26/04/2024

Anatel apresenta detalhes do avanço da conectividade na Região Norte

Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, deu mais detalhes sobre o projeto que pretedente ampliar a conetividade na Região Norte.

Foi realizada uma apresentação online pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, e pelo superintendente de outorgas, Vinicius Caram, sobre o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). O programa tem como objetivo implantar um backbone em fibra óptica subfluvial na região Norte do Brasil. Durante a apresentação, foram anunciados os benefícios do programa, incluindo o atendimento a nove prefeituras, oito fóruns, uma unidade integrada de polícia, 11 hospitais e 132 escolas públicas urbanas.

região Norte

A reunião contou com a participação de representantes de nove municípios, a Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém, o Comandante da Estação Naval Rio Negro de Manaus, o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) de Brasília e o Diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Vale ressaltar que o Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 1º de dezembro de 2020, o Projeto de Expansão da Infraestrutura de Comunicações na Região Amazônica, que prevê a implantação do backbone em fibra óptica subfluvial.

Esse projeto, também conhecido como Projeto PAIS (Programa Amazônia Integrada e Sustentável), foi proposto pelo Ministério das Comunicações (MCOM) e será executado pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD). A aprovação do projeto foi considerada um adicional para utilizar o saldo remanescente dos recursos aportados pela entidade, resultante do desligamento da TV analógica e migração para a TV digital.

O projeto da Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM) é composto por várias etapas e iniciativas para melhorar a infraestrutura de comunicação ao longo do trajeto. Essas iniciativas incluem:

  • Lançamento de cabo óptico subfluvial: Um cabo óptico foi instalado sob os rios entre Santarém-PA e Manaus-AM. Essa etapa já foi concluída, possibilitando uma conexão de alta velocidade e confiabilidade entre as duas cidades.
  • Implantação de Redes Metropolitanas ópticas terrestres: Está em andamento o projeto de implantação de redes metropolitanas ópticas terrestres em nove municípios ao longo do trajeto. Esses municípios são: Curuá-PA, Óbidos-PA, Oriximiná-PA, Juruti-PA, Terra Santa-PA, Parintins-AM, Urucurituba-AM, Itacoatiara-AM e Autazes-AM. A previsão é que essa implantação seja concluída até o fim de agosto. Essas redes permitirão uma conectividade de alta velocidade e confiabilidade nessas localidades.
  • Interconexão de instituições e espaços públicos: Em cada um dos nove municípios mencionados anteriormente, as Redes Metropolitanas ópticas terrestres irão interconectar diferentes locais de importância pública. Isso inclui escolas públicas urbanas, a sede do Tribunal de Justiça local, hospitais e praças públicas. Essa interconexão permitirá a comunicação eficiente e o acesso à internet de alta velocidade em locais estratégicos.
  • Ponto de Acesso sem fio (WiFi): Além das redes ópticas terrestres, será realizada a aquisição e instalação de um Ponto de Acesso sem fio (Access Point) com tecnologia WiFi em cada um dos pontos de atendimento mencionados anteriormente. Esses pontos de acesso permitirão que os usuários se conectem à rede sem fio e desfrutem de conectividade à internet em dispositivos móveis e outros dispositivos compatíveis.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários