reais, teve recuo de 2,1%, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros nove meses do ano, houve uma soma de R$ 205,4 bilhões na receita bruta setorial, sendo que a maior participação é dos serviços móveis, como telefonia e banda larga, correspondendo a 39% do montante, enquanto que a banda larga fixa representou 28% da receita bruta no entre janeiro e setembro.

Expectativas para 2023

Para Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, em 2023, a expectativa é que o 5G seja o protagonista dos investimentos das operadoras nas telecomunicações. “Com a expansão da nova tecnologia, o setor deve manter os altos níveis de investimentos verificados nos últimos anos, com média de mais de R$ 30 bilhões por ano“.

O executivo ainda fala da necessidade de instalação de novas infraestruturas de telecom para que a quinta geração de internet móvel e outras tecnologias possam avançar, e para isso é necessário que as cidades modernizem suas leis de antenas.

“Atualmente, cerca de 2% dos municípios têm leis de antenas atualizadas. A maioria ainda conta com leis antigas e que não acompanham os avanços tecnológicos”.

CEO da Vivendi diz estar satisfeito com conversas sobre a Telecom Italia

0

De acordo com reportagem do portal Reuters, o chefe do grupo de mídia francês Vivendi, Arnaud de Puyfontaine, afirmou na sexta-feira,23, que as conversas que está tendo com o governo italiano sobre a situação do grupo Telecom Italia estão sendo do seu agrado. O governo tem criado condições para conversas construtivas sobre o futuro da empresa, à medida que o prazo se aproxima.

O executivo conta que as negociações estão visando encontrar uma solução compartilhada para que os objetivos do governo italiano sejam atendidos, assim como atender todas as partes interessadas no caso. Vale lembrar que a Vivendi é a maior acionista da Telecom Italia.

Em comunicação, afirmam que “Arnaud de Puyfontaine acredita que este clima pode abrir caminho para considerar outros investimentos na Itália que selariam a parceria entre a Itália e a França“.

O governo italiano está trabalhando com o credor estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP) e fundos internacionais em opções para a grade de rede da Telecom Italia e planejam esboçar um plano até o final do ano. Na próxima semana, será realizada uma nova rodada de negociações com o governo, a Vivendi e o CDP, que inclusive também tem participação na companhia de telecomunicações.

Ainda conforme a Reuters, a administração da primeira-ministra Giorgia Meloni está tentando garantir o controle da rede de telefonia fixa da TIM, um ativo considerado de importância estratégica, para criar um player apenas no atacado que impulsionaria a implantação e a velocidade da banda larga para os italianos.

Vendas de ativos

Há alguns dias, Pietro Labriola, presidente-executivo da Telecom Italia (Grupo TIM), falou sobre o momento da empresa, e disse que para resolver a dívida seria necessário vender ativos. “Não podemos resolver o problema da dívida da Telecom Italia organicamente, precisamos vender ativos”, disse Labriola durante uma conferência do setor em Roma.

O plano da Telecom Itália era combinar a sua rede de telefonia fixa do banco estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP), mas o negócio não foi para frente. Agora, estão analisando novas resoluções para a situação do Grupo TIM.

Vivo faz parceria com LinkedIn e oferece cursos de capacitação no Vivo Play

0

A Vivo, uma das principais empresas de telefonia móvel do país, anunciou uma parceria com o LinkedIn, rede social profissional, onde serão disponibilizados cursos gratuitos para os usuários do serviço de streaming da operadora (Vivo Play), que atualmente está custando a partir de R$ 29,90.

Com a parceria, os clientes do Vivo Play poderão assistir, sem custo adicional, uma variedade de cursos administrados por especialistas do LinkedIn Learning pela televisão de casa. São cursos voltados para habilidades profissionais e pessoais.

Dante Compagno, Diretor de Negócios B2C, conta que a parceria entre as empresas é mais uma das estratégias de tornar a Vivo um hub de serviços digitais. “A parceria da Vivo com o LinkedIn Learning segue nossa estratégia de sermos um hub de serviços digitais, com serviços inovadores e relevantes para os diversos perfis de nossa base de clientes“, diz.

“Com o acordo, vamos disponibilizar conteúdo de excelente qualidade por meio do Vivo Play TV, de forma prática e acessível” afirma o executivo.

Nesse início, serão disponibilizados cursos como Trabalho remoto: da conciliação à integração; Como Liderar e incentivar equipes de trabalho virtuais; Inteligência artificial: uma breve explicação; Empatia; Inteligência emocional; Truques criativos; e A LGPD (Lei Geral de Proteção de dados) no Brasil.

Para os interessados em acessar as capacitações, basta acessar o menu “Aplicativos” no codificador Vivo.

Vivo Play – Especial de Natal

Para levar conteúdo natalino para seus assinantes, a Vivo fez uma curadoria “Então é Natal” para o streaming. Os usuários poderão aproveitar títulos como “O Natal de Charlie Brown”, o clássico “Esqueceram de Mim”, “O Último Trem pro Natal”, “Luccas Neto em Pedidos na Noite de Natal”, entre outros. São títulos com valores que R$2,90 a R$14,90.

Além de contar com canais tradicionais disponibilizados para acesso na TV via decoder, o Vivo Play tem mais de 20 mil títulos on demand, entre gratuitos e pagos, como filmes recém-saídos do cinema, clássicos, shows, atrações infantis, etc. Além disso, oferece mais de 100 canais ao vivo para acesso pelo app, site e Smart TV.

HBO Max e TNT farão transmissão de partidas do Paulistão 2023

0

A TNT Sports anunciou que fará uma cobertura multiplataforma do Campeonato Paulista 2023 (Paulistão). A marca esportiva da Warner Bros. Discovery ampliou a oferta de conteúdo para a TV por assinatura, sendo que serão transmitidas 28 partidas no canal TNT. Já no streaming, serão exibidos os mesmos jogos na HBO Max e no Estádio TNT Sports.

Os streamings também contarão com a transmissão de dois clássicos exclusivos do Paulistão 2023: São Paulo x Santos e Corinthians x Palmeiras.

Serão transmitidas duas partidas de cada rodada, sempre uma delas em caráter exclusivo, sendo que a estreia na primeira fase do torneio será no dia 14 de janeiro, na partida do Botafogo contra Portuguesa. Já no dia 15, em caráter exclusivo, terá o confronto entre São Paulo e Ituano.

O pacote ainda conta um jogo das quartas de final com exclusividade, um duelo das semifinais, além de duas partidas das finais, que definirão o Paulistão 2023, que será encerrado no dia 9 de abril.

Confira os jogos serão transmitidos pela TNT Sports e HBO Max na fase de grupos do Paulistão 2023:

Janeiro de 2023

  • Rodada 1: Portuguesa x Botafogo-SP – 14/01 – 15h30
  • Rodada 1: São Paulo x Ituano – 15/01 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 2: Ituano x Portuguesa – 18/01 – 20h30
  • Rodada 2: Botafogo-SP x Palmeiras – 19/01 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 3: Portuguesa x Bragantino – 21/01 – 15h30
  • Rodada 3: São Bernardo x Santos – 22/01 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 4: Santo André x Botafogo-SP – 25/01 – 20h30
  • Rodada 4: São Paulo x Portuguesa – 26/01 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 5: Santos x Ferroviária – 28/01 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 5: Botafogo-SP x Guarani – 28/01 – 20h40

Fevereiro de 2023

  • Rodada 6: Guarani x Bragantino – 04/02 – 16h
  • Rodada 6: Corinthians x Botafogo-SP – 05/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 7: Guarani x Portuguesa – 08/02 – 20h30
  • Rodada 7: São Bernardo x Corinthians – 09/02 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 8: São Bento x Guarani – 11/02 – 19h
  • Rodada 8: São Paulo x Santos – 12/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 9: Portuguesa x Ferroviária – 15/02 – 20h30
  • Rodada 9: Corinthians x Palmeiras – 16/02 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 10: Ituano x Santo André – 19/02 – 20h40
  • Rodada 10: Corinthians x Mirassol – 19/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 11: Palmeiras x Ferroviária – 26/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 11: Portuguesa x São Bento – 26/02 – 20h40

Março de 2023

  • Rodada 12: Ituano x Santos – 05/03 – 16h – EXCLUSIVO
  • Rodada 12: São Bento x Bragantino – 05/03 – 16h

Ofertas de 900 MHz da TIM e Vivo são protocoladas junto ao Cade

0

Como parte dos remédios determinados na operação da venda da Oi Móvel, a TIM e a Vivo protocolaram junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) as ofertas de cessão temporária e onerosa do espectro de 900 MHz que foram adquiridos na operação. Nesse caso, a Claro não está incluída, pois não adquiriu espectro na transação.

As ofertas foram enviadas na última quarta-feira (21) e segundo os termos do Acordo em Controle de Concentrações (ACC), a TIM e a Vivo devem abarcar todos os municípios onde foram adquirido frequências, desde que o uso por terceiros não cause (nem tenha o potencial de causar) interferências com radiofrequências na mesma localidade ou em localidades circunvizinhas.

Todas as informações sobre as ofertas das operadoras podem ser conferidas nos seguintes links: TIM e Vivo. Inclusive, é possível verificar a radiofrequência disponível por município nas ofertas de ambas empresas.

Em relação aos valores e condições comerciais, no caso da Vivo, consta no documento “O valor mensal pela utilização da radiofrequência de 900MHz da TELEFÔNICA pela EMPRESA, em caráter secundário e não exclusivo, será conforme tabela abaixo, por site ativado pela EMPRESA no referido município, observado o Anexo I da Oferta”.

  • Banda Cedida: 2,5 MHz
  • Valor Líquido: R$ 3.294,08

No caso da TIM, a precificação das faixas é baseada em um unitário que leva em consideração a largura de banda, em MHz, assim como a população do município em questão. A contratação da oferta deverá ser feita por município.

O valor a 2,5 MHz (2,5MHz de Downlink e 2,5 de Uplink), são precificados abaixo:

  • Mensal: R$ 0,3591 / 2,5MHz/hab
  • Anual: R$ 4,3092 / 2,5 MHz/hab

Claro tv+ bate recorde de audiência durante a Copa do Mundo 2022

0

A Claro tv+ bateu recorde de audiência durante a Copa do Mundo da Fifa 2022 no Qatar. Além disso, segundo a operadora, essa edição da competição se consagrou como a competição mais conectada da história do país. 

Copa Claro

Em material divulgado para a imprensa, a Claro afirmou que o interesse pelo torneio impulsionou audiência além da tela grande, com aumento de mais de 17% no número de televisores ligados e crescimento de 121% de tempo assistindo no app Claro tv+. 

Claro tv+ registra bons números de audiência na Copa do Mundo

No comunicado, a operadora informou que durante o período de jogos da Copa do Mundo, a Claro registrou aumento médio de 9,5% de equipamentos de TV conectados.

Nos dias de jogos do Brasil, esse incremento chegou a 17%, com a maior marca registrada no jogo entre Brasil x Coreia. Até mesmo os demais canais (que não exibiam conteúdo da Copa do Mundo) tiveram aumento de audiência de 5%.

Há um destaque para os canais do Sportv, que exibiram 24 horas programação dedicadas ao evento, incluindo, em parceria exclusiva com a Claro, transmissão acessível (com libras, áudio descrição e legenda. Além da cobertura dos jogos. 

Outro dado que a operadora informou foi que, nos dias de jogos do Brasil, a audiência do Sportv cresceu em 61% na TV e em 92% de acesso no app Claro tv+, sendo o canal mais assistido do app. Já o canal Globo registrou share de audiência média de 74% dos equipamentos de TV ligados.

Claro destaca a mobilidade

Segundo a Claro, essa foi uma Copa marcada pela mobilidade: o cliente pôde assistir ao maior evento esportivo onde estivesse e os números comprovam isso. Nos dias de jogos do Brasil, o aumento foi de 121% de minutos assistidos por streaming, formato pelo qual o cliente ficou conectado 1,8 hora na média.

O diretor executivo de TV da Claro celebrou todos esses números: 

“A Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar nos permitiu levar a emoção do maior torneio de futebol do mundo para todas as pessoas, com a experiência que só a Claro oferece. E nós formamos uma grande torcida aqui no Brasil, em todos os lugares e, principalmente, em todas as telas. Levamos muito conteúdo e diversão e foi uma oportunidade única de nos aproximarmos dos nossos consumidores”

Vivo abre loja com conceito Casa Inteligente em Campo Grande, MS

0

A Vivo abriu uma loja com novo conceito em Campo Grande e chega a mais de 5 mil pontos de relacionamento com o cliente em Mato Grosso do Sul. O estabelecimento fica no Comper Jardim dos Estados. 

Loja da Vivo em Campo Grande

Segundo a operadora, a nova loja possui 121 m² e dispõe de inúmeros produtos para degustação, reforçando o conceito Tem Tudo na Vivo para oferecer ao cliente uma experiência one stop shop. 

A empresa destaca também que com esse local, a Vivo supera a marca de 5.050 pontos de experiência com o cliente em MS, entre lojas físicas e pontos de recarga. Somente a nova loja da Vivo na Comper Jardim dos Estados gera 11 empregos. 

A ideia da operadora é que os clientes e visitantes tenham acesso a uma Casa Inteligente, que reproduz o uso de dispositivos smarts aplicados ao cotidiano, como lâmpadas com mais de 16 milhões de opções de cores, sensores para portas, gavetas, janelas e cofres, aspirador robô, câmeras de monitoramento com áudio bidirecional, com conectividade Wi-Fi, que são protagonistas para acompanhar qualquer tipo de rotina, seja com crianças, idosos, ou para uso em pontos comerciais, escolas e empresas. 

Outro ponto que a Vivo destaca é o Vivo Guru, consultor especializado em tecnologia que auxilia e tira dúvidas dos consumidores interessados em integrar o melhor da conectividade com produtos tecnológicos.

Para Rodrigo Pereira Júnior, diretor da Vivo na Regional Centro-Oeste, é fundamental que clientes e vivenciem um atendimento com excelência nas lojas da companhia:

“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos clientes, oferecendo uma experiência única e encantadora para que encontrem, em um único lugar, todas as soluções de produtos e serviços voltados para pessoas físicas e segmento corporativo”.

Serviço: 

Loja Vivo Comper Jardim dos Estados MS 

Endereço: Rua Ceará, 1553, loja 40, bairro Jardim dos Estados 

Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 8h às 18h. 

Claro tv+ libera conteúdos antigos do BBB para público entrar no clima do reality

0

O BBB 23 está chegando e por isso a Claro tv+ liberou conteúdos especiais para o público (cliente e não cliente) entrar no “aquecimento” para o programa. O reality Big Brother Brasil começa dia 16 de janeiro, data até quando o material ficará disponível para todos.

Elenco do BBB 20

Os clientes Claro poderão espiar alguns momentos das edições passadas do BBB. Serão títulos de 2020, que contou com a presença de Bianca Andrade, Manu Gavassi e Pyong Lee, de 2021, a icônica edição que teve Juliette como a vencedora, e outros arquivos de retrospectivas de edições anteriores.

Outros conteúdos, como cortes da última edição que foi protagonizada pela rivalidade entre Jade Picon e Arthur Aguiar também estão disponíveis  apenas para os assinantes do pay-per-view. 

Operadora quer animar o público para o BBB 23 através da Claro tv+

Segundo a Claro, a ação é uma degustação para o público matar a saudade do reality, que começará em menos de um mês, e se preparar neste momento em que as vendas do pacote pay-per-view já começaram e tem o valor de R$ 24,90 por mês.

Além da pasta “Aquecimento BBB 23” para assistir quando quiser, os usuários poderão aproveitar o canal 741 em HD (ou 241 em SD), que contará com conteúdos 24 horas de esquenta, tanto na TV, quanto no app da Claro tv+.

A operadora lembra também que que está disponível em todo o Brasil a partir de R$ 59,90 mensais, a Claro tv+ é um serviço que soma TV e streaming em um só aplicativo e também pode estar aliado ao seu plano móvel e de banda larga da operadora. 

O aplicativo está disponível para download para smartphones Android e IOS; em Smart TVs Samsung, LG e com sistema Android; além de ser possível conferir o conteúdo na web através da própria TV e também pelo site.

O reality

O reality show BBB retorna no próximo dia 16 de janeiro, nas noites da Globo. É exibido na televisão aberta, no Globoplay e também nos canais fechados da emissora. 

‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ está no HBO Max na versão estendida

0

A HBO Max liberou a versão estendida de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. A partir desta sexta-feira, 23, os fãs do teioso vão poder conferir esse filme que foi um grande sucesso nos cinemas há um ano, no streaming, em uma versão maior. 

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

O título dessa versão é Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa – A Versão Ainda Mais Divertida, conta com 13 minutos a mais do que o exibido originalmente nos cinemas, durante dezembro de 2021. 

Mas é válido ressaltar que a Sony, distribuidora do filme, fez uma reestreia especial para a versão estendida durante setembro deste ano, nas salas de cinemas. 

Homem Aranha: Sem Volta Para Casa tem versão estendida no HBO Max

O anúncio foi feito pelo próprio streaming nesta sexta-feira, através da conta oficial do Twitter. Segundo eles “Nem tudo que já é bom, consegue ficar ainda melhor. Mas isso não se aplica ao Miranha”. Confira o tweet:

O longa está disponível no streaming para assinantes, sem custos adicionais, e quem desejar alugar também encontra em outras plataformas digitais. 

Sobre o filme 

O longa produzido e distribuído pela Sony é baseado nas histórias em quadrinhos da Marvel de um dos heróis mais populares, que é o Homem-Aranha. Essa é a terceira versão de adaptação para os cinemas. 

Esse foi o filme de maior bilheteria de 2021, sexta maior de todos os tempos até então, além disso conseguiu arrecadar 1 bilhão de dólares, sendo o primeiro filme lançado após a pandemia da COVID-19 que conseguiu tal feito. 

Essa produção fecha o arco do Homem-Aranha protagonizado por Tom Holland, dentro do Universo Cinematográfico da Marvel, criado pela Marvel Studios, que é um dos braços da Disney. 

O aluguel do filme nas outras plataformas varia entre R$ 9,90 e R$ 24,90. Sendo que está disponível na Apple TV, YouTube e Google Play. Além, claro, do streaming HBO Max, exclusivo para assinantes. 

SKY expande oferta de banda larga para outros países da América do Sul

0

A Vrio está ampliando os investimentos na banda larga SKY. Desde que a provedora foi comprada pelo Grupo Werthein, essa empresa tem o domínio sobre os produtos e serviços da operadora de internet e televisão por assinatura. 

Barra de navegador de internet

Agora, o foco da Vrio é ampliar a atuação da SKY dentro do serviço de banda larga na América Latina, transformando-a em uma mediatech. 

A empresa revelou parte do plano de 2023 em coletiva feita com a imprensa latina. Portanto, além da oferta que existe no Brasil, outros países do continente serão contemplados com a banda larga da SKY. 

Mariana Goldvarg, CEO da Vrio, afirmou que há mais 240 milhões de pessoas sem internet na América Latina. E sua expectativa é oferecer conexão em pelo menos cinco países:

“Estamos trabalhando em um projeto integral, que está avançando com alianças para oferecer Internet de banda larga em zonas da Argentina, Chile, Brasil, Peru e Equador.”

No Brasil, a SKY utiliza rede neutra da FiBrasil para levar a internet banda larga através da fibra óptica. O serviço foi lançado em agosto desse ano e a expectativa é que em 2023 150 cidades e 7 milhões de domicílios sejam cobertos pelo serviço. 

A Vrio explicou que entrou nesse mercado para agregar valor para os seus clientes:

“Esse movimento faz parte de nossa estratégia de investimento em inovação e tecnologia, além de reforçar a Sky como um hub de conteúdo completo para os nossos clientes. Tomamos a decisão de entrar nesse mercado para agregar valor e benefício aos nossos usuários.”

A empresa foi questionada sobre a possibilidade de entrar no mercado brasileiro de telefonia móvel, porém a Vrio afirmou que esse é um outro assunto, para um outro momento, embora estejam atentos às tendências:

“Estamos sempre atentos ao movimento, às tendências e necessidades de mercado. No momento não temos nada para comentar sobre o tema”.