Entenda como a Claro pretende expandir o 5G DSS

Conexão deve chegar em mais cidades brasileiras, mas em outra frequência; 5G da operadora já está ativado em duas cidades.

Ilustração - Smartphone
Imagem: Pixnio

Lançado nas últimas semanas, uma grande dúvida sobre o 5G DSS da Claro paira sobre o mercado de telecomunicações. Como a operadora pretende expandir a conexão para que outras cidades tenham acesso?

Atualmente ativada no Rio de Janeiro e em São Paulo, a conectividade de quinta geração liberada pela empresa utiliza o compartilhamento dinâmico de espectro, chamado de DSS, na frequência de 2,6 GHz.


É dessa forma que a Claro conseguiu viabilizar a nova conexão móvel antes mesmo do leilão de frequências, previsto para ocorrer em 2021.

No entanto, para outras cidades, a ideia é que a operadora utilize a banda de 2,1 GHz, conforme declarou Celso Birraque, diretor de redes de acessos móveis, para o jornalista Rafael Bucco.

O executivo adianta que a Claro trabalha com parceiros para ter mais opções de DSS. Futuramente, mais terminais podem ser compatíveis com outras frequências.

Logo após o anúncio da operadora, a TIM também destacou sua entrada no mercado 5G antes mesmo da aquisição de frequências, mas tudo indica que a concorrente da América Móvil pode acelerar a expansão em busca de uma liderança.

VIU ISSO?

–> Claro terá plano inicial de 50 GB para o 5G DSS

–> Conheça as cidades e bairros com cobertura ‘5G’ da Claro

–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

A Claro, por sinal, é a operadora que mais possui espectros no Brasil, graças a compra da Nextel.

O 5G “prévio” da operadora é definido como non-standalone, ou seja, depende da infraestrutura da rede 4.5G para operar.

Em evento realizado na semana passada, o teste de velocidade apresentou uma velocidade acima de 400 Mbps. Já o 5G que contará com novas frequências, compradas a partir do leilão, bateu 1 Gbps.

Com informações de Tele.Síntese

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais votado
mais novo mais antigo
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
eltonsilva0078

Que Piada essa claro, esse lixo de operadora não oferece nem o 4G direito que dirá o 4.5G… e agora vem com essa de 5G, kkkkk que piada essa claro que piada kkkkkkkk.

Cidade - UF
são luis
Vando Araujo

Infelizmente para anatel basta a operadora colocar um torre ou duas p cobrir toda a cidade, e não é bem assim. Deveria ser obrigado a cobertura total daquela cidade pela tecnoligia 3G. 4G. Aqui na minha cidade mesmo a claro tem apenas duas torres, em alguns bairros mais afastados só funciona no 2G. Mas onde a mesma pega o 4.5G e 4G nao tenho do que reclamar, sem duvidas é a melhor em prestação de serviço.

Cidade - UF
LAGARTO - SE
Saulolucio12

Se aqui aonde moro nem pega o 4G bom, quanto mais o 5G, cai bastante para o 3G, mas, a velocidade da internet é boa!

Cidade - UF
Recife-PE
Helliton Soares Mesquita

E dizem que o Brasil não é evoluído. Será o primeiro país a ter o 5.5G

Cidade - UF
Rondonópolis - MT