26/04/2024

Propostas para o setor de telecom do candidato à presidência Jair Bolsonaro

Confira quais são os planos de governo do atual presidente da República em relação ao segmento de telecomunicações, caso seja reeleito.

Neste próximo domingo (30), ocorrerá o segundo turno das eleições 2022 para escolher o futuro presidente da República do Brasil, que presidirá o país pelos próximos quatro anos. Estão na disputa dois candidatos: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente, que busca a reeleição, Jair Bolsonaro.

De acordo com as Diretrizes do Plano de Governo, a proposta apresentada por Jair Bolsonaro é ampliar e consolidar a conectividade mediante a implantação das telecomunicações com tecnologia 5G. Conforme consta no documento, a transformação digital que o 5G fará, beneficiará toda a população, que é foco do Governo Bolsonaro.

A partir de 2023, será alvo do governo atual, o uso do 5G para levar mais competitividade , inclusive internacional, para as indústrias e a agropecuária. “Tecnologia salva vidas, amplia a educação, encurta distâncias, impulsiona a agropecuária e a indústria e garante novos empregos, sendo fundamental para o crescimento do país e bem estar da população”, consta no documento.

Em um eventual segundo governo, o presidente procura apostar na continuidade da implementação do 5G no país, e defende que o Brasil vai se tornar um hub de tecnologias que poderão ser utilizadas por outros países, agregando valor à economia nacional e trazendo divisas.

Ele promete buscar a aplicação do 5G também a áreas como educação, saúde, indústrias e agropecuária, buscando maior competitividade, inclusive internacional, desses setores.

Como exemplo, cita o Programa Wi-Fi Brasil que deve ser ampliado, visando “conectar todos os brasileiros, oferecendo conexão gratuita internet em banda larga por via terrestre e satélite a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro”.

Em sua proposta, ele quer alterar paulatinamente os pontos altos de conexão do Wi-Fi Brasil pelo 5G, uma vez que a usada atualmente é fornecida pelo satélite da Telebras, o SGDC, no âmbito do Gesac. Vale lembrar que o governo já mostrou interesse no serviço de internet via satélite de órbita baixa (LEO) da Starlink, mas nenhum acordo de fato foi assinado, apesar de ter sido anunciado por Jair Bolsonaro.

O candidato ainda promete levar conexão 5G para todos os municípios brasileiros. No entanto, é importante lembrar que se trata de uma obrigação estabelecida no edital do leilão da tecnologia, onde as operadoras vencedoras cumprem o compromisso assumido no certame até 2029.

“No próximo mandato, deve-se continuar a criar condições de forma a levar a conectividade 5G a todos os 5.570 municípios brasileiros, propiciando benefícios para a saúde, a educação, a segurança pública, a indústria, a agropecuária e o cidadão de uma maneira geral”.

Outras propostas podem ser conferidas nas Diretrizes do Plano de Governo de Jair Bolsonaro disponíveis no site no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ViaTSE
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários