26/04/2024

Intel anuncia venda da participação de mercado no modem 5G para MediaTek

Por não ter participação na liderança desse setor a Intel decidiu que era melhor se retirar e passar a diante o segmento de produtos.

AIntel anunciou a venda da sua participação no mercado de modem 5G para MediaTek. Essa é uma das principais mudanças que a empresa fará nos seus modos de negócios nos próximos tempos. 

Intel

A proposta da Intel é focar em uma estratégia que evite desencontros ou investimentos em setores onde já há grande competição de mercado e ela não tem grande participação ou desponta na liderança. 

É hora da Intel dizer adeus aos modens 4G e 5G

A Intel vem cogitando descontinuar suas atividades na área de redes de área sem fio (WWAN) há algum tempo, o que implicaria na interrupção da produção de modems 4G e 5G. 

Em 2019, a empresa já havia vendido parte de sua operação de modems de smartphones e tablets 4G e 5G para a Apple, e agora está vendendo o restante para a MediaTek. 

A MediaTek pretende utilizar essa tecnologia para oferecer soluções de conectividade para o portfólio de dispositivos de seus clientes, que inclui desde dispositivos IoT simples até ultrabooks poderosos.

Apesar de ter vendido uma parte de sua participação no mercado 4G/5G para a Apple, a Intel ainda detém as patentes mais importantes do segmento, e por isso se associou com a MediaTek e a Fibocom para a fabricação de modems.

Agora, a MediaTek e a Fibocom terão acesso à tecnologia da Intel, que ainda irá ajudar a MediaTek com uma pequena equipe para garantir que os clientes da empresa não sejam prejudicados. A transferência de operação deve ser concluída até o final do segundo trimestre de 2023.

Eric McLaughlin, vice-presidente da GM Wireless Solutions, Intel, afirmou que essa foi uma decisão difícil, mas que eles estão trabalhando para fazer uma transição tranquila para os parceiros e clientes. 

“À medida que continuamos a priorizar os investimentos em nossa estratégia de IDM 2.0, tomamos a difícil decisão de sair de nossos negócios de clientes WWAN para LTE e 5G.Solutions, Intel, em um comunicado divulgado. Estamos trabalhando com nossos parceiros e clientes para facilitar uma transição perfeita para apoiar seus negócios em andamento e garantir que nossos clientes continuem a ter soluções para o segmento de PC conectado”.

Além disso, o comunicado que anunciou a novidade da Intel em relação ao 4G e 5G afirmou também que a MediaTek tem bom histórico nesse segmento de produtos. 

“A MediaTek tem um forte histórico de fornecimento de soluções sem fio globais e continua a fazer investimentos em seu portfólio de modem sem fio além do smartphone em PCs e outros dispositivos”.

A Intel não considerava o segmento 4G e 5G como o mais lucrativo, pois competia com a Apple e a Qualcomm nesse mercado, tendo inclusive vendido uma parte de sua operação para a primeira. Agora, é responsabilidade da MediaTek seguir adiante com essa operação e competir nesse mercado.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários