
A Mileto Tecnologia concluiu a aquisição da Oi TV por Assinatura, consolidando-se como a nova responsável pelo serviço de TV via satélite e IPTV que atende mais de 600 mil assinantes em todo o Brasil. O negócio foi finalizado em 28 de fevereiro, como parte do plano de recuperação judicial da Oi S.A., e inclui um compromisso de pagamento de até R$ 30 milhões pela unidade produtiva isolada (UPI) de TV por assinatura da operadora.
O plano da Mileto para a Oi TV envolve a continuidade da operação com uma proposta de valor reforçada para os clientes atuais, além de uma estratégia voltada para resgatar antigos assinantes e atrair novos usuários. A empresa manterá a infraestrutura existente, incluindo o head-end (central de recepção, processamento e distribuição de sinais de TV) localizado na Barra da Tijuca (RJ), e seguirá contando com a equipe de profissionais que já atuava na operação da Oi TV.
De acordo com Roberto Guenzburger, presidente da Mileto, a empresa tem como principal objetivo a inovação na distribuição de conteúdo, sem competir diretamente com operadoras de internet banda larga. Em vez disso, pretende estabelecer parcerias estratégicas para ampliar o alcance de seus serviços. “Enxergamos um grande potencial no mercado de banda larga para distribuir nossos conteúdos através de parceiros que já oferecem conectividade”, afirmou Guenzburger.
A princípio, a marca Oi TV será mantida, e as condições contratuais dos assinantes não sofrerão alterações. Os clientes continuarão sendo atendidos pelos canais de suporte já existentes, incluindo call center e plataformas digitais. Além disso, a Mileto garantiu a continuidade dos contratos com fornecedores essenciais, como a operadora de satélite SES e as programadoras de conteúdo Globo e Warner.
A empresa também planeja oferecer novidades para os assinantes, incluindo novos pacotes e funcionalidades que ampliem a experiência do usuário. Entre as iniciativas previstas, destaca-se um esforço para reativar clientes antigos que ainda possuem antenas e set-top boxes da Oi TV, permitindo o retorno ao serviço de maneira simplificada e acessível.
Guenzburger destacou a importância da Oi TV no cenário nacional de distribuição de conteúdo. “Com presença em todos os 27 estados, a plataforma da Oi TV é uma das mais completas do Brasil. Nossa entrada no mercado reforça a competitividade do setor e abre novas possibilidades para os parceiros do ecossistema da Oi TV”, disse.
A Mileto, que reúne profissionais experientes do setor de telecomunicações, vê a aquisição como um passo estratégico para expandir sua atuação no mercado de entretenimento digital. Além de manter a atual estrutura de transmissão via satélite (DTH) e IPTV, a empresa pretende trazer inovações para a distribuição de conteúdo linear no país, prometendo novidades em breve.
Os principais nomes por trás da “nova Oi TV“
Profissional | Experiência Curricular |
---|---|
Roberto Guenzburger | Presidente da Mileto e ex-executivo da Oi, Claro, ATL e Americel |
Renato Svirsky | Diretor de Tecnologia e Novos Negócios da Mileto, fundador da Guigo TV e ex-country manager da Zapping Brasil |
Luiz Eugênio Salomon | Diretor Jurídico e Regulatório da Mileto e ex-Gerente Jurídico da Telebrás |
Thiago Paiva | Diretor de Operações de Clientes da Mileto e empreendedor e ex-COO da Blincast Media |
Francisco Silva Telles | Diretor Financeiro da Mileto e ex-CFO da TEVISA e Endemol Globo |
Market Share da TV Paga por DTH
A Oi TV é a segunda maior operadora de TV por Assinatura por satélite (DTH) do Brasil, com 15,2% do mercado. Fica apenas atrás da SKY, que lidera isolada e detém 76,5% das antenas que continuam apontadas para o céu recebendo informações. A Claro TV fecha o pódio no terceiro lugar, com 7,3% dos acessos.
A Vivo TV cortou o seu sinal de televisão via satélite desde o final de 2022.
Ao todo, o segmento atende 3,48 milhões de usuários no território nacional.