26/04/2024

Entenda como a Claro pretende expandir o 5G DSS

Conexão deve chegar em mais cidades brasileiras, mas em outra frequência; 5G da operadora já está ativado em duas cidades.

Ilustração - Smartphone
Imagem: Pixnio

Lançado nas últimas semanas, uma grande dúvida sobre o 5G DSS da Claro paira sobre o mercado de telecomunicações. Como a operadora pretende expandir a conexão para que outras cidades tenham acesso?

Atualmente ativada no Rio de Janeiro e em São Paulo, a conectividade de quinta geração liberada pela empresa utiliza o compartilhamento dinâmico de espectro, chamado de DSS, na frequência de 2,6 GHz.

É dessa forma que a Claro conseguiu viabilizar a nova conexão móvel antes mesmo do leilão de frequências, previsto para ocorrer em 2021.

No entanto, para outras cidades, a ideia é que a operadora utilize a banda de 2,1 GHz, conforme declarou Celso Birraque, diretor de redes de acessos móveis, para o jornalista Rafael Bucco.

O executivo adianta que a Claro trabalha com parceiros para ter mais opções de DSS. Futuramente, mais terminais podem ser compatíveis com outras frequências.

Logo após o anúncio da operadora, a TIM também destacou sua entrada no mercado 5G antes mesmo da aquisição de frequências, mas tudo indica que a concorrente da América Móvil pode acelerar a expansão em busca de uma liderança.

VIU ISSO?

–> Claro terá plano inicial de 50 GB para o 5G DSS

–> Conheça as cidades e bairros com cobertura ‘5G’ da Claro

–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

A Claro, por sinal, é a operadora que mais possui espectros no Brasil, graças a compra da Nextel.

O 5G “prévio” da operadora é definido como non-standalone, ou seja, depende da infraestrutura da rede 4.5G para operar.

Em evento realizado na semana passada, o teste de velocidade apresentou uma velocidade acima de 400 Mbps. Já o 5G que contará com novas frequências, compradas a partir do leilão, bateu 1 Gbps.

Com informações de Tele.Síntese

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários