15/12/2025
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Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro

Foi confirmado pelo governo Lula o nome do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) para ser o novo ministro das Comunicações. O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira (9), e foi feito pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, logo depois de uma reunião no Palácio do Planalto.

Lembramos que Pedro Lucas é o atual líder do partido político “União Brasil” na Câmara e assume o lugar que era de Juscelino Filho, que acabou deixando o cargo após receber denúncias de desvio de emendas parlamentares, que foi apresentada pela PGR.

Mesmo sendo feita a confirmação pública, a nomeação de Pedro Lucas ainda não está aparecendo no Diário Oficial da União, por isso a informação ainda é vista como extraoficial.

De acordo com Gleisi, Pedro Lucas teria solicitado para assumir como ministro apenas após a Páscoa por questões pessoais e compromissos como líder do seu partido.

Saída de Juscelino Filho e a crise nos bastidores

Juscelino deixar o cargo não surpreendeu nos corredores de Brasília. O ex-ministro estava recebendo muita pressão desde que a Procuradoria-Geral da República apresentou as denúncias.

Mesmo negando qualquer irregularidade, ele viu sua imagem como político ficar desgastada. Segundo fontes que tem ligação com o Planalto, o presidente Lula sugeriu o afastamento de Juscelino para cuidar da sua defesa no caso.

Quem é Pedro Lucas e por que ele foi escolhido

Pedro Lucas não é um nome qualquer. Seu relacionamento com o presidente Lula vinha ficando ainda mais próximo após a última viagem oficial à Ásia, onde eles teriam conversado bastante.

De acordo com informações, o deputado teria causado boa impressão no Presidente da República. Pedro Lucas também é visto como um nome de confiança pela ala governista do União Brasil.

Enquanto o governo se movimentava nos bastidores para oficializar a troca de ministros, o presidente Lula estava em Honduras. Mesmo no exterior, ele acabou antecipando a mudança e prometeu fazer uma reunião com as lideranças do União e também com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Reação dentro do União Brasil e os desafios da base aliada

Após o anúncio oficial, o nome de Pedro Lucas não foi bem visto por todos no União Brasil. A ala mais conservadora e crítica ao governo, liderada por nomes como de Ronaldo Caiado, que inclusive já vinha demonstrando romper com Planalto, não gostou.

De qualquer forma, a escolha de Pedro Lucas acabou servindo como tentativa de segurar o apoio da legenda, que é dona da segunda maior bancada da Câmara dos Deputados (atrás apenas do PL).

Para os que acompanham os bastidores da política, a movimentação foi vista como uma “jogada de xadrez”. O seu pai, Pedro Fernandes, foi aliado de Flávio Dino e integrante do grupo de Jackson Lago, nomes que representam a esquerda no Maranhão.

A escolha de Pedro Lucas foi antecipada por Valdo Cruz no blog do jornal O Globo. O país segue acompanhando a “dança das cadeiras” na política brasileira.

Claro amplia 5G em Boa Vista e reforça presença na Região Norte

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Claro amplia 5G em Boa Vista e reforça presença na Região Norte

Uma das maiores operadoras do país, a Claro seguiu adiante mais uma vez com sua expansão tecnológica. O município de Boa Vista, capital de Roraima, também recebe agora cobertura 5G ampliada, chegando a alcançar 50 bairros.

Alguns dos bairros beneficiados são: Asa Branca, Caçari, Caranã, Centro, Cinturão Verde, Jardim Floresta, Mecejana, São Francisco, São Pedro e Paraviana.

Inclusão digital na Região Norte

De acordo com a Claro, a expansão não tem como objetivo apenas a capital. A operadora tem como foco também o interior de Roraima. O local já conta com a forte presença da operadora, que segue trabalhando para levar ainda mais conectividade.

A operadora ainda notificou os clientes avisando que não seria necessário a troca de plano ou chip para usar o 5G. O cliente só precisa de um aparelho que esteja habilitado na função e estar na área coberta.

Aumento na infraestrutura da capital

A Claro teve um aumento significativo de antenas instaladas em Boa Vista nos últimos 2 anos, chegando a mais de 70%. Isso ajudou bastante a viabilizar a conexão 5G, além de reforçar a cobertura 4G em muitas regiões que sofriam com a instabilidade.

A empresa diz que tem como principal foco a infraestrutura na Região Norte, garantindo sempre a melhor experiência possível para seus clientes. Mesmo garantindo cobertura em todas as capitais com mais de 500 mil habitantes na Região Norte, a Claro disse que seguirá expandindo seu trabalho aos municípios com cerca de 200 mil moradores.

A empresa quer levar a tecnologia principalmente aos grandes centros, e também em algumas regiões estratégicas do país.

Claro vence prêmio de melhor 5G

As expansões acontecem logo após uma premiação de reconhecimento nacional da operadora. A Claro foi premiada pelo Speedtest Awards como a operadora dona do 5G mais rápido do Brasil ainda no segundo semestre de 2024, contando com um Speed Score de 394,18.

Para a população de Boa Vista, assim como a todos os interessados, a operadora disponibiliza um mapa atualizado com a cobertura 5G. Uma ferramenta fácil de usar, que irá mostrar em tempo real se seu bairro já foi contemplado.

Conectividade como motor de desenvolvimento

A expansão da rede 5G em Boa Vista não significa apenas mais velocidade na internet. É um avanço na transformação digital da cidade, motivando a mais inovações, o que melhora os serviços públicos. A operadora quer seguir em frente com suas expansões, visando conectar o presente ao futuro, colocando de vez a Região Norte nesse mapa.

CNN Brasil e Google inauguram nova era da publicidade digital na TV

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CNN Brasil e Google inauguram nova era da publicidade digital na TV

Se você faz parte das pessoas que acompanham a CNN Brasil pelo YouTube, muito provavelmente reparou em algo diferente nos intervalos comerciais. Acontece que de uns dias para cá, a tradicional sequência de propagandas acabou ganhando uma cara nova, ou podemos dizer várias.

A CNN e o Google se juntaram para lançar um novo modelo inédito de publicidade, que vai mudar a forma que a gente vê e recebe os anúncios na nossa tela.

Inserção dinâmica: publicidade sob medida para cada região

Essa inovação se chama inserção dinâmica de anúncios. Apesar de parecer complicado, se mostra muito simples e inteligente.

Ao contrário de passar o mesmo comercial a todos os telespectadores, a região que estiver assistindo será identificada pelo sistema, e receberá uma propaganda personalizada, feita sob medida para aquele público específico. Por exemplo, quem estiver em Recife irá acompanhar um assunto diferente de quem estiver em Curitiba.

A nova tecnologia se tornou possível após uma integração com o YouTube, que pertence ao Google. Ela começou a ser testada e já foi implementada na programação ao vivo da CNN Brasil na plataforma.

A ideia é que, desta forma, os comerciais fiquem menos invasivos e mais relevantes, o que então seria bom tanto para quem assiste, quanto para quem anuncia.

Conexão com a TV 3.0: o futuro da televisão chegou

Se engana quem pensa que a parceria acabou por aí. O novo modelo também irá se conectar a algo maior – a TV 3.0 – que já está dando as caras no Brasil.

A nova geração de televisão irá mudar a experiência dos telespectadores, trazendo uma melhor qualidade de som e imagem, além de mais interatividade e também dará acesso aos conteúdos sob demanda através do controle remoto.

Parece que a televisão tradicional, que crescemos vendo, se encontrou de vez com a internet, aproveitando tudo que ela oferece. Isso então mudou também o jeito de ver intervalos comerciais.

Parceria estratégica para acelerar a transformação digital

O Google tem investido bastante em parcerias com veículos de mídia brasileiros, e a CNN Brasil se tornou fundamental no processo. Ainda no mês de março, as empresas já tinham anunciado uma colaboração que visava acelerar a transformação digital da emissora.

Para isso estão usando ferramentas como o Google Trends, Pinpoint e o News Showcase, o que melhora a produção e distribuição do conteúdo jornalístico.

Menos interrupções, mais relevância: um novo jeito de ver propaganda

O novo modelo de publicidade, significa mais um passo adiante nesta mistura de tecnologia, personalização e inovação. A forma que as pessoas assistem televisão e acompanham comerciais nunca mais será a mesma.

Kovr fecha parceria inédita com Disney+ no mercado de seguros

Para muitos, 2025 é o ano dos negócios, e podemos dizer que ele já iniciou assim, com movimentações curiosas e inteligentes no mercado. A seguradora Kovr, que tem tido amplo crescimento nos últimos anos, anunciou uma parceria que pegou muitos de surpresa.

Aqueles que optarem por adquirir o seguro de acidentes pessoais da empresa ganharão uma assinatura do Disney+. A seguradora terá a gigante do entretenimento ao seu lado.

Aqui no Brasil a parceria é inédita, porém, dada como pioneira em todo o mundo. Nunca havia acontecido antes um acordo entre uma plataforma de streaming juntamente com uma seguradora.

Movimento inédito

É uma grande jogada da Kovr e, convenhamos, muito esperta, onde o foco é transformar um produto tradicional, como é o seguro, em algo que vai apelar para o emocional, e porque não, se tornar até mesmo divertido.

Eduardo Viegas, diretor de operações da companhia, revelou que o projeto surgiu à 8 meses atrás, mas foi construído com calma e objetividade.

“Nosso objetivo é agregar valor ao seguro, que historicamente é um produto que as pessoas compram mais por necessidade do que por desejo” – explicou.

Neste primeiro momento, o benefício fica para aqueles que contratarem o seguro de acidentes pessoais. Entretanto a empresa já noticiou que pretende expandir os acessos à Disney+, também aos clientes de seguros residenciais e de automóveis.

“E vem mais novidade com a Disney ainda neste ano”, contou Viegas, despertando a curiosidade de muitos.

A iniciativa deixa claro que a Kovr veio para bater de frente com as concorrentes no mercado. No ano passado o faturando da empresa chegou a R$ 2,7 bilhões, um grande salto de 42% comparando com 2023.

Mais acordos

Seguindo com a estratégia de unir proteção e entretenimento, a Kovr quer tomar o seu espaço. A iniciativa no Brasil não é por acaso, já que o país ainda está atrás quando o assunto é fechar parcerias com seguros.

Esse pode ser então o empurrãozinho que faltava aos brasileiros, convenhamos que é uma ótima ideia, estar seguro, e poder desfrutar assistindo “The Mandalorian” ou “Encanto” sem ter custos adicionais por isto.

Isso vai além de uma jogada de marketing, e mostra como os diálogos nas empresas tem evoluído bastante, visando atender o consumidor.

Diante de clientes mais conectados, estar unindo o seguro com o entretenimento pode ser realmente o caminho mais inteligente para atrair o cliente, de uma forma descontraída e divertida.

O futuro próximo, dará mais respostas se o projeto deu certo de fato. O que não se pode negar é que a Kovr usou sua criatividade e ousadia, para sair na frente no mercado.

Parabólicas antigas desativadas: substituição é gratuita para algumas famílias

Parece que está chegando de vez a extinção das parabólicas antigas, elas que estiveram nos telhados do povo brasileiro por anos. Em dezembro deste ano o sinal das antigas antenas será desligado de forma permanente. Contudo, a mudança já começou para algumas emissoras.

A primeira rede de TV que terminará de vez com sinal das antigas parabólicas é a Globo. Dia 30 de abril a emissora carioca desliga também o sinal digital destas antenas. O principal motivo é o crescimento da tecnologia 5G no Brasil. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) então exigiu o desligamento do sinal das antigas antenas, devido a frequência delas se assemelhar ao do 5G.

Logo, quando frequências parecidas se cruzam, levam a queda de sinal, tanto na televisão quanto também na conexão móvel. Por isso o intuito é evitar o transtorno e mal funcionamento do sinal.

Mas isso não quer dizer que quem usa a antena tradicional ficará sem o sinal da Globo. Na verdade as pessoas deverão apenas fazer a migração para o novo modelo.

E agora, como assistir à Globo e outros canais abertos?

As pessoas que quiserem permanecer assistindo os canais abertos deverão buscar e instalar a nova antena digital. Além de ser menor, ocupando menos espaço, a nova antena trás muitas melhorias.

A nova antena terá um som mais limpo, imagem em alta definição, além de 140 canais, com programações regionais e uma ampla variedade de conteúdos. Para ter acesso não será necessário contratar uma TV a cabo, ou muito menos pagar mensalidade por isso. A antena nova sintonizará os canais assim como a outra antena, e o uso será de graça.

Troca gratuita para famílias do CadÚnico

As famílias de baixa renda que estão inscritas no CadÚnico poderão pedir gratuitamente pela instalação do novo kit digital até o dia 30 de junho de 2025. O serviço será disponibilizado pelo “Siga Antenado”, programa que ajudará os necessitados na transição.

Para agendar a instalação será simples, pode ser solicitada tanto no site oficial quanto pelo telefone 0800 729 2404. O novo kit vem com a antena digital nova, receptor e instalação pelos técnicos.

De acordo com o ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a migração para a nova antena demonstra evolução:

“A nova parabólica melhora a experiência do telespectador, amplia a oferta de canais e garante qualidade de som e imagem. E o mais importante: está sendo feita sem custo para quem mais precisa”.

A mudança já está em curso

Segundo os dados apurados pela Anatel, cerca de 4,9 milhões de famílias já conseguiram realizar essa troca. Contudo, ainda há 600 mil famílias habilitadas a receber o beneficio e que não podem perder esse prazo. Com o avanço do 5G pelo Brasil, estando presente em quase 20% dos municípios do país, a adaptação deve ser pensada, e o quanto antes melhor.

Prova do Líder Claro multi: Guilherme é o novo líder em semana modo turbo

Prova do Líder do BBB25 patrocinada pela Claro

Na noite desta terça-feira (8), o Big Brother Brasil 25 contou com uma prova patrocinada pela operadora Claro. Em uma semana de “Modo Turbo” ativado, o que não faltou foi emoção.

O programa teve eliminação, prova do líder e formação de Paredão, tudo em uma única noite, deixando os participantes com os nervos à flor da pele.

Depois da eliminação de João Gabriel, que acabou deixando o programa com 51,95% dos votos, os participantes se prepararam para mais uma disputa de liderança.

Claro brilha como patrocinadora e reforça presença no BBB 25

A operadora Claro foi a patrocinadora oficial da prova. A operadora tem tido grande destaque no programa, aparecendo toda semana no quadro “Presente do Anjo”.

Em meio a prova desta terça-feira (09), elementos visuais e tecnológicos remetiam aos serviços da operadora, lembrando principalmente à conectividade e inovação, como por exemplo o 5G e o acesso à TV via streaming.

A operadora também facilita aos seus assinantes o acesso ao Globoplay, o que os permite estar assistindo ao BBB 25 ao vivo, 24 horas por dia, em qualquer tipo de dispositivo.

Prova de sorte e raciocínio: “bingo de letras” no BBB

A Prova do Líder desta noite exigiu a sorte e a agilidade mental dos oito confinados que seguem no reality. Eles foram para bancadas individuais e, com um tablet à disposição, precisavam completar as frases que tinham cinco letras faltando.

No entanto, eles precisaram escolher números e contar com a sorte para achar as letras corretas. Foi um verdadeiro “bingo de letras”, onde se destacou quem uniu rapidez e intuição.

Quem acabou se dando bem foi Guilherme, se tornando então o 15º Líder da edição. Sua primeira ação como líder, foi escolher sua sogra Delma para o VIP.

A decisão repercutiu entre os participantes, levando a movimentações estratégicas, principalmente com todos indo para formação de mais um paredão em seguida.

Modo Turbo e novo Paredão: o jogo não para

A noite ficou ainda mais tensa com a formação de mais um paredão. Guilherme acabou indicando Maike. Na votação da casa, Joselma (Delma) recebeu a maioria dos votos. Em seguida, usando seu contragolpe, Maike acabou puxando Isabelle fechando o trio.

Então temos mais um paredão formado, com Maike, Joselma e Renata, a medida que o jogo afunila, os participantes ficam mais tensos. O público mais uma vez decide quem seguirá na disputa pelo prêmio milionário e quem dá adeus ao sonho.

Cade trava ampliação de parceria entre TIM e Vivo por risco à concorrência

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A tentativa de TIM e Vivo de ampliar a parceria para compartilhamento de redes móveis esbarrou em um freio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira (08), a Superintendência-Geral do órgão classificou a operação como “complexa” e determinou a realização de novas diligências antes de qualquer decisão.

O centro do impasse está na proposta das operadoras de expandir acordos firmados em 2019 e aprovados sem restrições em 2020 — o chamado RAN Sharing, que permite o uso conjunto de infraestrutura de redes 2G, 3G e 4G, especialmente em municípios com até 30 mil habitantes. Só que, desta vez, os aditivos apresentados pelas empresas carecem de clareza quanto ao escopo territorial. Segundo o Cade, não está claro quantos e quais municípios poderão ser incluídos no acordo, nem se isso dependerá de justificativas técnicas.

Na prática, o Cade teme que o aditivo represente mais do que uma simples ampliação geográfica: ele pode alterar a lógica da concorrência em várias localidades, especialmente nas regiões onde TIM e Vivo já têm forte presença. “A abrangência dos compartilhamentos de rede seria altamente significativa e precisa ser analisada com mais profundidade”, afirma o despacho nº 484/2025.

A avaliação técnica aponta riscos claros de “aumento de coordenação entre concorrentes” e um possível “desincentivo à inovação tecnológica”. O Cade também quer entender melhor se a operação pode acabar limitando o acesso à infraestrutura por parte de operadoras menores ou virtuais (MVNOs), o que, na prática, poderia representar um fechamento de mercado.

Entre as preocupações mais destacadas está a possibilidade de que a colaboração resulte em menos rivalidade entre as duas gigantes do setor, o que poderia prejudicar os consumidores em vez de beneficiá-los. O órgão antitruste afirma que é necessário avaliar se os ganhos de eficiência prometidos pelas teles serão, de fato, repassados ao público — e em que medida.

Para aprofundar a análise, o Cade abriu prazo até 18 de abril para que TIM e Vivo apresentem novas informações e propostas de soluções que mitiguem os riscos identificados. As empresas deverão detalhar, por exemplo, como pretendem manter a concorrência saudável no cenário pós-operação, além de apontar os benefícios práticos do acordo e de que forma eles chegarão aos consumidores.

O despacho também determinou que sejam feitas consultas à Anatel para compreender melhor os impactos regulatórios da ampliação. Enquanto isso, a Associação NEO — que representa provedores regionais — foi oficialmente aceita como terceira interessada no processo, reforçando o coro de quem vê com cautela a crescente consolidação de infraestrutura entre grandes operadoras. Já a Abrintel, que representa empresas de infraestrutura, teve seu pedido de participação indeferido.

Embora as teles argumentem que a proposta não altera as premissas da aprovação original, o Cade vê o novo aditivo como algo mais profundo. A ausência de uma lista fechada de cidades e a possibilidade de inclusão futura de novos municípios foram elementos centrais para a reclassificação do caso como “complexo”.

A movimentação do Cade não encerra o processo, mas adiciona uma etapa crítica de escrutínio. O desfecho agora dependerá da qualidade das informações adicionais apresentadas e da capacidade das operadoras de convencer o órgão de que sua parceria não comprometerá o equilíbrio do mercado.

Até lá, a ampliação do RAN Sharing entre TIM e Vivo seguirá sob vigilância apertada.

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho pede demissão após ser denunciado pela PGR

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), resolveu pedir demissão do cargo. O mesmo tomou a decisão após receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por motivo de possível desvio de emendas parlamentares.

De acordo com as informações, a demissão entrou em negociação em meio a um almoço das lideranças do União Brasil e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), que ocorreu nesta terça-feira (08/04), em Brasília.

O almoço foi na residência do presidente nacional do partido, Antonio Rueda. Segundo se relatou, o compromisso já estaria marcado, antes da denúncia da PGR contra Juscelino ser noticiada pela imprensa, ainda hoje.

Assim como Gleisi e Rueda, também marcaram presença no almoço os líderes do União Brasil na Câmara e no Senado, além de Juscelino Filho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, que tem também filiação à sigla.

Segundo os relatos, neste encontro Gleisi informou que o Palácio do Planalto queria que Juscelino, por sua própria vontade, pedisse para deixar o cargo, após receber a denúncia da PGR. Isso então não caberia ao presidente Lula ter que fazer a demissão.

Após a sinalização da ministra Gleisi, “caciques” do União Brasil acabaram se encontrando de forma reservada após o almoço, sem Gleisi, e concluíram então o pedido de demissão de Juscelino.

De acordo com as lideranças do União Brasil, o ministro acabou orientado a pedir para deixar o cargo, sendo aconselhado assim a “se preservar”. Foi avaliado que se Juscelino seguisse como ministro, se tornaria o alvo principal das investigações.

Depois então do acordo selado, se espera que o ministro apresente ainda nesta terça-feira sua carta de demissão ao presidente Lula. Ele deverá ser substituído por outro deputado federal do União Brasil, porém nenhum nome ainda foi revelado.

Contudo, alguns nomes são cotados, o principal deles, o do líder da legenda na Câmara, deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), que também esteve no almoço, assim como Gleisi. Fernandes fez uma viagem com o presidente Lula para o Japão e Vietnã ainda no fim do mês de março.

Presidente Lula tinha prometido afastar Juscelino

Assim que Juscelino acabou sendo indiciado pela Polícia Federal neste caso, o que ocorreu em junho de 2024, o presidente se manifestou, informando que afastaria o ministro das Comunicações se fosse denunciado pela PGR.

“O que eu disse para o Juscelino: ó, primeiro, a verdade só você que sabe. Então é o seguinte: se o procurador indiciar você, você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento você continua como ministro”, contou Lula em entrevista ao portal UOL. “Se for aceito (o indiciamento), vai ser afastado”, finalizou.

Você sabia que o código da Claro já foi 36? Entenda o que mudou nas ligações

Caso você já tenha passado dos 25 anos, é muito provável que tenha usado ou ao menos ouvido falar do código 36 da Claro. A época marcou as pessoas que tinham que realizar ligações de longa distância, e para isso, adicionar muitos números.

Relembrando, funcionava mais ou menos assim, 0 + código da operadora + DDD + número. O número usado pela operadora Claro era o 36.

Nos dias atuais são poucas as pessoas que dão importância para isto, mas e o porquê do número deixar de ser usado? Qual foi a mudança que ocorreu de lá para cá?

O que era o código 36 da Claro?

Conhecido como “código CSP” (Código de Seleção de Prestadora), ele servia para as pessoas escolherem quais seriam as operadoras que a sua ligação, de longa distância, iria passar.

Lembramos que a Claro, que surgiu nos anos 2000 (após a fusão da ATL, BCP, Americel e outras), ficou utilizando o código 36 para realizar este tipo de chamada. Por exemplo, se a pessoa fosse realizar uma ligação que seria de São Paulo para Salvador, usaria: 0 36 71 XXXXXXXX. Então sua ligação passaria pela estrutura da operadora da Claro.

Diversas outras empresas telefônicas também utilizavam seus códigos: a Oi/Telemar era 31, a TIM sempre foi 41 e a Embratel (que mais tarde iria virar a Claro) usava o código 21.

Porque os códigos caíram em desuso?

Com o passar do tempo a tecnologia mudou. Depois do grande sucesso do WhatsApp, com ligações via internet, as pessoas viram suas vidas facilitadas quando o assunto é comunicação.

Também tivemos a chegada dos planos de chamadas ilimitadas, além dos chips multioperadora, e por isso o código CSP acabou sendo esquecido pela grande maioria. Na verdade uma parte das pessoas na atualidade nem imagina o que é isso. A Anatel, por exemplo, já mencionou muitas vezes que vai regular cada vez menos este tipo de serviço.

Nos dias atuais, as operadoras e os smartphones modernos já se encarregam de fazer esse trabalho por você. Na grande maioria das vezes os usuários não precisam nem colocar o código, ele entra automaticamente, e pode ser ignorado devido ao plano da operadora.

Mas o 36 acabou sendo esquecido?

Na prática, podemos concluir que sim. Mesmo que ainda se ache em registros antigos da Anatel, o antigo código CSP 36 viu seu uso sumir completamente.

Nos dias atuais a operadora Claro usa o 21, muito conhecido por causa do marketing agressivo da Embratel, e que por anos foi seu código principal. Em 2004, a Embratel foi vendida para a mexicana Telmex, do empresário Carlos Slim, também dono da América Móvil, que por sua vez é controladora da Claro.

A partir daí, uma parceria foi feita para a Claro utilizar o código CSP da Embratel, que já era muito forte no mercado nacional. Nos anos seguintes, a empresa viria a consolidar as duas companhias, com a fusão da Claro com a “Empresa Brasileira de Telecomunicações”, o que aposentou de vez o 36.

E qual a mudança pra você?

Se você faz o tipo que ainda digita o número todo manualmente, talvez veja a diferença. Mas na verdade, para grande maioria das pessoas, nada muda.

A maioria das operadoras hoje, contam com planos de chamadas à distância ilimitadas, o que torna desnecessário incluir o CSP. Na verdade, o código 36 agora virou uma curiosidade para os mais novos, e contada pelos mais “antigos”.

Oi TV relança atendimento com site, WhatsApp e nova URA após compra pela Mileto

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Centro Operacional da Oi TV na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Imagem: Divulgação/Mileto Tecnologia.

A Oi TV deu um passo importante para se reconectar com seus quase 600 mil clientes em todo o Brasil. Agora sob o comando da Mileto Tecnologia, que assumiu oficialmente a operação no início de março após vencer o leilão judicial da antiga Oi, a empresa lançou três novos canais de comunicação: um site reformulado, atendimento via WhatsApp e uma central telefônica automatizada com nova estrutura de navegação.

As novidades foram anunciadas nesta sexta-feira (4), marcando a primeira grande ação da Mileto desde que comprou a operação de TV por assinatura no fim de fevereiro. O foco agora é simplificar e agilizar o contato com os assinantes – tanto pré quanto pós-pagos – oferecendo alternativas digitais que acompanham a nova era do consumo de conteúdo e serviços.

O novo site, que passa a operar no endereço www.oitv.net, foi redesenhado com foco na experiência do usuário. Nele, os clientes podem emitir a primeira ou segunda via da fatura, fazer contestações, consultar histórico de pagamento e ainda acionar suporte para resolver falhas de sinal.

Além do site, a Oi TV também ativou um canal oficial no WhatsApp, por meio do número (21) 99413-3044. A proposta é permitir um atendimento mais direto e instantâneo, dentro do aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros.

Para quem ainda prefere o atendimento telefônico, a operadora manteve o número 10631, mas com mudanças significativas. A URA (Unidade de Resposta Audível) foi totalmente redesenhada, com novos caminhos e uma nova voz para guiar o usuário até o setor responsável, incluindo sempre a opção de falar com um atendente humano.

O presidente da Mileto, Roberto Guenzburger, destacou o esforço das equipes para colocar os novos canais no ar em tempo recorde. “Em pouco mais de um mês, conseguimos estruturar uma nova experiência de atendimento para o cliente da Oi TV. Essa velocidade reflete o nosso compromisso com eficiência, foco no cliente e inovação”, afirma.

A estruturação dos canais contou com a parceria de empresas reconhecidas no setor, como BlackRock, Genesys, DMA, Mob2buy e Objective – o que reforça o comprometimento da Mileto com soluções tecnológicas robustas e escaláveis.

Com presença nacional e cobertura nos 27 estados do país, a Oi TV é considerada uma das mais completas plataformas de distribuição de conteúdo no Brasil. A Mileto aposta na manutenção da marca de forma independente como forma de fortalecer a competitividade no setor de TV por assinatura, que ainda mantém base sólida mesmo diante do crescimento dos serviços de streaming.

A nova fase também abre portas para avanços em pautas regulatórias e para a entrada de novas tecnologias e parcerias no setor. A empresa já atua a partir de escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, com uma central operacional localizada na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Com os novos canais, a Mileto sinaliza que está pronta para ouvir os clientes, investir em inovação e manter a Oi TV relevante no cenário nacional. Para os assinantes, a mudança promete mais agilidade, menos burocracia e um atendimento que, finalmente, fala a língua do consumidor atual.