19/12/2025
Início Site Página 607

Plano com anúncios da Netflix causa queda nas ações da empresa

0

A baixa demanda pelo plano básico com anúncios da Netflix tem trazido maus resultados para a empresa. Depois de precisar devolver o dinheiro de alguns anunciantes por não ter entregado o que foi acordado nos contratos e por causa de déficits de usuários, a plataforma viu suas ações caírem 2,4% no início da manhã desta terça-feira, 21, para US$ 281,38 (cerca de R$ 1.4 mil na cotação).

A queda ocorreu depois que o “Wall Street Journal” publicou as informações sobre a demanda do plano com anúncios da plataforma, o que causou preocupações de que a nova assinatura não seria a solução para os resultados financeiros da Netflix.

No primeiro mês, os assinantes do plano representam 9% dos novos usuários, de acordo com dados da empresa de análise Antenna, que foram compartilhados com o WSJ. Além de que, 43% desses assinantes já eram clientes, sendo que apenas realizam a migração de um plano para outro.

De acordo com a Antenna, somente 0,2% dos usuários dos Estados Unidos da Netflix estavam no serviço de publicidade no final de novembro.

De acordo com o WSJ, um porta-voz da Netflix refutou a análise da Antenna, dizendo que ainda é muito cedo para o novo plano e “estamos satisfeitos com seu lançamento e engajamento”. Não houve resposta imediata do pedido de comentários da Forbes.

No trimestre encerrado em 30 de setembro, a Netflix registrou um total de 73,4 milhões de assinantes nos EUA e no Canadá. Considerando a proporção de clientes com anúncios no Canadá seja de 0,2%, havia cerca de 147.000 assinantes com o novo plano no final de novembro.

A Netflix ainda tem um desafio significativo pela frente para atender as expectativas dos investidores. Doug Anmuth, analista do JPMorgan Chase, previu que haveria 7,5 milhões de assinantes norte-americanos e canadenses até o final de 2023, representando cerca de US$ 600 milhões (R$ 3,126 bilhões) em receita e 5% de crescimento total de usuários.

Wi-Fi Brasil já levou internet grátis para cerca de 3,2 mil cidades

0

De acordo com dados do Ministério das Comunicações (MCom), que coordena o Programa Wi-Fi Brasil, até este mês já foram instaladas 21,3 mil pontos de internet grátis banda larga via satélite e por conexões terrestres em todo o país. Desse total, foram beneficiados mais de 11 milhões de brasileiros em cerca de 3,2 mil cidades.

Foto: Pablo Le Roy/MCom

Conforme os dados, desse total, 76,2% (16.195 conexões) foram instalados em escolas e quase 70% (14.824) dos pontos estão em áreas rurais. A secretária Nacional de Telecomunicações, Nathalia Lobo, ressalta que “O Wi-Fi Brasil tem como um dos seus grandes objetivos conectar todas as escolas públicas de ensino básico no país. Por isso, nosso programa vem atender essas comunidades e populações que se encontram isoladas e deficientes de infraestrutura alternativa terrestre“.

A maior parte dos pontos de internet do Programa Wi-Fi Brasil está localizada nas regiões Norte e Nordeste, sendo que 88% (396 cidades) são da região Norte com 6,2 mil pontos. Enquanto que no Nordeste (86%) são 1.154 municípios, somando mais de 11 mil pontos de internet grátis.

“Essas regiões merecem uma atenção redobrada para que possam ofertar um ensino de qualidade e desenvolvimento para as crianças”, conta Nathalia Lobo.

A secretaria ainda reforça que essas duas regiões são prioridades para a política pública de conectividade, uma vez que possuem indicadores muito baixos de uso da internet no país, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Nas outras regiões: Sudeste conta com 2.442 pontos, Centro-Oeste com 857 e Sul com 664 pontos de internet grátis.

Sobre o Programa Wi-Fi Brasil

O programa é desenvolvido pelo MCom em parceria operacional da Telebras, onde são instalados, de forma gratuita, antenas e roteadores em locais específicos, escolas, assentamentos, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, além de telecentros comunitários.

O sinal das antenas são enviados pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra, a 36 mil quilômetros de distância.

Como solicitar ponto internet grátis?

Para solicitar o serviço, basta acessar o link e preencher o formulário. Vale ressaltar que o atendimento às solicitações depende de análise técnica, de disponibilidade contratual e financeira. Caso seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias.

