20/04/2024

Claro leva Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2023

Das cinco edições da premiação, a operadora já liderou o ranking em três: 2023, 2022 e 2020. Confira a posição das outras teles.

Nesta segunda-feira (03), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou o resultado da edição deste ano do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações, onde pelo segundo ano consecutivo, a Claro foi condecorada com a premiação. Em 2022, a operadora também ficou com a primeira posição no ranking.

O prêmio, que é promovido pela Agência reguladora desde 2019, busca reconhecer, entre as grandes prestadoras de telecomunicações, aquelas que implementam as melhores práticas de atendimento às pessoas com deficiência, envolvendo tanto os ambientes físicos quanto os virtuais. A premiação também tem a intenção de incentivar, divulgar e assegurar os direitos de acessibilidade ao consumidor.

A honraria é concedida levando em conta os resultados do ranking de acessibilidade elaborado pela agência reguladora, o qual consta no Regulamento Geral de Acessibilidade da Anatel (Resolução 667/2016). O ranking do Prêmio Anatel de Acessibilidade de 2023 ficou da seguinte forma:

  1. Claro
  2. VIVO
  3. TIM
  4. SKY
  5. Oi

Na análise da premiação são considerado quatro indicadores:

  • Acessibilidade na Página da Internet (API);
  • Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA);
  • Atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA);
  • Ações voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

A Anatel também divulgou qual a classificação de cada operadora em relação aos indicadores analisados.

  • AVI: CLARO (1º), VIVO (2º), TIM (3º), SKY (4º) e Oi (5º)
  • ERA: VIVO(1º), Oi (2º), CLARO (3º), TIM (4º) e SKY (5º)
  • API: SKY (1º), TIM (2º), CLARO (3º), VIVO (4º) e Oi(5º)
  • ASA: CLARO e TIM (1º), VIVO (2º), SKY(3º), e Oi(4º)

A cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no dia 12 de abril, às 10 horas, no Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi, no segundo andar do bloco E do complexo-sede da Anatel, em Brasília.

Outras edições

A Claro levou a premiação em três edições das cinco que já foram realizadas,: 2023. 2022 e 2020. Na edição de 2021 e 2019, quem levou o primeiro foi a TIM.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários