28/04/2024

X (ex-Twitter) perde mais de 70% de valor de mercado com Elon Musk

Gestora de fundos de investimento Fidelity reduziu a avaliação de suas ações da X Holdings, empresa que detém o controle da rede social.

Desde que decidiu comprar o X (antigo Twitter), o Elon Musk enfrentou uma crise econômica na rede social, desde a perda dos patrocinadores à queda de valor no mercado. Ao longo do tempo, a plataforma perdeu mercado e valor, que atualmente vale menos de um terço (US$ 14,6 bilhões, ou R$ 71,3 bi) do preço pago pelo bilionário de US$ 44 bilhões, ou R$ 215 bilhões, segundo o site Axios.

Acontece que a gestora de fundos de investimento Fidelity reduziu a avaliação de suas ações da X Holdings, empresa que detém o controle da rede social X. A redução foi de mais de 11% no valor de sua participação no X até o final de novembro. A Fidelity foi a empresa que ajudou Elon Musk a comprar a antiga Twitter.

Na nova classificação, a rede social teria uma valor de mercado 71,5% menor que no momento da compra. A cifra diz respeito ao fim de novembro de 2023, já que a Fidelity faz as avaliações com atraso de um mês. Em relação ao mês anterior, houve um tombo de 10,7%.

De acordo com site Axios, essa queda se liga ao episódio em que, durante uma entrevista na TV, Elon Musk foi questionado sobre o boicote de anunciantes ao X, após comentários antissemitas. A resposta dele foi direta: “Vão se f****”.

Logo no primeiro mês da compra do Twitter, a Fidelity avaliou negativamente a rede social, mas o valor se manteve estável ou levemente positivo durante os primeiros meses de 2023. No entanto, em seguida, as estimativas da companhia de fundos de investimento começaram a cair.

Elon Musk comprou o Twitter no final de outubro de 2022, por determinação da Justiça, pois tinha desistido do negócio. Logo em seguida à compra, ele iniciou uma série de mudanças abruptas, desde demissões drásticas e fechamento de escritórios internacionais até a alteração das políticas de moderação e do sistema de verificação da plataforma.

Seu movimento fez muitos anunciantes tirarem seus anúncios da rede social, afetando a receita de vendas de anúncios de 2023. De acordo com a Bloomberg News no mês passado, a receita do Twitter com publicidade é estimada em US$ 2,5 bilhões (R$ 12,2 bi), muito abaixo da taxa anterior de aproximadamente US$ 1 bilhão por trimestre (US$ 4 bilhões anuais, ou R$ 19,5).

O Axios observa que a Fidelity não tem necessariamente muitas informações privilegiadas, se é que tem alguma, sobre o desempenho financeiro de X, apesar de ser acionista da empresa privada. Outros acionistas podem avaliar suas ações X de forma diferente.

Entretanto, o próprio Elon Musk já declarou que, em setembro de 2023, reconheceu a queda no valor de mercado de US$ 40 bilhões da rede social. Ou seja, a plataforma estaria valendo US$ 4 bilhões, perante os US$ 44 bilhões pagos.

FonteFolha
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários