18/12/2025
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Para atrair novos entrantes, Anatel deve flexibilizar concessões de telefonia fixa

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Buscando atrair novas empresas para o segmento de telefonia fixa, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende diminuir as obrigações previstas no futuro edital da concessão do setor, cujo contrato atual termina em 2025. No momento, o serviço pode ser renovado pelas operadoras Oi, Vivo, Algar, Sercomtel e Claro. A proposta é tornar os contratos mais leves.

O conselheiro da Anatel Artur Coimbra, explica que “A intenção é que seja um edital mais leve tanto em termos de cobertura quanto em termos de tecnologia“. “Temos vários desafios. O primeiro é tornar o edital atrativo e capaz de manter a continuidade da telefonia apenas onde ela é realmente necessária”.

Entre as ideias para as futuras concessionárias é exigir que elas ofereçam redes de telefonia fixa somente em locais em que não há alternativa de comunicação via celular. Ou seja, onde houver cobertura de telefonia móvel, a operadora não terá a obrigação de oferecer o serviço, diferente do que ocorre atualmente.

“A nova concessionária vai prestar o serviço de telefonia fixa, mas poderá completar a oferta com outros serviços que façam a mesma função. Vamos considerar isso satisfatório”, diz ele. “Caso a empresa tenha operação móvel ou parceria para isso, estaria desonerada de atender essas regiões com as redes de telefonia fixa”.

Com isso, haverá uma diminuição no custo das da concessão, já que a obrigação de manter as redes ficaria restrita a pequenos povoados, zonas rurais remotas, aldeias indígenas e áreas quilombolas.

Outra proposta da Anatel é unificar as áreas de concessão, que foram divididas em três. A região 1 compreende a maior parte dos Estados do Sudeste, do Nordeste e do Norte; a região 2 pega a maior parte do Centro-Oeste e o Sul; e a região 3 conta apenas com São Paulo, que ficou sozinho pelo maior poder econômico.

“Uma das possibilidades será juntar todas numa área só. Como o serviço está perdendo usuários, essa seria uma maneira de dar ganho de escala e atrair mais interessados”, diz Coimbra.

Ainda há a proposta de reduzir a duração do contrato de concessão. Atualmente é de 25 anos, e será reduzido para em torno de 10 anos, levando em consideração a crença de que a telefonia fixa não existirá no futuro.

Hoje, há 27,3 milhões de linhas de telefones fixo ativas, mas que estão caindo. Nos últimos 12 meses, foram desligadas 2 milhões de linhas. Para os domicílios, a demanda é cada vez menor. “Os grandes clientes ainda são empresas e organizações públicas e privadas com interesse em manter o serviço por um certo tempo“, diz, referindo-se, por exemplo, a polícia, bombeiros e emergência médica.

Claro analisa ampliar oferta de banda larga por meio de parceria com a V.tal

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Na tentativa de seguir os passos da TIM Brasil, a Claro está avaliando contratar a V.tal, operadora de redes neutras de fibra óptica, para expandir seu serviço de banda larga em cidades e bairros que ainda não possui atuação com suas redes próprias. Segundo informações, executivos de ambas empresas se reuniram nos últimos dias, incluindo a presença do presidente da Claro, José Félix, e da V.tal, Amos Genish.

A contratação das empresas de rede neutras de fibra óptica é uma ótima opção para que as operadoras de banda larga não precisem gastar com a construção de uma infraestrutura própria, já que companhias como a V.tal são detentoras da infraestrutura, aluga para operadoras de banda larga, mesmo oferecendo serviço ao consumidores finais.

Ou seja, esse tipo de negócio traz um alívio para as operadoras, como a Claro, nos investimentos pesados associados à construção das redes.

No últimos anos, grande empresas abriram mão do controle de suas operações de infraestrutura a investidores, surgindo companhias de rede neutra como V.tal (Oi e BTG Pactual), Fibrasil (Telefônica e CPDQ) e I-Systems (TIM e IHS). Nesse segmento, somente a Claro manteve o controle das suas redes, sendo a única que não recorre a estrutura de terceiros.

Caso a parceria entre a Claro e V.tal vá para frente, a rede neutra ampliará sua base de clientes, que já tem a Ou como principal, recentemente fechou contrato com a TIM.

Atualmente, a Claro conta com 22,2% de participação no mercado de banda larga, sendo líder no setor. No entanto, considerando apenas as conexões por meio de fibra óptica, sua participação cai para 2,7%. Com isso, firmar esse acordo com a V.tal fará aumentar o market share da operadora, além de complementar seu portfólio com serviços mais competitivos.

Netflix fará sua 1ª transmissão ao vivo; confira a data

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Neste domingo (25), a Netflix anunciou que fará a sua primeira transmissão ao vivo. O especial “Chris Rock: Selective Outrage” (Chris Rock: Indignação Seletiva, em tradução livre), será exibido em 4 de março de 2023 em escala global.

Em anunciou que comunicou o evento, a plataforma comentou que “Chris Rock é uma das vozes cômicas mais icônicas e importantes do nosso evento de comédia ao vivo. Ele faz parte da história da Netflix. Este será um momento inesquecível e estamos muito honrados por Chris estar carregando esta tocha”.

Este será o segundo especial de comédia do ator na Netflix, sendo que o primeiro, “Chris Rock: Tamborine”, foi lançado em fevereiro de 2018.

O especial “Chris Rock: Selective Outrage” comandado pelo comediante norte-americano acontecerá na cidade de Baltimore, no estado de Maryland nos Estados Unidos às 22h00 (no horário local). No horário do Brasil, será transmitido à meia-noite de 5 de março.

O especial marca a volta de Chris Rock para um evento de transmissão ao vivo. Seu último foi no dia 27 de março deste ano, quando apresentou o prêmio de melhor documentário na 94ª edição da cerimônia do Oscar. Cujo evento ficou marcado na história da premiação, após o comerciante receber um tapa do ator Will Smith, após o comediante fazer uma piada com o corte de cabelo da atriz apresentadora Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith.

Netflix e Stranger Things

Embora seja um sucesso para a plataforma, a série tem período de encerramento, uma vez que seus criados, os irmãos Duffer, já deixaram bem claro que a história seria encerrada na quinta temporada (atualmente na quarta).

Entretanto, nada impede do streaming continuar explorando o mundo invertido. Segundo o Whats on Netflix, os criadores da série já estão trabalhando no suposto anime chamado “Stranger Things Tokyo”. Não há detalhes sobre o enredo, mas segundo os rumores já possui uma suposta sinopse.

“Um encontro com o Mundo Invertido evolui para uma grande aventura para os irmãos gêmeos que amam videogames e vivem nos arredores de Tóquio nos anos 80”.

Apple é acusada de censurar aplicativos na Rússia e na China

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De acordo com dois relatórios divulgados na quinta-feira (22) pelo Apple Censorship Project aponta que a Apple vendeu direitos humanos em busca de lucro, enquanto cooperava com a censura dos governos da China e da Rússia.

Os relatórios “Apps at Risk: Apple’s Censorship and Compromises in Hong Kong” e “United Apple: Apple’s Censorship and Compromises in Russia” foram divulgados pelo projeto, administrado pelo GreatFire, grupo de defesa da liberdade de expressão.

Benjamin Ismail, diretor do projeto, explica no relatório que a empresa norte-americana ainda está disposta a colaborar com regimes repressivos. “A retirada temporária da Apple da Rússia após o início da guerra na Ucrânia e a decisão da Apple de transferir parte de sua produção para fora da China não forneceram evidências tangíveis de qualquer melhora na situação da App Store até agora. Pelo que sabemos, a Apple ainda está disposta a colaborar com regimes repressivos“.

Segundo as informações, em novembro de 2022, a loja de aplicativo da Apple em Hong Kong não tinha 2.370 apps que estavam disponíveis em outros lugares, sendo que entre esses aplicativos desaparecido estavam alguns de VPN, enquanto que na App Store na China, o número de programas faltantes foi 10.837 e 2.754 na Rússia.

Nos últimos dois anos, muitos aplicativos de mídia e informação também foram removidos globalmente, levantando a possibilidade de que a Apple esteja envolvida em autocensura mundial ou esteja fazendo isso em nome das autoridades, segundo os relatórios.

Os documentos pedem que a fabricante firme publicamente seu apoio ao direito dos cidadãos de Hong Kong à informação e à liberdade de expressão. Segundo o portal The Register, a dona do iPhone não respondeu a um pedido de comentário.

“Talvez seja hora de a Apple considerar a possibilidade de causar mais danos por estar presente na China do que por não estar lá”, disse Ismail. “Em sua Política de Direitos Humanos , a Apple afirma ‘Nossa abordagem é baseada nos Princípios Orientadores da ONU sobre Negócios e Direitos Humanos’, mas cada princípio definido nesse documento da ONU é exatamente o oposto da política da Apple”.

Em comparação a outras empresas, Ismail falou que o Google e o Twitter são mais transparentes. Inclusive, um relatório publicado em abril mostra “a Apple está mentindo em seus relatórios de Transparência e ocultando deliberadamente a escala da indisponibilidade do aplicativo e a realidade das 175 App Stores que opera em todo o mundo“.

Mais de R$ 9 bilhões foram investidos pelas operadoras no 3T22

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Nesta sexta-feira (23), a Conexis Brasil Digital, entidade que representa as empresas de telefonia móvel do país, divulgou dados relacionados aos investimentos das principais operadoras de telecomunicações e apontou que foram investidos R$ 9,1 bilhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma alta nominal de 8% em relação ao mesmo período de 2021 e uma alta real de 0,7%.

Os investimentos das empresas que são associadas à entidade somaram R$ 26,5 bilhões em valores reais nos nove primeiros meses de 2022. Foi observado que houve um aumento médio real de 2% ao ano nos aportes desde 2017, conforme aponta a Conexis.

No período analisado, a receita bruta chegou a R$ 69,5 bilhões, sendo que em valores nominais, houve alta de 6,8%, mas em valores reais, teve recuo de 2,1%, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Nos primeiros nove meses do ano, houve uma soma de R$ 205,4 bilhões na receita bruta setorial, sendo que a maior participação é dos serviços móveis, como telefonia e banda larga, correspondendo a 39% do montante, enquanto que a banda larga fixa representou 28% da receita bruta no entre janeiro e setembro.

Expectativas para 2023

Para Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, em 2023, a expectativa é que o 5G seja o protagonista dos investimentos das operadoras nas telecomunicações. “Com a expansão da nova tecnologia, o setor deve manter os altos níveis de investimentos verificados nos últimos anos, com média de mais de R$ 30 bilhões por ano“.

O executivo ainda fala da necessidade de instalação de novas infraestruturas de telecom para que a quinta geração de internet móvel e outras tecnologias possam avançar, e para isso é necessário que as cidades modernizem suas leis de antenas.

“Atualmente, cerca de 2% dos municípios têm leis de antenas atualizadas. A maioria ainda conta com leis antigas e que não acompanham os avanços tecnológicos”.

CEO da Vivendi diz estar satisfeito com conversas sobre a Telecom Italia

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De acordo com reportagem do portal Reuters, o chefe do grupo de mídia francês Vivendi, Arnaud de Puyfontaine, afirmou na sexta-feira,23, que as conversas que está tendo com o governo italiano sobre a situação do grupo Telecom Italia estão sendo do seu agrado. O governo tem criado condições para conversas construtivas sobre o futuro da empresa, à medida que o prazo se aproxima.

O executivo conta que as negociações estão visando encontrar uma solução compartilhada para que os objetivos do governo italiano sejam atendidos, assim como atender todas as partes interessadas no caso. Vale lembrar que a Vivendi é a maior acionista da Telecom Italia.

Em comunicação, afirmam que “Arnaud de Puyfontaine acredita que este clima pode abrir caminho para considerar outros investimentos na Itália que selariam a parceria entre a Itália e a França“.

O governo italiano está trabalhando com o credor estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP) e fundos internacionais em opções para a grade de rede da Telecom Italia e planejam esboçar um plano até o final do ano. Na próxima semana, será realizada uma nova rodada de negociações com o governo, a Vivendi e o CDP, que inclusive também tem participação na companhia de telecomunicações.

Ainda conforme a Reuters, a administração da primeira-ministra Giorgia Meloni está tentando garantir o controle da rede de telefonia fixa da TIM, um ativo considerado de importância estratégica, para criar um player apenas no atacado que impulsionaria a implantação e a velocidade da banda larga para os italianos.

Vendas de ativos

Há alguns dias, Pietro Labriola, presidente-executivo da Telecom Italia (Grupo TIM), falou sobre o momento da empresa, e disse que para resolver a dívida seria necessário vender ativos. “Não podemos resolver o problema da dívida da Telecom Italia organicamente, precisamos vender ativos”, disse Labriola durante uma conferência do setor em Roma.

O plano da Telecom Itália era combinar a sua rede de telefonia fixa do banco estatal Cassa Depositi e Prestiti (CDP), mas o negócio não foi para frente. Agora, estão analisando novas resoluções para a situação do Grupo TIM.

Vivo faz parceria com LinkedIn e oferece cursos de capacitação no Vivo Play

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A Vivo, uma das principais empresas de telefonia móvel do país, anunciou uma parceria com o LinkedIn, rede social profissional, onde serão disponibilizados cursos gratuitos para os usuários do serviço de streaming da operadora (Vivo Play), que atualmente está custando a partir de R$ 29,90.

Com a parceria, os clientes do Vivo Play poderão assistir, sem custo adicional, uma variedade de cursos administrados por especialistas do LinkedIn Learning pela televisão de casa. São cursos voltados para habilidades profissionais e pessoais.

Dante Compagno, Diretor de Negócios B2C, conta que a parceria entre as empresas é mais uma das estratégias de tornar a Vivo um hub de serviços digitais. “A parceria da Vivo com o LinkedIn Learning segue nossa estratégia de sermos um hub de serviços digitais, com serviços inovadores e relevantes para os diversos perfis de nossa base de clientes“, diz.

“Com o acordo, vamos disponibilizar conteúdo de excelente qualidade por meio do Vivo Play TV, de forma prática e acessível” afirma o executivo.

Nesse início, serão disponibilizados cursos como Trabalho remoto: da conciliação à integração; Como Liderar e incentivar equipes de trabalho virtuais; Inteligência artificial: uma breve explicação; Empatia; Inteligência emocional; Truques criativos; e A LGPD (Lei Geral de Proteção de dados) no Brasil.

Para os interessados em acessar as capacitações, basta acessar o menu “Aplicativos” no codificador Vivo.

Vivo Play – Especial de Natal

Para levar conteúdo natalino para seus assinantes, a Vivo fez uma curadoria “Então é Natal” para o streaming. Os usuários poderão aproveitar títulos como “O Natal de Charlie Brown”, o clássico “Esqueceram de Mim”, “O Último Trem pro Natal”, “Luccas Neto em Pedidos na Noite de Natal”, entre outros. São títulos com valores que R$2,90 a R$14,90.

Além de contar com canais tradicionais disponibilizados para acesso na TV via decoder, o Vivo Play tem mais de 20 mil títulos on demand, entre gratuitos e pagos, como filmes recém-saídos do cinema, clássicos, shows, atrações infantis, etc. Além disso, oferece mais de 100 canais ao vivo para acesso pelo app, site e Smart TV.

HBO Max e TNT farão transmissão de partidas do Paulistão 2023

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A TNT Sports anunciou que fará uma cobertura multiplataforma do Campeonato Paulista 2023 (Paulistão). A marca esportiva da Warner Bros. Discovery ampliou a oferta de conteúdo para a TV por assinatura, sendo que serão transmitidas 28 partidas no canal TNT. Já no streaming, serão exibidos os mesmos jogos na HBO Max e no Estádio TNT Sports.

Os streamings também contarão com a transmissão de dois clássicos exclusivos do Paulistão 2023: São Paulo x Santos e Corinthians x Palmeiras.

Serão transmitidas duas partidas de cada rodada, sempre uma delas em caráter exclusivo, sendo que a estreia na primeira fase do torneio será no dia 14 de janeiro, na partida do Botafogo contra Portuguesa. Já no dia 15, em caráter exclusivo, terá o confronto entre São Paulo e Ituano.

O pacote ainda conta um jogo das quartas de final com exclusividade, um duelo das semifinais, além de duas partidas das finais, que definirão o Paulistão 2023, que será encerrado no dia 9 de abril.

Confira os jogos serão transmitidos pela TNT Sports e HBO Max na fase de grupos do Paulistão 2023:

Janeiro de 2023

  • Rodada 1: Portuguesa x Botafogo-SP – 14/01 – 15h30
  • Rodada 1: São Paulo x Ituano – 15/01 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 2: Ituano x Portuguesa – 18/01 – 20h30
  • Rodada 2: Botafogo-SP x Palmeiras – 19/01 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 3: Portuguesa x Bragantino – 21/01 – 15h30
  • Rodada 3: São Bernardo x Santos – 22/01 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 4: Santo André x Botafogo-SP – 25/01 – 20h30
  • Rodada 4: São Paulo x Portuguesa – 26/01 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 5: Santos x Ferroviária – 28/01 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 5: Botafogo-SP x Guarani – 28/01 – 20h40

Fevereiro de 2023

  • Rodada 6: Guarani x Bragantino – 04/02 – 16h
  • Rodada 6: Corinthians x Botafogo-SP – 05/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 7: Guarani x Portuguesa – 08/02 – 20h30
  • Rodada 7: São Bernardo x Corinthians – 09/02 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 8: São Bento x Guarani – 11/02 – 19h
  • Rodada 8: São Paulo x Santos – 12/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 9: Portuguesa x Ferroviária – 15/02 – 20h30
  • Rodada 9: Corinthians x Palmeiras – 16/02 – 21h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 10: Ituano x Santo André – 19/02 – 20h40
  • Rodada 10: Corinthians x Mirassol – 19/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 11: Palmeiras x Ferroviária – 26/02 – 18h30 – EXCLUSIVO
  • Rodada 11: Portuguesa x São Bento – 26/02 – 20h40

Março de 2023

  • Rodada 12: Ituano x Santos – 05/03 – 16h – EXCLUSIVO
  • Rodada 12: São Bento x Bragantino – 05/03 – 16h

Ofertas de 900 MHz da TIM e Vivo são protocoladas junto ao Cade

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Como parte dos remédios determinados na operação da venda da Oi Móvel, a TIM e a Vivo protocolaram junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) as ofertas de cessão temporária e onerosa do espectro de 900 MHz que foram adquiridos na operação. Nesse caso, a Claro não está incluída, pois não adquiriu espectro na transação.

As ofertas foram enviadas na última quarta-feira (21) e segundo os termos do Acordo em Controle de Concentrações (ACC), a TIM e a Vivo devem abarcar todos os municípios onde foram adquirido frequências, desde que o uso por terceiros não cause (nem tenha o potencial de causar) interferências com radiofrequências na mesma localidade ou em localidades circunvizinhas.

Todas as informações sobre as ofertas das operadoras podem ser conferidas nos seguintes links: TIM e Vivo. Inclusive, é possível verificar a radiofrequência disponível por município nas ofertas de ambas empresas.

Em relação aos valores e condições comerciais, no caso da Vivo, consta no documento “O valor mensal pela utilização da radiofrequência de 900MHz da TELEFÔNICA pela EMPRESA, em caráter secundário e não exclusivo, será conforme tabela abaixo, por site ativado pela EMPRESA no referido município, observado o Anexo I da Oferta”.

  • Banda Cedida: 2,5 MHz
  • Valor Líquido: R$ 3.294,08

No caso da TIM, a precificação das faixas é baseada em um unitário que leva em consideração a largura de banda, em MHz, assim como a população do município em questão. A contratação da oferta deverá ser feita por município.

O valor a 2,5 MHz (2,5MHz de Downlink e 2,5 de Uplink), são precificados abaixo:

  • Mensal: R$ 0,3591 / 2,5MHz/hab
  • Anual: R$ 4,3092 / 2,5 MHz/hab

Claro tv+ bate recorde de audiência durante a Copa do Mundo 2022

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A Claro tv+ bateu recorde de audiência durante a Copa do Mundo da Fifa 2022 no Qatar. Além disso, segundo a operadora, essa edição da competição se consagrou como a competição mais conectada da história do país. 

Copa Claro

Em material divulgado para a imprensa, a Claro afirmou que o interesse pelo torneio impulsionou audiência além da tela grande, com aumento de mais de 17% no número de televisores ligados e crescimento de 121% de tempo assistindo no app Claro tv+. 

Claro tv+ registra bons números de audiência na Copa do Mundo

No comunicado, a operadora informou que durante o período de jogos da Copa do Mundo, a Claro registrou aumento médio de 9,5% de equipamentos de TV conectados.

Nos dias de jogos do Brasil, esse incremento chegou a 17%, com a maior marca registrada no jogo entre Brasil x Coreia. Até mesmo os demais canais (que não exibiam conteúdo da Copa do Mundo) tiveram aumento de audiência de 5%.

Há um destaque para os canais do Sportv, que exibiram 24 horas programação dedicadas ao evento, incluindo, em parceria exclusiva com a Claro, transmissão acessível (com libras, áudio descrição e legenda. Além da cobertura dos jogos. 

Outro dado que a operadora informou foi que, nos dias de jogos do Brasil, a audiência do Sportv cresceu em 61% na TV e em 92% de acesso no app Claro tv+, sendo o canal mais assistido do app. Já o canal Globo registrou share de audiência média de 74% dos equipamentos de TV ligados.

Claro destaca a mobilidade

Segundo a Claro, essa foi uma Copa marcada pela mobilidade: o cliente pôde assistir ao maior evento esportivo onde estivesse e os números comprovam isso. Nos dias de jogos do Brasil, o aumento foi de 121% de minutos assistidos por streaming, formato pelo qual o cliente ficou conectado 1,8 hora na média.

O diretor executivo de TV da Claro celebrou todos esses números: 

“A Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar nos permitiu levar a emoção do maior torneio de futebol do mundo para todas as pessoas, com a experiência que só a Claro oferece. E nós formamos uma grande torcida aqui no Brasil, em todos os lugares e, principalmente, em todas as telas. Levamos muito conteúdo e diversão e foi uma oportunidade única de nos aproximarmos dos nossos consumidores”