24/05/2024

Telefonia e internet já estão funcionando em todas as cidades do RS

‘Isso significa que nenhum município está 100% desconectado’, afirma Hermano Barros, secretário de Telecomunicações; saiba mais.

Após dias de operações intensas do Governo Federal com os órgãos governamentais e empresas de telecomunicações, os serviços de telefonia móvel ou internet banda larga foram restabelecidos em todas as cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com o secretário de Telecomunicações, Hermano Barros, não há nenhum município que esteja sem algum tipo de conectividade em funcionamento.

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A informação foi dada durante a 10ª reunião da Sala de Situação realizada nesta terça-feira (14) pela Casa Civil da Presidência. “Isso significa que nenhum município está 100% desconectado”, afirmou Barros. Além disso, houve a redução do número de cidades que estão parcialmente afetadas. “Diminuiu também o número dos municípios que estavam parcialmente afetados, de 150 para 125, e já chegamos a 372 municípios sem qualquer problema“, contou Hermano Barros.

Entretanto, o trabalho em auxiliar os afetados pelas enchentes continua. Segundo o secretário, hoje (15), o Ministério das Comunicações e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional iniciam a instalação de internet nos abrigos.

Todos os abrigos terão o serviço de conectividade instalado. O abrigo da Ulbra é o maior do Estado, com cerca de sete mil pessoas acolhidas. “O primeiro abrigo a ter a conectividade por wi-fi gratuita garantida será o que está instalado no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na cidade de Canoas“, disse.

De acordo com os dados do Painel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no último boletim desta quinta-feira (14), 372 cidades já estavam com os serviços 100% restabelecidos, enquanto que 125 ainda estão com afetação parcial. São aqueles que estão com um dos dois serviços ainda em processo de restabelecimento.

Dentre as operadoras, a TIM está sem sinal móvel em 30 municípios, enquanto que a Vivo está sem cobertura em 7 cidades e a Claro (0). Com a afetação parcial, a Vivo está trabalhando para normalizar o serviço em 50 municípios, a TIM em 57 e a Claro em 16 cidades.

ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários