Alexandre de Moraes não vai desligar a internet do Brasil. Essa informação falsa tem sido veiculada em aplicativos de mensagens instantâneas desde a terça-feira, 1, mas é totalmente falsa.
O conteúdo da mensagem diz que Alexandre de Moraes, presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, teria notificado a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, fazendo um pedido para que desligasse a internet do país. De tal forma o presidente iria conseguir atrapalhar os manifestantes, que têm bloqueado estradas pelo país.
A notícia mentirosa tem sido circulada por apoiadores do presidente atual e não reeleito Jair Messias Bolsonaro, do PL. Segundo eles seria uma forma de impedir de se movimentar para promover protestos contra o resultado das Eleições 2022.
A informação foi apurada pela CNN, que confirmou que não há nenhum movimento em função dessa pauta levantada de forma errada. Ou seja, não há possibilidade de desligamento de internet em nenhuma parte do país.
A última informação que há entre o presidente e o STF foi a reunião que houve na última terça-feira, que ocorreu tranquilamente e Bolsonaro reconheceu a derrota para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
A Anatel não fez nenhum pronunciamento sobre o assunto, nem emitiu nenhuma nota sobre a notícia falsa de desligamento da internet.
Desde segunda-feira, 31, após o resultado oficial e reconhecido pela Justiça Eleitoral, apoiadores de Bolsonaro têm bloqueado estradas em protesto contra a eleição de Lula para presidente a partir de 2023.
Embora não haja nenhum indício, eles afirmam que houve fraude na contagem de votos e/ou nas urnas, por isso não reconhecem o presidente eleito, pedem pela permanência de Bolsonaro para o próximo mandato.
Além disso, muitos grupos tem pedido intervenção militar e também a prisão de Alexandre de Moraes, pois acreditam que ele faça parte de um sistema contra o presidente atual.
O Twitter de Elon Musk tem sido assunto nos últimos dias. Desde que o milionário se tornou o dono da rede social muitas novidades têm sido divulgadas. E para você não se perder, confira esse compilado de todas as mudanças anunciadas até então.
De demissão em massa a cobrança: o Twitter de Ellon Musk está cheio de novas promessas. Descubra tudo que já foi divulgado até então.
Twitter de Elon Musk terá cobrança de Us$ 8 por mês para verificados
O anúncio foi feito pelo próprio CEO, em sua conta na rede social, durante a última terça-feira, 1. A novidade faz parte das novas abordagens que o milionário pretende para o site.
Criação de um conselho para combater discurso de ódio
Também em sua conta, Musk anunciou que o conselho de moderação vai ter pessoas com visões diferentes de mundo para moderar problemas e situações contra grupos que enfrentam ódio.
“O conselho de moderação de conteúdo do Twitter incluirá representantes com visões amplamente divergentes, o que certamente incluirá a comunidade de direitos civis e grupos que enfrentam violência alimentada pelo ódio”
Twitter não vai restabelecer todas as contas suspensas
Dentro desse assunto de conselho de moderação está a polêmica sobre restabelecer usuários banidos anteriormente. Houve este rumor, mas não é verdade. Aparentemente, no momento há uma preocupação para que não haja disseminação de ódio gratuito na rede social.
Demissões no Twitter de Elon Musk
Antes da compra do Twitter ser efetivada, havia o rumor de que haveria uma demissão em massa dos funcionários da rede. Até então não houve atualização sobre isso. Porém, Musk demitiu todos os diretores. Sendo assim, ele se tornou o único diretor da rede social.
Funcionários da Tesla terão acesso livre ao Twitter
Além da rede social, Elon Musk tem mais outras empresas, Tesla e SpaceX. Recentemente foi anunciado que o milionário permitiu que os funcionários engenheiros da Tesla trabalhem no Twitter.
Vídeos adultos pagos e volta Vine
A plataforma permite vídeos adultos sem censura, porém isso afasta anunciantes que não podem vincular sua imagem à nudez, por exemplo. Após isso, a proposta é cobrar para assistir esse tipo de conteúdo. Tanto quem posta quanto o Twitter vão ganhar dinheiro por vídeo assistido.
Além disso, Elon Musk também pretende voltar com o Vine. Aparentemente a proposta é movimentar a rede com vídeos curtos, que tem feito sucesso por causa do TikTok.
O Plano Controle é ideal para quem quer pagar um valor razoável, mas com conforto e estabilidade garantidos pelo contrato de conta, que pode ou não ter pedido de fidelidade. Mas, com tantas operadoras disponíveis: qual o melhor?
De tal maneira, leia nessa matéria um comparativo entre Claro, Vivo e TIM. Veja os preços mais baixos de acordo com o que cada operadora oferece. Sendo assim, compare e descubra qual deles é o ideal para você.
Claro oferece 15GB de internet seu Plano Controle básico
A Claro tem como plano básico, até a data em que essa matéria foi feita, a oferta de 8GB de internet do plano, mais 7GB de internet por portabilidade. O custo total é de R$ 44,90, tanto no débito automático mais fatura digital, como no boleto bancário. Portanto, confira os detalhes do que eles oferecem:
15GB de internet – 8GB do plano + 7GB de bônus portabilidade (válido por 12 meses);
WhatsApp, Waze e Claro Música ilimitados;
Ligações ilimitadas para qualquer operadora do Brasil.
O cliente que aderir a promoção com permanência mínima de 12 meses receberá o benefício para acesso ilimitado aos aplicativos digitais de acordo com o plano contratado, Whatsapp, mobilidade e redes sociais.
Porém, a multa de permanência mínima é de R$ 120,00, em caso de downgrade de plano ou cancelamento antes de 12 meses de permanência. Ou seja, será cobrada multa proporcional ao tempo restante de permanência.
Dessa forma, a operadora ainda oferece outros planos:
20GB, por R$ 54,90 (no débito automático + fatura digital) – com benefícios a mais que o plano anterior;
20GB, por R$ 74,90 (no débito automático + fatura digital) – com benefícios a mais que o plano anterior.
Veja mais detalhes sobre todos os planos desse modelo no site oficial, onde encontra todas as regras para contratação.
Os planos da Vivo não exigem fidelidade
A Vivo também oferece três formas de Plano Controle. A mais barata delas é uma oferta de 15GB de internet por R$ 44,50. E em todos os planos eles estão oferecendo 5GB bônus mensal de portabilidade, com validade de 12 meses, concedidos em até 15 dias após a ativação do chip. De tal modo, confira mais detalhes do plano mais enconta:
15GB de internet – 6GB + 3GB na Fatura Digital;
WhatsApp, Waze e Moovit ilimitados;
Ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil;
Além desse Plano Controle mais barato, a Vivo oferece outros dois, ambos sem fidelização com o bônus 5G para quem faz portabilidade:
19GB por R$ 53,28;
23GB por R$ 60,99.
Entenda melhor sobre todos os planos e veja todas as regras que precisa saber, visitando o site oficial da operadora.
A TIM tem ofertas variadas
Ao contrário da Vivo e da Claro, que oferecem três planos, a TIM tem mais possibilidades, com diferentes benefícios. Mas, mais uma vez, o foco é comparar os planos mais baratos que as operadoras oferecem. E nesse caso aqui, há a oferta de 25GB por R$ 46,99. Sendo assim, veja abaixo os detalhes:
25GB – 5GB do plano + 10GB de bônus por 1 ano renovado todo mês + 10GB levando o número para a TIM;
WhatsApp e Messenger ilimitados sem prazo;
Instagram, Twitter e Facebook ilimitados por três meses;
R$ 46,99 na fatura mediante permanência de 12 meses. R$ 72,99 sem permanência mínima;
Ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil.
E nas variações dos planos controle da TIM, até a data dessa matéria há as seguintes ofertas:
32GB por R$ 50,99;
36GB por R$ 59,99;
37GB por R$ 60,99;
25GB por R$ 51,99 (com assinatura no Deezer Premium);
36GB por R$ 64,99 (com assinatura no Deezer Premium).
Cada uma dessas ofertas tem variações no consumo ilimitado de aplicativos. Ou seja, no WhatsApp, Instagram, Twitter e outros.
Veja o regulamento de cada plano e mais detalhes sobre como contratar cada um deles indo até o site oficial da empresa.
Agora é com você! Confira qual a melhor cobertura de rede da sua região e, de tal modo, já pode contratar o Plano Controle mais barato de alguma das três maiores operadoras do Brasil.
No dia 25 de novembro (sexta-feira ) ocorre um dos maiores eventos comerciais do mercado, a Black Friday. Embora tenha uma data específica, as empresas costumam anunciar produtos e serviços com descontos especiais durante todo o mês de novembro. A TIM é uma dessas companhias que já está disponibilizando ofertas no seu serviço de banda larga via fibra óptica, o TIM Live.
Na oferta Black Friday, a operadora está disponibilizando o plano de 500 Mega, incluindo modem de internet wi-fi grátis por R$ 126,50/mês, ante R$ 154,88/mês. No plano está incluso acesso a HBO Max, Deezer e Paramount+. Vale ressaltar que o desconto é válido na categoria de fidelização por 12 meses e pagando no débito automático.
A outra oferta é o de 1 Giga, também com modem de internet wi-fi grátis e acesso a HBO Max, Deezer e Paramount+, entre outros canais. O valor do plano é de R$ 221,04/mês, mas com o desconto sai por R$ 176,90 mensalmente, com as mesmas condições de fidelização e pagamento citadas acima.
Embora não sejam ofertas exclusivas da Black Friday, outros planos da TIM Live estão com descontos Confira:
Plano 70 mega: com acesso apenas ao aplicativo Audiobooks, pelo valor de R$ 89,50 por mês.
Plano 300 Mega: sai por R$ 98,50, com acesso ao +Babel e Audiobooks. Inclui também o modem wi-fi. Segundo a empresa, esse é o plano mais vendido.
Plano 500 Mega: com acesso ao Paramount+ e Audiobooks, sai por R$ 107,50/mês.
Plano 1 Giga: acesso a Paramount+, Band News, Band Sports e Audiobooks, por R$ 161,50 mensalmente.
Importante ressaltar que em todos os planos, a TIM exige que o consumidor fique pelo menos 12 meses com o serviço para ter direito ao desconto na fatura mensalmente. Além disso, o cliente ainda corre o risco de pagar multa, caso cancele o serviço antes do período de fidelidade determinado.
O Instagram tem prazo de 72h, a contar do dia 1 de novembro, para dar explicações ao Procon-SP sobre o que aconteceu nesta semana. A instituição de proteção ao consumidor quer saber o que houve para o aplicativo ter suspendido contas ativas, já que ele não deu nenhum parecer.
O pronunciamento da Meta foi alegando um bug no sistema. Emitiu uma nota que dizia que esse problema causou a queda de algumas contas, mas que eles resolveram o problema o mais rápido possível.
“Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente”
Mas, essa resposta não foi suficiente para o Procon. E a instituição procurou a Facebook Serviços Online do Brasil, que cuida do Instagram no país, pedindo que ela informe quantas pessoas foram afetadas no país e em São Paulo e como eles lidaram para resolver o problema.
Além disso, o órgão que defende o consumidor também perguntou quando a situação foi detectada pela empresa e quais foram as consequências exatas de todo o transtorno. Até o momento não houve mais informações sobre o caso. Se houve, essa matéria será atualizada.
O que aconteceu
Durante boa parte da segunda-feira, 31, o Instagram derrubou contas inativas e ativas e derrubou o acesso de algumas pessoas aos seus perfis. Não se sabia o que era, mas logo houve a explicação de que era uma atualização e por isso aconteceram alguns bugs.
Como a empresa enviou nota, ao final do dia estava tudo normalizado e as contas foram estabelecidas normalmente.
De acordo com dados divulgados pela ESET durante o 7º Fórum ESET de Segurança Cibernética, que aconteceu nos dias 25 e 26 de outubro, o Brasil é o país da América Latina mais atingido por malwares direcionados a dispositivos com Android, com 28,7% das detecções. Entre os mais comuns estão ransomwares, trojans bancários e trojans de acesso remoto (RATs).
Em seguida, vem o México, com 27,3%, e Peru, com 8,9% das detecções de ameaças por malwares. Completam o ranking Argentina (7,9%) e Colômbia (6,1%). Segundo Daniel Barbosa, pesquisador de segurança da empresa, os dispositivos Android são mais afetados por causa da adesão ao trabalho remoto, entre outras coisas. Por causa do modelo de home office, a maioria das companhias liberou o uso dos dispositivos pessoais dos funcionários para a realização de atividades corporativas.
Além disso, o sistema operacional é o mais utilizado pelos usuários para dispositivos móveis. O OS está presente em 71,5% do mercado, segundo dados da Statcounter em setembro de 2022. Pelo foco no sistema do Google, os criminosos aumentam as chances de fazer mais vítimas.
Na América Latina, as ameaças aos dispositivos com Android virou uma tendência, sendo que no segundo quadrimestre deste ano, houve um aumento de 9,5% nas detecções no continente em relação ao período anterior. Os aplicativos ocultos são os mais nocivos, pois eles ocultam seus próprios ícones e começam a emitir anúncios na tela do celular, sem a permissão do usuário.
Segundo o pesquisador de segurança digital da ESET Miguel Mendoza, o aumento nas detecções está diretamente relacionado ao fácil acesso a kits de desenvolvimento de software (SDK) em fóruns online. Desses dados, o spyware (109%) teve o maior crescimento, cuja funcionalidade é espionar as atividades dos usuários no celular.
A melhor maneira de se proteger desses aplicativos maliciosos é evitar fazer download de apps que não estão dentro da loja de app oficial do smartphone. Ou seja, dar preferência para aplicativos dentro da Play Store. É importante também manter o Android atualizado e ter um bom antivírus instalado.
Além disso, evitar sempre clicar em links suspeitos. Por exemplo, links que são enviados pelo WhatsApp ou por e-mail. Geralmente, esses links vem com algum tipo de informação ou benefícios, por isso antes de clicar, verifique se aquela mensagem realmente é verídica pesquisando a marca ou empresa.
O Instituto Claro está com inscrições abertas para a 11ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo. A iniciativa busca estimular estudantes universitários, nos níveis de graduação, mestrado ou doutorado e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social.
Para participar, os interessados devem ter projetos que se enquadrem em um das seis categorias disponíveis: Diversidade, Games, Smart Farms, Educação, Saúde e Smart Cities.
Dos jovens que participarão do Campus Mobile terão um evento de reintegração de mobilianos de edições anteriores, mentorias, além da oportunidade de vivenciar uma semana imersiva, repleta de atividades para o aperfeiçoamento de suas propostas. Essa edição também contará com novidades, como ampliação do escopo para as categorias Games e Smart Cities, que agora aceitarão projetos que incluem soluções digitais voltadas ao e-sports e iniciativas de comercialização de produtos, tributação financeira e setor bancário.
“Em todas as edições do Campus Mobile podemos notar o desenvolvimento e dedicação dos jovens ao criar soluções que impactam positivamente a sociedade e dialogam com suas próprias necessidades. Esta iniciativa cumpre um importante papel social por meio do fomento à criação de soluções inovadoras que permitam maior conexão social em diversas áreas”, afirma Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social e vice-presidente de projetos do Instituto Claro.
Para se candidatar ao projeto, os interessados precisam ter mais de 18 anos, estar cursando Ensino Superior, graduação, mestrado ou doutorado, ou ter concluído o curso em 2021 ou 2022. Além disso, é necessário ser autor ou co-autor da idealização e execução do projeto proposto. Outro fator para participar é que as soluções devem obrigatoriamente contemplar o uso de telefonia móvel, sendo celulares ou outras plataformas que utilizem redes móveis.
O Campus Mobile é uma iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do hub de inovação da Claro beOn.
As inscrições podem ser realizadas do dia 31 de outubro até 20 de novembro pelo site. Os vencedores ganham uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, e um prêmio em dinheiro para investir em seu negócio.
Desde outubro que as empresas de telecomunicações estão lidando com uma mudança importante na forma como fatura dos seus serviços de telefonia móvel, banda larga fixa, telefonia fixa e TV por assinatura. Trata-se da Nota Fiscal Fatura de Serviço de Comunicação Eletrônica (NFCom), que deverá substituir a Nota Fiscal de Serviço de Comunicação e da Nota Fiscal de Serviço de Telecomunicações, afetando assim todos os contratos entre consumidores e operadoras.
Embora tenha tido início no mês passado, a implementação do novo modelo de nota fiscal será obrigatória a partir de 1º de julho de 2024, o que gerará um impacto direto de mais de 340 milhões de contratos nos serviços de telecomunicações, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com a medida, as Secretarias de Fazenda querem uniformizar a emissão das faturas das empresas do setor para acompanhar em tempo real as vendas das organizações, identificando mais facilmente os tributos pagos por essas operadoras.
Antes, o modelo era off-line e não tinha um padrão de emissão. Com as NFCom, terá um layout ajustado das faturas e unificado para o ambiente on-line. Essa mudança afetará os cadastros das empresas para que possam se adaptar ao novo modelo. As empresas passaram por muitas aquisições e, em geral, seus bancos de dados têm origem em diferentes sistemas de cobrança das operações legadas. Então, atuam hoje com banco de dados que muitas vezes estão defasados e não contam com a validação adequada, inviabilizando a adesão ao modelo da NFCom.
A Sovos, empresa global de tecnologia para o compliance fiscal e tributário, já está se preparando para atender as empresas do setor de telecomunicações com a NFCom. De acordo com Leonardo Brussolo, diretor de produtos da Sovos, esse procedimento ocorrerá pela ferramenta de mensageria NFCom SMART, desenvolvida especialmente para o setor de telecomunicações e comunicações. Além disso, seu armazenamento será em nuvem, resultando assim em baixo custo de manutenção e atualizações de sistema em tempo real.
“Esta é uma grande oportunidade para as empresas de comunicações e telcos automatizarem seus processos de faturamento e melhorarem a qualidade de sua base de dados relacionado ao CPF ou CNPJ para os quais será emitida a fatura, reduzindo assim os erros e custos desse processo. Além disso, esta solução está preparada para atender a altos volumes de faturamento e ainda disponibiliza um dashborard de faturamento para que o consumidor final possa acessá-lo com transparência”, explica.
O executivo também explica que esse novo modelo ajudará as empresas a informarem corretamente os tributos, gerando redução de custos por não correr o risco de correção ou serem autuados pelo Fisco. “A emissão do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) também será facilitada. Já do ponto de vista do consumidor, a emissão de faturas e a cobrança ficarão padronizadas e muito mais transparente“.
“Tendo as informações necessárias, o NFCom Smart da Sovos cria o documento eletrônico no modelo 62 exigido pelo Fisco e realiza a mensageria inteligente com a SEFAZ para a validação da NFCom e a emissão do documento eletrônico, informando ao ERP as informações necessárias, garantindo a conformidade fiscal de todo esse processo,” finaliza Brussolo.
Nesta terça-feira (1º), o YouTube anunciou uma grande novidade para a sua plataforma, o lançamento do Primetime Channels, que se trata de uma “loja de streamings”, assim como fez a Apple TV e a Amazon Prime Channels. Agora, a plataforma de vídeo do Google permite assinar e acessar serviços streaming em sua própria interface.
Para aproveitar o novo recursos, os usuários precisam acessar a seção de Filmes e TV na aba Explorar do YouTube, onde encontrará um catálogo com 30 serviços de streaming que poderão ser assinados diretamente da plataforma. A princípio, o Primetime Channels foi disponibilizado apenas para os usuários dos Estados Unidos, mas o plano é expandir para outros países, incluindo o Brasil.
O Primetime Channels deve exibir títulos em categorias, como Esportes, Documentários, Comédia, Clássicos, etc. Além de reunir trailers, entrevistas como elenco e cena de bastidores ao lado dos episódios e filmes.
De acordo com o YouTube, cada usuário terá uma página inicial da seção “Filmes e TV” baseada em um algoritmo com os seus resultados de pesquisa, recomendações e maiores acessos à plataforma.
Em termos gerais, o layout do YouTube permanece o mesmo, mas passa a ser um “centralizador” de conteúdos mais restrito a filmes e séries de TV. Assim, todos os conteúdos ficarão juntos, o que torna desnecessário logar em cada plataforma.
Outra funcionalidade disponível no recurso é a possibilidade de deixar comentários na programação, além de dizer se curtiu ou não, o conteúdo consumido. A única coisa que difere do YouTube que já conhecemos é a contagem de visualizações.
A lista de parceiros não tem plataformas populares, como Netflix, Disney+, Hulu e HBO Max, mas traz serviços bastante conhecidos, como Paramount+, Starz (Lionsgate+ no Brasil), Showtime e AMC+.
Em breve, o mercado brasileiro terá mais um serviço de streaming. A RedeTV!, em parceria com a Magnite, plataforma independente de venda de publicidade programática omnichannel, pretende criar seu próprio aplicativo para dispositivos móveis e TVs conectadas, o RedeTV! GO.
Inicialmente, a plataforma contará com a programação ao vivo do canal, e depois terá conteúdos on demand. “A ideia é trazemos mais um ponto de contato com o telespectador, trazendo os conteúdos ao vivo, toda a grade e vamos ter conteúdos de todo o legado da TV”, diz Danielle Barros, Value Creation Manager da emissora.
Salomão afirma que a disponibilidade da Rede TV! GO irá começar pelos sistemas operacionais iOS e Android, dos aparelhos móveis e depois será lançado gradualmente para a smart TVs.
“Começamos pelo sistema Tizen, da Samsung, e depois seguimos com o WebOS, da LG, e por aí vamos seguindo com uma sequência de lançamentos nas diferentes plataformas e sistemas operacionais”, comenta Rafael Pallarés, general manager da Magnite para a América Latina.
Atualmente, os conteúdos da RedeTV! podem ser assistidos na Pluto TV ou através do canal da emissora no YouTube. No entanto, Pallarés explica que a plataforma engessa a relação das emissoras com as suas audiências. “Com essa parceria, criamos um modelo no qual desenvolvemos o app para esses produtores de conteúdo, permitimos com que eles sejam donos da relação com esse usuário”, enfatiza.
Assim como tem feito várias plataformas de streaming, o RedeTV! GO também terá inserção de anúncios no meio do conteúdo, que será gerenciados pela própria Magnite.
“Estamos criando um produto para eles, vamos ser a infraestrutura por trás, mas eles têm a equipe de vendas deles que vender projetos do mesmo jeito que vendem a TV, só que de uma forma mais dinâmica”, salienta o VP de vendas Latam da empresa.
O streaming contará com diversas formas de inserção publicitária, como conteúdo patrocinado e branded content, de acordo com Value Creation Manager da emissora, Danielle Barros.
Segundo ela, “a cada 20 minutos vamos abrir um break de dois minutos”. No entanto, afirma que no início, até ter uma base sólida de clientes, a comercialização dos anúncios será mais moderada.
“Obviamente, que no início, quando lançarmos, até termos uma base de clientes, vamos fazer uma comercialização um pouco mais enxuta, não vamos abrir todos os breaks, a princípio”, avalia Danielle, reforçando que ao todo a emissora já tem dez clientes preparados para o lançamento do app.