19/12/2025
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Duas operadoras não são recomendadas pelo Reclame Aqui

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O Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações, onde há a intermediação entre as empresas e os consumidores sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Não ter uma boa avaliação na plataforma, pode manchar a imagem da marca, afetando a prospecção de novos clientes.

Esse recomendação está relacionada à experiência dos usuários no site em torno das reclamações abertas contra as empresas. Nesse caso, a Claro é uma delas, que em 2022, contava com quase 111 mil queixas abertas, mas desse número, nenhuma foi respondida pela empresa. Nesse momento, considerados os últimos seis meses (01/07/2022 – 31/12/2022), a Claro possui 52.991 reclamações, sendo que 49.647 estão sem nenhuma resposta ou interação.

O Reclame Aqui é um termômetro para que o consumidor saiba como a empresa se comporta em relação às reclamações. Inclusive, há companhias que ganham selo de empresas confiáveis em votação feita pela própria plataforma, mas parece que a Claro não está nesse patamar.

Devido a falta de respostas e interação dentro do Reclame Aqui com as queixas dos consumidores, o site classificou a Claro como não recomendada. Entre as principais reclamações estão os tópicos de cobrança indevida, planos pós-pago e telefonia celular. Inclusive, no momento, há reclamações relacionadas ao serviço de internet da Claro.

A Claro não é a única operadora com péssima avaliação na plataforma. A Vivo também está com selo de não recomendação. Cadastrada há 18 anos no Reclame Aqui, sendo que atualmente consta 53.030 reclamações sobre os serviços, mas 49.504 encontram-se sem respostas. Entre as principais reclamações estão também cobrança indevida, planos pós-pago e telefonia móvel.

Dentre as operadoras, desconsiderando a Oi que não possui mais sua unidade móvel, a TIM é a única que conta com boa avaliação no Reclame Aqui, tendo uma pontuação de 8.7/10.

Os tópicos de reclamações também são as mesmas, mas a operadora conta com um índice de 99,2% de queixas respondidas. Ou seja, de 47.378 reclamações registradas, 47.006 foram respondidas, sendo que somente 321 estão no momento sem resposta. Inclusive, em desempenho, a TIM resolveu 94,0% dos problemas apresentados.


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Google Chrome atualiza no Android e permite uso de múltiplas janelas

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O Google Chrome no Android agora pode abrir múltiplas janelas no browser mobile. Essa era uma atualização que muitos usuários esperavam, que é comum nos computadores, mas nos smartphones não era possível. 

Google Chrome para Android

Essa atualização do Google Chrome no Android está disponível desde dezembro, mas só se tornou acessível para os usuários comuns do sistema operacional na última terça-feira, 1. 

Como usar a nova atualização do Google Chrome no Android

Quem atualizou o software e já quer conferir a implementação, basta ir ao navegador e clicar no menu, que fica no canto superior direito, ontem os três pontos. Se já tiver com a última versão, vai aparecer a opção “Gerenciar Janelas”. E então será possível usufruir da novidade. 

O principal objetivo da novidade é facilitar a visualização e a organização da utilização do navegador no celular. Quando o usuário for em “Nova Janela”, estarão acessíveis para ele lado a lado na tela do celular. 

A usabilidade através do Sistema Operacional tende a ser simples: basta ir ao menu multitarefa do Android; em seguida, nas tarefas do navegador vai aparecer uma janela. Dessa forma fica mais fácil o fechamento de vários sites. 

Seu celular não atualizou ainda? 

É importante acrescentar que essa atualização está sendo distribuída aos poucos, como normalmente acontece com outros recursos e aplicativos. Portanto, alguns usuários ainda não têm acesso e isso não é necessariamente um problema. 

Nos próximos dias o software deve ser atualizado para que então possa usar o gerenciador de múltiplas janelas no Google Chrome dentro do sistema Android. 

Essa novidade que o aplicativo trouxe para o seu sistema tende a ser útil para quem utiliza o recurso principalmente em tablets, por causa do tamanho da tela e por conta da facilidade que há em abrir várias demandas simultaneamente. 

HBO libera sinal em janeiro para promover estreia de ‘The Last Of Us’

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O HBO estará com o sinal aberto durante o mês de janeiro para atrair telespectadores para a estreia da série “The Last Of Us”. Quem deu essa notícia foi a assessoria do próprio canal que confirmou que ele estará disponível para os assinantes da Claro, SKY, DGO e Vivo nos dias 13 e 15. 

HBO

O canal do HBO é adquirido a parte nos pacotes de TV por assinatura, portanto essa é uma grande oportunidade para quem deseja ter acesso a grade do canal, mas ainda não pode assinar. 

“The Last Of Us” é a nova série do HBO

Essa série é uma das mais esperadas para esse mês, pois é baseada em um jogo famoso, do mesmo nome. Além disso, o canal é famoso por produzir séries que se tornam aclamadas pela crítica e pelo público. “Game Of Thrones” e “Euphoria” são dois exemplos. 

A história da série se passa nos Estados Unidos, em um ambiente pós apocalíptico onde os mortos foram reanimados por algum motivo e se transformaram em zumbis. 

“The Last Of Us” narra a vida de Joel Miller, vivido por Pedro Pascal, e Ellie, interpretada por Bella Ramsey. Joel tem a missão de levar Ellie para fora da zona de quarentena e entregá-la para os “Vagalumes”, grupo rebelde e militar. 

Essa nova produção transfere um pouco da história dos jogos para o live-action e mostra uma narrativa de sobrevivência, além de drama nos relacionamentos humanos quando chegam no limite pela luta da própria vida. 

A série tem o roteiro assinado por Carig Mazin, responsável por outro sucesso chamado “Chernobyl”, e Neil Druckmann, que é o co-criador do jogo. Na direção da produção os nomes presentes são Kantemir Balagov, Jasmila Bani e Ali Abbasi.

Na TV e no streaming 

Assim como o recente sucesso que faz parte do universo de “Game Of Thrones”, “A Casa do Dragão”, que foi exibida tanto no canal do HBO, como no streaming da HBO Max, “The Last Of Us” também será da mesma forma. 

Portanto, quem é assinante da plataforma pode conferir por lá a nova produção. Mas quem quiser acompanhar na TV e for assinante da Claro, SKY, DGO ou Vivo, tem acesso gratuito ao sinal do canal, nos dias 13 e 15 de janeiro.

KUMI Meta V1: óculos inteligente que está com mais 50% de desconto

Você já conhece o KUMI Meta V1? Um modelo de óculos de sol inteligente a prova d’água que vai revolucionar a sua forma de utilizar esse tipo de acessório para momentos de lazer e esporte. O melhor de tudo é que ele está com um ótimo preço e frete grátis através do AliExpress.

KUMI Meta V1

Confira no decorrer desse texto mais detalhes sobre o KUMI Meta V1 e veja como ele pode se tornar o seu grande parceiro de aventuras. Afinal, é um óculos de sol com bluetooth, fones de ouvido e muito mais! E ao final, confira onde comprar com desconto.

O que você precisa saber sobre o óculos KUMI Meta V1

Esse modelo de óculos inteligente lembra o tradicional Wayfarer da Ray-Ban, porém ele é equipado com diversas funções tecnológicas que transformam sua utilidade. Ou seja, não é só mais um acessório para proteção dos olhos, mas também um aparelho que ajuda na hora de ouvir música, por exemplo.

Um dos maiores destaques do KUMI Meta V1 é o fato de ser a prova d’água. Portanto, mesmo na praia, piscina, cachoeira ou seja lá qual for a aventura, mesmo que tenha água, não precisa preocupar em danificar a parte digital dos óculos.

Especificações técnicas

O acessório possui um módulo de Bluetooth 5.0, portanto é possível ser emparelhado com diversos dispositivos como celulares e computadores. Além disso, vem com microfones integrados e botões de controle.

Sendo assim o usuário pode regular a lente para uma proteção mais avançada da exposição à luz e pode também fazer ligações e ouvir músicas.

É importante fazer um alerta sobre a função à prova d’água. Esse aparelho pode ser exposto à umidade, mas não pode ser submerso. Portanto, é possível, por exemplo, tomar chuva com ele, mas não mergulhar.

O fabricante garante 8h de autonomia da bateria e leva em média 1h30 para o carregamento total.

O KUMI Meta V1 possui lentes polarizadas que são equipadas com óculos por padrão e um par de lentes de luz anti-azul são anexadas aleatoriamente. O usuário pode remover a lente pressionando a borda de dentro para fora e de fora para dentro para instalação.

Além disso, o fabricante garante almofadas de nariz projetadas, antiderrapante para reduzir a carga no rosto.

Onde comprar com desconto

Adquira o KUMI Meta V1 clicando aqui e ganhe 51% de desconto mais US$ 3 de desconto em compras em outras lojas. Aproveite a oferta que ela é válida até o dia 13 de janeiro.

Anatel já está pronta para liberar o 5G em cidades de até 200 mil habitantes

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O 5G está próximo das cidades de até 200 mil habitantes, seguindo o cronograma da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. Entre o final de 2022 e o início de 2023 os municípios com população acima de 500 mil tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada. 

Torre 5G

O que se espera agora, para a expansão do 5G no Brasil, é que o Grupo de Acompanhamento de Interferências na faixa, Gaispi, passe a trabalhar em cidades menores, usando a abordagem de regiões no entorno, a chamadas “clusters”. 

Esse termo se refere às cidades que ficam na área metropolitana e além dos limites dos municípios. 

Os clusters das cidades que têm mais de 500 mil habitantes vão ser avaliados junto com a próxima fase que está prevista no edital 5G, que é justamente a liberação do espectro para regiões com mais de 200 mil moradores. 

Segundo a Anatel, a próxima meta da agência é fazer a limpeza e também por clusters, nas cidades que têm mais de 200 mil habitantes. Quem deu essa informação foi o conselheiro da agência e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, para o site Teletime. 

As operadoras têm até 31 de julho de 2025 para implantar o 5G nas cidades que receberam liberação de faixa há pouco, que são os municípios com até 500 mil habitantes. Isso está previsto no edital do 5G. 

Já nas cidades menores, com 200 mil habitantes, o prazo que foi fixado no edital da internet móvel de quinta geração para as operadoras foi até 31 de julho de 2026. 

O conselheiro da Anatel deixou claro que a instituição não está encontrando dificuldades no decorrer desse trabalho da expansão do 5G para as outras cidades, fora as capitais. 

Segundo Moisés Moreira a agência já fez a parte dela quanto as cidades de 500 mil habitantes, resta para as operadoras cumprirem com suas obrigações:

“Todas as cidades acima de 500 mil habitantes estão liberadas. Depois das seis que liberamos antes, as outras 20 também foram. Se as operadoras ligaram ou não, não sei porque elas ainda não têm obrigação”. 

O Grupo de Acompanhamento de Interferências na faixa fará nova reunião ainda em janeiro, no dia 24. Porém a pauta ainda não foi fechada, portanto não foi divulgada.

‘The Boys’, série do Prime Video, faz piada com HBO Max

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A série “The Boys” faz piada com HBO Max no Twitter, por causa da recente reformulação de conteúdo que o streaming fez. Por questões financeiras a Warner Bros. Discovery resolveu retirar diversas produções originais do seu catálogo. 

The Boys

A produção “The Boys” é um produto original do Prime Video, portanto, será que temos aí uma briga estabelecida entre as plataformas concorrentes. Veja abaixo mais detalhes da piada feita. 

Perfil de “The Boys” faz piada com a reformulação de conteúdo do HBO Max

Dentro da série “The Boys” há uma empresa chamada Vought e no universo da produção ela detém o direito de diversos produtos, incluindo streaming. 

Em agosto do ano passado o streaming da Voutgh anunciou um plano de assinatura com todos os canais e conteúdos, mas era necessário um pagamento à parte. Essa foi uma piada com a Disney, que havia lançado o Star+. 

E agora, a plataforma fictícia anunciou uma reformulação de conteúdo: vai voltar a ser como era antes! Porém, com corte em 35% nos filmes e séries, além disso não haverá os canais adicionais. 

A mensagem original publicada no Twitter.

O HBO Max não fez exatamente isso, mas de fato tirou diversos títulos do seu catálogo e até que complete a fusão com o Discovery+ é provável que sejam excluídos vários outros. 

“The Boys” é um dos grandes sucessos do Prime Video

A série é baseada nos quadrinhos de Garth Ennis e Darick Robertson e é criada por Eric Kripke. Mostra uma versão diferente e desvirtuada do que podem ser os super heróis, narrando os bastidores da vida desses seres especiais. 

Estreou em 2019, é uma produção aclamada pelo público e está indo para a sua quarta temporada, provavelmente em 2023. Mas, ainda não foi revelada nenhuma data oficial. 

Faz parte da trama da série fazer diversas sátiras com outras histórias de super heróis, por exemplo. E no caso dos streamings, isso ultrapassou as telas e foi para as redes sociais.

SKY usa bots na cobrança de clientes e celebra bons resultados

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A SKY começou a usar bots de atendimento para cobrar clientes inadimplentes e informou na última terça-feira, 10, que teve bons resultados com essa nova medida. Através desses robôs a empresa consegue dinamizar e otimizar as cobranças.

Bot

Essa iniciativa da SKY usando bots para fazer cobranças de clientes inadimplentes é feita em parceria com a BRbots, uma multinacional brasileira que fornece sistemas de atendimento virtual. 

E nesses serviços de atendimento que a BRbots faz, estão inclusos a automação de textos em chatbots e WhatsAppbots, além de voz para voicebots; tudo isso para o mercado corporativo. 

Como funciona o trabalho dos bots na SKY 

A SKY afirma que os robôs trabalham com abordagens e estímulos diferentes de acordo com cada situação: pagamentos com descontos, oferecendo opções de quitação de débitos por meio de cartão de crédito, boleto ou internet banking. 

Na primeira fase de cobrança, que dura entre 7 e 15 dias, os dados sobre a recuperação de carteira são de 35%. Já na segunda fase, que dura entre 18 e 39 dias, a porcentagem é de 32%, segundo o que informou a operadora. 

O gerente de cobrança da SKY, Alexandre Soares, explicou que nesses dois momentos citados acima o trabalho é feito exclusivamente pelos bots. Somente para clientes com mais de 40 dias de pendências, é feito o atendimento também com humanos. 

“Nessas duas fases, os contatos são realizados exclusivamente por agentes digitais. Já na terceira fase, que trabalha com os clientes com mais de 40 dias de atraso, a SKY atua com agentes virtuais e humanos”.

E quanto a essa terceira fase de cobranças, o índice de recuperação é em torno de 14,5%. 

A BRbots acredita que o seu serviço gera uma economia de R$ 6 milhões para a SKY, por ano. Isso porque impacta em diversos processos, inclusive na agilidade das cobranças, veja a fala de  Marco Napolitano, CEO da fornecedora do sistema de atendimento virtual sobre o assunto:

“O bot na operação de cobrança gera uma experiência melhor para o cliente, que fica mais confortável para fazer a negociação do valor pendente. Além disso, impacta na agilidade do processo e na redução dos custos operacionais”.

Tecnologia IMAX DTS chega para os assinantes Disney+ em produções da Marvel

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O áudio IMAX DTS será adicionado nos títulos do Disney+ ainda neste ano, segundo a própria empresa. Essa é uma forma de melhorar a qualidade de som da plataforma, oferecendo melhores áudios para os assinantes. 

IMAX DTS

A novidade foi confirmada durante a CES 2023. Por volta da metade do ano as atualizações começarão a aparecer, graças a parceria que a Disney fechou com IMAX e DTS. 

Segundo os responsáveis por essa parte técnica do streaming, essa novidade vai permitir que os assinantes tenham uma experiência otimizada e calibrada, não só de áudio, mas também de imagem. 

“permitirá uma experiência otimizada, especialmente calibrada para fornecer imagem e som com qualidade IMAX aos fãs”.

Disney+ investe em IMAX e DTS, mas o assinante também precisa fazer adaptações 

Para usufruir o melhor dessa tecnologia, é importante explicar também que é necessário ter um aparelho que seja compatível, certificados para transmitir a qualidade de som e imagem que o streaming começará a disponibilizar em algumas de suas obras. 

“Com o IMAX Enhanced, o IMAX e o parceiro de tecnologia DTS permitem conteúdos que podem ser experimentados em casa com a mais alta fidelidade, garantindo que a intenção criativa dos cineastas seja totalmente otimizada para uma apresentação com qualidade IMAX”.

Produções compatíveis 

Os primeiros filmes a receberem essa adaptação no streaming, são todos da Marvel, um dos braços da Disney, que faz produções de adaptações dos quadrinhos de mesmo nome. Confira abaixo a lista das primeiras produções que vão receber uma versão IMAX DTS:

  • Capitão América: Guerra Civil;
  • Capitã Marvel;
  • Doutor Estranho;
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura;
  • Guardiões da Galáxia;
  • Guardiões da Galáxia Vol. 2;
  • Homem de Ferro;
  • Homem-Formiga e a Vespa;
  • Pantera Negra;
  • Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (estreia em 1º de fevereiro);
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis;
  • Thor: Ragnarok;
  • Thor Amor e Trovão;
  • Eternos;
  • Vingadores: Guerra Infinita;
  • Vingadores: Ultimato;
  • Viúva Negra.

Anatel conclui estudo sobre acesso dinâmico ao espectro

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O estudo sobre acesso dinâmico ao espectro foi concluído, segundo notícia divulgada pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações. E assim, a instituição completou a capacitação técnica de 90 especialistas recebendo a solução sobre esse assunto. 

Estudo sobre acesso dinâmico ao espectro

Além do estudo sobre acesso dinâmico ao espectro, foram estudadas também as órbitas adotadas em vários países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Coreia, Austrália e outros. 

Para a ação foi feita uma cooperação entre um órgão internacional, uma academia e a Anatel, tendo como base modelos internacionais, que fomenta modificações no planejamento estratégico da agência, com ações em setores para uso com eficiência e adequação nas frequências ao decorrer dos anos. 

Essa capacitação aconteceu no projeto de estudos de Gestão de Espectro e Órbita da Anatel, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Agência e a União Internacional de Telecomunicações (UIT) com a contratação de consultoria ligada à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O evento aconteceu no último trimestre do ano passado, momento em que a Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) da Anatel estava responsável pela revisão dos relatórios entregues pela PUC-Rio. 

Segundo notícia divulgada pela própria Anatel, os produtos dentro do projeto de Gestão de Espectro e Órbita foram:

Produto I – Plano de trabalho;

Produto II – Benchmarking internacional;

Produto III – Modelos de gestão do espectro e órbita;

Produto IV – Arbitragem e coordenação;

Produto V – Avaliação de Uso Eficiente do Espectro;

Produto VI – Ferramentas de Tecnologia da Informação para gestão do espectro; e

Produto VII – Treinamento e Apresentações.

A agência também divulgou a lista de temas que foram abordados:

– a transferência da autorização de uso de radiofrequências entre prestadores de serviços de telecomunicações, como disposto na Lei 13.879 de 2019;

– a incorporação, na avaliação do uso do espectro, da eficiência econômica; da eficiência social e da eficiência funcional;

– a participação da indústria e da sociedade para definições de indicadores para a avaliação da eficiência de uso do espectro;

– as modalidades de resolução de conflitos de interferência prejudicial;

– a necessidade de aprimoramento das licenças;

– a requisição de informações das operadoras de satélite que solicitem autorização no Brasil (planejamento de capacidade, previsão de tráfego, aplicações a serem desenvolvidas, planos de descarte de detritos etc);

– melhoria do Banco de Dados Técnicos e Administrativos da ANATEL (BDTA).

Para mais detalhes sobre o fim do ciclo de estudos sobre acesso dinâmico ao espectro, a Anatel disponibilizou os documentos neste link:  Processo SEI nº 53500.000428/2023-82.

Twitter preocupa especialistas por causa da propagação de desinformação

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O Twitter de Elon Musk continua causando polêmicas, dessa vez a preocupação é sobre o restabelecimento de diversas contas que haviam sido suspensas e a relação que elas podem ter com a disseminação de fake news. Afinal, os perfis foram desativados por espalhar desinformação. 

Site com fake News

Segundo o desenvolvedor Travis Brown, mais de 27 mil contas foram restauradas recentemente e todas elas foram suspensas anteriormente por espalhar desinformação, assédio e estimular o ódio. 

O especialista Travis Brown foi contratado pela AFP – Agence France-Presse (agência de notícias) e disse que essa lista pode ser ainda maior que esse total de 27 mil contas. 

O Twitter pode ser um grande aliado para propagação de informações falsas

Segundo outro especialista entrevistado pela agência, Jonathan Nagler, codiretor do Centro de Mídia Social e Política da Universidade de Nova York (NYU), essa novidade pode um verdadeiro imã de informações falsas:

“Restabelecer estas contas tornará a plataforma um ímã para os atores que quiserem difundir informação falsa. E haverá menos moderação do discurso de ódio, o que tornará a rede menos acolhedora para muitos usuários”.

Contas que espalham mentiras sobre a vacina da Covid-19 foram reativadas

Para se ter um exemplo, contas como as de Peter McCullough e Robert Malone foram reativadas no Twitter. Ambos são médicos e espalharam informações dizendo que as vacinas contra o coronavírus eram perigosas, mesmo sem ter nenhum argumento sério para basear essa notícia. 

Embora não sejam necessariamente famosos, para se entender um pouco da proporção da propagação das notícias falsas, o Dr. Malone, desde que teve sua conta reativada, já tem mais 869 mil seguidores. 

E por falar em famosos, entre as contas suspensas por espalhar ódios e informações falsas no Twitter há o perfil do ex-presidente Donald Trump. Porém, o empresário disse que não vai voltar mais a usar essa rede social.