20/12/2025
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Anatel faz campanha sobre golpes online em relação ao RS; entenda

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Nos municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a situação de calamidade devido às enchentes é alarmante, várias partes da sociedade estão se unindo para ajudar os afetados. No entanto, tem surgido relatos preocupantes sobre criminosos se aproveitando dessa onda de solidariedade para aplicar golpes.

Eles estão manipulando as doações através do sistema Pix, alterando as informações de pagamento quando divulgam campanhas de ajuda supostamente originadas de órgãos governamentais, instituições de caridade e empresas legítimas.

Por tudo isso, nesta quarta-feira, 15 de maio, o Movimento #FiqueEsperto deu início a uma campanha de emergência com o objetivo de conscientizar sobre a segurança nas doações destinadas às vítimas.

A iniciativa visa orientar a verificação dos dados bancários dos destinatários através dos canais oficiais dos organizadores antes de efetuar qualquer doação. A mensagem será distribuída via SMS pelas operadoras de telefonia móvel e divulgada nas redes sociais da Anatel (Facebook, LinkedIn, X e Instagram), bem como nas páginas dos parceiros envolvidos na campanha.

Segundo a Anatel, essa campanha complementará as divulgações já iniciadas em 02/05, abordando cuidados necessários ao lidar com telemarketing, mensagens de texto de números desconhecidos e canais de atendimento indicados nesses contatos. Dicas sobre leitura segura de QR Codes e verificação de linhas pré-pagas ativas por CPF serão fornecidas através do Portal de Consultas cadastropre.com.br.

A agência explica também que o Movimento #FiqueEsperto visa conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes online. Lançado pela Anatel em outubro de 2020, evoluiu de uma campanha de seis meses para uma iniciativa contínua.

As campanhas ocorrem a cada três meses e são divulgadas no portal https://fe.seg.br, por SMS, e-mail e nas redes sociais com a hashtag #FiqueEsperto. Alinhado ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, o movimento promove a conscientização e segurança digital dos usuários, incluindo a disponibilização de dicas contra fraudes no Portal Anatel. Próximas campanhas estão previstas para agosto e novembro deste ano.

Samsung posta vídeo alfinetando comercial do iPad Pro da Apple

Nesta quarta-feira (15), a Samsung postou um vídeo alfinetando a Apple por causa da polêmica envolvendo um comercial do novo iPad Pro, que fez com que a fabricante do iPhone fizesse um pedido de desculpas pela repercussão negativa gerada pelo vídeo, em que instrumentos eram destruídos por um prensa hidraúlica.

Em um filme com um pouco mais de 40 segundos, a Samsung postou uma espécie de continuação do vídeo chamado “crush” da Apple. A peça divulgada para destacar o Galaxy Tab S9 Ultra, rival direto do iPad Pro, mostra uma pessoa pegando um violão quebrado no chão e começa a tocá-lo. O cenário é semelhante ao comercial da norte-americana, onde a mulher entra em um galpão com vários objetos destruídos no chão.

A propaganda da Samsung se encerra com a frase “Criatividade não pode ser destruída”, que remete a ideia que os artistas tiveram com o comercial da Maça. No X (ex-Twitter), o texto da publicação da Samsung diz: “Nós nunca esmagaríamos a criatividade“.

A alfinetada da sul-coreana não é exatamente uma novidade no mercado. Há um tempo que a Samsung publica vídeos com indiretas para a Apple. A mais recente foi há algumas semanas, quando a marca usou os seus perfis no Instagram para zoar com defeito apresentado no alarme do iPhone.

Em um reel, a conta oficial da Samsung no Reino Unido ironizou dizendo que seus celulares sempre respeitam os alertas dos usuários, com o texto “Fique tranquilo, nossos alarmes disparam”. A legenda do vídeo diz: “Os usuários Samsung acordaram na hora hoje“.

A zoação ocorreu por causa de um problema que os usuários da Apple estavam relatando que os alarmes dos iPhones não estavam funcionando e atrapalhando a rotina deles.

Há brincadeiras mais antigas, como o fato de donos de iPhone precisarem sempre buscar uma tomada por terem uma bateria de menor duração, assim como um comentário feito pela Samsung em um vídeo sobre o ecossistema dos smartphones da Apple ser fechado demais.

Custos com o 5G causam queda no lucro líquido da Brisanet no 1T24

Nesta quarta-feira (15), a Brisanet divulgou seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre do ano, onde reportou um lucro líquido de R$ 20,1 milhões, o que representa um recuo de 20,1% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 25,2 milhões. Essa redução é reflexo dos investimentos e desafios que o provedor enfrenta para expandir suas operações móveis.

O Ebtida, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês, foi de R$ 141,3 milhões, avançando 1,4% na comparação anual. No entanto, a margem ajustada caiu 5,5 pontos, passando de 47,7% do primeiro trimestre de 2023 para 42,2% no primeiro trimestre de 2024.

De acordo com a Brisanet, “os custos e despesas associados ao segmento móvel” afetou os indicadores financeiros, mas a empresa espera que “esses investimentos se traduzam em crescimento sustentável a longo prazo, à medida que a base de clientes continua a expandir”.

“Parte dos custos de operação são fixos e serão diluídos com o aumento gradativo da base de clientes”, afirma a operadora.

A receita líquida consolidada da telecom somou R$ 334,4 milhões no trimestre, uma alta de 14,4% no comparativo anual. O crescimento foi impulsionado pelo aumento da base de assinantes e pela expansão significativa das receitas B2B. 32,2 mil clientes foram adicionados à base fixa no trimestre. A receita bruta do serviço de banda larga foi de R$ 309,3 milhões no B2C, crescimento de 12,4%, enquanto que no B2B, foi uma alta de 26,6%, somando R$ 29,9 milhões entre janeiro e março.

Serviço móvel e internet fixa

Segundo o balanço, a empresa terminou o trimestre com cerca de 55 mil clientes de telefonia móvel. Embora não faça parte do balanço em questão, a telecom adiantou que em abril adicionou mais 23 mil usuários, totalizando uma base de 78 mil clientes.

O serviço 4G e 5G da Brasinet está disponível em 98 cidades, cobrindo cerca de 6 milhões de pessoas. “Seguindo o modelo de crescimento orgânico, que consideramos ser o mais eficaz, seguimos focados em expandir nossas operações e ativos para atender à demanda futura”, diz a Brisanet.

“Isso implica um aumento inicial nos custos e despesas. Uma parte significativa destes é de natureza fixa e à medida que conquistamos novos clientes e expandimos nossa base de receita, conseguimos gradualmente capitalizar essa alavancagem operacional”, complementa a empresa a respeito do serviço celular.

No fixo, a base de banda larga somou 1,324 milhão de clientes, mas atualmente está 1,333 milhão, após ter ganhado mais 9,1 milhões de assinantes em abril. O total de home passeds (casas passadas, isto é, residências que podem contratar o serviço) chegou a 7,021 milhão, crescimento anual de 8,7%.

Atualmente, a Brisanet conta com mais de 40 mil km de infraestrutura de backbone, mais de 280 data centers e mais de 77 mil km de cabos de FTTH (fibra até a casa). O serviço está presente em 158 cidades do Nordeste.

Restauração de serviço móvel no RS é parcialmente verdadeira, segundo a Abrint

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Nesta quarta-feira (15), após o anúncio de que os serviços de telefonia e internet móvel estavam estabelecidos em todas as cidades do Rio Grande do Sul, a Abrint e a Internetsul, entidades que representam os provedores regionais, aproveitaram para falar sobre a situação no estado e enaltecer o esforço de pequenos ISPs para a reconstrução do serviço.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da ABRINT, Mauricélio Oliveira Junior, diz que a informação de que a conectividade móvel foi restaurada em todo o estado atingido pelas chuvas é parcialmente verdadeira. “A qualidade não é boa. Há muitos problemas“, detalha.

“Embora o serviço tenha sido restabelecido, a qualidade da conexão via roaming ainda não atende as necessidades básicas da população, que continua insatisfeita”, afirmou o dirigente.

Para Mauricélio Oliveira Junior é preciso também destacar o trabalho que os provedores regionais têm feito para recuperar as redes, utilizando geradores, barcos e jet skis. “Eles têm mantido as redes operando mesmo em áreas alagadas. Graças a esses provedores, os serviços essenciais como abrigos, hospitais, escolas e órgãos públicos continuam funcionando“, completou.

Já a InternetSul contou que os provedores de diferentes localidades restauram mais de 50 postos de Bombeiros no RS. Ele explica que os ISPs são responsáveis por mais de 53,4% dos mercados de banda larga fixa no país. No Rio Grande do Sul, elas atendem quase 2 milhões de clientes, “o que reforça sua importância, principalmente neste momento em que estão fazendo milagres para restabelecer, em condições de guerra e em tempo recorde, a conectividade do Estado”.

A entidade, após um mapeamento, aponta que as cidades que recebem apoio necessário de ação emergencial dos provedores: Canoas, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Sapiranga, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos, Restinga Sêca, São Pedro do Sul, São Sepé, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Lagoa Vermelha, São Marcos, Taquara, Vacaria, Veranópolis, Camaquã, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Guaíba, Lajeado, Rio Pardo, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Taquari, Venâncio Aires, Vera Cruz, Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Viamão.

MCom e Telebras levam conectividade para maior abrigo do RS

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Nesta quarta-feira (15), o maior do Rio Grande do Sul, localizado na Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, em Canoas), que conta com 7 mil pessoas vítimas das enchentes que acontecem o estado nas últimas semanas, passou a contar com uma antena transportável da Telebras, empresa vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).

Foto: Divulgação

O equipamento de conectividade também foi instalado no abrigo do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre. As antenas contribuem para o projeto “Renascer é Preciso”, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A iniciativa é voltada para o cadastramento dos abrigados para o recebimento da segunda via de documentos, como certidão de nascimento, por exemplo.

Essa é uma parceria entre o MCom, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Telebras e do Tribunal de Justiça do RS, autor do projeto. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressalta a importância da comunicação para a situação crítica do estado.

“A comunicação viabiliza a realização de serviços básicos para a população, em especial em momento de crise como estamos vivendo no Rio Grande do Sul. Este trabalho conjunto com diversos órgãos federais e estaduais vai ajudar a trazer mais cidadania para as pessoas abrigadas no local”, diz Filho.

Outros abrigos do Rio Grande do Sul irão receber conectividade para apoiar o projeto, mas os detalhes ainda estão sendo definidos pelo Gabinete Integrado de Operações, que reúne o comando da Defesa Civil Nacional e Estadual, o Governo Federal, Forças Armadas, dentre outros.

Em Porto alegre, as antenas da Telebras estão vendendo Gabinete Integrado de Operações, o Gabinete do Governo Federal, o Centro Logístico da Defesa Civil do Estado e posto da Conab, e o Comando Militar do Sul, além do Ibama e da Empresa de Trens Urbanos (Trensurb). Já a Secretaria de Saúde do Estado conta com 8 pontos fornecidos pela empresa.

O posto da Conab em Canoas, no 3º Batalhão de Suprimentos de Nova Santa Rita, no 18º Batalhão de Infantaria Motorizada de Sapucaia do Sul, no hospital de campanha do Exército Brasileiro e na base avançada do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, localizados em Eldorado do Sul, também estão com conectividade.

Telefonia e internet móvel

Para acompanhar a situação dos serviços de telefonia e internet móvel, a Anatel passou a disponibilizar um painel com as informações das cidades que ainda estão com afetação devido às chuvas no RS. Lá é possível ver quais as opeadoras ainda estão com problemas no sinal móvel e em quais municípios.

Samsung anuncia doação de R$ 1 milhão para ajudar vítimas das enchentes no RS

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A Samsung anunciou um pacote de doações para ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Além de recursos financeiros, com a doação de R$ 1 milhão para ONGs que já estão trabalhando na região, fornecendo “água, alimentos e outras necessidades básicas, como itens de higiene pessoal“, a marca vai oferecer serviços gratuitos da empresa.

De acordo com uma publicação no LinkedIn, HS Jo, presidente e CEO da Samsung na América Latina, a sul-coreana oferecerá serviços gratuitos em suas lojas, como a recuperação de eletrônicos danificados e lavagem de roupas em zonas específicas montadas em abrigos. “Nosso coração está com as famílias e todos os afetados pelas devastadoras enchentes“, expressou o executivo em seu post.

“Apoiamos inabalavelmente o povo do Rio Grande do Sul durante este momento desafiador. Eles enfrentam uma devastação sem precedentes devido a fortes chuvas e inundações massivas”, diz HS Jo.

A Samsung ainda vai fornecer carregadores para celulares sem bateria, essenciais para comunicação com amigos e parentes, e geladeiras para ajudar no armazenamento e na logística de entrega de donativos.

As 115 lojas físicas da Samsung pelo Brasil serão transformadas em postos de doação. Os funcionários de várias unidades da marca no país foram mobilizados para participar ativamente da iniciativa, incluindo os escritórios de São Paulo, as fábricas de Campinas e Manaus, e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Jo ressaltou que estão usando toda capilaridade da Samsung no Brasil para apoiar os moradores do Rio Grande do Sul. “A situação é grave e devemos nos unir para apoiar os afetados”, concluiu.

Dell

Desde a semana passada que as instalações da Dell em Eldorado do Sul (RS) estão sediando o Gabinete de Incidentes da cidade, fornecendo o espaço físico e a infraestrutura. No gabinete estão diversos órgãos públicos, Brigada Militar, Forças Armadas, Defesa Civil e Prefeitura, entre outros.

Além disso, a empresa também doou laptops para atendimento às vítimas, itens emergenciais, alimentação e combustível para as equipes de resgate. “A Dell tem relação profunda com a cidade e com o Rio Grande do Sul e reforça que se solidariza com as vítimas dessa terrível tragédia que atinge o estado e está totalmente empenhada em contribuir com a Defesa Civil para atender a população, o que continua sendo uma prioridade neste momento”, diz a assessoria da empresa.

Apple lança oficialmente o iOS 17.5, mas usuários relatam ‘bug’; entenda

Nesta semana, a Apple lançou oficialmente o iOS 17.5, versão atualização do sistema operacional dos iPhones, trazendo mudanças com novos recursos, como detecção de rastreamento multiplataforma para usuários do iPhone, além da abertura do seu ecossistema na App Store para mais lojas de aplicativo, uma exigência da União Europeia.

Foto: Mac Magazine

Entretanto, o sistema operacional veio com uma alteração, ou falha, que a Apple e os seus usuários não esperavam. De acordo com alguns relatos, o iOS 17.5 veio com um bug que ressuscita arquivos como fotos e imagens que foram excluídas permanentemente do sistema.

Os usuários relataram o bug numa thread no Reddit, afirmando que começou a aparecer após a atualização dos seus dispositivos para o iOS 17.5. De acordo com o usuário que abriu o tópico, ao abrir uma pasta para enviar uma foto para um amigo em uma conversa, ele percebeu o aparecimento de fotos que já tinham sido deletadas há muito tempo.

Após o relato, outros usuários começaram relatar os mesmo problema. Um diz: “O mesmo aqui. Eu tenho quatro imagens de 2020 que continuam reaparecendo como as últimas imagens enviadas para o iCloud. Eu as deletei repetidamente”, disse ele. Outros usuários relataram que até mensagens de voz antigas retornam após a atualização.

Conforme o comportamento padrão do App Fotos, quando uma pessoa exclui uma imagem do iPhone, a exclusão não ocorre de imediato. Os arquivos ficam armazenados na seção “Apagados” e permanecem lá por 30 dias, e após esse período devem ser excluídos para sempre. Esse bug está fazendo com que fotos que foram excluídas anos atrás reapareçam.

No momento não há confirmação da Apple sobre o problema ou se será resolvido com uma atualização de software.

Novidades no iOS 17.5

Um dos destaques desta atualização é o novo sistema de alerta cross-OS para rastreadores Bluetooth indesejados, desenvolvido em colaboração com o Google. Com ele, é possível aumentar a segurança e a privacidade dos usuários, detectando dispositivos Bluetooth não autorizados.

Entre as outras novidades estão a opção de Estado de Reparo, onde o usuário pode manter seu iPhone com o recurso Buscar ativado ao enviar seus dispositivos para reparo. Traz também um novo offline para os usuários do Apple News+, permitindo o acesso ao feed Hoje e à guia News+ sem conexão com a internet.

A atualização abriu seu ecossistema, conforme exigência da UE, para que desenvolvedores tornassem possível a instalação de aplicativos a partir da web, em algumas circunstâncias.

AXXEL Telecom expande serviço de internet com Wi-Fi Mesh no Paraná

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A AXXEL Telecom, provedora de internet banda larga, está expandindo sua cobertura de internet com Wi-Fi Mesh para mais de 50 cidades do Paraná. A tecnologia vai levar conexão instável e rápida em todos os cantos das residências ou empresas dos clientes.

Foto: Freepik

De acordo com a empresa, essa expansão demonstra o compromisso da AXXEL Telecom em oferecer um serviço de qualidade e inovador para seus clientes. Além disso, a empresa está sempre investindo em novas tecnologias e infraestrutura para garantir a satisfação de seus usuários, assim como em treinamento de seus colaboradores e em tecnologia de ponta para garantir a satisfação de seus clientes.

Por meio do Wi-Fi Mesh, que funciona através de uma rede de pontos de acesso que se comunicam entre si, garante ao cliente uma cobertura uniforme e sem interferências. Permitindo que os usuários desfrutem de uma conexão de alta velocidade em todos os ambientes, mesmo em locais mais afastados do roteador principal.

A AXXEL Telecom conta com seu serviço de internet por fibra óptica até a casa do cliente (FTTH – Fiber To The Home) em 20 estados, incluindo capitais e grandes centros urbanos de todo o país. No Paraná, a operadora está presente nas principais cidades como Curitiba, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

Com a expansão de sua cobertura para 180 cidades em todo o país, a AXXEL reafirma seu compromisso em levar internet de qualidade para cada vez mais brasileiros, contribuindo para a inclusão digital e o desenvolvimento tecnológico do país. A empresa segue em constante crescimento e planeja continuar expandindo sua atuação para oferecer um serviço de excelência a um número cada vez maior de usuários.

Felipe Scandelari, diretor Comercial da AXXEL Telecom, acredita que “a fibra óptica não é apenas uma opção de conectividade, mas sim uma solução que pode impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida de toda a comunidade”.

“Estamos ansiosos para continuar a expandir nossa rede e levar os benefícios da fibra óptica para ainda mais pessoas e esperamos que mais pessoas e empresas se juntem a AXXEL nesta jornada rumo a um futuro mais conectado e digital”, completa Felipe Scandelari.

A AXXEL Telecom disponibiliza planos com com velocidades de até 500 Mega por R$ 109,90/mês, de 600 Mega por R$ 119,90/mês e de até 1.000 Mega/1 Giga por apenas R$ 169,90/mês. O consumidor ainda conta com as opções de pagamento em débito ou cartão de crédito.

Plano com anúncios da Netflix atinge 40 milhões de usuários ativos

Nesta quarta-feira, a Netflix divulgou que seu plano suportado por anúncios atingiu um marco significativo, contando com 40 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Este número representa um aumento notável de 5 milhões em relação ao ano anterior.

Netflix

Esta conquista é indicativa do sucesso da estratégia da empresa para atrair novos usuários ao oferecer um plano mais acessível, que inclui anúncios. Essa expansão da base de usuários ressalta a capacidade da Netflix de adaptar seus serviços para atender às demandas diversificadas do mercado, ao mesmo tempo em que amplia sua presença global.

Neste período de intensa competição entre as empresas de streaming, caracterizado pela introdução de pacotes conjuntos com concorrentes para manter os assinantes, a Netflix registrou um notável aumento. Desde o lançamento da assinatura com anúncios em novembro de 2022, a empresa afirmou que 40% de todas as inscrições provêm desses planos nos países onde estão disponíveis.

Este dado demonstra o impacto positivo da estratégia de oferecer opções mais acessíveis e adaptadas às preferências dos consumidores, em meio ao cenário competitivo do mercado de streaming.

No último trimestre, um marco significativo foi alcançado no setor de streaming: pela primeira vez, a maior parte das adições brutas de assinantes originou-se de planos suportados por anúncios, conforme revelado por dados fornecidos pela empresa de pesquisa Antenna nesta semana.

Esta mudança indica uma crescente preferência dos consumidores por opções de assinatura mais acessíveis, mesmo que isso signifique a inclusão de anúncios durante a reprodução de conteúdo.

Além disso, a Netflix anunciou seus planos de lançar uma plataforma interna de tecnologia de publicidade até o final de 2025.

Essa iniciativa sugere que a empresa está buscando capitalizar ainda mais o potencial da publicidade dentro de sua plataforma, possivelmente oferecendo oportunidades de segmentação mais precisas e personalizadas para os anunciantes, ao mesmo tempo em que busca maximizar sua receita.

Hoje cedo, como parte das novas estratégias de crescimento da empresa, a Netflix anunciou que transmitirá dois jogos da NFL no dia de Natal deste ano, como parte de seus esforços contínuos para incluir mais programação ao vivo em seu serviço de streaming.

Nokia lança o ‘tijolão’ com 4G e outras tecnologias; veja como funciona

A HMD Global, a empresa que gerencia a marca Nokia, decidiu relançar nesta ano uma versão atualizada de um dos modelos clássicos da Nokia, conhecido como “tijolão”, o Nokia 3210, que foi um marco na telefonia móvel dos anos 90.

Essa iniciativa tem como objetivo comemorar os 25 anos de história desse icônico aparelho, que foi originalmente lançado em 1999. O relançamento desta versão especial do Nokia 3210 traz uma mistura de nostalgia e modernidade, permitindo que os usuários revivam a experiência única que o dispositivo proporcionava, enquanto também desfrutam de algumas atualizações tecnológicas.

Embora mantenha seu visual retrô e o icônico jogo da cobrinha, o Nokia 3210 passou por uma atualização para se alinhar mais aos celulares contemporâneos da empresa. Entre as mudanças, destaca-se a inclusão do suporte para conectividade 4G, o que permite uma navegação mais rápida na internet e uma melhor experiência em aplicativos.

Além disso, agora os usuários podem acessar o YouTube diretamente do dispositivo, ampliando suas opções de entretenimento e conectividade.

Aqui estão algumas das características do aparelho atualizado:

  • Design retrô de 1999;
  • bateria de 1.450 mAh², pode durar dias com até nove horas e meia de uso;
  • jogos retrô;
  • câmera traseira de 2 megapixels;
  • lanterna;
  • rádio FM;
  • conectividade 4G;
  • bluetooth 5.0;
  • acesso aos Shorts do YouTube.

Essa novidade da Nokia já está à venda por 79 euros (aproximadamente R$ 485). Até o momento não há novidades sobre a venda no aparelho no Brasil. Embora tenha sido divulgado o produto, feito o lançamento e já exista venda lá fora, não notícias da chegada do relançamento especial do “tijolão” para os lados de cá.

Portanto, caso algum brasileiro tenha interesse será necessária a importação. Ou seja, efetuar a compra em alguma loja internacional certificada e lidar com as taxas de importação para ter o novo-velho celular em mãos.