20/07/2024

Alexandre de Moraes não pediu desligamento da internet no Brasil

Informação falsa tem sido veiculada afirmando que Alexandre de Moraes pediu para Anatel desligar a internet do Brasil.

Alexandre de Moraes não vai desligar a internet do Brasil. Essa informação falsa tem sido veiculada em aplicativos de mensagens instantâneas desde a terça-feira, 1, mas é totalmente falsa. 

Alexandre de Moraes

O conteúdo da mensagem diz que Alexandre de Moraes, presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, teria notificado a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, fazendo um pedido para que desligasse a internet do país. De tal forma o presidente iria conseguir atrapalhar os manifestantes, que têm bloqueado estradas pelo país. 

A notícia mentirosa tem sido circulada por apoiadores do presidente atual e não reeleito Jair Messias Bolsonaro, do PL. Segundo eles seria uma forma de impedir de se movimentar para promover protestos contra o resultado das Eleições 2022

A informação foi apurada pela CNN, que confirmou que não há nenhum movimento em função dessa pauta levantada de forma errada. Ou seja, não há possibilidade de desligamento de internet em nenhuma parte do país.

A última informação que há entre o presidente e o STF foi a reunião que houve na última terça-feira, que ocorreu tranquilamente e Bolsonaro reconheceu a derrota para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.

A Anatel não fez nenhum pronunciamento sobre o assunto, nem emitiu nenhuma nota sobre a notícia falsa de desligamento da internet. 

Desde segunda-feira, 31, após o resultado oficial e reconhecido pela Justiça Eleitoral, apoiadores de Bolsonaro têm bloqueado estradas em protesto contra a eleição de Lula para presidente a partir de 2023. 

Embora não haja nenhum indício, eles afirmam que houve fraude na contagem de votos e/ou nas urnas, por isso não reconhecem o presidente eleito, pedem pela permanência de Bolsonaro para o próximo mandato. 

Além disso, muitos grupos tem pedido intervenção militar e também a prisão de Alexandre de Moraes, pois acreditam que ele faça parte de um sistema contra o presidente atual.

ViaCNN

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários