19/04/2024

Algar Telecom visa expandir sua área de atuação em parceria com a V.tal

Gerente de planejamento da empresa afirma que já está estreitando a parceria com a rede neutra, onde já tem realizado alguns testes.

Durante painel do Tech Fórum Brasil realizado nesta quinta-feira (07) pela Convergência Digital, que reúne representantes do setor de telecomunicações em Brasília, o head de planejamento tecnológico da Algar Telecom, Marcos Borges, falou sobre a ampliação da sua área de atuação e do estreitamento da parceria com a V.tal.

De acordo com o executivo, a empresa quer “quebrar paradigmas” quanto a sua cobertura por meio do investimento em rede neutra. “Essas parcerias vão facilitar que as operadoras não tenham limite”, disse.

“Com a V.tal, já estreitamos essa parceria, já temos alguns experimentos, MVPs [Minimum Viable Product] já acontecendo”, afirmou Borges.

Marcos Borges afirma que a integração “ não é um bicho de sete cabeças”, mas que exige “lapidação constante”, segundo aponta teste realizado pela Algar. “O primeiro impacto quando você parte para rede neutra é que o CAPEX passa a ser só o serviço de instalação que, praticamente, cobre o valor do modem, que vai na casa do cliente e depois, o serviço que é provido e é pago mensalmente, passa a ser OPEX. Então, você tem uma natureza diferente nos custos daquele cliente para a operadora”, explica Borges.

O gerente de planejamento também falou sobre os tributos, destacando a importância de apostar no mercado de rede neutra para taxas menores. Na mesma direção, o diretor de Tecnologia, Estratégia e Arquitetura de Rede da V.tal, Mauro Fukuda, também ressaltou a expectativa de impactos nos custos.

“O modelo de rede neutra é novo no país, mas tem tudo pra dar certo, porque vai agregar custos menores e prazos de implantação mais rápidos para as operadoras”, disse Fukuda.

Atualmente, a Algar Telecom conta com uma rede de 115 mil quilômetros, entre o Sul e Nordeste do país, onde sua maior concentração é em São Paulo e Minas Gerais. Já a V.tal possui a maior estrutura de fibra óptica do Brasil, com 400 mil quilômetros de extensão e chegando a 2,3 mil cidades.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários