16/12/2025
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Pirataria: Anatel e Receita Federal apreendem 9.700 carregadores de celular

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Em uma nova ação do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Rio Grande do Sul apreenderam 9.700 carregadores de celulares não homologados. A ação em conjunto com auditores da Divisão de Repreensão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal do Brasil (RFB) aconteceu em transportadora localizada no município de Canoas (RS).

De acordo com a Anatel, após inspeções físicas e consultas nos sistemas da Agência, foi possível concluir pela existência de produtos irregulares, sendo que durante a apreensão foram identificados quatro modelos distintos de carregadores que não possuem licença para serem comercializados no mercado brasileiro. Não foi revelado o nome da transportadora.

Após finalizar todos os procedimentos, os 9.700 acessórios foram enviados para o depósito da Receita Federal do Brasil na região Sul onde ficarão até serem destruídos.

A ação conjunta aconteceu no dia 16 de março e faz parte dos trabalhos desenvolvidos entre a Anatel e a Receita Federal do Brasil, no âmbito do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), onde buscam tirar do mercado nacional dispositivos que não são autorizados pela agência.

Vale lembrar que a homologação é uma licença dada pela Anatel para que um produto tenha todas as condições de segurança para ser usado pelo consumidor. Ou seja, para receber a autorização de comércio no Brasil, o produto passa por uma análise e precisa atender os requisitos técnicos determinados pela legislação brasileira.

Quando são homologados pela Anatel, os dispositivos ganham um selo, que os consumidores devem ficar atentos quanto comprar algum produto. Além da comprovação de que se trata de algo original, ainda prova que possui a segurança necessária para ser usado.

Combate à pirataria

A Anatel tem trabalhado cada vez mais para combater a prática de pirataria no país, incluindo no setor audiovisual. Recentemente, mais de 200 sites foram bloqueados por disseminarem conteúdos de forma irregular.

Maratona Cultural de Florianópolis recebe incentivo da Claro com shows gratuitos

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A 9ª edição da Maratona Cultural de Florianópolis, que acontece em Florianópolis, nos dias 23, 24, 25 e 26 de março, contará com o apoio da Claro. Toda a comunicação do evento terá como incentivadora a operadora e levará a marca para o Palco Principal da Maratona, que terá o nome Palco Claro Música, sendo que no dia 23, data de aniversário da capital, receberá o Cortejo União da Ilha da Magia e o especial Dazaranha & Camerata Florianópolis.

“Como parte do seu compromisso com a sociedade, a Claro apoia iniciativas que valorizam a Cultura, a Educação e a Cidadania por meio de seus projetos de patrocínios incentivados e áreas de responsabilidade social”, afirma a Claro.

O evento contará com mais de 300 atividades culturais distribuídas em 80 locais em 15 bairros da capital. A maratona é considerada um dos principais eventos multiculturais de Santa Catarina, devido a diversidade de linguagens artísticas espalhadas pela cidade.

No dia 24, o Palco Claro música receberá o Cortejo com os grupos Arrasta Ilha, Fanfarra da Ponte e Cores de Aidê, que circularão pelo centro da cidade, chegando ao palco; na sequência a cantora baiana Majur e Maratona Ball. No dia 26, a banda Tijuquera abre a programação, enquanto que o encerramento ficará por conta do cantor Gilberto Gil, um dos nomes mais importantes da música brasileira.

Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul, afirma que “Esta edição é ainda mais especial por acontecer no ano de aniversário de 350 anos da capital Florianópolis. E a Claro está junto desta importante comemoração, conectando os catarinenses para uma vida mais produtiva e divertida. Teremos ativações de marca no coração da cidade e espalhadas por toda a ilha, incentivando a Maratona Cultural, que oferece programação gratuita para todos os públicos, moradores locais e turistas, celebrarem a cidade e toda a sua riqueza e diversidade cultural”.

Para o evento, a Claro ainda disponibiliza acesso gratuito ao Claro música, com uma playlist montada especialmente para essa Maratona Cultural, com o título “Maratona Cultural 350 anos Florianópolis”. O acesso a essa seleção musical é livre, ou seja, mesmo quem não é assinante do Claro música pode escutá-la e aproveitar as músicas à vontade. A lista especial está disponível no celular por meio do aplicativo, para sistemas IOS ou Android, com download gratuito.

Recuperação judicial e adiamento de balanço trimestral afetam ações da Oi

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Enfrentando altos e baixos de preços, as ações da Oi continuam sofrendo oscilações desde que a Justiça autorizou uma segunda recuperação judicial na semana passada. No entanto, adiar a divulgação do balanço financeiro do quarto trimestre de 2022 também afetou os papéis da operadora, que no pregão de sexta-feira (17) teve queda de 3,85%, ao preço de R$ 1,25.

Nos últimos doze meses, as ações da Oi (BOV:OIBR4) desidrataram 84,76%. Como os papéis da companhia possuem valores baixos, qualquer oscilação positiva ou negativa torna-se acentuada em níveis percentuais.

No dia 17 deste mês, a empresa comunicou que o juiz Fernando Viana, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, aceitou o pedido da empresa para seguir com um novo processo de recuperação judicial, sob o argumento que ter dificuldade financeiras e não pode quitar dívidas que venceram em fevereiro, no valor de R$ 43,87 bilhões.

O pedido da Oi foi criticado por outras empresas credores, como bancos. Mas segundo Rodrigo Abreu, CEO da Oi, o novo processo será diferente do primeiro, que teve início em 2016, com dívidas de R$ 90 bilhões, e foi finalizado há três meses atrás, onde conseguiu reduzir para R$ 33 bilhões.

O executivo já havia avisado em entrevista dada ao jornal O Globo mês passado que o novo processo de recuperação judicial seria “muito mais rápido”. “[A nova recuperação judicial] seria muito diferente do primeiro processo, porque seria um processo consensual e basicamente para reconhecer toda a reestruturação da dívida financeira. Então, é muito mais rápido”, destacou Abreu na época.

Balanço financeiro

Na mesma data, foi anunciado que o balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2022 da Oi seria adiado para 27 de abril. A divulgação dos dados estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (23). Com as duas notícias, que de certa forma afetaram negativamente a empresa, contribuíram para a queda das ações.

Compartilhamento de senhas na Netflix: medidas aplicadas para impedir a prática

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Embora não estejam totalmente aplicadas no Brasil, as ações da Netflix para acabar com o compartilhamento de senhas já estão sendo aplicadas em países como Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha. De acordo com o texto “Novidades sobre compartilhamento”, publicado pela diretora de inovação Chengyi Long em fevereiro deste ano, cinco mudanças para inibir a prática já estão em vigor.

Desde 2016 que a plataforma estuda formas de impedir o compartilhamento de senhas, sendo que esse ano começaram a ser colocados em prática. Segundo a Netflix, cerca de 100 milhões de usuários compartilham contas com amigos e familiares, o que no entendimento do streaming, estaria prejudicando o crescimento e afetando o lucro.

Das cinco ações, duas delas já estão disponíveis no Brasil, que é a Transferência de Perfil e Gerenciamento de Acesso e Aparelhos. No primeiro caso, o usuário pode migrar seu perfil para uma outra conta e manter seus dados, recomendações personalizadas, histórico de acesso e demais listas de conteúdo, mas não inclui jogos salvos.

Disponível desde outubro de 2022, o recurso pode ser encontrado ao clicar no ícone do perfil no canto superior direito da tela, entre as opções, aparecerá o item Transferir Perfil. Ao clicar, o usuário deve concluir todos os três passos que aparecem.

O Gerenciamento de Acesso e Aparelhos foi disponibilizado pela Netflix para que o usuário possa ter controle dos acessos que estão sendo realizados com sua conta. Com a ferramenta, é possível acompanhar os dispositivos conectados recentemente dentro ou fora da residência principal, onde o assinante poderá deslogar aqueles que não reconhecer.

Entretanto, a ação pode ser feita por qualquer um dos perfis registrados na conta. Para a ação, o usuário vai até o menu do perfil, clicar em Conta e em seguida na opção “Gerenciar acesso e aparelhos”, na seção Segurança e Privacidade.

Confira as outras três medidas contra o compartilhamento de senhas recém-adotadas:

  • Local principal de acesso: o usuário só pode ter acesso ao streaming em apenas uma residência, onde é configurado uma a localização principal da conta, conectando os aparelhos da residência (como celulares, computadores, smart TVs e demais telas com disponibilidade para o serviço) no Wi-Fi da casa. No entanto, essa medida tem enfrentado alguns problemas.
  • Cobrança extra: a plataforma anunciou a opção de compartilhar a conta por meio de uma cobrança adicional. O usuário principal poderá inserir até duas contas adicionais fora do endereço principal, mas será cobrado por cada adição. Por enquanto, a medida está disponível no Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia.
  • Netflix para viagens: essa é a opção para o assinante que quiser acessar sua conta fora da residência principal. Embora a plataforma não tenha detalhado como funcionaria, mas segundo o site The Streamable, o usuário solicitaria um código de validade de sete dias corridos para a Netflix para ter acesso aos conteúdos quando estiver fora da residência principal.

Essas são algumas das medidas da plataforma para acabar com o compartilhamento de senhas, mas ainda não está totalmente disseminado pelos países de atuação da Netflix. Entretanto, como a empresa está determinada em exterminar a prática, as novidades podem chegar em outras localidades em breve, inclusive o Brasil.

Bloqueio a conteúdos impróprios deve ser feito em Lei de acesso à internet

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A exposição de conteúdos impróprios para as crianças beneficiadas com a Lei 14.172/2021 tem preocupado o deputado federal Luciano Amaral. Essa lei trata da garantia de acesso à internet, com fins educacionais a alunos e a professores da educação básica pública. O que preocupa o político é as operadoras não fazerem o bloqueio desses conteúdos para essas crianças.

Além de uma regulamentação para que impeça a venda dos chips destinados à educação, Amaral disse que é importante impor limites no acesso daqueles beneficiados com a Lei. “É importante garantir que esse acesso não seja irrestrito e que crianças, sob hipótese nenhuma, se deparem com conteúdos impróprios ou que seus pais possam, de forma equivocada, destinar essa conectividade para uso próprio“, disse o deputado.

O deputado falou que as operadoras de telecomunicações têm tentado impedir as licitações, a aplicação desses recursos, insurgindo-se contra as contratações que exigem a restrição de uso. Ele argumenta que as teles podem perder lucro se restringir o acesso que é livre, atualmente.

“Operadoras não querem permitir que as empresas que criam esses filtros tenham acesso complementar ao mercado, pois isso afetaria seus lucros com acesso livre, gastando gigas com o que quer que seja, inclusive pornografia”, acusou o parlamentar.

De acordo com Luciano Amaral, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já cumpriu a sua parte de determinar que as operadoras disponibilizem os chips, assim como que sejam introduzidas restrições, que é de extrema importância para impedir o acesso a conteúdos impróprios à infância brasileira.

Através de recurso, com repasse superior a R$ 3,5 bilhões, dos Poderes Executivos estaduais e do Distrito Federal, a Lei 14.172/2021 foi motivada pela pandemia e tem propósitos educacionais aos alunos e aos professores da rede pública de ensino. “Vários estados da Federação, incluindo o meu estado de Alagoas, têm procurado aplicar esses recursos, viabilizando o acesso de milhares de crianças ao ensino à distância“, disse o deputado.

Luciano Amaral ainda fala da importância do Congresso estar atento às possíveis cobranças referente ao prejuízo que essas operadoras podem causar às crianças ao ano limitar o acesso, principalmente se ficarem sem o acesso às aulas remotas por não estarem cumprindo o bloqueio de conteúdo impróprio.

Netflix pode perder espaço para rede social nos EUA; entenda

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Nos Estados Unidos, a Netflix pode perder sua posição de líder em relação ao tempo que os adultos norte-americanos passam em plataformas de streaming para o TikTok, de acordo com relatório pela Insider Intelligence. O estudo apontou que a rede social faz com que os indivíduos gastem em média 56 minutos por dia no período de 2022, o que representa apenas seis minutos a menos que os da plataforma vermelhinha.

De acordo com o Japan Today, há dois anos que o TikTok ultrapassou o YouTube, e continua crescendo cada vez mais rápido, especialmente entre americanos que estão no auge da vida adulta.

A rede social passou a ter um público adulto entre as faixa etária de 20 e 54 anos de idade, que passou a consumidor mais aplicativo de vídeo quase a mesma proporção em relação às séries e filmes da Netflix.

Segundo a Insider Intelligence, houve diminuição também do tempo em que os indivíduos passam assistindo a TV tradicional. Algo que tem acontecido em diversos países, incluindo o Brasil, quando vemos a queda crescente do número de clientes no segmento da TV por assinatura, por exemplo. Esse recuo também preocupa alguns conglomerados de mídia e estúdios de televisão.

O crescimento do TikTok

Nos últimos anos, a rede social tem sido usada como uma ferramenta dentro da sociedade norte-americana, desde pesquisas sociais a grandes debates políticos. Lembrando que durante a administração do ex-presidente Donald Trump, o aplicativo quase foi banido do país.

Isto porque, foi fonte de polêmicas que envolviam a segurança de dados de seus usuários. Além de acusações de servir como fonte de espionagem para o governo da China. Inclusive, recentemente, um painel de legisladores dos Estados Unidos votou para avançar um projeto de lei que facilita o banimento do TikTok. O Data (Lei de Dissuasão dos Adversários Tecnológicos da América), como foi intitulado, ainda passará por votação na Câmara e no Senado dos EUA.

Globo arrecada R$ 2,5 bi com patrocínios publicitários; contratos incluem operadoras

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A partir de abril, às transmissões da Libertadores da América voltam para a Rede Globo, depois de três temporadas sem o evento em sua grade. Com isso, a emissora conseguiu fechar seis contratos de publicidade para a exibição das partidas, totalizando assim uma arrecadação de quase R$ 2,5 bilhões, considerando a competição continental e os torneios nacionais.

Dos seis contratos, um foi feito com uma operadora de telefonia móvel, a Claro. Os outros foram a Amstel, Santander Chevrolet, Shopee e Esportes da Sorte, de acordo com o Notícias da TV. A Amstel é patrocinadora oficial da competição e parceira da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O banco deixou o apoio fixo ao campeonato, mas tinha prioridade por causa do contrato de 2022.

As outras empresas fecharam acordo com o departamento comercial da Globo, de acordo com as regras de negociações impostas pela confederação. Somente com a Libertadores, a emissora arrecadou R$ 420,6 milhões, sendo que cada espaço foi vendido por R$ 70,1 milhões.

A operadora Vivo renovou um contrato publicitário com a emissora, mas foi para a transmissão do Brasileirão e da Copa do Brasil. Foram vendidas sete cotas: Nivea, Amazon, Ambev, Betnacional, Fiat, Hypera Pharma e Itaú. Cada empresa pagou para a Globo R$ 240,9 milhões.

No total, o conglomerado em mídia recebeu R$ 1,928 bilhão pelo pacote que contempla 44 partidas, sendo datas do mata-mata nacional e 38 rodadas da primeira divisão do futebol brasileiro. Ressaltando que a marca de cosméticos Nivea comprou um espaço extra.

Além disso, a casa de apostas Betano comprou o Top 5 das transmissões de futebol, investindo R$ 92 milhões e contempla também exposição antes do início dos jogos da Libertadores no mês que vem.

Se a Globo fechar acordo com todas as cotas disponíveis, pode faturar R$ 2,417 bilhões somente com o futebol de clubes. Outros pacotes que envolvem futebol feminino são vendidos à parte. Independente, a TV carioca já atingiu a meta que tinha com o futebol masculino para este ano.

Smartphones e tablets da Samsung que não receberão o Android 14

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A nova interface personalizada One UI 6.0, baseada no futuro Android 14, tem previsão para ser lançada no segundo trimestre deste ano, mas uma lista de smartphones e tablets da Samsung não receberão a nova versão do sistema operacional, de acordo com o site especializado SamMobile

Conforme as regras de atualização da marca sul-coreana, são dispositivos que se tornaram inelegíveis para updates de software. Com isso, esses aparelhos não terão grandes atualizações no seu sistema operacional e continuarão com o Android 13. Mas os usuários desses dispositivos não ficarão descobertos e continuarão recebendo patches de segurança e correções pontuais por um ano.

Confira a lista:

  • Galaxy A22
  • Galaxy A22 5G
  • Galaxy A32
  • Galaxy A32 5G
  • Galaxy A51
  • Galaxy A71
  • Galaxy S10 Lite
  • Galaxy S20 FE (Exynos)
  • Galaxy S20 FE (Snapdragon)
  • Galaxy S20
  • Galaxy S20 Plus
  • Galaxy S20 Ultra
  • Galaxy Note 10 Lite
  • Galaxy Note 20
  • Galaxy Note 20 Ultra
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 5G
  • Galaxy Z Fold 2
  • Galaxy Tab A8
  • Galaxy Tab A7 Lite
  • Galaxy Tab S6 Lite (2020)
  • Galaxy Tab S7
  • Galaxy Tab S7 Plus

Entretanto, vale ressaltar que não se trata de uma lista oficial da Samsung, uma vez que o cronograma completo ainda não foi divulgado pela empresa. Ou seja, pode ser que outros aparelhos sejam incluídos ou excluídos dessa lista.

No momento, o Android 14 ainda está em versão de teste para desenvolvedores, com previsão para ser liberado em agosto. No entanto, versões de teste podem ser lançadas entre maio e julho.

Segundo o SamMobile, os smartphones Galaxy S23, Galaxy S23+ e Galaxy S23 Ultra provavelmente serão os primeiros a receber o Android 14 e One UI 6.0, seguidos pelos carros-chefe da série S mais antigos e os próximos Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 . Os telefones dobráveis ​​podem vir com One UI 5.1.1.

Após dois anos de suspensão, Donald Trump retorna ao YouTube e Facebook

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Por causa de falas e posicionamentos polêmicos, e após incitar o ataque em 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio para os seus apoiadores, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi banido do YouTube e do Facebook. Dois anos depois, as redes sociais decidem reativar a conta do político.

Em um curto vídeo na sua página nas plataformas, Trump diz “Estou de volta. Desculpe por tê-los deixado esperando”. Na publicação, aparece um vídeo da CNN anunciando a eleição de Trump como presidente na disputa de 2016 contra Hillary Clinton. Em seguida, ele desaparece para uma tela “Trump 2024”.

Na sexta-feira (17), o Youtube restaurou o canal de Donald Trump. Anteriormente, a Meta Platforms restabeleceu as contas do ex-presidente no Facebook e Instagram. Sua conta no Twitter já está ativada desde novembro do ano passado, após a rede social ter sido comprada pelo bilionário Elon Musk. Até o momento, não houve nenhuma publicação do ex-presidente.

Ao liberar a conta do político, o YouTube declarou em tuíte que “A partir de hoje, o canal de Donald J. Trump não é mais restrito e pode enviar novos conteúdos. Avaliamos cuidadosamente o risco contínuo de violência no mundo real, enquanto equilibramos a chance de os eleitores ouvirem igualmente os principais candidatos nacionais na corrida para uma eleição”, diz comunicado.

A campanha presidencial em 2016 de Donald Trump foi impulsionada por suas redes sociais, que passaram a ser ferramentas importantes no meio da política nos últimos anos. No Facebook, Donald Trump possui 34 milhões de seguidores, enquanto que no YouTube tem cerca de 2,6 milhões de inscritos.

Juntando as três redes sociais, o republicano pode alcançar 146 milhões de seguidores para apoiar sua nova corrida eleitoral em 2024, além de ter acesso a importantes veículos para arrecadação de verbas para sua campanha. A equipe de campanha de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Vale ressaltar que na época do banimento do político nas redes sociais, ele decidiu criar sua própria plataforma, chamada de “Truth Social”, onde conta com quase 5 milhões de seguidores.

82% dos acessos do 5G no mundo se concentram em apenas 3 países; veja

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De acordo com dados de uma pesquisa da consultora Omdia, divulgados por Sonia Agnese, analista principal sênior da empresa para a América Latina, em evento Latam Telco Vision Forum, da fabricante NEC, a base de usuários do 5G ainda está concentrada em poucos países, sendo que 82% dos assinantes ficam na China, Estados Unidos e Japão.

Segundo os dados, de 1,08 bilhão de acessos da rede no final de 2022, 820 milhões estão concentrados nesses três países. Na pesquisa, foram contabilizados 128 países com redes comerciais 5G. Ou seja, ainda há muitas regiões que precisam trabalhar para ter a tecnologia.

Durante sua apresentação, a Agnese falou sobre os benefícios do 5G para o consumidor, afirmando que o fator determinante é a busca pela melhoria de experiência com vídeo. Entre os outros elementos estão upload mais veloz, chamadas por voz, realidade virtual, games e realidade aumentada. Apesar disso, apenas 57% das operadoras pesquisadas têm pacotes com vídeo 4K, e menos ainda, 27%, têm pacotes com games rodando na nuvem.

A analista sênior afirmou que nos últimos dois anos, cresceu no mundo a conexão de estádios (inclusive no Brasil) e uso do sistema para pagamentos. Além de que até 2025, é esperado o surgimento de aplicações em logística, com gestão de frotas autônomas, de vigilância pública e de dispositivos ingeríveis (engolir).

É importante que se crie um dispositivo moderno e inovador para chamar a atenção do consumidor de varejo, para assim gerar maior demanda pelo 5G. Caso contrário, a troca pela nova rede pode acontecer em um ritmo mais lento do que o esperado. Após 2025, tudo pode ser diferente com a tecnologia, desde ambulância conectada, cooperativismo veicular automatizado, smart grids e sistemas de saneamento inteligentes e cirurgia remota a máquinas pesadas industriais autônomas.

Para o meio corporativo, ela diz que o 5G é importante para a segurança, mobilidade, redução de custos, maior banda e menor latência. Fidelizar com as mesmas operadoras as quais já usam o 4G será uma tendência das empresas.