Lançamento simultâneo nos cinemas e streaming se provou uma boa estratégia; entenda o motivo.
Imagem: Divulgação Warner Bros.
Nos últimos dias, assinantes do Disney+ e HBO Max acompanharam a estreia dos filmes Mulher-Maravilha 1984 e Soul nas respectivas plataformas.
Ambos configuram uma estratégia inédita para as empresas, já que foram feitos com orçamentos astronômicos e no objetivo de lucrar com bilheteria nos cinemas.
O ponto fora da curva foi, obviamente, a pandemia do coronavírus que fez duas gigantes do entretenimento unirem o útil ao agradável.
Com as produções paralisadas, filmes tiveram lançamentos cancelados nos cinemas ou estratégias híbridas, com lançamento nos dois.
Se perde de um lado, ganha no outro. Os títulos se tornaram estratégicos para alavancar o número de assinantes de ambas as plataformas e enfrentar a enxurrada de novidades mensais e originais da Netflix.
E a estratégia deu certo. Em apenas três dias, o HBO Max ganhou cerca de 554 mil assinantes e teve um recorde de 244 mil downloads em um único dia.
Operadora mineira foi ao CADE, que já anunciou um inquérito para apurar irregularidades concorrenciais no consórcio formado por Vivo, TIM e Claro.
Imagem: Ilustração Pixabay
Se depender da concorrência, a compra da Oi Móvel pelo consórcio formado pela Claro, TIM e Vivo não será tão fácil. A Algar Telecom já se manifestou contra a aquisição.
Tanto é que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu um processo administrativo junto com o Ministério Público Federal.
A ideia é que irregularidades concorrenciais sejam investigadas na compra que deve movimentar um valor de R$ 16,5 bilhões para os cofres da Oi.
É uma medida que se baseia na representação apresentada pela Algar Telecom, que além de ser uma concorrente no mercado, foi uma das interessadas no negócio.
Seria dessa forma que a Algar Telecom poderia ter uma participação nos ativos, caso o consórcio formado por TIM, Vivo e Claro seja obrigado a ofertar parte dos ativos.
No entanto, nada a respeito é confirmado ou comentado pela empresa.
Assinaturas são canceladas sem qualquer aviso prévio, mesmo que o assinante esteja com o cartão de crédito ativo e com limite.
De acordo com reclamações no Twitter, usuários que contrataram o Disney+ por meio do Mercado Livre estão sendo surpreendidos com o cancelamento de suas assinaturas sem qualquer aviso prévio.
Entretanto, alguns assinantes que contrataram o plano semestral ou anual tiveram as suas contas canceladas ao fim do primeiro mês, mesmo que o cartão de pagamento esteja ativo e com limite disponível.
Além disso, o usuário não consegue assinar novamente o mesmo pacote promocional, uma vez que o benefício “já foi utilizado”.
Pilantrinha esse @MercadoLivre / @MercadoPagoBR cancelou Minha @DisneyPlusBR depois de ter me cobrado e ainda por cima dizem que o motivo do cancelamento foi por falta de pagamento, uns safadinhos. Agora perdi meu desconto, parece até que fazem de pilantragem mesmo 😡
Em nota, o Mercado Livre afirmou que o problema é pontual e que afetou uma pequena parcela de assinantes.
A empresa também diz que está buscando uma solução para a falha e que em breve os usuários afetados receberão uma comunicação por e-mail com informações sobre como fazer uma nova assinatura.
Já o Disney+ recomenda que os usuários que enfrentaram problemas de contas ou cobrança procurem o atendimento ao cliente do Mercado Livre.
Órgão pretende examinar se existem irregularidades no consórcio formado pela Vivo, TIM e Claro.
O Ministério Público Federal (MPF) junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pretende analisar o leilão de ativos móveis da Oi (OIBR3/OIBR4), ocorrido no último dia 14 de dezembro.
A ideia é investigar se existem irregularidades concorrenciais no consórcio formado pelas operadoras Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Claro.
O procedimento administrativo pretende acompanhar possíveis impactos na concorrência no setor de telecomunicações.
Programação vai estar disponível a partir do pacote básico ‘MIX’.
A partir desta quarta-feira, 30, o canal Gloobinho, do Grupo Globo, estreia na Claro.
O canal é uma versão do Gloob voltado para crianças em período pré-escolar, entre 2 e 5 anos de idade.
No conteúdo estão produções nacionais e internacionais que estimulam conceitos como amizade, colaboração e afeto.
Entre os destaques estão “Clube da Anittinha”, “Baby Riki”, “Dusty & Mop”, “Os irmãos gêmeos Yo Yo”, “Tina & Tony”, “Ring, Zip, Stella e Sun”, “Senninha” e “Origanimais”.
Oi aposta na customização e em tendências do mercado para se tornar relevante no concorrido mercado de serviços de streaming.
Seguindo o exemplo da SKY, Claro e Vivo, a Oi também lançou a sua própria plataforma de streaming, o Oi Play.
Apesar de ainda não possuir uma grande variedade de conteúdo, o serviço se destaca, principalmente, pela possibilidade de customização de pacotes.
A plataforma também está alinhada com as novas tendências do mercado, como a oferta de canais ao vivo, aluguel de conteúdos e a possibilidade de contratação por usuários que não têm vínculo com a TV Paga.
Além disso, com o desmembramento da Oi e a posterior venda de ativos, é esperado um potencial crescimento do Oi Play, com a companhia aumentando os investimentos no serviço.
O Oi Play está disponível em três planos de assinatura.
No Básico, o usuário paga R$ 6,90por mês e tem acesso ao “Coleção Oi”, um canal on demand com uma seleção de clássicos do cinema, séries e desenhos.
O pacote também oferece acesso aos canais ao vivo da Band, Record News, CNN Brasil, TV Cultura, TV Rá-Tim-Bum, Prime Box Brazil, Music Box Brazil, Travel Box Brazil, FashionTV e Fish TV.
No pacote Avançado, por R$ 19,90/mês, além do “Coleção Oi”, o usuário tem acesso aos conteúdos do Paramount+ e do Discovery Kids Play.
Já nos canais ao vivo, além dos disponíveis no pacote básico, também estão inclusos o Paramount Network, MTV, Nick Jr., Nickelodeon e Comedy Central.
Finalmente, o plano Top, com valor de R$ 49,90mensais, possui os mesmos conteúdos do pacote anterior, mas adicionando o conteúdo on demand do HBO Go, incluindo séries, filmes e documentários originais do canal HBO.
Todos os planos do Oi Play oferecem um período de degustação gratuito de 30 dias.
Além disso, os conteúdos podem ser assistidos em até duas telas ao mesmo tempo em dispositivos iOS ou Android.
Home do Oi Play
Troca de Plays
Um grande diferencial do Oi Play em relação aos outros serviços de streamings é o conceito de “plays”, uma espécie de moeda de troca dentro da plataforma que permite customizar o acesso aos canais.
O plano Básico oferece todos os meses 5 plays, o Avançado 35 plays e o Top 85 plays.
Por exemplo, em um determinado mês pode-se utilizar os plays disponíveis para adquirir os conteúdos do Cartoon Network Já (15 plays), e no mês seguinte trocar pelo El Plus (20 plays).
Isso permite que o usuário tenha acesso a conteúdos extras que não estão disponíveis no pacote contratado.
Opções disponíveis para troca de plays
Contratação do Oi Play
A plataforma pode ser contratada por qualquer usuário, mesmo que ele não tenha vínculo com algum plano de TV por assinatura.
Para assinar, basta seguir o seguinte passo a passo:
1º Acesse o site “oiplay.tv”. 2º Clique no botão “Grátis por 30 dias! Clique Aqui” no topo da tela ou em “Assine Já” no menu de usuário. 3º Selecione um dos planos disponíveis e clique no botão “Experimente”. 4º Em seguida, basta informar os dados pessoais, do cartão de crédito e confirmar a assinatura.
Clientes Fibra, TV ou Pós da operadora têm acesso aos planos do Oi Play gratuitamente, dependendo do serviço e plano contratado.
Por exemplo, assinantes do plano de 200 Mbps da banda larga fixa da operadora têm acesso gratuito ao pacote Oi Play Básico.
Exemplos de filmes da Coleção Oi
Catálogo
O usuário que contrata a plataforma tem acesso aos conteúdos sob demanda da aba “Coleção Oi”.
A biblioteca contém uma boa curadoria de filmes clássicos e de sucesso, entretanto, boa parte deles são um pouco antigos, como “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros“, “Jogo de Poder“, “Separados pelo Casamento“, “Os 12 Macacos“, entre outros.
Na parte de séries é possível assistir “House“, “Heroes“, “Lei & Ordem“, “Luther“, “The Office” e “Parks and Recreation“, por exemplo.
Ao todo, a Coleção Oi reúne 315 filmes, 42 séries e 72 títulos infantis.
Do canal Paramount+ são 60 séries, como “O Conto da Aia“, “For Life“, “Flack“, “Yellowstone“, por exemplo.
Já da HBO são 171 títulos, incluindo “Game of Thrones“, “Westworld” e “Watchmen“.
Na aba “Pra Alugar” é possível encontrar conteúdo mais atual, como os filmes “State of Mind“, “Clemência” e “Brinquedos de Terror“.
Uma opção inovadora da plataforma são os cursos para locação, com títulos voltados para melhorar habilidades profissionais ou gestão de negócios, como liderança, como falar em público ou inteligência emocional.
A ideia é que com a venda dos ativos, seja celebrado um acordo com a empresa vencedora do leilão para que a operadora continue com os contratos atuais de conteúdo/programação.
Com isso, a operadora poderá reduzir os seus custos significativamente e, ao mesmo tempo, concentrar os investimentos no Oi Play, um serviço que tem expectativa de crescimento e que pode ser vendido atrelado ao Oi Fibra, o carro-chefe da empresa.
Ao menos foi o que disse Estanislau Bassols, CEO da marca, em entrevista recente.
Segundo o executivo, a corrida das operadoras Claro, TIM e Vivo pelo 5G é uma abertura de oportunidade para a SKY, que poderá combinar fibra e conectividade de quinta geração.
Para Bassols, é uma distração colaborativa para a que a empresa consiga atender operadoras e provedores com o app de vídeo sob demanda SKY Play, que também tem canais ao vivo.
Já em relação aos milhares de provedores regionais, que não param de crescer, o CEO vê parceiros em potencial.
Afinal, é uma oportunidade para alcançar todos os rincões do país.
O recente DirecTV Go, também comandado por Estanislau Bassols, é uma empresa independente, mas chega para atender centros urbanos.
São localidades em que os consumidores querem riqueza de telas e mais facilidade.
É uma combinação entre IPTV e VOD capaz de colocar a AT&T/Vrio na disputa contra os serviços da Netflix, Globoplay, Amazon Prime Vídeo, Disney+ e outros.
Por sinal, a novidade surgiu como uma alternativa para os clientes que deixaram a SKY.
Será que, futuramente, os pacotes de TV por assinatura da empresa vão surgir combinados com a fibra óptica das regionais? O tempo dirá!
Agora, os moradores também poderão conferir a programação local pelo Globoplay, junto com todo o conteúdo da TV Globo.
Para acessar a funcionalidade, basta ir até o menu do aplicativo (ou no site) e clicar em “Agora na Globo”.
O carregamento da transmissão é automático, assim como a entrada da afiliada que cobre a região de acesso.
A inclusão de regionais no streaming segue até mesmo acelerada pelo Grupo Globo, que iniciou suas atividades com oferta de TV aberta ao vivo para poucas cidades.