21/12/2025
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Pirataria causa prejuízo bilionário para a TV por assinatura no Brasil

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De acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Combate à Falsificação, divulgado nesta segunda-feira (03), no Jornal Hoje, da TV Globo, o segmento de TV por assinatura no Brasil perdeu R$ 12 bilhões em 2022 por causa da pirataria. O montante se refere ao mês de janeiro do ano passado e o mesmo mês deste ano.

De forma geral, devido a pirataria em diversos setores, o país perdeu R$ 345 bilhões no ano em questão, é 17% maior do que o mesmo período de 2021, e se refere à perda de arrecadação de impostos e ao que as empresas regularizadas deixaram de faturar. Para nível de comparação, somente com o Bolsa Família custou R$ 14 bilhões ao governo em março.

Segundo o relatório, 20 setores são os mais prejudicados e respondem por dois terços desse prejuízo. O maior é o de combustíveis, com perda estimada em R$ 29 bilhões. Em seguida, vem o de bebidas: R$ 28 bilhões. Defensivos agrícolas, vestuário, perfumaria, higiene e limpeza e autopeças fazem parte desses segmentos prejudicados pela pirataria.

No que tange o setor de TV por assinatura, a Agência Nacional de Telecomunicações tem trabalhado com medidas para inibir a transmissão de conteúdos de forma ilegal. A mais recente foi bloquear os IPs que permitem o funcionamento das caixas conectadas (TV box) não homologadas, sob a alegação de risco à integridade das redes de telecomunicações e à segurança cibernética dos usuários.

Com isso, os conteúdos, sobretudo canais de TV por assinatura comercializados de maneira pirata, que são transmitidos pelas TV boxes também são bloqueados. Os bloqueios estão em andamento, à medida que novos IPs e caixas ilegais são identificadas pela Anatel.

Além disso, para ajudar os consumidores a identificar se o seu aparelho é pirata, a agência conta com um site, onde estão listados aqueles que são homologados e estão de acordo com a legislação brasileira.

TikTok é banido dos celulares do governo de mais um país; confira

O TikTok segue sendo uma rede social não muito querida pelos governos de Estado. Nesta terça-feira, 4 de abril de 2023, foi anunciado que a Austrália tomará medidas de segurança em relação ao aplicativo, que pertence ao grupo chinês ByteDance. 

TikTok Austrália

A decisão foi tomada pelo procurador-geral Mark Dreyfus, seguindo o conselho das agências de inteligência do país. A medida consiste em proibir o aplicativo TikTok nos dispositivos do governo australiano.

A proibição do TikTok nos dispositivos do governo australiano é uma resposta à crescente preocupação com a segurança cibernética e a privacidade dos dados dos usuários. 

A Austrália se junta a outros países que já tomaram medidas semelhantes, como os Estados Unidos e a Índia, que também proibiram o uso do TikTok em seus respectivos governos. A implementação da proibição será realizada o mais rápido possível, de acordo com o procurador-geral Mark Dreyfus.

O TikTok já foi banido dos celulares dos governos de outros países

Vários países e organizações, incluindo Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido, França, Holanda e a Comissão Europeia, tomaram decisões semelhantes em relação ao aplicativo com mais de um bilhão de usuários. 

De acordo com Dreyfus, um representante do governo, algumas exceções podem ser aprovadas caso a caso, desde que medidas sejam tomadas para reduzir os riscos de segurança.

Especialistas em segurança cibernética alertam que o aplicativo em questão pode ser usado para coletar dados, que são então compartilhados com as autoridades chinesas. Como resultado, a China expressou sua insatisfação com a medida, afirmando que apresentou um protesto oficial às autoridades australianas.

“Pedimos à parte australiana que respeite sinceramente as normas da economia de mercado e os princípios da concorrência leal, além de proporcionar às empresas chinesas um ambiente comercial justo, transparente e não discriminatório”, disse Mao Ning, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

TikTok alega xenofobia, mas já houve caso de espionagem através da plataforma

De acordo com pesquisas, cerca de 7 milhões de australianos, o que equivale a 25% da população, utilizam o aplicativo TikTok. 

O gabinete do procurador-geral da Austrália alertou sobre os “riscos significativos de segurança e privacidade” associados ao aplicativo, devido à coleta abrangente de dados dos usuários. 

Embora o TikTok tenha acusado os vetos de serem baseados em xenofobia, em dezembro passado, a empresa reconheceu ter coletado dados de usuários para espionar jornalistas. Lee Hunter, porta-voz da empresa na Austrália, garantiu que a empresa “nunca” compartilhou dados com o governo chinês e afirmou que eles estão trabalhando duro para garantir que isso nunca aconteça.

No começo deste ano, autoridades do governo australiano declararam que centenas de câmeras de segurança fabricadas na China não seriam mais utilizadas em escritórios políticos, devido a preocupações de segurança.

Essas preocupações estão relacionadas a uma lei chinesa de 2017, que obriga empresas locais a entregarem às autoridades, mediante solicitação, informações pessoais sobre questões de segurança nacional.

Em parceria com a Oi, Whindersson Nunes lança o clipe Bora-Bora; veja o vídeo

Whindersson Nunes lançou uma nova e inédita campanha em parceria com a Oi, onde ele retorna ao cenário musical lançando Bora-Bora, que é a nova plataforma de comunicação da tele lançada em janeiro deste ano e reforça o serviço de fibra óptica com a melhor experiência de internet.

Atuando e cantando no vídeo, o comediante e influenciador retrata as suas superações e adversidades do dia-a-dia. O clipe gravado no ringue de luta faz referência ao mundo do boxe, mostrando os desafios e as lutas reais que o artista passou e precisou superar para chegar aonde queria.

O projeto musical dá continuidade às ações de comunicação da Oi que se baseiam em bora-bora, um universo proprietário paradisíaco, onde todos podem encontrar sua melhor versão através do acesso à melhor internet.

De acordo com Livia Marquez, diretora de marca da Oi, a peça é um convite da tele e do Whindersson Nunes para que pessoas façam uma reflexão e busquem viver a sua melhor versão. “A letra está totalmente em linha com propósito da campanha bora-bora, que propõe uma melhor experiência de internet para a vida das pessoas, no campo comportamental, criativo, de trabalho e relações. Ficamos muito felizes com o resultado e temos certeza de que o clipe Bora-Bora vai tangibilizar essa mensagem, que é tão importante nos tempos de hoje”, afirma.

Confira o vídeo:

Sobre o Bora-Bora

A plataforma da Oi é um novo movimento da empresa que se transformou em uma plataforma de serviços digitais que cria soluções para pessoas e empresas a partir da fibra óptica, Oi Fibra, que tem o objetivo de mostrar como a Oi pode facilitar a vida das pessoas através da experiência da internet.

Criado pelo Oi Hubble, hub do Grupo Dreamers dedicado à marca, o novo conceito, além de ser comunicado aos clientes, também faz parte de ações de trade marketing e comunicação interna da companhia.

Em um dos filmes da campanha lançada no início do ano, o narrador fala: “A internet tem que ser isso mesmo: um universo onde coisas incríveis acontecem, com gente pilhada para fazer, criar, aprender, se divertir e se transformar! E a gente quer levar todo mundo nessa viagem. E aí, o que você diz? Bora?”.

Ou seja, com o Bora-Bora, a empresa surge como processo de transformação, promovendo a internet via fibra óptica como um apesar criativo, onde as pessoas podem alcançar sua melhor versão.

ZTE celebra novos contratos e anuncia expansão no mercado 5G

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A marca ZTE quer competir no mercado móvel com 5G, core de redes privativas. A fornecedora chinesa pretende ampliar essa participação de negócio, apesar da concorrência entre os fornecedores do segmento esteja mais concentrada. A empresa acredita que a demanda por redes privativas pode ser uma oportunidade para entrar no mercado.

ZTE

Durante um evento em São Paulo, o CEO da ZTE no Brasil, Eliandro Ávila, afirmou que essa empreitada é um desafio, especialmente porque a empresa ficou de fora das implementações do 4G, tornando a entrada no mercado 5G mais complexa. Além disso, as próprias empresas de telecomunicações brasileiras estão reduzindo de três para dois o número de fornecedores com quem trabalham nas redes de acesso.

Em entrevista ao site Teletime, o executivo comentou sobre os novos planos da empresa e explicou alguns detalhes do já que está sendo feito. 

Eliandro afirmou que, apesar da concentração existente, isso não impedirá o segundo momento de implementação do 5G. Ele destacou os avanços tecnológicos da empresa, como recursos de eficiência energética e inteligência artificial. Atualmente, testes de conceito RAN estão sendo realizados em duas grandes operadoras móveis, a TIM e a Claro.

A ZTE está buscando se aproximar das operadoras que entraram recentemente no mercado móvel brasileiro através do leilão 5G, principalmente aquelas que ainda não escolheram fornecedores de RAN. Além disso, a empresa também conseguiu fechar três contratos para fornecer soluções de core de redes 5G para empresas como a Unifique. 

No curto prazo, a ZTE está focada na demanda por small cells e ativações mais potentes a partir das ondas milimétricas, considerando que isso pode ser um caminho ideal para introduzir o 5G no Brasil e incentivar a utilização em redes privativas. De acordo com Ávila, isso será o começo do envolvimento da ZTE com o mercado 5G brasileiro.

“A gente acredita que nosso começo no 5G brasileiro vai passar por aí, fomentando bastante os usos em redes privativas”, disse o executivo.

Inicialmente, o foco da ZTE é utilizar os recursos em ambiente interno, para depois expandir para atividades externas em locais como estádios. Em parceria com a Claro, a empresa está estabelecendo um laboratório para desenvolver soluções de redes privadas para o segmento B2B.

Outra área de negócios relacionada ao mercado móvel está relacionada à eficiência energética. No entanto, a empresa já tem presença consolidada no fornecimento de baterias de lítio, tendo entregue entre 8 e 10 mil unidades para operadoras de telecomunicações no Brasil apenas no ano passado. Para este ano, a expectativa é vender de 15 a 20 mil baterias desse tipo.

ZTE enxerga vantagens na falta de pressões no supply chain

O CEO da ZTE ressaltou que a falta de pressões no supply chain da empresa é uma vantagem competitiva sobre seus rivais. 

Enquanto alguns fornecedores enfrentam problemas e crises decorrentes de embargos norte-americanos, a ZTE não sofre com essas restrições. Embora a empresa tenha sido proibida de atuar nos Estados Unidos, isso não afetou a relação com a tecnologia do país ou sua interoperabilidade. 

O CEO mencionou o uso de chipsets de 5 nanômetros em seu portfólio de produtos de ponta, incluindo fornecedores como Qualcomm e Broadcom.

Marca mantém seu trabalho no mercado fixo 

A ZTE é uma fornecedora tradicional no mercado fixo brasileiro, líder no fornecimento de terminais ópticos e aparelhos para operadoras grandes e provedores regionais, de acordo com Ávila. 

Recentemente, a empresa passou a oferecer WiFi 6 e extensores de sinal mesh para melhorar a qualidade do WiFi. Além disso, a ZTE tem uma participação relevante no mercado de transporte e é fornecedora da Claro em um importante projeto de transformação de redes na região Sul, com mais de 1.000 roteadores IP RAN instalados. 

A empresa também tem contratos com TIM, V.tal e ISPs no negócio de transmissão, e conquistou um projeto recente com a Vivo. A marca comemorou essa conquista em um evento promovido pela ZTE nesta segunda-feira.

Conexões 5G globais aumentam 76% ao ano e atingem 1,05 bilhão

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De acordo com dados da Omdia e 5G Américas, em 2022, o 5G teve mais um ano de crescimento surpreendente, chegando a 1,05 bilhão de conexões ao adicionar quase meio bilhão no ano passado. Esse número representa um aumento de 76% do final de 2021 ao final de 2022. A projeção é que até 2027, a quinta geração de internet móvel alcance a marca de 5,9 bilhões de conexões.

Este ano pode crescer mais, devido a aceitação saudável do 5G continua em 2023 com impulso em assinaturas corporativas e implantações industriais. Chris Pearson, presidente da 5G Americas afirma que

“5G está crescendo notavelmente e escalando mais rápido do que qualquer outra geração anterior de wireless móvel. Embora implantações e conexões sejam adicionadas em um ritmo significativo, a promessa do 5G será concretizada pelo progresso tecnológico em áreas como arquitetura autônoma e fatiamento de rede para novos casos de uso”.

Conforme os dados da Omdia, em 2022, foram adicionados 455 milhões de conexões 5G globais. No geral, esses números representam um crescimento trimestral sequencial de 14%, de 922 milhões no terceiro trimestre de 2022 para 1,05 bilhão no quarto trimestre.

Em relação às regiões, a América do Norte foi a que mais aceitou as conexões 5G, totalizando 119 milhões de conexões e 507 milhões LTE até o final do quatro trimestre de 2022. A penetração do 5G no mercado norte-americano está se aproximando de 32%. A região acrescentou 52 milhões de conexões no ano – um ganho de 78% em relação ao quarto trimestre de 2021.

Kristin Paulin, analista principal da Omdia, diz que “Na América do Norte, as operadoras oferecem modelos de smartphones 5G a preços variados, juntamente com promoções de smartphones – incluindo algumas ofertas gratuitas de smartphones. Isso está ajudando a impulsionar a adoção do 5G, pois há uma ampla cobertura 5G na América do Norte, tornando provável que esteja em uma área de serviço 5G. A única outra coisa necessária é um plano elegível para 5G.”

Embora o 5G esteja crescendo, ainda é esperado que o 4G LTE continue firme e forte na América Latina e no Caribe até o final de 2023. No quarto trimestre de 2022, havia 537 milhões de conexões 4G LTE, representando um crescimento anual de 9,3% com a adição de 46 milhões de novas assinaturas. No 5G, até o final de 2022, eram 12 milhões, com expectativa de 400 milhões de conexões até 2027.

No geral, o número de redes comerciais 5G globalmente chegou a 259, de acordo com dados da TeleGeography e 5G Americas. É esperado que chegue a 390 até o final deste ano e 403 até 2025. O número de implantações de rede 5G e 4G LTE em 16 de março de 2023 está resumido abaixo:

5G:

  • Global: 259
  • América do Norte: 14
  • Caribe e América Latina: 28

4G LTE:

  • Global: 702
  • América do Norte: 17
  • Caribe e América Latina: 128

Winity aceita convite da Anatel para falar sobre acordo com a Vivo

Na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convidou a Winity e a Telefonia (Vivo) a apresentarem um novo acordo referente ao aluguel de espectro de 700 MHz, torres e compartilhamento de rede entre as empresas. Em ofício enviado à agência no último domingo, 2, confirmou que a operadora de infraestrutura aceitou o pedido de conversar sobre o acordo.

A Winity se manifestou interessada em buscar uma solução autocompositiva para o assunto, como proposto pelo conselheiro Alexandre Freire. Em seu posicionamento, a empresa “reiterou formalmente”, que está à disposição para fazer negócios com operadoras móveis que tiverem interesse em usar seus serviços.

No caso, o “espectro outorgado, bem como elementos de rede e/ou de infraestrutura da rede compartilhável” que a empresa está construindo e passará a operar.

No ofício enviado à Anatel e de acesso público, a Winity disse que as metas decorrentes da aquisição da faixa de 700 MHz começam a vencer em dezembro deste ano, “exigindo elevados investimentos que precisam ser suportados de forma sustentável e tempestivamente“. Com isso, diz que tem pressa em resolver o assunto. Inclusive, a Winity enviou um posicionamento público:

“A Winity confirma que protocolizou formalmente, nos autos do processo, uma versão pública da sua resposta ao Ofício do Conselheiro Alexandre Freire recebido na última quinta-feira. A empresa reafirma que segue aberta ao diálogo com todos os players do setor, como tem demonstrado de forma transparente desde o início de suas operações. Como nova operadora de atacado, a Winity tem empenhado todos os esforços para realizar parcerias com as mais diversas empresas do setor, prezando sempre por uma atuação pró-competitiva e sustentável. O foco da companhia é construir infraestrutura de telecomunicações compartilhável com toda a indústria, atendendo principalmente ao interesse público e aos milhões de brasileiros ainda não conectados. A Winity segue à disposição da Anatel para contribuir com o processo e prestar todos os esclarecimentos necessários”.

Até o momento, a Vivo, que também foi convidada pela Anatel, não deu seu parecer público sobre o assunto. Se está ou não disposta a conversar sobre uma alternativa do acordo.

Para melhor entendimento, a Winity e a Vivo anunciaram um acordo de aluguel da metade da capacidade do 700 MHz em 1,1 mil cidades para a operadora móvel, além de ativar sua própria rede móvel a partir de compartilhamento com a tele e fornecer sites (como torres) para a parceira.

Entretanto, além de ser criticado por provedores regionais, a própria equipe técnica da Anatel recomendou a não aprovação do acordo. Em todos os casos, envolve questões de competitividade e concentração de mercado referente às regras do edital 5G.

Por isso que, quando a Anatel convida ambas partes para conversar sobre o tema, propõe que, além da apresentação de novos termos, a conversa seja uma espécie de mesa de negociações aberta e com a participação de provedores regionais.

Brisanet irá inaugurar sua primeira loja do estado do Maranhão

Expandindo seu atendimento presencial para outros estados brasileiros, a Brisanet, empresa nordestina focada em operações de internet por fibra óptica, anunciou que irá inaugurar no próximo dia 04 de abril a sua primeira loja física no estado do Maranhão, localizada na cidade de Timon.

Segundo a empresa, o novo espaço foi pensado estrategicamente para melhor atender o cliente maranhense, entregando um modelo de loja moderna, oferecendo um atendimento personalizado com muito mais conforto e segurança. Na loja Brisanet, será possível contratar os serviços de internet fibra óptica, além de outros serviços secundários, tais como streamings de vídeo, como Globoplay e Netflix.

Além de buscar a excelência na prestação de seus serviços, a Brisanet impacta positivamente nas cidades atendidas ao levar inclusão digital, desenvolvimento tecnológico e geração de emprego.

A iniciativa faz parte do plano de expansão da companhia, que já inaugurou outras 05 lojas somente em 2023. Atualmente a empresa nordestina, já conta com mais de 100 lojas e soma mais de 1,1 milhão de assinantes distribuídos por todo o Nordeste.

Sobre a Brisanet

Sediada na cidade de Pereiro (CE), a Brisanet atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel e tem 25 anos de mercado. Segundo dados divulgados pela Anatel, a Brisanet é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste.

A companhia de telecom nordestina promove inclusão social e tecnológica e, atualmente, já atende em 154 cidades nos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Em julho de 2021 estreou na B3.

Além disso, é entrante no mercado de telefonia móvel 5G ao ter arrematado três lotes regionais de espectro de 3,5 GHz (Nordeste e Centro-Oeste) e 2,3 GHz (Nordeste) no leilão do 5G da Anatel.

Claro leva Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações 2023

Nesta segunda-feira (03), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgou o resultado da edição deste ano do Prêmio Anatel de Acessibilidade em Telecomunicações, onde pelo segundo ano consecutivo, a Claro foi condecorada com a premiação. Em 2022, a operadora também ficou com a primeira posição no ranking.

O prêmio, que é promovido pela Agência reguladora desde 2019, busca reconhecer, entre as grandes prestadoras de telecomunicações, aquelas que implementam as melhores práticas de atendimento às pessoas com deficiência, envolvendo tanto os ambientes físicos quanto os virtuais. A premiação também tem a intenção de incentivar, divulgar e assegurar os direitos de acessibilidade ao consumidor.

A honraria é concedida levando em conta os resultados do ranking de acessibilidade elaborado pela agência reguladora, o qual consta no Regulamento Geral de Acessibilidade da Anatel (Resolução 667/2016). O ranking do Prêmio Anatel de Acessibilidade de 2023 ficou da seguinte forma:

  1. Claro
  2. VIVO
  3. TIM
  4. SKY
  5. Oi

Na análise da premiação são considerado quatro indicadores:

  • Acessibilidade na Página da Internet (API);
  • Eficiência dos mecanismos de interação via mensagem eletrônica, webchat e videochamada nos canais de atendimento remoto para pessoas com deficiência (ERA);
  • Atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA);
  • Ações voluntárias que incentivem, divulguem ou assegurem os direitos das pessoas com deficiência (AVI).

A Anatel também divulgou qual a classificação de cada operadora em relação aos indicadores analisados.

  • AVI: CLARO (1º), VIVO (2º), TIM (3º), SKY (4º) e Oi (5º)
  • ERA: VIVO(1º), Oi (2º), CLARO (3º), TIM (4º) e SKY (5º)
  • API: SKY (1º), TIM (2º), CLARO (3º), VIVO (4º) e Oi(5º)
  • ASA: CLARO e TIM (1º), VIVO (2º), SKY(3º), e Oi(4º)

A cerimônia de entrega do Prêmio ocorrerá no dia 12 de abril, às 10 horas, no Auditório Nelson Mitsuo Takayanagi, no segundo andar do bloco E do complexo-sede da Anatel, em Brasília.

Outras edições

A Claro levou a premiação em três edições das cinco que já foram realizadas,: 2023. 2022 e 2020. Na edição de 2021 e 2019, quem levou o primeiro foi a TIM.

Meta revela o preço do selo de verificado no Instagram e Facebook

Na semana passada, a Meta (antiga facebook), revelou valores que serão cobrados para que o usuários do Instagram e do Facebook tenham o Meta Verified, o selo verificado. Embora ainda não esteja disponível no Brasil, já foram divulgados os preços oficiais do serviço.

A ideia da empresa é disponibilizar benefícios exclusivos para que seja justificada a cobrança do serviço. Com isso, ao assinar o Meta Verified, o usuário garantirá, além do selo de verificação da rede social, que será dada mediante apresentação de documentos oficiais, proteção proativa, que é o monitoramento da rede social para impedir impostores, suporte direito, com o atendimento realizado por pessoas da empresa, quando necessário e extras, como figurinhas e outros recursos estéticos exclusivos.

Já no caso do Facebook, embora os benefícios sejam os mesmo, a empresa promete oferecer maior visibilidade à conta, dando destaque a ela na busca, no campo de comentários e na recomendação de conteúdo.

A assinatura do selo de verificado deverá ser feita de forma individual em cada rede social. Ou seja, não é uma assinatura única. O usuário pode escolher o Meta Verified do Instagram ou do Facebook individualmente, ou pagar as duas assinaturas.

Atualmente, o serviço está disponível nos aplicativos Facebook e do Instagram ou pelo site facebook.com, nos Estados Unidos, na Austrália e na Nova Zelândia para pessoas maiores de 18 anos ou corporações.

O selo de verificação não está disponível no Brasil, mas os usuários podem se cadastrar na lista de espera, para ter a possibilidade de ser uns dos primeiros a ter acesso ao serviço, embora cadastrar na lista não seja uma garantia. O preço do Meta Verified foi calculado de R$ 69,90 no Facebook ou por R$ 77,99 no Instagram.

Para ter sua conta verificada, será necessário apresentar um documento oficial com foto. O processo de verificação de identidade assegurará que o usuário é realmente quem afirma ser, além de evitar que ocorra uma onda de fakes e impostores, assim como ocorreu com o Twitter.

Netflix pode lançar games para TV com smartphone como controle para jogos

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Além de entrar no mercado dos games, com o Netflix Games, o serviço de streaming pode está trabalhando para lançar um novo recurso para disponibilizar jogos a partir da televisão, além de estar testando a possibilidade dos seus clientes usarem seus smartphones, especificamente o iPhone, com controle sem fio.

De acordo com as informações da Bloomberg, o desenvolvedor Steve Moser encontrou códigos presentes na última versão do aplicativo dedicado ao sistema iOS. A descoberta mostra que a Netflix tem vontade de expandir o seu serviço de jogo para mais dispositivos, como a TV, uma vez que atualmente o Netflix Games só pode ser aproveitado em iPhones, iPads e aparelhos com Android.

A referência encontrada por Moser, segundo a Bloomberg, se trata de um alerta que deverá ser exibido sempre que o usuário iniciar um jogo em sua televisão que exige um controle para rodar, permitindo que o usuário aproveite o título mesmo sem ter um controle disponível.

Entre uma das linhas dos códigos do app, Moser encontrou a frase: “Um jogo na sua TV precisa de um controle para jogar. Você quer usar este telefone como um controle de jogo?”.

Confira o tweet

A ferramenta da plataforma seria mais uma estratégia da empresa para alavancar o seu setor de games, sendo que com o uso do celular como controle, se tornaria uma saída para contornar a necessidade de um dispositivo dedicado para os jogos na televisão.

Entretanto, vale ressaltar que se trata de um rumor, uma vez que não existe previsão para o lançamento ou se realmente será lançado. Assim como não há detalhes sobre o recurso, como a compatibilidade do sistema Android com os jogos na TV.

Ano passado, Mike Verdu, vice-presidente de desenvolvimento de jogos da Netflix, disse que a empresa estava “explorando seriamente uma oferta de jogos em nuvem” e que pretendia lançar mais do que apenas jogos casuais para a televisão.

O serviço de game do streaming foi lançado no final de 2021 e até então já lançou mais de 50 games, sendo que mais 40 títulos estão programados para sair ainda em 2023. Contudo, esses jogos ainda não estão disponíveis na TV, tendo acesso restrito apenas a celulares iOS e Android.