19/12/2025
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Acordo entre Vivo e Winity: Associação Neo pede que operação não seja aprovada

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Desde que a Vivo e a Winity anunciaram seu acordo de compartilhamento recíproco de elementos de rede adquirida no leilão do 5G, que a operação está sendo avaliado pelos órgão reguladores, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que tem apresentando seria preocupações no acordo entre as empresas.

Entretanto, os órgãos não são as únicas preocupações para aprovação do negócio, entidades como a Associação Neo, que representa prestadoras de pequeno porte, MVNOs e entrantes no mercado móvel, tem se oposto à operação, pedindo que os órgãos não aprovem a transação.

Em sua manifestação ao Cade, a associação afirma que o acordo entre as empresas afasta a nova operadora móvel no mercado brasileiro, sob o argumento de que o compartilhamento de metade da capacidade adquirida pela Winity com a Vivo é um “grave obstáculo” para finalidade pretendida pela Anatel na licitação do espectro (fomentar a competição no segmento móvel). No leilão, grandes operadoras que já possuíam a faixa de 700 MHz tinham participação vedada na disputa da faixa.

“A Neo entende que o objetivo central da operação notificada por Telefônica e Winity é criar barreiras à entrada e expansão de prestadoras competitivas, garantindo que esses players não terão acesso à faixa de espectro adquirida pela Winity, cuja finalidade prevista pelo próprio regulador setorial era a criação de um player de rede neutra, e não a concentração nas mãos de uma das prestadoras dominantes”, alegou a entidade, na manifestação ao Cade.

Segundo a Associação Neo, “Um player que pretenda realizar operação de atacado neutra não pode ceder com exclusividade espectro para uma prestadora dominante e logo reduzir sua capacidade de construir rede de com capacidade suficiente para demais interessadas“.

O grupo de PPPs ainda o acordo entre a Vivo e a Winity acaba burlando o limite de frequências (spectrum cap) da faixa, pois os 1,1 mil municípios onde a Vivo quer usar o adicional de 700 MHz corresponde a 90% das receitas do mercado móvel, além de incluir importantes cidades vizinhas de “áreas nobres”.

Além disso, a Associação Neo ainda aponta um risco de impacto anticompetitivo no mercado de torres, pois o acordo entre as empresas prevê a construção de até 3,5 mil sites para a Vivo até 2030, criando um cenário de reserva de mercado exclusivo para a operadora.

“Contrapartidas estabelecidas entre as partes, como no caso objeto deste ato de concentração, que entrelaçam três acordos distintos, sendo um deles de infraestrutura (torres/sites), juntamente com a cessão de parte do espectro […] dificultam e, no limite, impedem a operação de atacado neutra”, argumentou a Neo, na manifestação.

Dois novos smartphones da Samsung chegam no Brasil; saiba os preços

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Atualizando sua linha de smartphones no mercado brasileiro, a Samsung apresentou nesta terça-feira (10), dois novos aparelhos da família A: o Galaxy A23 5G e o Galaxy A04e. Renato Citrini, gerente sênior de produto de Mobile Experience da Samsung Brasil, afirma que “As novas adições à família Galaxy A complementam o que a linha tem de melhor: recursos essenciais para o dia a dia e para todos os perfis”.

Galaxy A23

É um smartphone mais avançado desse lançamento, com destaque para sua capacidade de fazer conexões 5G. Equipado com um Snapdragon 695, o aparelho é composto por uma tela de 6,6 polegadas, com tecnologia LCD e resolução Full HD+, o painel conta com suporte para taxas de atualização a até 120 Hz, enquanto a câmera frontal fica dentro de um entalhe em formato de gota.

O smartphone conta com um conjunto de câmeras, sendo a sua principal de 50 MP, com suporte para estabilização óptica de imagem (OIS), acompanhada de uma ultrawide de 5 MP, macro de 2 MP e um senso de 2 MP para detecção de profundidade — na frente, um sensor de 8 MP é responsável pelas selfies.

O A23 5G conta com memória interna de 128 GB e 4 GB de RAM, sendo que sua memória interna pode ser expansível a até 1 TB por meio de cartão micro SD. Sua bateria de 5.000 mAh é compatível com recarga de até 25W, mas para ter um carregamento mais rápido, é preciso um adaptador, que é vendido separadamente. O sistema operacional do smartphone é o Android 12.

Disponível nas cores preto, banco e azul, o Galaxy A 23 chega no Brasil sob o preço de R$ 2.299.

Galaxy A04e

Com um preço mais acessível, de R$ R$ 1.399, o smartphone é uma opção mais básica da Samsung, equipado com o processador Helio P35. O aparelho tem uma tela 6,5 polegadas, também com tecnologia LCDm, mas com com resolução HD+ e taxas de atualização de 60 Hz.

Sua bateria é de 5.000 mAh, mas seu carregamento é mais lento. O sistema operacional também é o Android 12, com a interface One UI típica da Samsung. Seu conjunto de câmera conta com um sensor principal de 13 MP, com um de 2 MP para detecção de profundidade. Na dianteira, fica o sensor de 5 MP.

ViX lança canal com conteúdos dedicados a times esportivos

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Os serviços de streaming têm visto nos esportes, em especial o futebol, um grande potencial para atrair público e assinaturas para suas plataformas. Com isso, está ocorrendo um investimento crescente nesse segmento, onde as empresas estão apostando na transmissão de conteúdos esportivos, a ViX é uma dessas companhias.

O ViX, sentido de streaming gratuito, lançou um canal com produções dedicadas a grandes times brasileiros, como Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Chamando de ViX Esportes, os usuários já podem conferir conteúdos na plataforma, como “Arquibancada Tricolor”, do São Paulo Futebol Clube; “Nosso Palestra”, do Palmeiras; e “Coluna do Fla”, do Flamengo.

Com o lançamento do canal, a plataforma espera ter conteúdos com clubes de todas as regiões do país. “São canais de grandes torcidas, produzidos por mídias independentes, que trazem um olhar diferente para a cobertura dos principais campeonatos nacionais”, comenta Fábio Castaldo, diretor comercial da ViX e responsável pelas parcerias. “Nosso esforço é para fechar com a maior quantidade de clubes de todas as regiões do país”, complementa.

Para Ricardo Senna, CEO do Arquibancada Tricolor, a parceria com ViX é muito importante para ampliar a visibilidade do canal, além de trazer credibilidade e mostrar o quanto as mídias independentes têm crescido em relevância para o público do futebol.

“Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto; um dos nossos objetivos para 2023 era exatamente aumentar o alcance do Coluna do Fla por meio do streaming e conseguimos antecipar. Agora nossa expectativa é trazer para a plataforma o potencial de engajamento e crescimento que possuímos no site e nas redes sociais”, comenta Simon Lédo, CEO.

Para ter acesso ao canal Vix Esportes e muitos outros conteúdos, o usuário pode acessar a plataforma de forma totalmente gratuita, sem a necessidade de realizar cadastro ou fazer assinaturas.

ViX está disponível via web, em aplicativos para celular (via App Store e Google Play), e em aparelhos de TV conectada (como Roku, ChromeCast, Apple TV e Amazon Fire Stick). Não é necessário nenhum cadastro ou assinatura para baixar. Para abrir a plataforma na web, basta acessar vix.com.

Sobre o ViX

O serviço de streaming da TelevisaUnivision foi apresentado oficialmente no Brasil em outubro de 2022 e uma festa de lançamento na Casa Bossa, em São Paulo. Na época, seu destaque foi para o canal ViX Influencers, que passou a disponibilizar conteúdos de influenciadores como Lucas Maciel – mais conhecido como Lucas Selfie, Netão Bom Beef, Bruno Só Vide e Rodrigo Ruiz.

Festival de Verão de Salvador: TIM será patrocinadora master do evento

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Sempre presente nos grandes eventos da música no país, a TIM vai desembarcar em um dos festivais mais tradicionais da Bahia e do Nordeste, o Festival de Verão de Salvador. A operadora será patrocinadora master do evento, que retorna ao Parque de Exposições nos dias 28 e 29 de janeiro, após dois anos de pausa, marcando a primeira ação da plataforma de música da operadora este ano.

Fabio Avellar, Chief Revenue Officer da TIM, explica que o festival é uma forma de regionalizar os projetos da operadora, que conta com diversas iniciativas no setor musical. “Tivemos diversas iniciativas em 2022, incluindo o patrocínio ao Rock in Rio, e vamos ampliar ainda mais a plataforma de música, buscando também regionalizar os projetos. É um prazer participar de um festival tão tradicional da Bahia e do Nordeste, principalmente agora nessa retomada mais diversa e inovadora, que é a cara da TIM”.

Ainda não foi anunciada as ações que a TIM fará no Festival de Verão de Salvador, mas a operadora já deu alguns spoilers, dizendo que será responsável pela roda-gigante em tons de azul, remetendo a cor representante da marca, além de um estande com experiências para o público e ativações na área VIP.

A presença da operadora no evento, será um ponto marcante para a TIM pontuar a presença do 5G na cidade, que foi uma das primeiras capitais a contar com a tecnologia, sendo que provavelmente será o principal foco, assim como tem feito em outros festivais, como o Rock In Rio 2022.

Na edição deste ano, já estão cotados para se apresentar artistas como Criolo com Ney Matogrosso, Ludmilla com Glória Groove, Jão com Pitty e Gilberto Gil com Caetano Veloso. Além disso, o evento abraçará causas sociais e ambientais que reforçam o compromisso com a comunidade local e o meio ambiente.

Em todas as iniciativas da nossa plataforma de música buscamos essa pluralidade de artistas, de gêneros, seja em ações proprietárias ou patrocinadas. Esse evento está muito em linha com os valores da TIM, de liberdade, respeito e coragem. Vamos agregar com a força da nossa marca e a potência da nossa tecnologia para fazer um festival ainda mais inovador e inesquecível”, completou Ana Paula Castello Branco, Diretora de Marca e Comunicação da TIM.

Além do patrocínio master da operadora, o Festival de Verão de Salvador terá consultoria musical de Zé Ricardo, parceiro da TIM em projetos como o TIM Music Rio e o Festival TIM Music Mulheres Positivas.

Oi fecha parceria para oferecer serviço de telemedicina

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Com o objetivo de oferecer serviço de telemedicina para os seus assinantes de internet banda larga por fibra óptica, a Oi anunciou uma parceria com a Docway, empresa do grupo SulAmérica. De acordo com a empresa, a proposta do negócio entre as companhias é levar atendimento médico remoto para aqueles que não querem ou não podem sair de sua residência.

A ideia está em linha com o aumento da demanda pela modalidade de telemedicina, devido à pandemia de Covid-19. “A parceria com a SulAmérica Docway reforça o posicionamento da Oi como uma plataforma de serviços digitais”, explica o VP de Novas Receitas da Oi, Rogério Takayanagi.

De acordo com as companhias, o atendimento que é feito por vídeo na empresa do grupo SulAmérica, tem resolutividade de 95% dos casos. A Docway afirma que seu serviço conta com mais de 4 mil médicos cadastrados, além de que os usuários podem contar com tingimento 24 horas, todos os dias da semana.

A empresa também afirma que o serviço conta com médicos cadastrados de 25 especialidades, incluindo psicólogos. A assinatura do serviço contempla consultas ilimitadas pelo valor de R$ 19,90 ao mês.

Em dezembro do ano passado, a Oi saiu do processo de recuperação judicial, que enfrentava desde 2016, cujo processo resultou na vendas dos ativos da sua unidade de telefonia móvel para a TIM, Vivo e Claro, assim como na venda de data centers, torres e sua rede de fibra em última milha.

Dessa forma, a empresa começa o ano buscando novas frentes de receita para se manter economicamente estável, uma vez que ficou focada somente no serviço de banda alta. Ou seja, o setor de saúde faz parte da iniciativa da nova Oi, que busca novas formas de renda para seu caixa, assim como para fidelizar seus clientes nesse cenário de reinvenção.

Com esse reposicionamento no mercado, a empresa encontra-se voltada como provedora de experiências digitais como streaming, jogos em rede, serviços relacionados à casa conectada, finanças, saúde e marketplace de soluções.

Direito de exploração do satélite IS-11 da Intelsat é aprovado pela Anatel

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Em decisão que ocorreu após votação com circuito deliberativo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que foi encerrada neste último dia 09, o Conselho Diretor do órgão aprovou o direito de exploração de satélite estrangeiro para IS-11, da operadora Intelsat.

Lançado ainda em 2007, o Intelsat 11 tem cobertura nas Américas e conta com transponders operando em banda Ku, além da banda C. A aprovação foi unânime.

O conselheiro Artur Coimbra foi o relator do pedido, que foi protocolado pela empresa de satélite em agosto do ano passado. Com a aprovação do pedido, a satelital passa a ter o direito de exploração até março de 2025, mas a consumação da nova licença (na posição orbital 43º O) ainda depende de autorização definitiva para o artefato nos Estados Unidos.

Segundo o acórdão da Anatel, o direito de exploração mencionado precisa da apresentação da decisão final da FCC, pois a continuidade da operação do satélite IS-11 ainda não tem a autorização definitiva em seu país de origem. “Pelo fato de não haver ainda a autorização definitiva do país de origem para continuidade da operação do satélite IS-11, o direito de exploração do mencionado satélite estrangeiro no Brasil deverá ser condicionada à apresentação da decisão final da FCC“.

Se acontecer da renovação pela reguladora de comunicações dos Estados Unidos não apresentar a aprovação “em prazo razoável” ou a solicitação de extensão seja indeferida junto à FCC, segundo a agência reguladora brasileira, o direito de exploração do satélite no país deverá ser extinto por meio de cassação.

Além disso, a Anatel ainda falou sobre não é possível incluir todas as radiofrequências desejadas pela Intelsat, que foi citada no pedido de renovação. “Não poderão ser associadas ao Direito pleiteado faixas de radiofrequências entre 3.700 MHz e 3.720 MHz“.

Novo ministro das Comunicações promete acelerar implementação do 5G

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Juscelino Filho, o novo Ministro das Comunicações, durante a cerimônia de posse, falou sobre a expansão das tecnologias no país e se comprometeu a acelerar o processo, inclusive planejando maximizar a implementação do 5G e garantir a ampliação do acesso à internet da população. Segundo ele, a quinta geração de internet móvel é um instrumento crucial para a inovação da educação.

O 5G já é uma realidade nas capitais brasileiras, mas ainda está limitado aos grandes centros e os consumidores que têm um dispositivo compatível com a rede. Para popularizar a tecnologia, é necessário expandir a rede para os municípios do país, além de facilitar o acesso da população a smartphones capazes de se conectar à internet móvel.

Segundo o Ministério da Comunicação (MCom), em um ano e meio, as antenas estarão instaladas em cidades e metrópoles com mais de 500 mil habitantes. Vale lembrar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já pensa em liberar a faixa usada pelo 5G nas cidades com até 200 mil habitantes.

Alfredo Freitas, especialista em educação e tecnologia, acredita que esse investimento será extremamente positivo principalmente para a conectividade escolar. “Recursos como vídeo aulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online estão ajudando as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade da educação. O ensino via internet é irreversível, por que já está se adaptando às salas de aula. A implementação e ampliação da tecnologia 5G será a grande aliada da educação, desde que os governos pensem conjuntamente na conectividade das escolas brasileiras”, explica Freitas.

Alfredo Freitas explica que nas cidades onde o 5G já está em funcionamento, a conectividade precisa acompanhar a instalação da rede. Segundo ele, “Os impactos da tecnologia na educação, por exemplo, poderiam ter sido maiores se os investimentos necessários tivessem sido feitos para conectar as escolas no Brasil”.

Ele explica também que a baixa conectividade é um entrave para a consolidação dos benefícios que a nova rede poderia trazer para a educação no país, como a modalidade remota.

SKY anuncia uso de ‘bots’ na cobrança a inadimplentes

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Nesta terça-feira (10), a SKY, operadora de TV por assinatura via satélite e banda larga, anunciou uma parceria com a BRbots, multinacional brasileira fornecedora de sistemas de atendimento virtual, incluindo automação de textos (chatbots e whatsappbots) e voz (voicebots), para o mercado corporativo, para melhorar os resultados relacionando a cobrança a inadimplentes por meio do uso de robôs de atendimento ao cliente, os “bots”.

De acordo com a empresa, a abordagem de trabalho dos bots é diferenciada e conta com estímulos para pagamentos com descontos, apresentando opções de quitação do débito via cartão de crédito, boleto ou internet banking.

A SKY explica que na primeira fase de cobrança, que acontece de 7 a 15 dias, os índices de recuperação da carteira são de aproximadamente 35%, enquanto que na segunda, que ocorre de 18 a 39 dias, a taxa é de aproximadamente 32%. Na etapa na qual a dívida já passou dos 40 dias, o índice de recuperação é de aproximadamente 14,5%.

Atualmente, a fornecedora tem atuado junto a cerca de 26% da base de clientes inadimplentes da empresa de telecom. Segundo a multinacional brasileira fornecedora de sistemas de atendimento virtual, a estimativa é que com o uso do sistema robotizado gere uma economia anual de mais de R$ 6 milhões para a SKY.

Alexandre Soares, Gerente de Cobrança da SKY, afirma que “Nessas duas fases, os contatos são realizados exclusivamente por agentes digitais. Já na terceira fase, que trabalha com os clientes com mais de 40 dias de atraso, a SKY atua com agentes virtuais e humanos”.

O CEO da BRbots, Marco Napolitano, comemorou os resultados na utilização da ferramenta e a nomeação da empresa como melhor agente digital de cobrança da operadora pelo segundo trimestre consecutivo.

“O bot na operação de cobrança gera uma experiência melhor para o cliente, que fica mais confortável para fazer a negociação do valor pendente. Além disso, impacta na agilidade do processo e na redução dos custos operacionais”, afirma.

Operadoras devem extinguir roaming internacional com o Chile

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Em janeiro de 2022, foi publicada uma decisão parte do Acordo de Livre Comércio entre a República Federativa do Brasil e a República do Chile, firmado em Santiago, para acabar com a tarifa de roaming internacional nas comunicações entre o Brasil e o Chile. Com isso, as operadoras de telefonia móvel brasileiras devem adequar suas ofertas conforme o acordo.

Nesta semana, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em circuito deliberativo, o manual operacional de como as empresas devem se adaptar, com o intuito de obedecer ao Decreto 10.949, editado em janeiro de 2022, sendo que as operadoras têm até o dia 25 de janeiro para adotar suas ofertas de roaming internacional.

Para a elaboração do manual operacional, foi formado um grupo pela Anatel contendo a participação das operadoras para definir a adaptação ao acordo. Em sua proposta, o Conselheiro Artur Coimbra e relator do processo, explicou que o órgão deverá acompanhar o resultado da liberação do roaming, verificando inclusive o respeito à qualidade dos serviços oferecidos no exterior.

“Caberá às empresas de telecomunicações que ofertam o serviço de roaming internacional a seus clientes adotar providências específicas necessárias para a implementação do disposto no Acordo, dentro do prazo previsto no numeral 1 do art. 11.25 do tratado internacional, vale dizer, até 25 de janeiro de 2023”, determina o acórdão.

O decreto, que é resultado de um acordo bilateral mais amplo, determina a eliminação dos encargos de roaming entre os viajantes do Brasil ao Chile, e vice-versa. A decisão também é válida para todas as operadoras virtuais (MVNOs).

Na prática, as empresas continuaram cobrando os serviços para quem estiver em trânsito no Chile, mas elas deverão cobrar as mesmas tarifas cobradas dentro do Brasil “quando tais consumidores efetuarem e receberem chamadas, enviarem e receberem mensagens (SMS) e se utilizarem do serviço de dados móveis”.

Coimbra também determinou que os técnicos da Anatel remetam para nova votação do Conselho Diretor qualquer alteração no acordo que aconteça em razão de mudanças de entendimento por parte dos reguladores chilenos, uma vez que o assunto ainda não foi totalmente deliberado e regulado no Chile.

Veja como ganhar até 1 GB de internet usando o app TIM FUN

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Já pensou em ganhar até 1 Giga de internet somente assistindo vídeos e vendo anúncios? É o que promete o TIM FUN, um programa de recompensas para clientes pré-pagos da operadora para ganhar pacotes gratuitos. Por meio do aplicativo, o usuário pode coletar pontos jogando jogos, assistindo vídeos, e completando ofertas e pesquisa.

Com o TIM FUN, o cliente consegue acumular pontos baixando jogos e assistindo vídeos de 30 a 45 segundos, respondendo pesquisas, habilitando o modo de tela de bloqueio interagindo com os anúncios e adicionado interesses, entrada na página de interesses e clicando nos assuntos que mais gosta para personalizar a experiência no aplicativo. Depois de acumular os pontos, é possível resgatar giga da internet.

Segundo o site da operadora, o App TIM FUN está disponível apenas para clientes TIM Pré ou Beta. Se for de outro plano, o usuário pode navegar no app como convidado, mas não conseguirá resgatar os bônus da internet. Além disso, o aplicativo é exclusivo para usuários Android 5 e mais recente, não estando disponível atualmente para iPhone, Blackberry OS, ou Windows Phones.

Além de ser Beta e Pré-pago, para participar do programa de benefícios, o cliente da TIM precisa ser adimplente e ter feito, pelo menos, 1 recarga nos últimos 60 – 90 dias. Assim que ativado, o Bônus Mais começará a ser automaticamente utilizado. O bônus terá prioridade de uso diante de outras ofertas/bônus que o cliente tenha recebido, e caso o volume total de MB resgatado não seja utilizado, dentro da validade estipulada, o restante desse pacote será expirado.

Os pontos serão expirados após 90 dias de inatividade, não sendo possível recuperá-los. Para manter o seu saldo de pontos, você precisa abrir o TIM FUN pelo menos uma vez a cada 90 dias e obter novos pontos, fazendo qualquer um dos seguintes: assistir a um vídeo, jogar um jogo, completar uma pesquisa ou uma oferta.

Além disso, a TIM também está oferecendo 1 Giga de internet para quem baixar o aplicativo. No entanto, a oferta é selecionada para alguns clientes, que estão recebendo notificações sobre a ação, mas o aplicativo está disponível para todos elegíveis.