22/04/2024

Um Telecom amplia rede de fibra óptica na Região Nordeste

Operadora Um Telecom expandiu a rede de fibra óptica em um estado e levou infraestrutura para mais outro que ainda não fazia parte.

A operadora regional Um Telecom está expandindo a rede de fibra óptica pela região Nordeste e chegou ao estado do Maranhão. Além disso, foram investidos R$ 7 milhões em equipamentos e na estruturação de Pontos de Presença (Pops) para ampliar a infraestrutura de fibra óptica já existente no Piauí, que agora totaliza 1,3 mil km de extensão.

Fibra óptica Um Telecom

A companhia pernambucana tem investido no segmento dos serviços através de fibra óptica e agora está apostando no crescimento da sua operação para outras localidades, dentro do nordeste brasileiro. 

Mais detalhes da expansão da operadora regional Um Telecom 

A Um Telecom está expandindo sua rede de fibra óptica para Maranhão e Piauí, oferecendo aos provedores regionais ofertas de banda larga de até 400 gigabytes por segundo.

A capacidade total da infraestrutura pode chegar a 8 terabytes por segundo, dependendo da demanda. Com esta expansão, a empresa alcança a marca de 20 mil km de rede de fibra óptica em toda a região Nordeste. 

A nova rede abrange cidades como São Luís, Caxias, Peritoró e Batalha, no Maranhão, além da expansão para Parnaíba, no Piauí, interligando os dois estados. 

Os equipamentos DWDM de alta capacidade de transmissão de dados foram utilizados para iluminar essa nova rede e 15 pontos de presença (Pops) foram instalados.

Aristides Júnior, Diretor de Expansão de Rede da operadora, afirmou que essa nova ação da companhia faz parte do plano de crescimento da empresa para esse ano. 

“Essa nova rede faz parte do plano de expansão da Um Telecom para 2023 e com o compromisso de levar internet de qualidade para regiões que normalmente não recebem investimentos de grandes players”.

Recentemente, foi implantada uma nova rede de telecomunicações que abrange uma ampla região, englobando 33 cidades, onde reside uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas. Nesse território, 164 provedores regionais operam e agora podem contar com os serviços oferecidos pela Um Telecom.

Segundo a operadora, o sistema de rede implementado possui uma arquitetura inteligente em forma de anel. Esse tipo de configuração garante uma grande eficiência na transmissão de dados, já que, em caso de eventuais rompimentos de cabos, os provedores regionais não serão afetados e continuarão a receber o serviço normalmente. Isso ocorre porque o sistema é capaz de redistribuir o tráfego de dados automaticamente, sem interrupções ou perda de qualidade na conexão.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários