30/04/2024

Brisanet reporta lucro líquido acima do esperado no 4T22

Em termos operacionais, a empresa contabilizou, em 2022, 4,23 milhões de portas de fibra, um crescimento de 31% ano a ano.

Nesta segunda-feira (20), a Brisanet, provedores de serviços de internet nordestina, divulgou o balanço financeiro referente ao quarto trimestre de 2022, onde reportou um lucro líquido de R$ 30,5 milhões, um crescimento de 1.806% em relação ao mesmo período de 2021, cujo resultado está acima do esperado.

No trimestre em questão, a receita da empresa alcançou R$ 277,5 milhões, crescendo 35,7% na comparação com o quarto trimestre de 2021. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 143 milhões no 4T22, um crescimento de 108,8% em relação ao 4T21.

De acordo com a empresa, esses resultados se devem à melhoria de margem decorrente de providências tomadas a partir de abril do ano passado e da redução do ritmo de expansão que diminui os custos iniciais de entrada em novas cidades. A Brisanet explica que o “resultado é fruto da expansão geográfica orgânica da companhia que no 4T22 adicionou à sua base 60 mil clientes de forma orgânica, um crescimento de 6% sobre a base de setembro de 2022”.

O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 16,4 milhões no 4T22, registrando uma estabilidade na comparação do meio período do ano anterior. Já o lucro operacional, apresentou um crescimento de 235% no comparativo, atingindo R$ 68 milhões. Já a margem bruta foi de 46% no 4T22, alta de 3 p.p. frente a margem do 4T21.

A empresa terminou o ano de 2022 com uma dívida líquida de R$ 743,8 milhões, um crescimento de 897% na comparação com a mesma etapa de 2021. O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,7 vez em dezembro/22, alta de 1,4 p.p. em relação ao mesmo período de 2021.

Em termos operacionais, a empresa contabilizou em 2022 4,23 milhões de portas de fibra, um crescimento de 31% ano a ano. A quantidade de homes passes cresceu 37%, para 6,11 milhões. A empresa passou fibra na frente de 64% menos residências no ano passado do que em 2021. A base de clientes cresceu 30% ano a ano, passando de 843,28 mil em 2021 para 1,1 milhão ao final de 2022. E a rede de fibra agora está presente em 154 cidades, ante 120 em 2021.

“A Brisanet continua avançando nas capitais e regiões metropolitanas, com market share em fibra entre 50 e 65% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 18% em Fortaleza. Em Teresina e Aracajú, onde a Companhia entrou no segundo semestre de 2021, o share já está acima de 12% no PI e quase 18% no SE (números de Jan-23)”, informou.

ViaXPI
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários