29/05/2024

Restauração de serviço móvel no RS é parcialmente verdadeira, segundo a Abrint

Entidades que representam os provedores regionais ressaltam os esforços que os ISPs têm feito para recuperar as redes; saiba detalhes.

Nesta quarta-feira (15), após o anúncio de que os serviços de telefonia e internet móvel estavam estabelecidos em todas as cidades do Rio Grande do Sul, a Abrint e a Internetsul, entidades que representam os provedores regionais, aproveitaram para falar sobre a situação no estado e enaltecer o esforço de pequenos ISPs para a reconstrução do serviço.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente da ABRINT, Mauricélio Oliveira Junior, diz que a informação de que a conectividade móvel foi restaurada em todo o estado atingido pelas chuvas é parcialmente verdadeira. “A qualidade não é boa. Há muitos problemas“, detalha.

“Embora o serviço tenha sido restabelecido, a qualidade da conexão via roaming ainda não atende as necessidades básicas da população, que continua insatisfeita”, afirmou o dirigente.

Para Mauricélio Oliveira Junior é preciso também destacar o trabalho que os provedores regionais têm feito para recuperar as redes, utilizando geradores, barcos e jet skis. “Eles têm mantido as redes operando mesmo em áreas alagadas. Graças a esses provedores, os serviços essenciais como abrigos, hospitais, escolas e órgãos públicos continuam funcionando“, completou.

Já a InternetSul contou que os provedores de diferentes localidades restauram mais de 50 postos de Bombeiros no RS. Ele explica que os ISPs são responsáveis por mais de 53,4% dos mercados de banda larga fixa no país. No Rio Grande do Sul, elas atendem quase 2 milhões de clientes, “o que reforça sua importância, principalmente neste momento em que estão fazendo milagres para restabelecer, em condições de guerra e em tempo recorde, a conectividade do Estado”.

A entidade, após um mapeamento, aponta que as cidades que recebem apoio necessário de ação emergencial dos provedores: Canoas, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Sapiranga, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos, Restinga Sêca, São Pedro do Sul, São Sepé, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Lagoa Vermelha, São Marcos, Taquara, Vacaria, Veranópolis, Camaquã, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Guaíba, Lajeado, Rio Pardo, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Taquari, Venâncio Aires, Vera Cruz, Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Viamão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários