23/02/2024

TIM passa a ter cobertura em todos os municípios brasileiros

Com a marca, a operadora se torna a única e primeira empresa privada de serviços a ter cobertura em todas as cidades do Brasil.

Nesta quarta-feira (04), a TIM anunciou que o seu sinal de telefonia móvel está disponível em todos os 5.570 municípios brasileiros. Com isso, passa a ser a única e primeira empresa privada de serviços a ter cobertura em todas as cidades do Brasil, sendo que a tecnologia celular mais predominante nacionalmente é o 4G.

O Chief Revenue Officer da Tim Brasil, Fabio Avellar, comemora a marca da operadora. “Alcançar a marca de ser a primeira e única empresa privada de serviços com presença em todo Brasil é resultado do investimento contínuo da operadora com foco nos seus clientes. Continuamos também levando a mesma tecnologia da cidade para o campo e seguimos líderes no agronegócio, com 12 milhões de hectares cobertos com o 4G. Oferecemos ao mercado corporativo soluções além de telecom, apoiando a transformação digital de empresas e possibilitando inúmeras aplicações por meio da maior rede de IoT (internet das coisas) nacional”.

Entretanto, é importante ressaltar que ter cobertura em todas cidades brasileiras não quer dizer que todo o território nacional esteja com sinal celular da TIM. Isto porque, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina que um município pode ser considerado atendido quando pelo menos 80% da área urbana do distrito sede consegue se conectar à rede da operadora.

Outro ponto que deve ser mencionado é a importância da compra da Oi móvel para a TIM alcançar tal marca, uma vez que a incorporação da extinga operadora levou a TIM para 264 cidades onde ainda não tinha operação. A tele ficou com cerca de 15 milhões de linhas em 29 DDDs da unidade móvel da Oi. Além disso, a operadora avançou na instalação de sites próprios, assim como com novos acordos de compartilhamento de infraestrutura.

O Chief Technology Information Officer da Tim Brasil, Leonardo Capdeville, anuncia que “Temos a maior rede móvel do Brasil e conseguimos ir mais longe: somos agora a primeira operadora a ter presença em 100% dos municípios. Com isso, possibilitamos que todos os brasileiros possam acessar a TIM de norte a sul, apoiando assim a inclusão digital no nosso país”.

Embora esteja na maior parte das cidades, a TIM possui a meta de levar o sinal 4G para todos municípios brasileiros até o final de 2023. Essa marca já foi atingida em alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

Atualmente, a quarta geração de internet móvel está disponível em 5.268 cidades. No campo, a rede 4G da operadora já beneficia mais de um milhão de pessoas e conta com 4.681 cidades com a tecnologia NB-IoT (rede de Internet das Coisas).

A operadora também conta com a maior cobertura 5G, em relação ao número de antenas instaladas, contabilizando mais de 3 mil antenas nas 27 capitais, número maior do que a soma de todas as principais concorrentes juntas.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários