28/02/2024

Banco Central libera pagamentos através do WhatsApp

Recurso de pagamento no WhatsApp foi atualizado no mensageiro há algum tempo, mas não havia liberação do uso no Brasil.

Os pagamentos pelo WhatsApp foram liberados pelo Banco Central, no Brasil. Na última quinta-feira, 02, o aplicativo teve a liberação para que os usuários pudessem fazer transações financeiras entre as mensagens. 

WhatsApp

A funcionalidade não será disponibilizada imediatamente aos usuários, pois os parceiros do serviço precisam ser notificados com pelo menos 30 dias de antecedência.

O WhatsApp Pay tinha sido impedido no Brasil 

O Banco Central Impediu o WhatsApp Pay de funcionar devido às barreiras impostas às operadoras de pagamento MasterCard e Visa, que são parceiras do aplicativo. Essa situação resultou na suspensão da atualização do serviço no país.

A disponibilização não terá exclusividade para bandeiras de cartão. Ou seja, com qualquer cartão de débito ou crédito poderão ser feitos os pagamentos.

Anteriormente, a função de pagamentos do aplicativo iria permitir somente transferências entre pessoas físicas. No entanto, os usuários agora poderão utilizar cartões para realizar pagamentos para empresas dentro do WhatsApp Pay.

Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta (controladora do WhatsApp), comemorou a liberação da função pelo Banco Central através do Instagram.

“Atualização do WhatsApp do Brasil: O Banco Central acaba de autorizar o lançamento de nosso novo recurso de pagamento para que as pessoas possam pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, disse o CEO.

Como já foi citado, os pagamentos por meio da ferramenta do WhatsApp poderão ser com cartões de crédito, débito e pré-pago. 

Já tem um bom tempo que o mensageiro tinha disponibilizado um botão de pagamento no app, porém a atualização para que houvesse transações financeiras de fato estava emperrada. Só agora houve a liberação. 

Dentro dos próximos 30 dias o app deve atualizar os celulares brasileiros e os usuários vão poder começar a usar esse novo recurso do WhatsApp. Lembrando, que como é de costume, as atualizações da Meta são feitas gradualmente, portanto os aparelhos vão receber as novidades aos poucos.

ViaBand
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários