24/04/2024

Anatel ajuda na segurança do lançamento de foguete em Alcântara – MA

Agência de regulação tem acompanhado todo esse processo e se mantém próxima para cuidar da segurança de lançamento do foguete.

O lançamento de foguete em Alcântara – MA terá segurança de radiofrequências, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Durante este mês de março, funcionários da agência do Maranhão e da Bahia participaram de uma operação no Centro de Lançamento de Alcântara para assegurar a segurança do espectro radioelétrico durante o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TLV.

Foguete

Esse é o primeiro lançamento privado que acontece no Brasil e é um marco para o início da participação do país no mercado de lançamento de satélites. Esse foguete foi desenvolvido pela empresa Innospace, como parte da Operação Astrolábio.

Conforme estabelecido na Lei Geral de Telecomunicações, é responsabilidade da Anatel realizar a supervisão do uso das frequências. 

A Anatel tem acompanhado todo o processo do lançamento do foguete em Alcântara

No contexto específico do lançamento de foguetes, a Anatel realiza o monitoramento do espectro de radiofrequências para garantir que o processo ocorra sem contratempos, evitando interferências prejudiciais que possam comprometer as comunicações entre o centro de controle do lançamento e os transmissores e receptores do foguete.

O gerente da Anatel no Estado do Maranhão, André Rodrigues Pessoa afirmou que a participação da agência de regulação tem sido bem presente em todo o processo do lançamento de Alcântara. Acrescentou que a expertise da entidade foi necessária para diversos processos da segurança do lançamento. 

“A participação da Anatel tem sido constante nas campanhas de lançamento de Alcântara. Foi utilizada a expertise da Agência, adquirida com a participação de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016, o que tem contribuído para que os lançamentos ocorram de forma segura, sem interferências.”

Para maiores informações sobre o lançamento do foguete de Alcântara a Anatel indicou acessar o canal Institucional da Força Aérea Brasileira no YouTube, neste link. Por lá é possível ver mais detalhes sobre essa ação que vai acontecer no Brasil em parceria com a empresa sul-coreana.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários