23/04/2024

Apple TV 4K com Siri Remote é vendido sem carregador

Novo aparelho Apple TV 4K exige o uso de carregador, mas assim como nos celulares, a empresa está retirando esse item da caixa.

A Apple TV 4K com Siri Remote exige o uso de carregador no controle remoto, porém assim como tem sido com os celulares, a Apple também removeu esse item do combo de entrega do produto. Segundo a empresa, isso faz parte da política de redução de lixo eletrônico. 

Apple TV

O aparelho Apple TV 4K deveria ser entregue com os materiais necessários para uso. Ou seja, como qualquer produto eletrônico novo. Por exemplo, o controle remoto e manual de instruções devem ir junto. No caso desse aparelho, o controle precisa de um cabo USB-C para carregamento.

Apple TV 4K não acompanha carregador em boa parte do mundo

Nos Estados Unidos e em outras localidades essa decisão já está valendo. Portanto, a Apple TV chega na casa do comprador sem o cabo do carregador. Mas, no Brasil, isso ainda não aconteceu. 

Países como Portugal, Alemanha, Itália (além dos Estados Unidos), as pessoas que têm interesse no aparelho devem comprar o acessório à parte, separadamente. 

Embora esse dispositivo seja um lançamento, existem outras versões anteriores que já contavam com essa experiência da necessidade de carregamento do controle. Além de carregador, o cabo ajudava na transferência de dados. E, como sempre, o produto ia com o kit completo dentro da caixa. 

O Apple TV funciona parecido com o Amazon Stick TV. É um aparelho que acoplado a televisão conecta a internet e agrega streamings e outros programas que podem ser usados em um aparelho de TV mais moderno. 

Justiça brasileira x Apple

No Brasil a Apple enfrenta alguns processos por causa dessa decisão de não vender o carregador dos seus aparelhos junto a eles, como sempre foi.

A empresa alega que essa é uma política de responsabilidade ambiental, para redução do lixo eletrônico. Já a justiça brasileira entende que se um aparelho como o Apple TV ou celular depende de um carregador para ser usado e a empresa não fornece, trata-se de um venda casada. 

Ou seja, de maneira indireta a Apple obriga o consumidor a comprar um produto extra, que é o carregador, além do que ela iria realmente comprar. 

Essa divergência é antiga, não foi resolvida e a empresa acredita que vai conseguir driblar a justiça brasileira

ViaUol

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários