17/12/2025
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Terra Fibra fecha 2022 lançando seu serviço em Vargem Grande do Sul-SP

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O Terra Fibra, modelo de franquia de internet de ultravelocidade da Vivo para levar fibra óptica a mais localidades do país por meio de franqueados, fechou o ano de 2022 lançando seu serviço na 30ª cidades: Vargem Grande do Sul, em São Paulo. De acordo com a empresa, no último ano, o número de clientes atendidos pelas franquias aumentou em mais de 50%.

Foram adicionados nove novos municípios no portfólio de atuação – Duque de Caxias, no RJ, e Casa Branca, Vargem Grande Paulista, Aguaí, São Pedro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Rio das Pedras, Vargem Grande do Sul em SP.

No total, os franqueados cobrem mais de 500 mil domicílios nas cidades em que atuam, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior. O modelo está presente em cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins).

A rede de franqueados cresceu em 2022 e conta com quatro empresas que atuam em parceria na expansão das unidades pelo país. A expectativa do Terra Fibra para 2023 é continuar investindo na expansão do serviço pelo Brasil.

Por meio de franqueados, a Telefônica (dona das marcas Vivo e Terra) amplia sua capilaridade, oferecendo o serviço de banda larga por fibra, com o foco de atuar em cidades ou bairros estratégicos dos grandes centros urbanos, onde a Vivo não está presente, aproveitando a força da marca e o parque da telefonia móvel.

Como fornecedora dos serviços, a Vivo disponibiliza o conhecimento técnico na implementação de uma rede de fibra, e experiência na comercialização de seus produtos e serviços, permitindo ao franqueado usar toda a capacidade técnica da empresa, assim como a força da marca.

Além de comercializar os produtos, o franqueado é responsável por toda gestão do negócio e manutenção da qualidade dos serviços para os seus clientes. A escolha pelo Terra para liderar essa expansão, se deu pelo poder e relação que a marca tem com internet e tecnologia há mais de vinte anos.

TIM lança nova proposta de preços para a venda de ERBs da Oi Móvel

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Na tentativa de conseguir vender as estações radiobase recebidas da compra da Oi Móvel, a TIM lançou nova oferta da estrutura no mercado, mas dessa vez, os novos preços estão com desconto de 75%. Essa é a segunda proposta da operadora, sendo que na primeira, apresentada em junho de 2022, não obteve muito sucesso nas negociações.

Essas estruturas estão sendo colocadas à venda, pois a TIM as considera redundantes ou obsoletas para sua rede atual. No documento consta que a venda é por estação individual e por código de área. Além disso, a nova proposta modifica a política de descontos sugerida em 2022.

Na primeira versão, quanto mais estações radiobase o interessado comprasse, mais desconto a TIM daria. Por exemplo: o comprador teria 25% de descontos na compra de 50 ERBs, assim como desconto de 75% na compra de mais de 500 ERBs de uma vez só.

Na nova proposta, já tem o desconto de 75% na compra de qualquer quantidade de estações. “Os preços acima definidos refletem os melhores esforços da TIM para melhorar as condições comerciais aplicáveis durante o Período Adicional de Vigência”, justifica a empresa ao Cade. Lembrando que se trata de um compromisso da operadora firmando com o órgão na compra da Oi Móvel.

Além disso, a empresa interessada na compra ainda tem a escolha de manter ou não contrato de uso das torres com as empresas de infraestrutura passiva onde estão instalados. Sendo que nesse caso, caberá aos compradores arcar com as despesas de retirada.

No total, a TIM colocou à venda 3.610 unidades, nas tecnologias 2G, 3G, 4G ou 5G. A maioria das antenas é de fabricação da Huawei, mas há também unidades da Nokia e da Ericsson. No entanto, na quinta geração de internet, somente 185 antenas (5%) são capazes de conectar a nova rede.

Os novos preços propostos pela TIM são:

  • 2G – preço por ERB R$ 6.546,76
  • 3G – preço por ERB R$ 12.470,02
  • 2G e 3G – preço por ERB R$ 18.211,97
  • 2G e 4G – preço por ERB R$ 27.454,46
  • 3G e 4G – preço por ERB R$ 27.454,46
  • 2G, 3G e 4G – preço por ERB R$ 36.888,29
  • 2G, 4G e 5G – preço por ERB R$ 71.776,58
  • 3G, 4G e 5G – preço por ERB R$ 71.776,58
  • 2G, 3G, 4G e 5G – preço por ERB R$ 80.573,31

Looke lança promoção Férias 2023 com desconto de 50% na assinatura

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Com a expectativa de levar mais conteúdo para o período de férias e atrair novos assinantes para sua plataforma, a Looke, serviço de streaming brasileiro de filmes e séries, lançou a promoção Férias 2023, onde os consumidores poderão fazer a assinatura com desconto de 50% no valor do plano mensal.

Com a mensalidade saindo pela metade do preço, os assinantes da plataforma pagarão apenas R$ 8,45 durante três meses para aproveitar um catálogo com mais de 10 mil vídeos, entre títulos originais Looke, conteúdos exclusivos, filmes, séries, animações e documentários, além do Looke Kids.

A promoção ficará disponível até o dia 15 de fevereiro, e é válida tanto para novos assinantes quanto antigos.

Entretanto, vale ficar atento para o período do desconto após o resgate da oferta. O desconto de 50% é válido apenas para os três primeiros meses da assinatura, a partir do quarto mês, se o plano não for cancelado pelo usuário, poderá ser cobrado o valor vigente, que atualmente é de R$ 16,90.

O Looke, embora tenha uma assinatura paga, o seu conteúdo pode ser conferido sem a necessidade de fazer um plano. Basta acessar o site do serviço e navegar, sem a necessidade de fazer login antes. Além disso, o aplicativo do streaming também pode ser encontrado nas lojas de apps das Smart TVs, smartphones e tablets, incluindo aparelhos da LG e da Samsung e dispositivos como Roku Express e Fire TV Stick.

Com a oferta Férias 2023, a plataforma separou uma seção especial e dedicada para a criançada. Como o motivo da promoção é o período de férias escolares, o espaço na Looke ganhou o nome de Maratona Férias Kids, com cerca de 46 séries e filmes para entreter as crianças.

Nesta lista, os pequeninos poderão aproveitar títulos como:

  • O Rei Macaco
  • Meus Amigos Dinossauros
  • Bons Pra Cachorro
  • O Garoto Formiga 1 e 2
  • As Aventuras dos 7 Anões
  • A Lenda do Rei Salomão
  • Jumbo
  • Meu Pequeno Macaco
  • O Reino Gelado 2
  • Charlie e Lola

CDR defende o fim do bloqueio de internet móvel no pré-pago

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Nesta quarta-feira (04), a Coalizão Direitos na Rede (CDR) protocolou no Ministério da Justiça um pedido para que seja impedido o bloqueio de internet no fim da franquia nos planos pré-pagos. O documento pede que as secretarias de Defesa do Consumidor e de Assuntos Digitais adotem atos político-regulatórios para adequar os planos de acesso à Internet móvel à legislação vigente.

As entidades que compõem o CDR entendem que a prática de bloqueio da internet ao fim da franquia nos planos é ilegal, uma vez que a legislação já considera como um serviço essencial, assim como a água e luz. Com isso, deve ser prestado de forma contínua e garantido pelo Estados a toda a população.

De acordo com Flávia Lefèvre, uma das advogadas que assina o documento enviado ao MJ e conversou com o portal Mobile Time, atualmente, existem dois tipos de internet no país: dos ricos e dos pobres. Enquanto um tem acesso à banda larga fixa, o outro não tem.

“Hoje, no Brasil, existe a Internet dos ricos e a Internet dos pobres. Os ricos têm banda larga fixa e os pobres não têm. A franquia de dados do pré-pago por mês não dá para fazer nada. Não dá para ver um filme, não dá para assistir às aulas online. Nós questionamos esse modelo pré-pago. Se a lei diz que é um serviço essencial para a cidadania, e serviço essencial não pode ser interrompido, como admitir que a cidadania de uma pessoa fique restrita à sua capacidade econômica?”.

Ela também explica que mesmo que a renda média no país seja de R$ 2,5 mil por pessoa, a maior parte da população ainda vive com apenas R$ 450 por mês. Ela ainda fala do acesso dessa população aos auxílios governamentais que para ter acesso é preciso estar conectado.

“[…] Não tem condição de garantir que uma pessoa exerça sua cidadania plenamente se não se garante que ela tenha um acesso digno e sem limites à Internet. Hoje, para fazer inscrição no Fies, para conseguir auxílio emergencial e para acessar mais de 1,5 mil serviços públicos, você precisa estar conectado. Na pandemia isso ficou muito evidente”.

A advogada ainda lembra que um serviço essencial só pode ser interrompido quando não há pagamento da conta pelo consumidor. Cabe ao Estado garantir o acesso universal a serviços essenciais. Isso pode ser viabilizado, por exemplo, através de subsídios para bancar tarifas sociais, como acontece no caso da eletricidade.

No documento enviado ao MJ, as entidades também criticam o zero rating, que é a disponibilidade de serviços, como Facebook e WhatsApp, sem descontar da franquia ou mesmo após o término dos dados. O argumento é que da forma que é oferecida hoje, o zero rating fere a neutralidade de rede estabelecida pelo Marco Civil da Internet.

“Se antes havia dúvida sobre a interpretação do zero rating à luz da neutralidade de rede, hoje o entendimento predominante na Comunidade Europeia é que, sim, ele fere a neutralidade da rede. Houve uma série de decisões recentes nesse sentido. Ou seja, não se trata de nenhuma jabuticaba: estamos seguindo o entendimento da Comunidade Europeia”, diz a advogada.

Além disso, Flávia Lefèvre conta ser a favor da oferta de zero rating para serviços públicos em caso de eventual suspensão do acesso à Internet por falta de pagamento da conta. “Era assim na telefonia fixa. Se você ficasse sem pagar, ainda podia ligar para o 190, por exemplo”, relembra.

Seis cidades de Minas Gerais são contempladas no Internet Brasil

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O Programa Internet Brasil, que leva internet banda larga gratuita para estudantes da rede pública de ensino, inicia seu processo de expansão pelo país e vai chegar em Minas Gerais. Foi publicada uma portaria interministerial que amplia os municípios elegíveis para a primeira fase da Prova de Conceito (PoC) do programa, contemplando as cidades de Araguari, Conceição das Alagoas, Nova Serrana, Prata, Uberaba e Uberlândia.

O documento foi assinado pelo Ministério das Comunicações (MCom) e Ministério da Educação (MEC). Com a publicação da portaria, os seis municípios mineiros poderão aderir ao Internet Brasil.

Nesse início, a expectativa é que sejam distribuídos cerca de 900 chips a estudantes, integrantes de famílias inscritas no CadÚnico que cursem o Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, ou Ensino Médio na rede pública de ensino. Cada aluno que receber um chip, contará com 20 gigabytes mensais para acessar a internet móvel. O projeto-piloto é executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Sobre o Programa Internet Brasil

O Internet Brasil é um programa que foi criado para democratizar o acesso à conectividade no país e promover a inclusão digital. Por meio da distribuição de chips, estudantes e famílias do CadÚnico poderão ter acesso a recursos educacionais digitais, ampliar a participação em atividades pedagógicas remotas, além de apoiar políticas públicas, incluindo ações do Governo Digital.

A primeira fase, que ocorreu na rede básica de ensino no Nordeste, já foram distribuídos 6,2 mil chips a alunos de 15 escolas. Nessa rodada, foram contemplados estudantes de instituições educacionais localizadas nas cidades de Mossoró (RN), Caicó (RN), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB). Haverá uma próxima rodada de distribuição de chips nestes municípios, com a previsão de distribuir em torno de 3 mil novos chips.

ABC e América/RN podem lançar streaming para transmissão de jogos

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O mercado de streaming no Brasil com conteúdos esportivos vai ficar cada vez mais competitivo, uma vez que vários eventos de esportes estão trabalhando e lançando plataformas para a transmissão de competições. De acordo com o repórter Rodrigo Ferreira, da 96 FM de Natal, ABC e América estão em processo de finalização de um projeto para transmissão de seus jogos por streaming.

A proposta, segundo o repórter, é um aplicativo próprio para cada clube, que seria idealizado por um potiguar que participou da construção do projeto do serviço de streaming do Flamengo, o Fla TV.

Na plataforma, caso vá para frente, a ideia é fazer as transmissões já do Campeonato Potiguar de 2023, mas ainda não tem nada confirmado. Segundo site Esporte e Mídia, ABC e América exigiram que a Band, que comprou os direitos do Estadual pelos próximos dois anos (2023 e 2024), abrisse mão da exclusividade no streaming para assinar o contrato. O que foi acatado pela emissora. Deixando margem para a criação de uma plataforma.

Rodrigo Ferreira conta que para acessar os conteúdos do streaming, o torcedor faria uma assinatura pagando um valor mensal. “Ficando pronta, a plataforma terá um custo simbólico de assinatura mensal e os torcedores poderão assistir a todos os jogos do seu clube, com narração própria, num modelo pay-per-view. Esse projeto está bastante adiantado e pode ser lançado a qualquer momento”.

O Campeonato Potiguar de 2023 começa no dia 11 de janeiro, com três jogos. O primeiro clássico entre ABC e América-RN será na segunda rodada, no dia 15 de janeiro, no Frasqueirão. Confira a tabela das três primeiras rodadas:

Primeira rodada

11/1 – Santa Cruz x Potiguar (A definir)
11/1 – América-RN x Potyguar (Arena América)
11/1 – Alecrim x Globo FC (A definir)
12/1 – Força e Luz x ABC (A definir)

Segunda rodada

14/1 – Globo FC x Santa Cruz (Barretão)
15/1 – ABC x América-RN (Frasqueirão)
15/1 – Potyguar CN x Força e Luz (Bezerrão)
15/1 – Potiguar x Alecrim (Nogueirão)

Terceira rodada

18/1 – América-RN x Santa Cruz (Arena América)
18/1 – Globo FC x ABC (Barretão)
19/1 – Força e Luz x Alecrim (A definir)
22/1 – Potiguar x Potyguar CN (Nogueirão)

Santander reduz preço-alvo das ações da Oi e recomenda a venda

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Em um relatório divulgado recentemente pelo Santander sobre o setor de telecomunicações, após revisar as ações da Oi, a empresa decidiu classificar de “Manutenção” para “Abaixo do mercado”, ou seja, recomenda a venda. Além disso, também reduziu o preço-alvo dos papéis para o final de 2023 para 15 centavos, um centavo a menos do valor de fechamento desta quarta-feira (4).

Os analistas do Santander argumentam que “A redução em nosso preço-alvo é explicada principalmente pelo consumo de caixa acima do esperado nos nove primeiros meses de 2022 e menores estimativas operacionais de curto a médio prazo“.

A Oi, que saiu ano passado do processo de recuperação judicial, irá enfrentar desafios operacionais nos próximos anos para manter a queima de caixa elevada. No entanto, o Santander considerou também a existência de “risco de alta”. Entre eles, a Oi conseguir ter um resultado favorável no processo de arbitragem com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que pode gerar créditos tributários.

Outro risco de alta é na possibilidade de uma reavaliação da V.tal, empresa de rede neutra, onde ainda tem participação acionária de 34%.

TIM e Vivo?

Em relação às outras operadoras (TIM e Vivo), o relatório aponta que a TIMS3 é a melhor escolha dentre as empresas de telecomunicações no país, tendo atualmente o preço-alvo de R$ 18, oque representa um potencial de alta de 51% da ação. O Santander espera que a operadora tenha um impulsionamento no crescimento orgânico, proveniente de uma dinâmica de preço favorável no segmento móvel.

Para a Vivo (VIVT3) , embora o Santander tenha recomendado a compra das ações, ela cortou o preço-alvo de R$ 57 para R$ 55. Em comparação ao valor cotado na quarta-feira (04), de R$ 36,44, é um potencial crescimento de 51%.

Segundo os analistas, os papéis da operadora tiveram um desempenho significativamente inferior ao Ibovespa ano passado, o que pode ter sido motivado pelas preocupações com os resultados financeiros e seu potencial impacto na capacidade da empresa de distribuir dividendos.

Unifique compra as empresas Tknet Telecom e ViaWebRS

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Nesta semana, a Unifique anunciou a aquisição de duas empresas: Tknet Telecom e ViaWebRS, uma no dia após a outra. A mais recente foi anunciada nesta terça-feira (3), onde a empresa adquiriu a Tknet Telecom, que atende clientes corporativos e órgãos governamentais via contratos de prestação de serviços.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Tknet contabiliza apenas 149 acessos, sendo que a empresa contava com 14,9 mil em julho de 2021 – ou seja, até antes da aquisição do Grupo pela Unifique. A empresa também é gaúcha e que faz parte do Grupo Tknet, que atuava no mercado de provedor de internet e que foi adquirido pela Companhia em agosto de 2021.

Segundo informações, a operação foi avaliada em R$ 1,5 milhão, sendo constituído por R$ 700.000 em caixa líquido a ser assumido pela Companhia e Preço Base de Aquisição “Equity Value” de R$ 800 mil. O pagamento será do preço cheio em parcela única, tendo em contrapartida que os vendedores assumam a obrigação de não concorrência.

A Companhia entende que a aquisição da totalidade do capital social da sociedade não caracteriza um investimento relevante, tampouco o preço da aquisição ultrapassa (1,5x) uma vez e meia o valor patrimonial por ação da adquirida.

Na segunda-feira (02), a Unifique também anunciou aquisição da empresa gaúcha ViaWebRS, em um operação avaliada em R$ 76,937 milhões, sendo que desse total, R$ 35,775 milhões são de dívida líquida a ser assumida pela Unifique, e R$ 41,162 milhões de “preço base de aquisição ‘equity value'”.

Focada mais no Rio Grande do Sul, atendendo a 17 cidades do estado, a ViaWebRS atua no mercado desde 2008. A sede é em Sapucaia do Sul, mas há lojas físicas em Canoas, São Leopoldo e Taquara.

De acordo com a Unifique, a aquisição representa 18% da base atual no Rio Grande do Sul e “faz parte de sua estratégia de crescimento e consolidação de uma base relevante de clientes atendidos com a tecnologia fibra óptica no mercado gaúcho”.

TIM passa a ter cobertura em todos os municípios brasileiros

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Nesta quarta-feira (04), a TIM anunciou que o seu sinal de telefonia móvel está disponível em todos os 5.570 municípios brasileiros. Com isso, passa a ser a única e primeira empresa privada de serviços a ter cobertura em todas as cidades do Brasil, sendo que a tecnologia celular mais predominante nacionalmente é o 4G.

O Chief Revenue Officer da Tim Brasil, Fabio Avellar, comemora a marca da operadora. “Alcançar a marca de ser a primeira e única empresa privada de serviços com presença em todo Brasil é resultado do investimento contínuo da operadora com foco nos seus clientes. Continuamos também levando a mesma tecnologia da cidade para o campo e seguimos líderes no agronegócio, com 12 milhões de hectares cobertos com o 4G. Oferecemos ao mercado corporativo soluções além de telecom, apoiando a transformação digital de empresas e possibilitando inúmeras aplicações por meio da maior rede de IoT (internet das coisas) nacional”.

Entretanto, é importante ressaltar que ter cobertura em todas cidades brasileiras não quer dizer que todo o território nacional esteja com sinal celular da TIM. Isto porque, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que um município pode ser considerado atendido quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede consegue se conectar à rede da operadora.

Outro ponto que deve ser mencionado é a importância da compra da Oi móvel para a TIM alcançar tal marca, uma vez que a incorporação da extinga operadora levou a TIM para 264 cidades onde ainda não tinha operação. A tele ficou com cerca de 15 milhões de linhas em 29 DDDs da unidade móvel da Oi. Além disso, a operadora avançou na instalação de sites próprios, assim como com novos acordos de compartilhamento de infraestrutura.

O Chief Technology Information Officer da Tim Brasil, Leonardo Capdeville, anuncia que “Temos a maior rede móvel do Brasil e conseguimos ir mais longe: somos agora a primeira operadora a ter presença em 100% dos municípios. Com isso, possibilitamos que todos os brasileiros possam acessar a TIM de norte a sul, apoiando assim a inclusão digital no nosso país”.

Embora esteja na maior parte das cidades, a TIM possui a meta de levar o sinal 4G para todos municípios brasileiros até o final de 2023. Essa marca já foi atingida em alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Atualmente, a quarta geração de internet móvel está disponível em 5.268 cidades. No campo, a rede 4G da operadora já beneficia mais de um milhão de pessoas e conta com 4.681 cidades com a tecnologia NB-IoT (rede de Internet das Coisas).

A operadora também conta com a maior cobertura 5G, em relação ao número de antenas instaladas, contabilizando mais de 3 mil antenas nas 27 capitais, número maior do que a soma de todas as principais concorrentes juntas.

Você tem uma smart TV da LG? Resgate 3 meses grátis de Apple TV+

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A LG está com uma promoção exclusiva para os proprietários de smart TV da sua marca em parceria com a Apple TV+. Até o dia 31 de janeiro, os donos de televisores LG poderão acessar a plataforma de streaming por três meses gratuitos para aproveitarem uma programação variada de conteúdos.

A promoção é válida para os proprietários de todos os modelos LG Smart TV 4K e 8K compatíveis de 2018 a 2022 com o sistema operativo webOS desde o 4.0 à versão mais recente de 2022. Além disso, é necessário ser novo assinante da Apple TV+.

Para resgatar a promoção, o usuário precisa fazer o cadastro na Apple TV+ via Smart TV LG, abrir o aplicativo e seguir as instruções de cadastro. No entanto, vale ficar atento, pois após os três meses, o plano é renovado automaticamente ao preço mensal da sua região, e o consumidor será cobrado de acordo com o valor vigente, caso o cancelamento da assinatura não seja realizado junto à Apple, o que pode ser feito a qualquer momento.

De acordo com a empresa, a oferta é válida apenas para os países onde a Apple TV+ está disponível. A promoção também é limitada a um TV e ID Apple. Não acumulável com outras ofertas de acesso ao mesmo serviço.

Com a Apple TV+, os donos de smart TV da LG poderão desfrutar de séries dramáticas e cômicas da Apple Original, assim como longas-metragens, documentários e entretenimento infantil e familiar, incluindo o vencedor do Oscar de Melhor Filme deste ano “CODA”, a série vencedora do Emmy Award “Ted Lasso”, a comédia musical de Natal “Spirited” e séries de sucesso como “Bad Sisters”, “Slow Horses” e muito mais, bem como desportos ao vivo, desde “Friday Night Baseball” a partidas da Major League Soccer em fevereiro de 2023.