06/04/2024

Sinal de TV Digital é liberado para 64 cidades em nove estados; confira

Ministério das Comunicações fez a liberação do sinal de TV digital para vários municípios em diferentes estados do Brasil.

O sinal de TV digital foi liberado para 64 cidades em diferentes estados no Brasil. A autorização foi feita pelo MCom, Ministério das Comunicações. Com isso, 24 entidades serão beneficiadas em nove estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. 

TV Digital

Os estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia são os que receberam mais canais em seus municípios selecionados com a liberação do sinal da TV digital

Novos canais de TV digital chegam a diversas cidades do interior do Brasil 

O MCom autorizou 24 entidades a fornecer o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) em sinal digital através do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. As portarias foram divulgadas na edição de segunda-feira (20) do Diário Oficial da União.

Daniela Naufel Schettino, diretora de Radiodifusão Pública, Comunitária e Estatal do MCom, afirmou que essa ação permite que mais pessoas tenham acesso a conteúdo gratuito de melhor qualidade de imagem na televisão. 

“Com essas autorizações teremos mais canais em tecnologia digital disponíveis à população, que receberão conteúdo de TV aberta e gratuita com maior qualidade de imagem”.

Foram concedidas autorizações para instalação de novos canais digitais em 54 municípios distribuídos nos estados de Minas Gerais, Paraná e Bahia. 

Além disso, quatro estados da região Nordeste, incluindo Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Maranhão, receberão novos canais digitais, totalizando quatro, dois, um e um canal, respectivamente. Outros estados beneficiados estão localizados nas regiões Norte e Sul, com um novo canal cada no Acre e em Santa Catarina.

O objetivo dessas autorizações é expandir a cobertura de sinal de TV digital para municípios ainda não atendidos. Com a implementação desses novos canais, as emissoras que operam no formato analógico poderão transmitir suas programações com uma qualidade de som e imagem superior.

Autorização de uso 

De acordo com as diretrizes estabelecidas na Portaria 4.287/2015, que estipula as medidas para a seleção pública e a aprovação da prestação do serviço de RTV, é necessário que as organizações cumpram os prazos definidos para obter a autorização de uso de radiofrequência junto à Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e solicitar a licença da estação antes de iniciar a execução.

Confira a lista completa de cidades por estados e os canais liberados no site do MCom, clicando aqui.

ViaMCom

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários