26/04/2024

Netflix aposta em novos conteúdos para bater de frente com rivais

Empresa tem estudado adquirir direitos de transmissão de eventos esportivos para concorrer com outras plataformas; entenda mais.

A transmissão de eventos esportivos nos serviços streamings tem sido uma das grandes apostas das plataformas. É um movimento que já se faz em serviços como Amazon Prime Video (NFL e NBA), Apple TV+ (MLB e MLS) e Paramount+ (Libertadores e Sul-Americana no Brasil de 2023 a 2026). De acordo com informações do The Wall Street Journal, a Netflix também está correndo atrás para entrar nesse segmento.

A empresa já tentou comprar a World Surf League (Liga Mundial de Surfe) no ano passado, mas o impasse nas discussões sobre o preço deixou as negociações empacadas. A Netflix também lançou oferta pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, mas a ESPN acabou levando a melhor na disputa. Tentou também direitos no streaming do ATP de tênis para os mercados da França e Reino Unido, mas acabou desistindo do negócio.

Segundo o jornal, a Netflix está avançando em um estudo para oficializar uma proposta pelos direitos de transmissão do circuito de tênis masculino da ATP em diversos mercados europeus. WTA (torneio de tênis) e World Surf League (WSL), que volta ao campo de interesse, também são uma possibilidade.

Entretanto, a empresa está cautelosa sobre a compra de direitos de transmissão em eventos esportivos. O co-CEO da empresa, Reed Hastings, já afirmou ao jornal alemão Der Spiegel que consideraria comprar os direitos da F1, mas é necessário cautela ao realizar tal investimento. Além de que, a plataforma sempre preferiu adquirir conteúdos que possam ter interesse global.

De acordo com a imprensa americana, a empresa tem mudado sua postura no segmento devido ao momento de queda de assinantes que tem enfrentado em vários mercados. A Netflix registrou lucro líquido de US$ 1.59 bilhão no primeiro trimestre de 2022, queda de 6.4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Inclusive, um mês depois da plataforma ter perdido 200 mil assinantes, que ocorreu entre janeiro e março deste ano, outro co-CEO da plataforma, Ted Sarandos, afirmou que a empresa teria que “encontrar um caminho para ampliar sua receita e lucro antes de poder ingressar nas transmissões de esportes ao vivo”.

Entrar nesse segmento de transmissão ao vivo de eventos esportivos dependerá da disposição da Netflix em investir dinheiro. Por exemplo, o acordo de direitos de mídia com a Major League Soccer que a Apple conseguiu foi no valor de US$ 2,5 bilhões. Outro exemplo é da Amazon, que investiu US$ 11 bilhões para ter os direitos de transmissão da NFL, a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos.

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