19/12/2025
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Apple tem loja assaltada e perde mais de 400 iPhones; prejuízo de US$ 500 mil

Loja da Apple em Seattle, nos Estados Unidos, foi assaltada nesta semana e houve um grande prejuízo para a empresa. De acordo com a revista Vice, aproximadamente US$ 500 mil em iPhones foram levados.

Apple roubo

De acordo com a polícia, os ladrões construíram um túnel a partir de uma cafeteria para alcançar os fundos de uma loja da Apple. Eles conseguiram levar um total de 436 iPhones. 

Para realizar o roubo, os criminosos arrombaram as fechaduras depois do fechamento da loja no domingo à noite e criaram um buraco com formato quadrado na parede de gesso do banheiro.

Eric Marks, gerente regional de varejo da cafeteria vizinha a loja da Apple, disse estar surpreso por seu estabelecimento ter sido o caminho para que os ladrões fizeram o assalto a loja da Apple. Afinal, foi por meio dela que foi feito o túnel criminoso.

“Estou surpreso por termos sido o canal para eles chegarem à loja da Apple”.

Como aconteceu o roubo a loja da Apple, pela versão da polícia

Mais do que surpreender ao dono da cafeteria que foi um acessório para o crime, esses ladrões conseguiram estarrecer a todos com engenhosidade dessa ação. Segundo a polícia de Lynnwood, os ladrões conseguiram criar um buraco na parede sem danificar nenhum encanamento. 

E para melhorar toda essa história, eles ainda conseguiram entrar na loja da Apple sem acionar qualquer sistema de segurança presente na maioria das lojas da marca. Ou seja, foi um crime muito bem articulado e que agora a polícia precisa investigar como tudo aconteceu para conseguir dar um desfecho a essa história. 

Mais de 400 aparelhos celulares foram levados

Ao chegar para trabalhar na manhã seguinte, os funcionários descobriram que uma parede inteira de iPhones (cerca de 436) havia sido levada, além de outros itens, como Apple Watches. O caso ainda está sendo investigado pela polícia que se recusou a entregar a fita de vigilância para a imprensa local, segundo o jornal SFGate.

Provedores poderão escolher comunidades para o projeto 5G nas favelas

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Na última semana, o Ministério das Comunicações (Mcom) anunciou a aprovação do projeto piloto do BNDES pelo Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para levar conectividades 4G e 5G para as favelas. Entretanto, a ideia terá os provedores de conexão como ponto de partida.

Com isso, a proposta é que as empresas indiquem as comunidades de interesse para receber o projeto, que depois passarão por avaliação de critérios, como baixa renda, grande volume de pessoas e qualidade de serviço precária.

Ricardo Rivera, chefe do departamento de indústrias inovadoras do BNDES, diz que o projeto piloto funcionará como um complemento das obrigações dos editais do 5G e 4G para áreas urbanas. “As operadoras ali, por obrigação, têm que cobrir 80% da área geográfica. Os outros 20%, ela não tem obrigação. Então, alguém tem que dar esse empurrão aqui para os 20%“.

Ele explica que a população de baixa renda tendem não ser atendidas, por causa da dificuldade mercadológica das empresas, além dos desafios de controle de território que envolvem algumas comunidades. Com isso, o projeto busca beneficiar exatamente esse público.

No total, serão quatro projetos, um para cada região, que irão beneficiar diferentes localidades do país: Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte. O modelo de financiamento será o reembolsável – modalidade de crédito mais barato, por meio de operações diretas ou indiretas.

Preferencialmente, o objetivo é implementar o 5G FWA nas favelas, mas devido a limitação de dispositivos compatíveis com a tecnologia nessas comunidades, o 4G também foi incluído. “Tem que ser um 4G num custo acessível, em uma velocidade que de fato entrega uma banda larga móvel, um pacote de franquia razoável” detalha Rivera.

De acordo com o Teletime, os valores previstos para os financiamentos do Fust serão distribuídos da seguinte maneira.

  • Financiamento indireto: crédito direto do BNDES para as operadoras, com contrapartidas fixadas para cobertura de pontos de interesse (escolas, áreas rurais, postos de saúde, etc). Operações com valores de até R$ 10 milhões, e R$ 800 milhões em financiamentos previstos entre 2023 e 2026.
  • Financiamento direto: voltado para equipamentos, fibras e materiais ou giro, com intermediação de agentes financeiros e do Fundo Garantidor (FGI ou “FGFust”). Operarão a partir de R$ 10 milhões, e de até R$ 3,5 bilhões nos previstos entre 2023 e 2026.
  • Não reembolsável: transferências de recursos financeiros para entes públicos e entidades privadas, inclusive subvenções econômicas para empresas privadas com fins lucrativos, repassadas diretamente ou por meio dos agentes financeiros. Orçamento entre R$ 100 e 200 milhões de 2023 a 2026 e renúncia de até R$ 1 bilhão entre 2023 e 2026.

Portas USB para carregamento público podem infectar dispositivos, alerta FBI

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Por meio de uma postagem no Twitter, o FBI (Departamento Federal de Investigação, do inglês Federal Bureau of Investigation) alerta para a disseminação de um malware pelas portas USB usadas pelas pessoas em locais públicos, como aeroportos, cafeterias, hotéis e rodoviárias, que são usados para realizar o carregamento de smartphones, tablets, etc.

A divisão de Denver do FBI afirma que criminosos conseguiram sabotar as estações e estão usando as portas USB para espalhar malware e software aos dispositivos, permitindo assim que hackers tenham acesso aos dados armazenados, desde dados de contas de redes sociais, e-mail e até mesmo bancários.

A conta oficial do departamento publicou: “Evite usar estações de recarga gratuitas em aeroportos, hotéis ou shopping centers. Os malfeitores descobriram maneiras de usar portas USB públicas para introduzir malware e software de monitoramento nos dispositivos. Leve seu próprio carregador e cabo USB e use tomadas elétricas“.

Com isso, a recomendação é que o público não utilize essas portas USBs, dando preferência ao carregamento dos dispositivos pelo próprio carregador, ou conectado diretamente em tomadas comuns. Eles também indicam que o melhor é que o usuário saia de casa com o seu dispositivo totalmente carregado ou leve consigo um powerbank.

Entretanto, o escritório de campo do FBI em Denver afirma que se trata de apenas um aviso, uma vez que nenhum caso específico foi registrado. Vale ressaltar, que desde 2021, a FCC (Comissão Federal de Comunicações) tem alertado a população sobre a prática criminosa conhecida como “juice jacking”, além de ter registros anteriores dessa ação.

“Dispositivos de consumo com cabos USB comprometidos podem ser sequestrados por meio de software que pode desviar nomes de usuário e senhas”, apontou a FCC anteriormente.

Brasil pode ser alvo

Embora o alerta venha dos Estados Unidos, o Brasil pode se tornar um alvo na prática criminosa. Acontece que o país assume a segunda posição como um dos maiores alvos de ataques cibernéticos, conforme estudo realizado durante o ano de 2022 pelo instituto Fortinet.

A pesquisa aponta que o Brasil sofreu 31,5 bilhões de tentativas de invasões diversas, o que representou um aumento de 94% em relação ao mesmo período visto no ano anterior.

V.tal tem crescimento na receita, mas fecha 2022 com prejuízo

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Nesta segunda-feira (10), a V.tal, empresa de rede neutra, divulgou seu o balanço financeiro referente ao ano de 2022, onde somou uma receita líquida de R$ 4,96 bilhões, representando um crescimento de 65,26% no ano passado. Em 2021, o faturamento líquido tinha somado pouco mais de R$ 3 bilhões.

Embora tenha apresentado crescimento em sua receita, a empresa registrou em 2022, um prejuízo líquido de 443 milhões. No entanto, é um resultado com perdas menos intensas do que as registradas em 2021, quando a companhia registrou prejuízo de R$ 719 milhões. A empresa nota que os números não são perfeitamente comparáveis, visto “processo significativo de contribuições de ativos, transferência de contratos e assunção de obrigações” realizado ao longo do ano passado.

Ao final de 2022, a V.tal registrou um patrimônio líquido de R$ 24,5 bilhões, com um crescimento de 125%, em comparação ao ano anterior, que registrou R$ 10,84 bilhões. O caixa e equivalentes de caixa representavam R$ 4,56 bilhões, enquanto empréstimos e financiamento significavam R$ 5,7 bilhões até dezembro do ano passado. Assim, a dívida líquida da V.tal ficou em pouco mais de R$ 1 bilhão ao fim do exercício.

O passivo total (circulante e não circulante), ao fim do ano passado, ficou em R$ 11,23 bilhões. O valor representa uma alta de 47,76% na comparação com o exercício de 2021, quando as obrigações com terceiros somavam R$ 7,60 bilhões. Outro ponto abordado nos números foram os custos de bens e/ou serviços vendidos pela operadora – e que representaram R$ 4,4 bilhões em 2022. Em 2021, a linha apontava R$ 3,3 bilhões, indicando alta de 33% no ano passado.

Operacional

A empresa reportou que conta com uma rede de fibra de mais de 456 mil km, aproximadamente 20 milhões de casas passadas (home passed) em 2,3 mil cidades brasileiras, além de afirmar que fechou mais de 70 contratos com operadoras de escala nacional ou regional de serviços de banda larga no fim de 2022.

“Aproveitando a maior infraestrutura de fibra pura do Brasil, conectividade internacional e recursos de data center, a V.tal está em uma posição diferenciada para se tornar uma plataforma única para necessidades futuras de conectividade e infraestrutura da economia digital (5G, data center, IoT e outros)”, declarou a operadora.

Neste ano de 2023, a V.tal afirmou que pretende investir na expansão e no desenvolvimento de sua rede de fibra no país, para ampliar a capilaridade da rede e as velocidades disponibilizadas aos clientes. Entre os planos e investimentos da empresa também estão as áreas de atacado e de data center.

WhatsApp libera pagamentos diretamente pelo aplicativo no Brasil

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Nesta terça-feira (11), o WhatsApp passou a liberar para os usuários no Brasil a compra de serviços e produtos pelo aplicativo de mensagem, incluindo o pagamento que será feito diretamente pelo chat, após a realização de um cadastro de dados bancários, de acordo com a Meta.

A princípio, o recurso, que estava há anos esperando por um aval regulatório, é direcionado para pequenos comerciantes, e terá implementação gradual. A funcionalidade foi anunciada em meados de 2020, mas foi bloqueada pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Na época, as autarquias temiam os impactos no sistema de pagamentos do país em termos de concorrência, eficiência e privacidade de dados, bem como necessidade de certas licenças regulatórias. Entretanto, dias depois foi liberada pelo Cade, enquanto que somente em 2021, obteve a liberação do BC, e a modalidade de pagamentos apenas em março deste ano.

Guilherme Horn, chefe do WhatsApp na América Latina, disse à Reuters que, para ele, o “pagamento pelo WhatsApp é complementar ao Pix”, e o aplicativo pretende incluir a modalidade de pagamento do BC futuramente a seu sistema.

Inicialmente, serão aceitos cartões de crédito, débito e pré-pago. No portfólio do WhatsApp, inicialmente, estão cerca de 15 bancos. Entretanto, a segurança surge como uma preocupação, por causa dos bancários dos usuários, uma vez que será necessário o cadastro desses dados na aba “pagamento” do aplicativo.

Nesse caso, Horna afirma que as bandeiras Visa e Mastercard, parceiras do WhatsApp no negócio, vão realizar a tokenização dos cartões, ou seja, uma representação digital que será armazenada. Se ocorrer alteração no smartphone, como troca de número ou chip, o processo terá que ser refeito.

A tokenização substitui as informações confidenciais “sem expor nenhuma informação sensível da conta, reduzindo o risco de fraudes”, disse a empresa, acrescentando que “nem mesmo o vendedor terá acesso às informações de pagamento tokenizadas”.

Além disso, ainda será necessário o cadastro de uma senha para usar a modalidade de pagamentos no aplicativo, que poderá ser substituída por impressão digital ou reconhecimento facial.

Disponibilidade

Como já mencionado, a ferramenta, inicialmente, está disponível apenas para alguns empreendimentos que usam o WhatsApp Business, uma versão do aplicativo voltada para negócios. O serviço de mensagem ainda tem o WhatsApp Business API, uma versão mais robusta e paga voltada a empresas maiores, mas que ficará de fora da modalidade de pagamentos, por ora.

Não foi detalhado quantos comerciantes poderão vender os produtos na plataforma de início e nem o número total de participantes do WhatsApp Business no Brasil. A ideia é cobrir todos os clientes deste segmento em “alguns meses”, de acordo com a companhia.

A Meta também explica que os comerciantes terão que estar cadastrados junto à Cielo, ao Mercado Pago, do Mercado Livre, ou à Rede, do Itaú Unibanco. Outros adquirentes, que estão em fase de testes, estarão disponíveis no serviço em breve.

Vivo Play oferece 50% de desconto em filmes da Warner Bros

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Neste mês de abril, a Warner Bros completa 100 anos de existência. Para celebrar o centenário do conglomerado de mídia, nesta terça-feira (11), a Vivo Play lançou uma promoção especial para seus clientes, com valores promocionais para diversos filmes da procura, como “Adão Negro”, “Elvis”, “DC Liga dos Superpets”, “Coringa”, entre outros.

Até o dia 30 do mês, várias produções Warner Bros ficarão disponíveis com metade do preço. Ou seja, com 50% de desconto. Além disso, a plataforma de streaming da Vivo ainda conta com dois especiais durante abril.

Até o dia 24, os clientes da Vivo poderão aproveitar o especial “Fim do Mundo”, que traz seleção de filmes com a temática apocalíptica, como “O Impossível”, “Tempestade: Planeta em Fúria”, “Armageddon”, “Contágio” e “O Dia Depois de Amanhã”. Os valores dos títulos variam entre R$ 3,45 e R$ 14,90. No entanto, alguns precisam de assinaturas de parceiros, como Netflix, Prime, Star+, Cindie, etc.

Já até dia 20, ficará disponível no Vivo Play o especial “Agentes Secretos”, com uma curadoria de filmes relacionados a espionagem e agentes secretos, como o próprio nome já revela. São produções clássicas como “007 Sem Tempo Para Morrer”, “O Agente Noturno”, “Tenet”, “Operação Red Sparrow”, “Missão Impossível”, entre outros. Os valores ficam entre R$6,90 e R$14,90, sendo que alguns também necessitam de assinatura com outros streaming, como mencionado acima.

Sobre a Vivo Play

A Vivo Play é a plataforma de vídeo da operadora Vivo que oferece uma grande variedade de conteúdos para seus usuários. Seu catálogo de conteúdo é composto com mais de 50 mil títulos on demand, incluindo filmes recém-lançados no cinema, clássicos, shows, programas infantis e mais de 100 canais ao vivo.

Os assinantes podem acessar a plataforma por diferentes dispositivos, como decoder, app, site, Apple TV e Smart TV. Com atualizações frequentes, a Vivo Play busca sempre trazer uma programação diversificada para atender a todos os gostos e públicos.

Claro destaca ação ‘bodycam’ que fez na final do Paulistão 2023

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A Claro destaca a ação que fez durante a final do Paulistão. Patrocinadora oficial do campeonato estadual de futebol de São Paulo, a operadora promoveu uma experiência, que garantiu ser exclusiva, e inovadora para os torcedores que acompanharam o jogo Palmeiras x Água Santa, no domingo, 9, pela Record TV e YouTube. 

Claro Paulistão

Os torcedores tiveram uma visão diferente dos momentos pré e pós da partida, a partir de uma câmera posicionada no peito dos jogadores e árbitros. Os telespectadores conferiram, em um ângulo inédito, o time campeão levantando a taça e recebendo as medalhas. 

Dessa forma, quem estava em casa conferindo a final do campeonato pôde assistir o jogo de uma maneira diferente, através de ângulos especiais, que não são comuns na televisão.

Essa ação da Claro no Paulistão recebeu o nome de “bodycam”

Com a ação, produzida pela Talent Marcel, a Claro se tornou a primeira empresa a patrocinar o uso da “bodycam”, de forma exclusiva nas transmissões esportivas. A operadora também esteve presente na grande final com exposição da marca nas placas de publicidade ao lado do gramado e também em merchandising no intervalo da partida na Record TV.

A operadora buscou através dessa ação promover o conceito da campanha “Claro multicampeã”, onde a empresa destaca alguns reconhecimentos que teve nos últimos meses, como por exemplo,  a liderança em clientes 5G, segundo levantamento da Anatel, e também reforçar a internet móvel e fixa da operadora, que é multicampeã em prêmios de velocidade e qualidade, de acordo com os últimos resultados do Speedtest, realizado pela Ookla. 

A companhia ainda acha válido ressaltar que está celebrando os resultados da Pesquisa de Satisfação de Qualidade Percebida da Anatel, que aponta a operadora como a empresa de telecomunicação que conta com os clientes mais satisfeitos do Brasil na telefonia móvel, pelo quinto ano consecutivo.

Após crise, Ministro das Comunicações acompanha Lula em viagem à China

O ministro das comunicações foi à China para fazer parte da comitiva do presidente Lula que está em viagem por lá. Segundo o site do Ministério das Comunicações, com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de telecomunicações e garantir a inclusão digital de todos os brasileiros, o Brasil está buscando novos parceiros internacionais. 

Lula e Juscelino Filho

Nesse sentido, Juscelino Filho, estará acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma viagem à China nesta semana. Durante a visita, a comitiva terá uma agenda intensa, incluindo visitas, conversas bilaterais, eventos oficiais e assinaturas de acordos, com o objetivo de fortalecer as relações internacionais do Brasil.

“É um prestígio muito grande ser convidado para integrar essa comitiva. Esta é uma excelente oportunidade para conquistarmos novos parceiros que poderão contribuir com um dos grandes objetivos do governo do presidente Lula que é levar a inclusão digital para todos os cantos do país, além de avançar em ações que vão gerar emprego e renda para a população”, disse Juscelino Filho.

Compromissos do MCom durante a viagem para a China

Durante sua viagem, o ministro irá assinar um Memorando de Entendimento com representantes chineses para estabelecer um intercâmbio de informações sobre políticas, regulamentos e padrões técnicos de telecomunicações. 

Esse acordo tem como objetivo promover as pequenas e médias empresas de ambos os países, além de possibilitar a troca de perspectivas sobre as principais questões relacionadas à tecnologia da informação e comunicação em fóruns internacionais, como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o G20.

Além disso, Juscelino Filho também irá participar de uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei em Shanghai, que conta com um investimento de USD 1,5 bilhão e é dedicado à pesquisa em áreas como chips para diversos dispositivos, redes sem fio e redes de dispositivos conectados. Atualmente, a Huawei emprega mais de 30 mil funcionários.

Juscelino destacou a importância de estreitar laços com grandes empresas globais, conhecer seus campos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, especialmente com o avanço do 5G no Brasil. O objetivo é transformar o país em um polo mundial do setor em um futuro próximo.

“Com o avanço do 5G no Brasil, é importante estarmos cada vez mais próximos das grandes empresas globais, conhecer seus campos de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologias, para que nos tornemos, em breve, um pólo do setor para o mundo”.

Juscelino Filho e Lula 

Após os eventos dos meses passados, quando o presidente Lula cogitou retirar o ministro do cargo e Juscelino afirma que esclareceu tudo que aconteceu durante esse começo de mandato, ele segue no comando da pasta de comunicação e vai estar com o chefe de estado em vários momentos dessa viagem 

O presidente será acompanhado pelo ministro em eventos diplomáticos, incluindo reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji, durante sua visita a Pequim. 

Em Xangai, a comitiva brasileira visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, uma entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para impulsionar projetos em países em desenvolvimento. Além disso, também estão programadas visitas ao centro de pesquisa da Huawei e ao hub de inovação da Suzano.

Jornal do Kuwait lança uma apresentadora de TV virtual feita por AI

O Kuwait tem uma apresentadora de televisão virtual criada com Inteligência Artificial. Recentemente, um veículo de mídia desse país do Golfo introduziu uma apresentadora virtual de televisão, desenvolvida com a mais recente tecnologia de IA, com o objetivo de apresentar um noticiário sobre o país.

apresentadora virtual

Batizada de “Fedha”, a apresentadora virtual apareceu no sábado na conta do Twitter do site Kuwait News, como parte de um projeto ainda em fase de testes. Vestida com uma camiseta branca e um casaco preto, a personagem virtual promete trazer uma nova abordagem na apresentação de notícias.

“Sou Fedha, a primeira apresentadora do Kuwait que trabalha com Inteligência Artificial no Kuwait News. Que tipo de notícia você prefere? Ouvimos suas opiniões”, disse em árabe clássico.

Jornal do Kuwait acredita que essa inovação pode se tornar uma tendência

O Kuwait News, um site afiliado ao Kuwait Times, o primeiro jornal em inglês do Golfo, fundado em 1961, está explorando o potencial da inteligência artificial (IA) para oferecer “conteúdo novo e inovador”, de acordo com Abdulá Boftain, editor-chefe, em entrevista à AFP.

Boftain acredita que, no futuro, a apresentadora de notícias poderá adotar um sotaque kuwaitiano e apresentar notícias na conta do Twitter do Kuwait News, que possui mais de 1,2 milhão de seguidores.

A aparência física da apresentadora, uma loira de olhos claros, é vista por Boftain como um reflexo da diversidade da população do rico país petrolífero, composta por kuwaitianos e expatriados.

Jornalistas se preocupam com dimensão que essa novidade pode tomar ao redor do mundo dentro da sua profissão

Um jornalista expressou preocupação com o vídeo de apresentação de 13 segundos, afirmando: “Nossos empregos estão em risco. Fedha e seus colegas serão nossos substitutos em um futuro próximo?”. O vídeo gerou muitas reações nas redes sociais, especialmente entre os jornalistas.

Operadoras vão receber prêmio da Anatel nesta quarta, 12

O Prêmio Anatel de Acessibilidade será entregue na próxima quarta-feira, 12. Desde 2019, a Agência Nacional Telecomunicações promove um prêmio que reconhece as grandes prestadoras de telecomunicações que possuem ambientes físicos e virtuais de atendimento acessíveis às pessoas com deficiência, e que desenvolvem ações para incentivar, divulgar e garantir os direitos de acessibilidade. 

Prêmio Anatel

A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 12 de abril, às 10 horas, no Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi, localizado no segundo andar do bloco E do complexo-sede da Anatel, em Brasília. A transmissão do evento será realizada pelo canal da Agência no YouTube.

Resultado deste ano para o Prêmio Anatel de Acessibilidade/

Os resultados de 2023 são os seguintes no Ranking de Acessibilidade da Anatel:

1º. Claro

2º. VIVO

3º. TIM

4º. SKY

5º. Oi

Em 2022, a Claro também conquistou a primeira posição no ranking. 

O Prêmio Anatel de Acessibilidade é concedido à prestadora de telecomunicações com a melhor pontuação nesse ranking, que avalia os cinco maiores grupos de telecomunicações do país. Esta é a quinta edição do prêmio e a terceira vez que a Claro alcança o primeiro lugar.

Como funciona a premiação 

A Anatel concede o Prêmio de Acessibilidade em Telecomunicações com base nos resultados do Ranking de Acessibilidade, que é elaborado pela Agência e previsto no Regulamento Geral de Acessibilidade (Resolução nº 667/2016).

Os vencedores do Prêmio de 2023 foram determinados com base nas fiscalizações realizadas pela Anatel em 2022 nas cinco maiores prestadoras de telecomunicações. Foram avaliados indicadores como Acessibilidade na Página da Internet (API), Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA), e Atendimento especializado nos Setores de Atendimento no estabelecimento (ASA). Além disso, também foram consideradas Ações Voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

Confira a classificação das prestadoras em cada um dos indicadores:

Ações Voluntárias (AVI): CLARO (1º), VIVO (2º), TIM (3º), SKY (4º) e Oi (5º);

Eficiência dos mecanismos de interação (ERA): VIVO (1º), Oi (2º), CLARO (3º), TIM (4º) e SKY (5º);

Acessibilidade na Página da Internet (API): SKY (1º), TIM (2º), CLARO (3º), VIVO (4º) e Oi (5º);

Atendimento especializado no estabelecimento (ASA): CLARO e TIM (1º), VIVO (2º), SKY (3º) e Oi (4º).