16/12/2025
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TikTok anuncia novas restrições para menores de idade; confira

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O TikTok está ampliando as restrições para menores de idade. Nesta terça-feira, 21, a rede social informou que limitará a exibição de conteúdo que possa afetar negativamente crianças e adolescentes, como publicações sobre emagrecimento e cirurgias plásticas, apenas para usuários menores de idade. 

TikTok

Essa decisão faz parte das próximas mudanças que a empresa fará nas regras de gerenciamento de conteúdo em sua plataforma.

A companhia explica ainda sobre as precauções referentes às eleições e a redução do impacto de conteúdos manipulados. O foco não está nos filtros, mas sim no combate às deepfakes (imagens que substituem o rosto de uma pessoa por outra de forma quase perfeita).

As novas diretrizes foram anunciadas nesta terça-feira, no entanto, só serão implementadas em um mês, a partir de 21 de abril. O TikTok justifica que essas mudanças são uma evolução natural, visto que houve outra grande atualização de suas regras no ano passado.

O TikTok tem tido problemas com seu público alvo, que são os jovens menores de idade

O TikTok, rede social popular entre os jovens, tem sido alvo de escrutínio em diversas partes do mundo. Nos Estados Unidos, o governo federal ameaça banir o aplicativo sob a alegação de que permite a espionagem do governo chinês, embora tal acusação ainda não tenha sido comprovada. 

Além disso, a rede já enfrentou ações judiciais relacionadas à forma como trata adolescentes.

No Brasil, um pai moveu um processo contra o TikTok por violação do Estatuto da Criança e do Adolescente, alegando que a rede exibiu conteúdo inadequado para jovens. No ano passado, a Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, ordenou a remoção de vídeos impróprios para menores de idade na plataforma.

Quais serão as mudanças no TikTok 

Nos últimos meses, a rede tem tomado medidas de precaução com relação aos menores, tais como a utilização de inteligência artificial para detectar menores que tentam enganar o aplicativo. A empresa afirma que usa informações de terceiros para realizar essa verificação.

Além disso, a empresa tem reduzido a exposição de conteúdos inapropriados relacionados a questões como perda de peso, transtornos alimentares, automutilação e suicídio. Esse tipo de conteúdo, que pode levar a “insatisfação com o corpo”, não será exibido para menores na seção “Para você”.

Além disso, no “Pra Você” de menores também não vai mais aparecer exposição moderada do corpo de pessoas jovens, beijo íntimo ou poses sexualizadas.

Conteúdos que forem postados com modificações feitas por inteligência artificial precisarão ser identificados como “sintético” “falso” “irreal” ou “alterado” na legenda ou em hashtags. A proposta é evitar que conteúdos deepfakes se propaguem como desinformação.

Essa não é a primeira ação da rede em relação aos menores de idade

Recentemente o aplicativo passou a ampliar o controle familiar. Pais e responsáveis podem controlar o acesso de menores à plataforma e as crianças já não podem mais ficar mais de uma hora seguida usando a rede social, sem que haja monitoramento e permissão de um adulto. 

A regulação do streaming no Brasil está cada vez mais próxima e é possível notar isso no primeiro grande relatório que a Ancine, Agência Nacional do Cinema. No documento a entidade ensina a regulamentação do setor como uma realidade fora do papel. 

Neste relatório da Ancine há dados que ajudam no entendimento do momento atual da indústria audivisual e os hábitos de consumo desse setor no Brasil. 

A Ancine afirma que com o novo relatório é possível seguir com segurança na discussão sobre relação de streaming

A responsabilidade de elaborar uma legislação para regular o vídeo sob demanda, também conhecido como streaming, cabe ao Legislativo. No entanto, é importante ressaltar que órgãos públicos, representantes do mercado e a sociedade civil devem colaborar conjuntamente nessa empreitada.

Anatel ajuda na segurança do lançamento de foguete em Alcântara – MA

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O lançamento de foguete em Alcântara – MA terá segurança de radiofrequências, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Durante este mês de março, funcionários da agência do Maranhão e da Bahia participaram de uma operação no Centro de Lançamento de Alcântara para assegurar a segurança do espectro radioelétrico durante o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV.

Foguete

Esse é o primeiro lançamento privado que acontece no Brasil e é um marco para o início da participação do país no mercado de lançamento de satélites. Esse foguete foi desenvolvido pela empresa Innospace, como parte da Operação Astrolábio.

Conforme estabelecido na Lei Geral de Telecomunicações, é responsabilidade da Anatel realizar a supervisão do uso das frequências. 

A Anatel tem acompanhado todo o processo do lançamento do foguete em Alcântara

No contexto específico do lançamento de foguetes, a Anatel realiza o monitoramento do espectro de radiofrequências para garantir que o processo ocorra sem contratempos, evitando interferências prejudiciais que possam comprometer as comunicações entre o centro de controle do lançamento e os transmissores e receptores do foguete.

O gerente da Anatel no Estado do Maranhão, André Rodrigues Pessoa afirmou que a participação da agência de regulação tem sido bem presente em todo o processo do lançamento de Alcântara. Acrescentou que a expertise da entidade foi necessária para diversos processos da segurança do lançamento. 

“A participação da Anatel tem sido constante nas campanhas de lançamento de Alcântara. Foi utilizada a expertise da Agência, adquirida com a participação de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016, o que tem contribuído para que os lançamentos ocorram de forma segura, sem interferências.”

Para maiores informações sobre o lançamento do foguete de Alcântara a Anatel indicou acessar o canal Institucional da Força Aérea Brasileira no YouTube, neste link. Por lá é possível ver mais detalhes sobre essa ação que vai acontecer no Brasil em parceria com a empresa sul-coreana.

Sinal de TV Digital é liberado para 64 cidades em nove estados; confira

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O sinal de TV digital foi liberado para 64 cidades em diferentes estados no Brasil. A autorização foi feita pelo MCom, Ministério das Comunicações. Com isso, 24 entidades serão beneficiadas em nove estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. 

TV Digital

Os estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia são os que receberam mais canais em seus municípios selecionados com a liberação do sinal da TV digital

Novos canais de TV digital chegam a diversas cidades do interior do Brasil 

O MCom autorizou 24 entidades a fornecer o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em sinal digital através do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. As portarias foram divulgadas na edição de segunda-feira (20) do Diário Oficial da União.

Daniela Naufel Schettino, diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do MCom, afirmou que essa ação permite que mais pessoas tenham acesso a conteúdo gratuito de melhor qualidade de imagem na televisão. 

“Com essas autorizações teremos mais canais em tecnologia digital disponíveis à população, que receberão conteúdo de TV aberta e gratuita com maior qualidade de imagem”.

Foram concedidas autorizações para instalação de novos canais digitais em 54 municípios distribuídos nos estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia. 

Além disso, quatro estados da região Nordeste, incluindo Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Maranhão, receberão novos canais digitais, totalizando quatro, dois, um e um canal, respectivamente. Outros estados beneficiados estão localizados nas regiões Norte e Sul, com um novo canal cada no Acre e em Santa Catarina.

O objetivo dessas autorizações é expandir a cobertura de sinal de TV digital para municípios ainda não atendidos. Com a implementação desses novos canais, as emissoras que operam no formato analógico poderão transmitir suas programações com uma qualidade de som e imagem superior.

Autorização de uso 

De acordo com as diretrizes estabelecidas na Portaria 4.287/2015, que estipula as medidas para a seleção pública e a aprovação da prestação do serviço de RTV, é necessário que as organizações cumpram os prazos definidos para obter a autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e solicitar a licença da estação antes de iniciar a execução.

Confira a lista completa de cidades por estados e os canais liberados no site do MCom, clicando aqui.

Programa Alô, Minas! leva cobertura 4G para cidade no Sul de Minas Gerais

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Por meio do programa Alô, Minas!, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) mais uma cidade mineira passa a ter cobertura de telefonia móvel na tecnologia 4G. O Governo de Minas inaugurou, nesta segunda-feira (20/3), o sinal da rede no distrito de Posses de São Sebastião, no município de Campestre, no Sul de Minas, cuja antena foi implementada em parceria com a Prefeitura de Campestre.

Com o serviço disponível da cidade, cerca de três mil moradores da região serão beneficiados. A inauguração ocorreu em cerimônia realizada no distrito, que teve a presença da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, do subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz, do prefeito de Campestre, Marquinho Turquinho, e demais autoridades municipais.

“As pessoas serão beneficiadas com mais conectividade e mais oportunidades de inclusão digital, conhecimento, geração de emprego e qualificação de renda. É o Governo de Minas levando desenvolvimento a todos os cantos de Minas Gerais”, afirmou a secretária.

De acordo com Izabela Rodrigues, gestora técnica do Alô, Minas!, o programa pretende, ainda, promover o desenvolvimento industrial e comercial, propiciando condições para a manutenção dos investimentos atuais e a realização de novos investimentos no setor produtivo e tecnológico.

“No contexto de transformação digital acelerada, a instalação desta antena é uma conquista muito significativa para os moradores do distrito de Posses de São Sebastião. Sabemos o quão importante é a conectividade para a qualidade de vida, para os negócios, para as atividades diárias e para o acesso a serviços públicos digitais”, concluiu.

Luísa Barreto explica que ao expandir a conectividade para as áreas rurais no estado, favorece a economia local, facilita o acesso a serviços públicos digitais e possibilita a utilização de internet com qualidade pela população. Ela afirma que até o momento, o programa Alô, Minas! já ativou 43 antenas e beneficiou mais de 35 mil pessoas.

O prefeito do distrito comemora a parceria feita com o Estado e destaca que a “Posses de São Sebastião é um distrito importante, com várias famílias, e aqui não existia comunicação, por isso é gratificante ativar esse sinal. Estávamos aguardando essa tecnologia há mais de 10 anos”.

Segundo o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços, por meio do programa, o objetivo é levar conectividade para as localidades e distritos mineiros que ainda não contam com acesso a esses serviços. “Isso não trará só benefícios econômicos, mas também sociais, como o acesso a serviços públicos digitais e o aumento da qualidade de vida da população”, ressaltou.

Lollapalooza: Vivo oferece internet bônus para clientes pré-pagos

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Entre os dias 24 e 26 de março acontece a 10º edição do festival de música Lollapalooza Brasil 2023, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que contará com atrações musicais nacionais e internacionais. Para que os seus clientes possam aproveitar suas playlists favoritas, a Vivo está oferecendo internet bônus aos usuários pré-pagos.

Até o dia 26, último dia do festival, aqueles clientes que realizarem uma recarga pelos canais digitais, em valores a partir de R$ 25 ganharão 2 GB de internet bônus para serem usados nos aplicativos YouTube, Spotify, Netflix e Tidal. O bônus é válido por sete dias.

Confira as atrações que se apresentarão nos palcos durante os três dias do Lollapalooza Brasil 2023:

Sexta-feira, 24 de março

Palco Budweiser

  • 12h00-12h30: Aliados
  • 13h20-14h05: Baby
  • 15h00-15h45: Anavitória
  • 16h55-17h55: Mother Mother
  • 19h05-20h05: Kali Uchis
  • 21h15-22h45: Billie Eilish

Palco Chevrolet

  • 12h30-13h15: Brisa Flow
  • 14h10-14h55: Black Alien
  • 15h50-16h50: Modest House
  • 18h00-19h00: Conan Gray
  • 20h10-21h10: Lil Nas X

Perry’s By Johnnie Walker Blonde

  • 12h00-12h30: Curol
  • 12h45-13h15: Aline Rocha
  • 13h30-14h15: Madds
  • 14h30-15h15: Öwnboss
  • 15h30-16h30: Devochka
  • 16h45-17h45: Nora En Pure
  • 18h00-19h00: Pedro Sampaio
  • 19h15-20h15: John Summit
  • 20h30-21h30: Gorgon City
  • 21h45-22h45: Claptone

Sábado, 25 de março

Palco Budweiser

  • 12h00-12h30: Mulamba
  • 13h05-13h45: Tássia Reis
  • 14h40-15h35: Ludmilla
  • 16h45-17h45: Wallows
  • 18h55-19h55: The 1975
  • 21h30-23h00: Twenty One Pilots

Palco Chevrolet

  • 12h30-13h00: Medulla
  • 13h50-14h35: Gilsons
  • 15h40-16h40: Yungblud
  • 17h50-18h50: Jane’s Addiction
  • 20h00-21h15: Tame Impala

Palco Adidas

  • 12h00-12h30: Ana Frango Elétrico
  • 13h05-13h45: Carol Biazin
  • 14h40-15h35: Pitty
  • 16h45-17h45: Filipe Ret
  • 18h55-19h55: Sofi Tukker
  • 21h35-22h35: Melanie Martinez

Perry’s By Johnnie Walker Blonde

  • 12h00-12h30: Valentina Luz
  • 12h45-13h15: Melanie Ribbe
  • 13h30-14h15: Bynaryh
  • 14h30-15h15: D-Nox
  • 15h30-16h15: Eli Iwasa
  • 16h30-17h30: Almanac
  • 17h45-18h45: Liu
  • 19h00-20h00: Mochakk
  • 20h15-21h15: Purple Disco Machine
  • 21h45-23h00: Jamie XX

Domingo, 26 de março

Palco Budweiser

  • 12h40-13h20: Larissa Luz
  • 14h15-15h15: Rashid
  • 16h25-17h25: L7nnon
  • 18h35-19h35: Tove Lo
  • 21h00-22h30: Drake

Palco Chevrolet

  • 12h00-12h35: Number Teddie
  • 13h25-14h10: Tuyo
  • 15h20-16h20: Os Paralamas do Sucesso
  • 17h30-18h30: Aurora
  • 19h40-20h55: Rosalía

Palco Adidas

  • 12h40-13h20: Black Pantera
  • 14h15-15h15: O Grilo
  • 16h25-17h25: The Rose
  • 18h35-19h35: Baxo Exu do Blues
  • 21h00-22h00: Cigarettes After Sex
  • Perry’s By Johnnie Walker Blonde
  • 12h00-12h30: Carol Seubert
  • 12h45-13h15: Camilla Brunetta
  • 13h30-14h15: Deekapz
  • 14h30-15h15: Carola
  • 15h30-16h15: Santti
  • 16h30-17h30: Rooftime
  • 17h45-18h45: Dubdogz X Kvsh
  • 19h00-20h00: Fred Again…
  • 20h15-21h15: Alison Wonderland
  • 21h30-22h30: Armin Van Buuren

Brisanet irá lançar suas redes 5G e 4G comercialmente em junho

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A Brisanet, empresa de telecomunicações nordestina, também foi uma das compradoras de lote disponibilizado no leilão do 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro de 2021. No entanto, diferente de grandes operadoras, como TIM, Vivo e Claro, que já estão ofertando comercialmente planos da rede a nível nacional, a companhia ficou com frequências regionais.

De acordo com o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, durante a conferência dos resultados de 2022, o plano é lançar sua rede 5G de forma comercial no final do segundo trimestre deste ano. Ele afirma que a rede móvel ficará 100% na região nordestina e está sendo implantada em 40 cidades do interior do Nordeste e na capital do Ceará, Fortaleza, que terá toda sua área urbana coberta, com infraestrutura própria e sem contratos com terceiros.

Serão usados espectros de 2,35 GHz e 3,5 GHz. Nesse primeiro momento, a ativação da rede será somente no Nordeste, embora tenha comprado frequências no Centro-Oeste. Entretanto, o executivo explica que o prazo máximo para ativar nesta região é até 2026, conforme cronograma determinado pela Anatel.

“Vamos chegar antes, mas no momento estamos cobrindo o Nordeste”, afirmou.

Segundo Nogueira, serão usados rádio para irradiar o sinal tanto do 4G quanto do 5G. “Vamos dividir as frequências. No interior do Nordeste, ainda 98% dos aparelhos são 4G, só 2% são 5G. Na nossa frequência, 85% dos potenciais clientes têm celular 4G. Então temos que fazer usuários 4G aderirem à nossa rede”, observou.

O executivo ainda projeta que a cobertura móvel da Brisanet será de milhões de pessoas até setembro deste ano, onde serão intensificados os trabalhos ao todo do serviço para atrair clientes novos, assim como aqueles que já possuem o serviço de banda larga por fibra óptica da empresa. Nogueira afirma que vai atender áreas onde as competidoras nacionais têm redes de baixa qualidade, ainda em 3G ou 4G mais antigas.

“Infraestrutura de 3G e 4G hoje no interior é extremamente subdimensionada e não atende o público da forma desejada. A Brisanet vai atender de forma muito superior, com nova tecnologia, novos rádios. Duvido que a concorrência consiga alcançar, pois a dificuldade é chegar com o backbone, e as outras operadoras estão focadas nos mercados que já são rentáveis, os grandes. Não temos dúvida que a oportunidade de acelerar o 5G é agora”, afirmou.

Quanto ao preço, assim foi noticiado há algum tempo, a Brisanet pretende ofertar planos com valores mais medianos, na faixa de R$ 30, para depois agregar clientes a outros planos com preços mais elevados. Entretanto, afirma que manterá uma faixa de preço próxima das empresas concorrentes, com velocidade e estabilidade superiores.

Sucesso? Plano Básico com Anúncios da Netflix cresce nos Estados Unidos

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O Plano Básico com anúncios da Netflix tem apresentado bons resultados nos Estados Unidos. De acordo com dados internos vistos pela Bloomberg, o serviço de publicidade do streaming alcançou cerca de 1 milhão de usuários ativos mensais no país norte-americano. A base cresceu mais de 500% no primeiro mês de lançamento e mais 50% no segundo mês.

A empresa também cumpriu suas entregas previstas para os anunciantes, de acordo com pessoas familiarizadas com os negócios. São boas notícias, uma vez que nas primeiras semanas, a Netflix não conseguiu entregar tantos espectadores quanto havia prometido aos anunciantes, o que causou especulações sobre a situação da companhia. Inclusive, na época, a Netflix disponibilizou para as empresas de publicidade os dinheiro que foi investido no plano para realizá-lo para outro lugar.

Na análise do Bloomberg, o plano suportado por anúncios da Netflix tem conseguido conquistar novos e antigos clientes, especialmente por ser mais barato, que era o objetivo da nova modalidade. Isto porque, embora muita gente pague pela Netflix – 231 milhões no final do ano passado – o serviço é muito caro para muitos, sendo que recentemente aumentou o preço da assinatura. A camada de anúncios agora responde por cerca de 20% das novas inscrições nos EUA.

Entretanto, se sabe se o novo plano impulsionou o aumento do número total de assinantes da plataforma. O 1 milhão de usuários ativos mensais inclui várias pessoas usando uma conta, e isso é apenas nos EUA, cujo país conta com 74 milhões de clientes. Segundo analistas, a camada de anúncios pode atrair entre 15 milhões e 30 milhões de clientes nos Estados Unidos, mas isso não será imediato.

O plano com anúncios pode ser uma alternativa para os usuários que usam conta de terceiros, pois a Netflix tem trabalhado para acabar com o compartilhamento de senhas, que forçará milhões de pessoas a parar de usar as contas de seus amigos, quando poderão sair do Netflix ou pagar.

Positivo lança dois smartphones baratos, com preço abaixo de R$ 1 mil

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Os brasileiros contarão com mais opções de smartphones baratos no mercado. A Positivo lançou dois novos dispositivos com valores bem acessíveis, custando menos de R$ 1 mil. O Twist 5 Pro e Twist 5 Max são modelos de celulares de entrada, com especificações simples, mas com bastante espaço interno para armazenamento de aplicativos e fotos.

Embora sejam modelos básicos, são ideais para consumidores que preferem smartphones mais baratos e não querem gastar muito. Ambos contam com um conjunto de câmera e sistema operacional Android 12 Go. Em termos de armazenamento, o Twist 5 Max permite que o usuário armazene uma boa quantidade de aplicativos e imagens no aparelho, pois possui 128 GB.

Twist 5 Pro

O smartphone conta com uma tela IPS de 6,26 polegadas e processador octa-core que trabalha em conjunto com 64 GB de armazenamento interno e câmeras de 8 MP (tanto frontal quanto traseira). Compatível com redes 4G, o aparelho tem uma bateria de 3.500 mAh e pode ser encontrado nas cores Black Rubber e Grafite. O Positivo Twist 5 Pro chega às lojas brasileiras com o valor sugerido de R$ 799.

Especificações técnicas

  • Tela: IPS LCD de 6,26 polegadas HD+
  • Processador: octa-core não especificado
  • Memória: 2 GB de RAM
  • Armazenamento interno: 64 GB
  • Câmeras: 8 MP (tanto frontal quanto traseira)
  • Bateria: 3.500 mAh
  • Sistema operacional: Android 12 Go

Twist 5 Max

O aparelho é um modelo mais robusto, com tela de 6,5 polegadas IPS com resolução HD+, processador octa-core, trabalhando em conjunto com 2 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Conta com um conjunto duplo de câmeras traseira (13 MP e 2 MP), além do sensor frontal de 8 MP.

Também compatível com redes 4G, o Positivo Twist 5 Max vem com uma bateria de 3.500 mAh e pode ser encontrado somente na cor Chumbo. Seu preço sugerido é de R$ 899.

Especificações técnicas:

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas HD+
  • Processador: octa-core não especificado
  • Memória: 2 GB de RAM
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmera traseira: 13 MP + 2 MP
  • Bateria: 3.500 mAh
  • Sistema operacional: Android 12 Go

TIM e mais 2 empresas vão indenizar consumidora vítima de golpe SIM Swap

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O juiz Marcos Bigolin, da 3ª Vara Cível de Chapecó (SC), condenou a TIM, o Facebook e a Microsoft a indenizar R$ 30 mil, por danos morais, a uma consumidora que foi vítima do golpe chamado de SIM Swap (troca de chip). Segundo a autora da ação, seu chip foi clonado e os golpistas solicitaram a portabilidade à operadora, que procedeu com o serviço sem sua autorização.

Por meio do golpe Sim Swap, os fraudistas tiveram acesso ao e-mail, WhatsApp e Instagram da vítima, alterando senhas e aplicando golpes em outras pessoas. A consumidora, que é cirurgiã plástica em Santa Catarina, ficou cinco dias sem conseguir acessar suas redes sociais e recuperar os perfis.

No caso da TIM, a operadora se defendeu alegando que houve negligência da consumidora quanto à segurança de seus dados pessoais, resultando na posse de terceiros. Alegou também que a mesma não fez prova da adoção das medidas de segurança a fim de evitar a ação de fraudadores. Por fim, alegou a ausência de prejuízo de ordem moral e material e argumentou pela improcedência do pedido.

Entretanto, segundo o juiz, houve falha na prestação de serviço de telefonia móvel da TIM, permitindo que que terceiro transferisse para si a linha telefônica com a utilização de outro chip.

No caso do Instagram, a conta da cirurgia foi usada para ofertar investimentos com promessa de retorno absurdo, “com nítido perfil de golpe”, acrescentou o magistrado.

“É evidente o abalo moral experimentado pela requerente, que se deparou com sua linha telefônica transferida a chip diverso e teve acesso retirado de suas redes sociais. Os falsários se passaram por ela e aplicaram golpes por meio de seu Instagram. Além de toda a preocupação inerente à própria situação de ter sido vítima de um ilícito, houve mácula à sua imagem em razão da vinculação indevida de seu nome a promessa indevida de retorno pecuniário.”

Além do abalo moral, ainda houve prejuízo financeiro, uma vez que a médica ficou cinco dias sem acesso a rede social, onde divulga seus serviços como cirurgiã plástica. “Sabe-se que o mundo das redes sociais é extremamente dinâmico e ágil, de forma que estar sem seu perfil ativo representa avassaladora dissipação de sua audiência, o que fatalmente prejudica o rendimento financeiro de seus serviços“, alegou a médica.

“Além de se tratar de período exíguo, forçoso reconhecer que a autora é cirurgiã plástica e mesmo que não se descarte os efeitos da publicidade, o exercício da Medicina não está atrelado ao uso de Instagram”, concorda o juiz.

O valor da indenização por danos morais foi fixado em R$ 30 mil, a ser pago pelas três empresas condenadas, que podem recorrer da decisão. “Da conduta da parte requerida, portanto, ressai sua obrigação de reparação, porquanto presentes os pressupostos da responsabilidade (que é objetiva e se dá independente de culpa), restando, apenas, o arbitramento do quantum devido, para o qual há que se ponderar a respeito das circunstâncias que envolveram o caso“, afirmou o juiz na decisão.

Brisanet reporta lucro líquido acima do esperado no 4T22

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Nesta segunda-feira (20), a Brisanet, provedores de serviços de internet nordestina, divulgou o balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2022, onde reportou um lucro líquido de R$ 30,5 milhões, um crescimento de 1.806% em relação ao mesmo período de 2021, cujo resultado está acima do esperado.

No trimestre em questão, a receita da empresa alcançou R$ 277,5 milhões, crescendo 35,7% na comparação com o quarto trimestre de 2021. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 143 milhões no 4T22, um crescimento de 108,8% em relação ao 4T21.

De acordo com a empresa, esses resultados se devem à melhoria de margem decorrente de providências tomadas a partir de abril do ano passado e da redução do ritmo de expansão que diminui os custos iniciais de entrada em novas cidades. A Brisanet explica que o “resultado é fruto da expansão geográfica orgânica da companhia que no 4T22 adicionou à sua base 60 mil clientes de forma orgânica, um crescimento de 6% sobre a base de setembro de 2022”.

O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 16,4 milhões no 4T22, registrando uma estabilidade na comparação do meio período do ano anterior. Já o lucro operacional, apresentou um crescimento de 235% no comparativo, atingindo R$ 68 milhões. Já a margem bruta foi de 46% no 4T22, alta de 3 p.p. frente a margem do 4T21.

A empresa terminou o ano de 2022 com uma dívida líquida de R$ 743,8 milhões, um crescimento de 897% na comparação com a mesma etapa de 2021. O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,7 vez em dezembro/22, alta de 1,4 p.p. em relação ao mesmo período de 2021.

Em termos operacionais, a empresa contabilizou em 2022 4,23 milhões de portas de fibra, um crescimento de 31% ano a ano. A quantidade de homes passes cresceu 37%, para 6,11 milhões. A empresa passou fibra na frente de 64% menos residências no ano passado do que em 2021. A base de clientes cresceu 30% ano a ano, passando de 843,28 mil em 2021 para 1,1 milhão ao final de 2022. E a rede de fibra agora está presente em 154 cidades, ante 120 em 2021.

“A Brisanet continua avançando nas capitais e regiões metropolitanas, com market share em fibra entre 50 e 65% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 18% em Fortaleza. Em Teresina e Aracajú, onde a Companhia entrou no segundo semestre de 2021, o share já está acima de 12% no PI e quase 18% no SE (números de Jan-23)”, informou.