Investidores ‘apostam’ na queda do preço das ações da Oi (OIBR3); entenda

0

No último dia 14 de dezembro, a Justiça aprovou o fim do processo de recuperação judicial da Oi, que se arrastava desde 2016. Com a ação, no dia seguinte, houve um disparo de mais de 40% nas ações da companhia. No entanto, de acordo com o portal Money Times, o mercado ainda mantém incertezas com os papéis da empresa.

Acontece que entre os dias 1º e 16 de dezembro, o monitor de short selling (operação vendida) da XP Investimentos, que mede os papéis mais shorteados da bolsa, mostrou uma elevação de 4,7 pontos no short interest a Oi, mostrando ainda o pessimismo com as ações da companhia.

Entretanto, analistas ainda estão pessimistas com os papéis da Oi. Segundo a Genial, a companhia ainda está em situação complicada financeiramente. “Mesmo com a redução da dívida bruta, a Oi ainda deve ter prejuízo pelo resultado financeiro negativo, com apenas um ativo promissor e capaz de gerar caixa, enquanto vários custos como o seu legado continuam atrapalhando, ao invés de ajudar”, coloca.

Filipe Fradinho, analista gráfico da Empiricus Investimentos, afirma que a ação da Oi está em um limbo, explicando que, para ele, ainda não é o momento certo para comprar papel da empresa. Ele comenta que a OIBR3 subiu 29,4% na última quinta, mas caiu 9% no dia seguinte.

“É normal uma realização, mas não é normal uma sombra maior para cima do que para baixo”, disse, referindo-se ao gráfico do papel.

O que é short selling?

O termo, que também pode ser chamado de “vender a descoberto”, se trata da venda de uma ação que não pertence ao vendedor e ocorre quando o operador acredita que o preço do papel cairá no futuro. Ou seja, consiste na venda de um ativo esperando que o preço caia para então comprá-lo de volta e lucrar com a diferença.

Dessa forma, se o preço da ação realmente cair após a abertura da operação, o operador comprará as ações a um preço menor do que vendeu, e assim ganhar a diferença. Em outras palavras, os investidores estavam apostando que as ações da Oi iriam cair.

Starlink atinge a marca de 1 milhão de usuários mundialmente

0

No início desta semana, a SpaceX, empresa de Elon Musk, anunciou que seu a Starlink, serviço de internet banda larga via satélite de baixa órbita, ultrapassou a marca de um milhão de assinantes ativos mundialmente. A notícia foi reportada por meio de uma postagem no Twitter, cuja rede social também pertence ao bilionário.

Anunciada em 2015, a constelação de satélites LEO não-geoestacionários iniciou a oferta de serviços em fevereiro de 2021. Em junho deste ano, a Starlink reportou ter 500 mil clientes.

Os primeiros satélites da empresa foram lançados no foguete Falcon 9 da SpaceX em maio de 2019, e diferente de outras companhias do mercado de LEO, a Starlink almeja o usuário final, incluindo os planos de conexão direta com smartphones. Atualmente, já conta com cerca de 3,6 mil satélites de baixa órbita no espaço e horizonte de expansão da frota para dezenas de milhares de componentes. O objetivo é ter até 42.000 satélites até meados de 2027.

Embora esteja presente há um bom tempo no mercado, a Starlink recebeu autorização para operar no Brasil somente em janeiro deste ano. De acordo com o mapa de cobertura da empresa, o serviço via satélite está disponível em grande parte do país, exceto em alguns estados nordestinos e uma parte da região norte.

De acordo com análise da Ookla, embora tenha aumentado seu número de clientes, as velocidades de download da Starlink diminuíram. Desde o início do ano, a empresa descobriu que as velocidade nos EUA caíram cerca de 85 mbps no primeiro trimestre para cerca de 50 mbps no terceiro trimestre. Isso está em comparação com cerca de 110 Mbps no último trimestre de 2021.

Quando foi lançado, em e-mail enviado aos assinantes do teste beta, a SpaceX afirmou que era esperado velocidade de download entre 50 e 150 mbps, com interrupções intermitentes. No entanto, há alguns usuários que atingem velocidades bem elevadas, atingindo a velocidade 175 Mbps em temperaturas congelantes, ventos fortes e neve.

Jair Bolsonaro renova concessão da Globo por mais 15 anos

5

O suspense acabou. O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje, 20, a renovação das concessões da Globo (5 emissoras próprias do grupo), Record e Band por mais 15 anos. A nova outorga valerá até 2037. A portaria será publicada no no Diário Oficial de amanhã. Na semana passada, o presidente já havia renovado a concessão do SBT. Agora, o texto seguirá para o Congresso, que também precisa ser aprovado.

De acordo com auxiliares, Jair Bolsonaro não quis deixar a autorização ser uma decisão de Luis Inácio Lula da Silva que irá assumir a presidência do Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023.

Antes mesmo de assumir a presidente, havia uma tensão entre o atual presidente com a emissora, onde Bolsonaro mencionou várias vezes sobre a continuidade da Globo no ar. O auge do caso aconteceu em outubro de 2019, quando durante uma transmissão na internet, Jair levantou a voz contra o conglomerado de mídia.

“Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá, no processo de renovação (da concessão) de vocês. Não vai ser perseguição. Mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho para vocês nem para ninguém.”

Inclusive, houve boatos de que a Globo estaria com dívidas milionárias com a União, cujo argumento seria usado para negar a renovação da concessão. Às vésperas do 1º turno das eleições 2022, a emissora protocolou no Ministério das Comunicações o pedido para renovação da licença por mais 15 anos.

De acordo com o portal Terra, os técnicos da pasta procuraram possíveis situações fiscal, econômica e trabalhista que poderia depor contra a Globo, mas nada foi encontrado a ponto de impedir a renovação. Dessa forma, sem nada contra o grupo, Jair Bolsonaro ainda tentou adiar ao máximo, mas acabou assinando o decreto.

A assinatura da concessão pode trazer muita insatisfação para os leitores do presidente, especialmente para aqueles que nomeiam a emissora como “Globolixo”.

Vivo recolhe 5,1 toneladas de lixo eletrônico junto com estudantes, em São Paulo

0

Olixo eletrônico foi o foco da nova ação de sustentabilidade da Vivo. Junto com o Instituto Limpa Brasil, a operadora engajou 2,7 mil estudantes de cinco escolas públicas a fazerem coleta de resíduos e equipamentos eletrônicos sem uso. 

Lixo eletrônico

O trabalho foi feito na cidade de São Paulo e foi arrecadado 5,1 toneladas de resíduos, como pilhas, cabos, celulares, carregadores e outros equipamentos sem uso, o que equivale ao peso de aproximadamente seis carros populares.  

Como funcionou a ação de coleta de lixo eletrônico feita pela Vivo

A operadora montou um programa que capacitou e mobilizou jovens em gincana intersalas e premiou a turma com maior pontuação em peso de resíduos arrecadados.

Participaram da campanha a EMEF Professor Amadeu Mendes, Escola Estadual Maria Augusta Siqueira, EMEF Marechal Espiridião Rosas, Escola Estadual Professor Jose Monteiro Boanova e EMEF Professor João Carlos da Silva Borges.

Os vencedores, por escola, ganharam ingressos para o cinema e combo com pipoca e bebida, via programa de relacionamento Vivo Valoriza. 

Os professores das escolas participantes também participaram do sorteio de cinco notebooks, um para cada instituição, doados pela Fundação Telefônica Vivo. 

O que foi feito com o lixo arrecadado

Todo o lixo arrecadado foi adquirido e coletado pela GM&C, empresa especializada em reciclagem de eletrônicos e parceira do programa Recicle com a Vivo. O valor da venda dos resíduos foi revertido para as escolas.

Joanes Ribas, diretora de Sustentabilidade da Vivo, disse que essa ação mostrou como é importante levar temas ambientais para jovens e crianças. Juntos é possível fazer a diferença:

“Esta ação, que integra as iniciativas do Programa Recicle com a Vivo, mostrou como é importante engajar jovens e crianças nos temas ambientais. Eles mobilizam suas famílias, vizinhos e colegas para juntos fazerem a diferença pela sociedade e o meio ambiente.”

Oi é líder no mercado de fibra óptica em 16 estados, segundo Anatel

4

A Oi anunciou que é a líder no mercado de banda larga por fibra óptica em 16 estados, segundo relatório publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, referente ao mês de outubro. 

Fibra ótica

Segundo o comunicado divulgado pela própria operadora à imprensa, a Oi apresentou durante o ano crescimento no número de acessos em banda larga utilizando fibra óptica. E a companhia afirma que isso foi feito reforçando a estratégia da empresa de liderança no mercado de conexão por fibra e serviços digitais.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, segundo o órgão regulador, a Oi Fibra registrou aumento de 13,2% no número de clientes em todo o país, passando de 3,694 milhões, em dezembro de 2021, para 4,181 milhões, em outubro de 2022.

Roberto Guenzburger, diretor de Consumidor e Empresarial da Oi, disse que esses dados mostram que a nova versão da empresa está empenhada em levar o melhor para os clientes, solucionando necessidades específicas:

“Os dados do mercado mostram que nossa estratégia está rendendo bons resultados, já que a nova Oi está focada em oferecer a melhor conexão à internet em fibra ótica e expandindo seu portfólio de ofertas que atendam às necessidades específicas dos clientes.”

Estados em que a Oi é líder de mercado no serviço da banda larga por fibra óptica

São dezesseis estados onde a operadora é líder de mercado, segundo o último relatório da Anatel. Sendo que na Região Norte a operadora marca uma presença mais forte:

Acre (59,7%), Amazonas (37,6%), Bahia (17,4%), Distrito Federal (39,4%), Goiás (26,7%), Maranhão (22,6%), Mato Grosso do Sul (27,5%), Mato Grosso (17,3%), Pará (26,1%), Pernambuco (11,3%), Paraná (22,5%), Rio de Janeiro (37,8%), Rondônia (40,1%), Roraima (65,2%), Rio Grande do Sul (19,7%) e Tocantins (24,5%).

Abrintel identifica altas taxas de licenciamento para torres

0

Taxas de instalação de até R$ 80 mil são cobradas para licenciamento de torres para uso na infraestrutura de conectividade. Mesmo em cidades que atualizaram há pouco tempo as leis municipais das antenas. 

Torres

A Abrintel, Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações, identificou que mais de 40 cidades brasileiras estão praticando taxas altas para licenciamento de torres. O valor começa em R$ 4 mil. 

Uma dessas cidades é Manaus. Lá o licenciamento é válido por dez anos e tem taxas entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, sendo que a capital do estado do Amazonas teve um marco municipal recém feito para antenas que foi aprovado neste ano. 

O mesmo acontece no interior do Rio de Janeiro, na cidade de Três Rios, que possui 82 mil habitantes. Lá também houve renovação de lei em 2022, mas a cobrança de instalação de torres antenas está custando R$ 65 mil para licenciamento permanente. 

Outro exemplo é a cidade de Várzea Grande, que fica no interior do Mato Grosso. Lá moram 287 mil pessoas e a cobrança é de R$ 56 mil para licenciamento. Lá ainda não houve renovação na lei, na última feita foi em 2019. 

E nesse caminho há outras cidades que ainda não renovaram as leis e continuam com altas cobranças para instalação de torres. 

Municípios como Nova Iguaçu e Araruama, têm taxas de R$ 50 mil e R$ 46 mil, sendo que uma prevê licença permanente e a outra autorização para quatro anos. 

E a lista de cidades, segundo a Abrintel, segue: Belo Horizonte (R$ 15 mil), Campinas (R$ 14 mil), Recife e Fortaleza (ambas na casa dos R$ 7 mil). 

Segundo a instituição, ações assim atrapalham o adensamento de rede que é preciso com a chegada do 5G. E isso significa um contraponto em relação às medidas de inclusão digital. 

Com isso, eles têm se esforçado para fiscalizar e adequar as regras municipais às regras federais que foram estabelecidas em 2015. Vale ressaltar que todas essas informações foram cedidas pela Abrintel para o site Teletime.

Brasil é um dos dez países com 5G mais veloz do mundo, diz Speedtest

2

O Speedtest mostra que o Brasil está entre os dez países com maior velocidade de download para usuários 5G, dentro de um recorte mundial. Esse resultado esteve no relatório da Ookla em relação ao terceiro trimestre de 2022. 

5G no Brasil

Quem lidera a lista dos dez é a Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos, tendo 516 Mbps e 511 Mbps respectivamente. O Brasil apareceu em décimo lugar, com velocidade um pouco maior que 300 Mbps. 

Entre os outros países estão Bulgária, Singapura e Bahrein, sendo que eles estão estreando nessa lista de 5G mais rápidos do mundo. 

Por outro lado, países como Noruega, Suécia, Taiwan e China que antes eram países que estavam presentes nessa lista, no terceiro semestre deixaram de estar. Veja abaixo a lista completa desse último relatório:

  • Coreia do Sul 
  • Emirados Árabes Unidos 
  • Bulgária 
  • Qatar
  • Arábia Saudita
  • Singapura
  • Kuwait
  • Nova Zelândia
  • Bahrein
  • Brasil

Mundialmente a velocidade média de download do 5G ficou em 168 Mbps. E segundo o Ookla, com base no Speedtest esse resultado é pouco maior que a média registrada durante 2021. No ano passado a velocidade média era de 166 Mbps. 

Já a média de velocidade para upload caiu. Também no comparativo global, em 2021 a taxa foi de 21 Mbps, e neste ano foi registrado 18 Mbps durante os meses de julho de setembro para os usuários de 5G. 

A OoKla conta redes de quinta geração em 128 países durante este ano de 2022. No passo o número era menor, 112. 

O relatório também apontou a disponibilidade do sinal 5G ou a quantidade de tempo que um usuário com um aparelho celular compatível com a tecnologia consegue se conectar à nova rede de internet móvel. Sobre isso o resultado deu em primeiro lugar os Estados Unidos, com 54% de disponibilidade, logo depois Chipre com 47% e em seguida a Coreia do Sul com 34%.

Samsung lança oferta especial de tablets para o Natal; confira!

0

Para as comemorações de Natal, a Samsung preparou ofertas para o consumidor. Até o dia 25 de dezembro, a marca disponibiliza produtos da família de tablets (Tab S) com preços promocionais, que poderão ser encontrados tanto nas lojas físicas quanto na online, assim como nos principais varejistas do Brasil. Estão com preços especiais os produtos da linha Galaxy Tab S8, Galaxy S7 FE e Galaxy Tab S6 Lite.

A linha Galaxy Tab S8 5G conta com modelos compatíveis de tablets com a tecnologia 5G, para você ficar conectado à rede onde ela já está disponível. Os modelos Galaxy Tab S8 Ultra 5G e Galaxy Tab S8+ 5G, vêm com hardwares potentes e recursos para elevar a produtividade dos usuários.

O Galaxy Tab S8 Ultra tem uma tela de 14,6 polegadas e conta com 16 GB de memória RAM, 512 GB de armazenamento. enquanto que o Galaxy Tab S8+ 5G conta com uma tela um pouco menor de 12,4 polegadas, e memória RAM de 8GB, armazenamento de 256 GB e autenticação biométrica. Ambos dispositivos possuem tela com tecnologia super AMOLED, oferecendo cores mais vivas, amplo ângulo de visão e mais fluidez nas imagens graças a frequência de 120Hz.

Além disso, o Galaxy Tab S8 5G vem acompanhado da S Pen e eleva a produtividade de profissionais das áreas de criação e produção de conteúdo, além de acompanhar os usuários em sua jornada diária de trabalho, estudos e lazer. O Dispositivo tem tela de 11 polegadas e uma bateria de 8.000 mAh, além do processador Snapdragon5 8 Gen 1 de 4 nanômetros.

O Galaxy S7 FE possui carregamento rápido de e45W, além de vir acompanhado da S Pen e recursos estratégicos para facilitar o dia a dia do usuário, além de facilitar o dia a dia do usuário com total integração entre os demais produtos da linha Galaxy, graças ao Ecossistema Galaxy.

Também acompanhado da S Pen, o Galaxy Tab S6 Lite conta com um display de 10,4 polegadas com tecnologia TFT LCD, proporcionando imagens em alta resolução. Sua bateria de 7.040 mAh permite que o usuário use o dispositivo por longas horas sem precisar de carregamento, além de vir com memória RAM de 4 GB com armazenamento de 128 GB.

De acordo com a Samsung, o Galaxy Tab S8 5G poderá ser adquirido pelo valor de R$ 4.599, o Galaxy Tab S8+ 5G por R$ 6.999, e o Galaxy Tab S8 Ultra 5G pelo valor de R$ 9.499. Já o Galaxy Tab S7 FE está disponível pelo valor sugerido de R$ 3.799 e o Galaxy Tab S6 Lite por R$ 2.599.