27/04/2024

Com investimento milionário, Um Telecom inicia operação de usina solar

Empresa calcula que evitará a emissão de 125 toneladas de carbono por ano, em neutralização que demandaria 15 mil árvores.

O uso consciente de energia, por meio das práticas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) também tem feito parte dos investimentos das empresas de telecomunicações. Além de agredir menos o meio ambiente, ainda leva economia para as companhias. Seguindo essa estratégia, a Um Telecom, operadora pernambucana, iniciou uma a operação de uma usina solar fotovoltaica com capacidade de geração de 120.000 kW/h/mês.

De acordo com a empresa, a geração de energia corresponde a 80% da demanda da empresa em todas as suas unidades (sede operacional e unidades consumidoras da empresa).

Em um investimento de R$ 5 milhões no projeto, a usina ocupa uma área de 1 hectare no município de São Caetano, no Agreste pernambucano. A localidade foi escolhida pela empresa devido às condições climáticas para geração, tais como: maior incidência solar e área com baixa precipitação de chuvas.

Com a usina, a Um Telecom calcula quer evitar a emissão de 125 toneladas de carbono por ano, em neutralização que demandaria 15 mil árvores, “evidenciando as práticas ESG da empresa“.

A empresa ainda afirma que o parque solar tem capacidade de dobrar de área de acordo com a demanda da empresa e a partir do crescimento orgânico, através da atração de novos negócios. Além disso, está prevista a instalação de um datacenter de classificação Tier 3 da Um Telecom, no Parqtel, no bairro do Curado, no Recife, para ainda este ano.

O diretor de supply chain da Um Telecom, Adilson Gadelha, afirma que “A usina solar suprirá a energia demandada pelo novo empreendimento, que exigirá consumo intenso de energia, em função dos equipamentos e climatização envolvidos na operação. Além disso, há a previsão de crescimento da empresa, com o aporte de novos negócios“.

Para nível de conhecimento, estratégia ESG, do inglês Environmental, social, and corporate governance, se trata de uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros. Ou seja, é conjunto de padrões boas práticas, visando definir se uma socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários