19/12/2025
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Twitter suspende contas de jornalistas que falam sobre Elon Musk

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A era de Elon Musk no Twitter segue dando o que falar! Agora a rede social suspendeu as contas de jornalistas que já fizeram reportagens sobre o CEO da plataforma. Com isso, profissionais de vários jornais como CNN, Washington Post e  New York Times tiveram contas suspensas. 

Elon Musk

Normalmente as contas são banidas no Twitter, ou em qualquer outra rede social, quando há violação das regras. Porém, não foram esclarecidas quais regras esses jornalistas burlaram. 

Explicação de Elon Musk e do Twitter

A maioria dos perfis foram suspensos ontem à noite, 15, e segundo o que Elon Musk publicou na sua conta do Twitter, está havendo relação com o fato de ter sua localização exposta por um usuário. 

Além disso, um porta-voz da rede social afirmou para o site The Verge que a suspensão estava relacionada ao compartilhamento em tempo real da localização, confirmando o que Musk disse. 

Um porta-voz do The New York Times disse que essas suspensões foram questionáveis e infelizes. E também disse que não houve nenhuma explicação do que aconteceu de fato. 

Já a CNN disse que foi uma suspensão impulsiva, sem justificativa. E ainda afirmou que o silenciamento de repórteres é preocupante, mas não surpreende em nada. A emissora também pediu uma explicação ao Twitter e disse que vai reavaliar o relacionamento com a rede social de acordo com a resposta que tiverem. 

Musk não fez nenhum comentário direto sobre as suspensões, mas postou as seguintes palavras: 

“Me criticar o dia todo não tem problema, mas divulgar minha localização em tempo real, colocando minha família em perigo, tem.”

A Chefe de confiança do Twitter, Ella Irwin, reafirmou para o The Verge que toda essa situação está ligada ao compartilhamento da localização de terceiros em tempo real, seja diretamente ou por links. 

Segundo ela, a rede social adotou essa regra na última quarta-feira. E disse também que vai haver suspensão de todas as contas que estiverem de encontro com as regras da rede social. 

E acrescentou que: “Não fazemos exceções a esta política para jornalistas ou quaisquer outras contas”.

Anatel prorroga implantação de plataforma que identifica telemarketing ativo

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O prazo de implantação de identificação de chamada de telemarketing ativo foi adiado pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Agora as prestadoras de serviços de telecomunicações têm até o dia 17 de janeiro de 2023 para ajustar isso.

Ilustração de uma pessoa que trabalha em telemarketing ativo

Segundo as últimas determinações da Anatel, as teles devem disponibilizar na internet, em conjunto, em um ambiente que seja possível o cidadão interessado na consulta identificar o titular de determinados códigos de acesso do STFC e do SMP, quando for pessoa jurídica. 

Essa prorrogação aconteceu principalmente por causa da reivindicação da ABR Telecomunicações, instituição que administra o sistema informatizado de numeração (EASI) e que trabalha apoiando e dando consultoria par a Anatel na gestão de números. 

Segundo a instituição, é preciso um esforço especial para implantar a nova ferramenta e esse trabalho prevê o uso de 35 dias. 

Além disso, a Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal), afirma que algumas associadas têm dados de clientes distribuídos por produtos e serviços contratados. Isso reflete em rotinas complexas em Data Warehouse (DW), o que leva a um trabalho maior para coletar dados de todas as plataformas e sistemas. 

Essa mesma instituição também disse que no final do ano os sistemas de Tecnologia da Informação são paralisados para atender demandas de vendas e usuários em geral. Com isso, foi necessário pedir uma prorrogação para a Anatel. 

Outras empresas também pediram para adiar o prazo máximo da implantação de identificação de chamada de telemarketing ativo: Agera Telecomunicações, Agil Comercial do Brasil, Americanet, Big Telco Telecomunicações, Brasilfone Telecomunicações, Cambridge Telecomunicações, Claro, Datora, Eai Telecomunicações, Flux Tecnologia, GT Group Internacional, Hoje Sistemas de Informática, Itelco Telecomunicações, Pontal Telecomunicações, Rota Brasil, Spin Telecomunicações, Tarifar Telecom, Telefônica, Telexperts Telecomunicações, TIM, Transit do Brasil, TVN Nacional, Vonex Telecomunicações, Algar e Oi.

Telebras e Exército fazem acordo para integrar rede óptica na Amazônia

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Na última quarta-feira (14), a Telebras e o Exército assinaram um Termo de Cooperação Técnica para a integração de infraestrutura óptica do Projeto Amazônia Conectada (PAC), como parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), onde irão usar fibras ópticas mútuas instaladas na Amazônia, com o objetivo de otimizar a operação e a sustentabilidade econômica da região.

Segundo comunicado sobre o termo de cooperação, está previsto no acordo o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica, enquanto o Exército Brasileiro passa a contar com a rede de fibras ópticas da empresa naquela área para aperfeiçoar as comunicações estratégicas de interesse da Defesa Nacional.

De acordo com a Telebras, “o acordo não implicará em transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes”. No entanto, caberá à empresa gerir as instalações de fibras do Exército, assumindo a manutenção. Ou seja, a Telebras se encarregará da manutenção e operação de todas as infraestruturas terrestres de telecomunicações da rede subfluvial, atuando por meio do Centro Integrado de Gerenciamento de Rede, em Brasília.

O presidente da Telebras, Jarbas Valente, explica que “a iniciativa será significativa para ambas as partes, que contarão com redundância de rede na operação na região amazônica, além de ampliar recursos para promover a inclusão digital e políticas públicas na Amazônia Ocidental”.

O chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, general Jacy Barbosa Júnior, destaca que a parceria da Telebras com o Exército torna possível a ampliação da atuação na região amazônica. Segundo o general, agora terá mais uma forma de comunicação e “mais política pública para tornar o país maior, melhor e mais integrado”.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo presidente Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas Assumpção, da Telebras. Pelo Exército, quem assinou o acordo foi Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, e o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), General de Brigada Jacy Barbosa Júnior.

Deu ruim? Netflix devolve dinheiro para anunciantes do plano com anúncios

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Parece que o plano básico suportado por anúncios da Netflix não tem tido o desempenho esperado pela plataforma e isto está refletindo nos acordos firmados com as empresas publicitárias que investem na modalidade de assinatura.

Segundo um relatório do portal Digiday, o número de aquisição do pacote está abaixo do que era esperado. Mas se fosse apenas isso, poderia até ser considerado uma pequena dificuldade, mas acontece que muitos anunciantes estão solicitando reembolso à Netflix.

Alguns executivos afirmaram ao portal que a quantidade de anúncios entregues aos usuários são específicos de cada anunciante, mas em alguns, a plataforma entregou comerciais a apenas 80% do público contratado. “Eles não podem entregar. Eles não têm espectadores suficientes para entregar as propagandas. Então eles estão literalmente devolvendo o dinheiro”.

Para melhor entendimento, os negócios em volta do plano recém-lançado pela Netflix foram estruturados de forma diferente do modelo tradicional das redes de TV, onde pagam para entregar comerciais para um número de pessoas, e quando essa meta não é alcançada, novos anúncios são feitos no futuro para atender um mínimo de audiência.

No caso do serviço de streaming, o negócio funciona da seguinte forma: os anunciantes pagam apenas pelos espectadores que realmente veem os comerciais. Com isso, as empresas de publicidade pagam por determinado número de usuários, e se esse número não for alcançado, ela deve devolver a diferença paga a mais no final de cada trimestre.

Nem todos os anunciantes pediram pelos valores de volta, alguns solicitaram apenas que os investimentos fossem transferidos para o primeiro trimestre de 2023, uma vez que acreditam que o plano básico com anúncios terá maior crescimento.

“Houve várias maneiras de abordar metas de entrega ausentes, e os clientes desejam resolução de maneiras diferentes. Nem todo mundo quer dinheiro de volta no final do ano fiscal”, disse um executivo de uma agência de marketing.

Aquelas empresas que pediram o reembolso já estavam planejando novas campanhas de marketing específicas para o quarto trimestre e o período, e solicitaram o dinheiro para direcioná-lo para outras mídias.

RPN seleciona 12 empresas que irão gerir fibra óptica na Amazônia

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Nesta quinta-feira (15), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RPN) divulgou as 12 empresas que irão compor o Consórcio Aberto do Operador Neutro (ON) da Infovia 01 do Programa Norte Conectado, do Ministério das Comunicações (MCom), que irão operar, manter e explorar comercialmente, por 15 anos (prazo renovável), a infraestrutura de fibra óptica (backbone) pelo leito dos rios Amazônicos.

As 12 empresas foram: Telefônica, TIM, Claro, V.tal, Aquamar, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom, BR Fibra, Mobwire/DB3, Ozônio Telecom, PPLINK e Você Telecom. Além disso, há duas empresas qualificadas para integrar o consórcio em caso de desistências de algumas das selecionadas. São elas: Easytech e Manaós, nessa ordem.

A infraestrutura de fibra óptica liga Santarém (PA) a Manaus (AM), passando pelos municípios de Óbidos, Juriti, Oriximiná e Terra Santa, no Pará, Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. São, ao todo, 1.100 quilômetros de extensão.

Diretor de Projetos de Infraestruturas do Ministério das Comunicações, Marcus Arrais, explica que a Infovia 01 deve ser entregue em janeiro de 2023.

“As empresas têm até três meses para formar o Consórcio Aberto e assinar os Termos de Cessão para iniciar a operação. A Infovia 01 está sendo implantada e deve ser entregue até o final de janeiro. A nossa expectativa é que até março a infraestrutura já esteja à disposição das empresas para explorarem o serviço”.

Cada uma das consorciadas terão um par de fibra óptica, que suportam até 40 canais ópticos, cada um com capacidade de pelo menos 100 gigabits por segundo (Gbps), disponível para explorar comercialmente, o que poderá ser feito seja por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com outras operadoras e provedores.

Caberá às empresas instalar as próprias redes nas cidades, além de melhorar os serviços de telecomunicações prestados diretamente aos brasileiros, a infraestrutura de rede de alta velocidade também viabiliza redes metropolitanas que levam conexão a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, Unidades Básicas de Saúde e unidades do Poder Judiciário.

TIM garante o 1º lugar em duas categorias no Prêmio Reclame Aqui 2022

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A TIM Brasil levou o primeiro lugar em duas categorias do Prêmio Reclame Aqui 2022: “equipe de atendimento campeã” e “empresa que mais evoluiu”. Além disso, a operadora ainda ficou na segunda posição na categoria serviços de telecomunicação. Em sua 12ª edição, a premiação contabilizou mais de 17 milhões de votos e teve 1.166 empresas indicadas.

O Prêmio Reclame Aqui 2022 elegeu a empresa com destaque na evolução dos indicadores de reputação e performance da equipe de atendimento, que demonstrou maior esforço para solucionar as queixas registradas no site, que reconhece as empresas que prestam atendimento ao consumidor em todo o país.

Paulo Henrique Campos, diretor de Customer Operations da TIM Brasil, comemora os troféus e conta que a operadora tem o propósito de ser a mais querida do país.

“Estamos orgulhosos por essa conquista que vai de encontro ao nosso propósito de ser a operadora mais querida do Brasil. Temos somado esforços para priorizar a voz do consumidor e oferecer a melhor experiência aos nossos clientes em todos os canais de contatos. Nosso projeto no Reclame Aqui é recente, pioneiro e o prêmio reforça que estamos no caminho certo. Agradecemos a confiança de nossos clientes, pelos votos recebidos pelo público e ao nosso time de colaboradores”, afirma.

A TIM tem conquistado prêmios significativos no segmento. Em junho deste ano, também do Reclame Aqui, a operadora ganhou o selo “RA 1000”, que ratifica o compromisso com o pós-venda e eleva o grau de confiança em sua marca. Além disso, ainda foi classificada como a empresa de telefonia do país mais bem colocada na plataforma, além de ter sido considerada a que mais respeita o cliente dentro do segmento.

Outra pontuação importante para a TIM é sua posição como a única do setor de telecom a ocupar o ranking de “empresas que mais resolveram nos últimos 30 dias”, ocupando a terceira posição, considerando todas as empresas listadas no site, além de estar entre as 10 “empresas que mais resolveram nos últimos 6 meses”.

Outras premiações

A TIM tem colecionado troféus este ano. Em outubro foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, “Empresa de Excelência em Relacionamento com o Cliente” pelo Prêmio ABT, além de ter levado cinco premiações, duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, inclusive na categoria Responsabilidade Social.

A operadora também levou o Prêmio Empresa do Ano Smart Customer 2022, foi eleita a Empresa de Telecomunicação do Ano no Prêmio Conarec 2022. Em setembro, Paulo Henrique Policena, Diretor de Customer Relations da TIM Brasil, conquistou o título de Executivo de CX Telecom.

Claro e RZK Energia inauguram usina de energia solar no interior de SP

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Nesta quinta-feira (15), a Claro anunciou a inauguração de uma usina de energia solar em uma cidade do interior do estado de São Paulo, Tanabi. A instalação tem capacidade de 6,3 MW de potência, tornando-se a usina mais potente da parceria existente entre a operadora e a RZK Energia.

A usina é parte do projeto “Energia da Claro” da operadora, que junto com a fornecedora, cuidam de mais quatro instalação de fonte solar fotovoltaicas: duas no Distrito Federal e duas no interior de São Paulo duas movidas a biogás (nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de uma hidrelétrica (em Mato Grosso). Juntas, as usinas têm capacidade de gerar 36 MW de energia de fonte 100% renovável.

De acordo com a Claro, o projeto funcionará no formato GD (Geração Distribuída), onde a produção de energia acontece próximo ao centro de consumo, reduzindo e evitando perdas técnicas nos processos de distribuição e de transmissão. ainda conforme explica a operadora, a usina de Tanabi evitará que seja emitido mais de 1 mil toneladas de CO2 por ano.

Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro, afirma que “A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e estamos empenhados em nos tornar praticamente autossuficientes em energia de fonte limpa”.

Sobre o “Energia da Claro”

O programa foi implementado pela operadora em 2017 e atualmente já conta com 70 usinas, abastecendo mais de 20 unidades consumidoras, além de atender mais de 60 % das antenas da Claro.

“Energia da Claro” tem abastecido as operações da telecom no Brasil através de parceria para a construção de usinas de geração distribuída, além de contemplar a compra de energia limpa no mercado livre, em contratos de longo prazo no modelo PPA (Power Purchase Agreement).

A Claro explica que o programa, por meio de várias fontes de energia renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e de biogás, irá gerar cerca de 80% da energia possuidores nas operações e instalação da tele no país.

Samsung fecha acordo com a Globo e adiciona novos canais no streaming

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Nesta quarta-feira (14), por meio de um acordo fechado com a Globo, a Samsung entrou em sua smart TVs de modelos mais recentes dois novos canais com conteúdo da emissora. Esse é um acordo inédito com o conglomerado de mídia, onde as duas novidades serão adicionadas a programação de canais lineares.

Dessa forma, serão adicionados à Samsung TV Plus, plataforma de streaming da multinacional, os canais GE Fast, com reprises de programas e eventos de canais esportivos, e o Receitas Fast, que traz exibições de atrações de culinária que fazem sucesso na TV por assinatura.

A plataforma da Samsung oferece gratuitamente aos usuários de TVs conectadas canais de notícias, desenhos, séries, filmes, esportes, novelas e reality shows. De acordo com reportagem do TV Pop, que acompanhou parte da programação dos novos canais, foram exibidos programas e documentários de canais como Off, SporTV e GNT.

No GE Fasta, que está disponível no canal 2285, foram exibidas reprises do do canal Off, como Gigantes do Surfe (2017), Contos do Surfe (2018), NBB (Novo Basquete Brasil), Dinastia Ho (2019) e partidas da Superliga Masculina de Vôlei, originalmente transmitida no SporTV.

No Receitas Fast, teve atrações como o Que Marravilha! – Aula de Cozinha (2018), comandado pelo chef de cozinha francês Claude Troisgros e a atriz e comediante Júlia Rabello; Giro com Giuseppe (2018), apresentado pelo chef italiano Giuseppe Gerundino; e Cozinha Colorida da Kapim (2017), da nutricionista Gabriela Kapim, ambos originalmente transmitidos no GNT.

A Globo não é o único acordo que a Samsung tem com o segmento, a marca também tem negócio com a Record, onde exibe um canal exclusivo do !Os Dez Mandamentos”, exibido capítulos da novela bíblica durante 24h. A Samsung TV Plus também tem em sua programação a Record News.

Na programação da plataforma de streaming da multinacional coreana também podem ser encontrados outros canais, como MasterChef Brasil, Nosey Escândalos, Fashion TV, Tastemade Brasil, O Encantador de Cães, Adrenalina Free Zone, Netmovies, Pluto TV Anime, Novelíssima e Comédia Brasil.

Governo da província de Buenos Aires lança planos de TV paga e internet mais baratos

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O Governo da província de Buenos Aires, na Argentina, anunciou um acordo com a Telecentro, operadora local de telecomunicações, para oferecer planos básicos de TV por assinatura e internet com valores acessíveis. O benefício vem como resultado da Portaria de Necessidade e Urgência (DNU) 690, que tem enfrentado dificuldades para implementar algumas medidas.

Entre essas medidas da portaria, que foi editada em âmbito nacional em 2020, está a regulamentação de preços dos serviços de telecomunicações, além da oferta do Benefício Básico Universal Obrigatório. ( PBU), que determina que as operadoras devem fornecer um pacote inicial com desconto.

De acordo com o portal Tavilatam, a DNU 690 foi tramitada por várias empresas do segmento, mas muitas medidas não estão sendo respeitadas. “Todas as empresas que prestam o serviço na província de Buenos Aires estão convidadas a participar”, comenta o governador da província, Axel Kicillo.

Axel Kicillof afirma que “Para facilitar o acesso à Internet a segmentos financeiramente difíceis, fechamos um acordo com a empresa Telecentro para uma redução tarifária muito importante com uma contribuição do Banco de la Provincia de Buenos Aires e do Governo da província de Buenos Aires“.

Segundo ele, houve um impedimento do Judiciário para a regulamentação dos preços dos serviços de telecom, como internet e telefonia celular.

“[…] Antes os serviços públicos eram água, luz, gás, telefone fixo… Mas agora, todos vivemos e fazemos as nossas práticas quotidianas através da Internet”, comentou o responsável.

Já estão disponibilizados dois novos pacotes para os domicílios da jurisdição, que além de terem preços mais em conta, ainda vem com descontos de 30% nos três primeiros meses e instalação gratuita. Um é apenas para acesso à internet, com velocidade de até 30 Mbps pelo valor inicial de ARS 999 por mês, cerca de R$ 30.

O outro plano é um combo de internet, também com velocidade até 30 Mbps, e TV por assinatura, que tem valor inicial de ARS 1.820, cerca de R$ 50. Após os três primeiros meses, a mensalidade não terá aquele desconto de 30%, mas continuará com o preço reduzido. Além disso, o benefício funciona como uma promoção, mas é válida apenas para novos planos contratados nos meses de dezembro e janeiro.

Para ter acesso aos planos, é necessário criar uma conta bancária no Banco de la Provincia de Buenos Aires, que é gratuita, e contratar o pacote com a carteira virtual do banco, chamada DNI Account.

Provedores foram contratados para projeto de conexão em escolas públicas

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Os primeiros provedores contratados para participar do projeto de conexão nas escolas foram anunciados nesta semana. O projeto é conduzido pelo GAPE (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas) e é exclusivo para instituições escolares públicas. 

Pessoa estudando com internet

O projeto-piloto foi aprovado no começo de novembro pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e agora começa a ser colocado em prática. A previsão da EACE (Entidade Administrativa da Conectividade nas Escolas) é entregar as primeiras escolas conectadas no início do ano letivo de 2023. 

Criado a partir do leilão do 5G, o projeto de conectividade escolheu dois municípios em cada região do país, no total são 177 escolas públicas rurais, urbanas e algumas em áreas quilombolas e indígenas. 

Essas escolas vão receber conexão com a Internet banda larga, wi-fi nas áreas comuns e laboratório de informática móvel, com os equipamentos necessários.

Vicente Aquino, presidente do GAPE, e conselheiro da Anatel afirma que a escolha dos provedores foi uma medida técnica, mas que mostra que logo a vida de muitas crianças vão ser mudadas:

“Muitas delas vão começar 2023 estudando em uma escola conectada, ou seja, terão acesso a uma educação em linha com o que é preciso para que possam se integrar à sociedade e,  no futuro, ao mercado de trabalho.”

A seleção dos provedores aconteceu através de uma contratação que foi aberta no site da Anatel no mês de novembro, no total são 11 empresas que vão participar desse processo do projeto. 

“Com os provedores, começamos a conectar as 177 escolas selecionadas no projeto-piloto e também a detectar eventuais dificuldades do processo, para que possamos replicar as melhores soluções nas demais escolas que também vão receber a conectividade com o projeto”, disse Maxwell Vieira, presidente da EACE, entidade responsável por operacionalizar toda a conexão para as escolas.

Como vai funcionar o projeto 

Composto pela Anatel, Ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras do leilão 5G faixa de 26 GHz, Algar Telecom, Claro, Telefônica, dona da marca Vivo, e TIM, esse projeto conta com R$ 3,1 bilhões para uso em obrigações definidas no edital do 5G. 

Para organizar essas questões foram criados o GAPE, que tem a missão de fiscalizar a EACE, responsável pela execução do projeto.

Ao todo, no Brasil existem 1.558 municípios com escolas sem internet, totalizando mais de 92,7 mil alunos desconectados. Aproximadamente 90% dessas escolas ficam na região Norte e Nordeste. Os dados incluem também quase 3.241 escolas sem energia elétrica. Portanto o objetivo é solucionar esses problemas. 

Nesta fase do projeto-piloto estão sendo contempladas escolas nas seguintes localidades: No Norte, Pau D’Arco (PA) e Espigão do Oeste (RO), no Nordeste, Baía da Traição (PB) e Santa Luzia do Itanhy (SE), no Centro-Oeste, Gaúcha do Norte (MT) e Cavalcante (GO), na Região Sudeste, Berilo (MG) e Silva Jardim (RJ) e na região Sul, Entre Rios (SC) e Coronel Domingos Soares (PR).