Os brasileiros que curtem os clássicos do cinema e esperam pela chegada dos filmes nos serviços streaming ficarão felizes, pois o filme Top Gun Maverick, um sucesso no mundo todo em deste ano, chegará no streaming no mês de Dezembro. No entanto, seu destino pode não ser muito atrativo.
Acontece que será exclusivo do Paramount+ e chegará à plataforma no dia 22 de dezembro. Ou seja, aqueles que têm o interesse em aproveitar o filme terão que assinar o serviço.
A trama conta a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), depois de mais de trinta anos de serviço como um dos melhores aviadores da Marinha, está em seu devido lugar, vivendo como um destemido piloto de testes e evitando a promoção que acarretaria em uma vida sem vôos.]
Durante o enredo, o personagem se vê treinando um grupo de graduados pilotos da TOPGUN para uma missão especializada como nenhum piloto jamais viu, e conhece o tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), também conhecido como: “Rooster”, filho do falecido amigo de Maverick, o Oficial de Interceptação de Radar, Tenente Nick Bradshaw, ou apenas “Goose”.
Na trama, os personagens enfrentam um futuro incerto e lidam com os fantasmas do passado, onde Maverick acaba indo confrontar seus medos mais profundos. Tudo isso, numa missão que exige o sacrifício final daqueles que vão participar.
Inclusive, o próprio astro do filme, Tom Cruise, já tinha afirmado antes que a estreia do longa teria sido adiada pelo tempo que levaria para a recuperação da indústria cinematográfica, em vez de lançar mais cedo no streaming. “Eles não ousariam”, disse Cruise sobre um lançamento de streaming em Cannes, via IGN. “Isso não vai acontecer, nunca. Isso nunca iria acontecer. Nunca. Não vai acontecer”.
A Claro, empresa de telecomunicações oficial na América do Sul da Copa do Mundo FIFA 2022, anunciou nesta segunda-feira (28), que os clientes da operadora que assistirem o Mundial pela plataforma de streaming Claro tv+ contarão com zero rating. Ou seja, poderão aproveitar a partida entre o Brasil contra Suíça, que acontece hoje (28), sem gastar dados móveis.
A operadora oferece para os clientes Claro Móvel (pré, controle e pós-pago) que já possuem planos com Sportv na Claro tv+, a possibilidade de assistir a todos os jogos pelo aplicativo sem descontar da sua franquia de internet móvel, que segundo a operadora proporciona a melhor experiência do 5G+ e com a rede móvel mais rápida do Brasil, de acordo com o Speedtest.
O aplicativo da plataforma de streaming da Claro pode ser acessado via smartphones e tablets (Android e IOs), Smart TVs Samsung, LG e Android TV (TCL, Semp, Philips, Sony e Panasonic, além de boxes e sticks), pelo Google Chromecast, pelo navegador via web e pelo site www.clarotvmais.com.br.
Hoje acontece a segunda partida da seleção brasileira na Copa do Mundo, onde o Brasil enfrentará a Suíça na fase de grupos. O jogo será às 13h. O Brasil estreou no campeonato na última quinta-feira (24), onde conseguiu bater a Sérvia por 2 a 0. Ambos gol foram feitos pelo jogador Richarlisson, o primeiro aos 62’ e o segundo ao 73’.
Apostando na popularização da conectividade 5G no Brasil, a Bemobi lançou uma plataforma de assinatura de jogos mobile por streaming. De acordo com a empresa, já estão disponíveis cerca de 60 jogos, sendo que a cada mês serão adicionados novos.
“Fomos muito vocais na nossa estratégia de nos tornarmos uma fintech, mas não esquecemos o nosso negócio original”, o CEO Pedro Ripper disse ao Brazil Journal. “Em dois ou três anos, o streaming pode representar praticamente todo o faturamento do segmento de jogos dentro da empresa”.
Há cerca de dois anos, a Bemobi abriu seu capital e 80% da sua receita era resultado da distribuição de games e aplicativos. Agora, esse número é de 35% (com viés de queda por causa do crescimento das outras áreas).
Com o lançamento de games por streaming, a empresa marca a sua entrada em uma área que há muitas outras companhias tentando desbravar. Empresas como Microsoft e Sony, que inclusive tem serviços vinculados aos seus consoles, Xbox e PlayStation, respectivamente, mas precisam de download.
De acordo com o CEO Pedro Ripper, o foco da empresa continuará sendo as classes D e E dos mais de 40 países em que atua, sendo que o preço médio da assinatura dos jogos giram em torno de R$ 1 por mês, com a Bemobi recebendo cerca de R$ 0,35. Uma das ideia do streaming é ajudar os usuários que curtem games, mas possui um aparelho mais barato e com pouco espaço de armazenamento.
Segundo Ripper, a missão de criar uma boa experiência de streaming para o usuário de jogos é bem mais difícil do que os segmentos de vídeo e de música. Isso porque, ao contrário de serviços como o Netflix e o Spotify, os jogos dependem de uma resposta rápida aos comandos – e isso pode definir o sucesso ou o fracasso de uma partida – e de uma assinatura.
A Bemobi Mobile Tech é uma empresa focada na distribuição e monetização de aplicativos, games e serviços digitais móveis para países emergentes. A companhia trabalha em parceria com operadoras de telefonia móvel, sendo que hoje integra mais de 70 operadoras no mundo, incluindo as brasileiras.
A expansão que está ocorrendo com o serviço de TV por assinatura via internet (IPTV), ofertados por empresas como Vivo Play, Claro tv+ e DGO tem preocupado as afiliadas das emissoras, como Band, Record, SBT e RedeTV!. Acontece que essas companhias estão levando para seus clientes o sinal das redes das TV aberta sediadas em São Paulo, excluindo assim as TVs regionais.
Com isso, essas afiliadas estão enfrentando dificuldades no fechamento de patrocínio de programas e breaks comerciais. De acordo com a coluna do Sandro Nascimento, do ‘Na Telinha’, que ouviu vários executivos dessas ‘emissoras’, eles estão angustiados em torno das restrições, cada vez maiores, do sinal aberto das TVs regionais com o surgimento das novas tecnologias. Eles também relatam que já enfrentam problemas com as operadoras de TV paga via satélite (DTH) e agora com o IPTV.
Um desses executivos do Nordeste afirmou que o consumidor de TV por assinatura é interessante para o mercado comercial, por se tratar de grande parte do público A-B, pois possui maior poder de compra. Segundo ele, já perdeu contratos comerciais por não estar presente nestas plataformas.
Os profissionais ouvidos, que pediram anonimato, defendem o modelo de tecnologia usado pela Globo com suas filiadas, que libera a TV afiliada da região ao assinante quando é identificado o IP do cliente. Ou seja, ao acessar a operadora virtual, a localização do assinante é identificado, e assim passa a ter acesso a TV da sua localidade. Atualmente o Globoplay, do Grupo Globo, carrega 100% das suas emissoras regionais.
Outro problema relatado é a situação financeira dessas TVs regionais, que estão enfrentando problemas para pagar o 13º dos funcionários neste ano e o aumento da mídia programática regional – anúncios online – que são mais baratos e estão dificultando os reajustes da tabela comercial e tirando anunciantes.
Até as afiliadas da Globo estão enfrentando esse problema. Várias TVs já estão enfrentando problemas financeiros, como a RBS, a TV Gazeta Alagoas, que deve cerca de R$ 450 milhões e passa por processo de recuperação judicial.
De acordo com os executivos ouvidos, das afiliadas do SBT, Record, RedeTV! e Band, a solução seria uma conscientização da seriedade do problema por parte dos diretores de rede ou por meio de regulação do governo federal para fortalecer a cultura regional, incluindo sua mídia.
Os fabricantes de roteador wifi-6 estão sendo pressionados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pois esses dispositivos podem operar em uma frequência que pode ser usada para o 5G. Em setembro, o presidente da agência, Carlos Baigorri, viajou para os Estados Unidos, onde ficam sediadas as principais empresas do setor.
Na viagem, o executivo ameaçou reverter a decisão da Anatel, que destinou, sem custos, as faixas para o serviço, mesmo se indispondo com as operadoras, que queriam que o espectro fosse direcionado para um novo leilão do 5G no futuro.
Ele se dirigiu aos presidente das empresas, como a Qualcomm e a Cisco, e dirigentes do FCC e a Anatel dos EUA, que o país não pode ficar esperando por muito tempo a massificação de aparelhos para o público em geral. Baigorri explica que o sinal está aberto e pode ser explorado pelas companhias em todo o território brasileiro. No entanto, não há dispositivos disponíveis no mercado para uso pessoal.
“Existem somente seis modelos licenciados, mas para uso empresarial”, disse Baigorri à reportagem. “Se você tiver ouro e for numa rede varejista comprar um roteador de wifi-6 para sua casa, não vai conseguir.”
A destinação da faixa virou uma discussão no meio comercial. As operadoras e grandes fabricantes de equipamentos, como Huawei, Ericsson e Nokia, queriam que o espectro de 6 GHz fosse reservado para uma possível rodada do leilão 5G no futuro. Já as fabricantes americanas, ganham com a venda de aparelhos wifi-6.
O grupo a favor da destinação da faixa para o 5G aguarda a próxima reunião da UIT, braço da ONU para as telecomunicações, que ocorre em novembro de 2023, onde Baigorri acredita que há chances de que seja definido o padrão mundial para essa frequência. Se a maioria dos países-membros votarem a favor da destinação da faixa para o 5G, a Anatel terá que voltar atrás na sua decisão sobre o wifi-6.
O mercado de streaming, que já vinha crescendo nos últimos anos, mudou o modo como nos relacionamos com a internet e os serviços online de forma decisiva após 2020. Com a necessidade de ficar em casa, as pessoas precisaram adaptar a sua rotina completamente, fazendo com que a busca por entretenimento ganhasse novos patamares.
Recapitulando o streaming até 2022
Os últimos dois anos serviram de base para verificar se o streaming seria uma tendência passageira. A resposta parece ser negativa, como mostram os dados. De acordo com uma pesquisa feita pela Finder – empresa especializada em serviços de streaming – em agosto de 2021, o Brasil é o 2º país no mundo que mais consome esse tipo de conteúdo, ficando atrás apenas da Nova Zelândia. Os motivos citados foram:
Preço mais acessível de provedores de serviços digitais, que ficou abaixo de provedores tradicionais de televisão
Liberdade de assistir ao que quiser a qualquer hora
A implementação da tecnologia 5G também se associa ao progresso de baixa latência em serviços de streaming. Isso significa menor tempo de espera entre a informação e sua recepção, o que é crucial em jogos online, que irão ganhar ainda mais atenção em 2023.
Jogos impulsionados pelo metaverso
A tecnologia está em constante evolução e, desse modo, 2023 não irá responder a todas as suas questões, porém irá tratar de algumas que estavam recentemente engatinhando e tiveram que amadurecer rapidamente nos dois últimos anos. Assim sendo, pode-se dizer que 2023 tem tudo para ser próspero nesse setor.
Um dos pontos-chave para entender essa prosperidade é o metaverso:
Espaço virtual tridimensional preocupado com as conexões sociais
Beneficia-se com as melhorias em baixa latência ocorridas em 2022
Mescla influências da vida real com o universo virtual
O segmento dos jogos online deverá ser o primeiro a se beneficiar com a nova tecnologia. Entre as indústrias que merecem destaque está a dos cassinos online, que vem de uma tradicão pautada na experiência física. Nos últimos anos, contudo, o setor vem inovando e, desse modo, jogos há até pouco tempo não disponíveis online, como o jogo de bicho online, têm evoluído e conseguido entregar aos usuários experiências virtuais de qualidade e próximas ao formato original. Assim, o metaverso será mais um adicional para a indústria.
Outro destaque é o streaming esportivo que, na onda da Copa do Mundo, deve ganhar um modesto, porém importante impulso para o próximo ano. Modesto pois o segmento deve passar o ano estudando estratégias de marketing, já que se observou que há torcedores que preferem consumir apenas produtos do time para o qual torcem.
No setor das franquias, de acordo com um levantamento feito pelos analistas do App Annie, uma empresa de análise de dados, a expectativa para 2023 é que os títulos Harry Potter: Magic Awakened e League of Legends: Wild Riftalcancem a lista dos games mais consumidos globalmente. Sendo a potência do metaverso vasta, ainda resta ver quais elementos ele conseguirá incorporar nessas indústrias.
Smartphones serão vitais para o live streaming em 2023
É importante destacar que melhorias em dispositivos de banda larga móvel e smartphones para facilitar a transmissão ao vivo contribuem para aumentar o número de usuários de jogos online. Apenas neste ano, consumidores ao redor do mundo somam, até o momento, 3.8 trilhões de horas gastas em smartphones, de acordo com uma pesquisa feita pelo App Annie.
Esses usuários gastaram US$ 16 milhões a mais do que em 2020, totalizando US$116 bilhões até o momento. Para termos uma ideia, em 2018, antes das restrições de mobilidade, esse número foi de US$ 73 bilhões. O relatório concluiu que os jogos para celular sustentaram um impulso que começou com as limitações dos últimos anos, com 2021 sendo tão dinâmico quanto os anos anteriores. Portanto, é seguro afirmar que quaisquer crescimentos irão incluir a tecnologia móvel. Como vimos, o próximo ano tem tudo para ser excitante e estabelecer conquistas significativas no setor. Quem diria, mas o entretenimento torna-se, curiosamente, conversa séria. Entramos numa era em que fronteiras se reinventam e, mais importante, pensamentos são reformulados com a ajuda da tecnologia, permitindo-nos criar novos tipos de conexões entre as pessoas.
De acordo com um estudo da Ericsson solicitado à consultoria Analysys Mason, o 5G trará benefício econômico quase três vezes maior do custo de implementação e ampliação do espectro no mercado brasileiro. Em geral, a implementação da tecnologia em nações emergentes deverá girar em torno de US$ 3 bilhões a US$ 8 bilhões.
Entretanto, é estimado que o retorno aos setores industrial, rural, de logística e de serviços públicos chegue a US$ 18,5 bilhões (R$ 99,8 bilhões) até o ano de 2035, representando um retorno financeiro de 2,9 vezes superior ao investimento.
O estudo foi realizado entre março e outubro deste ano em 15 países emergentes: África do Sul, Bangladesh, Brasil, Chile, Colômbia, Egito, Índia, Indonésia, Malásia, Marrocos, México, Nigéria, Paquistão, Tailândia e Turquia. Por meio da tecnologia, esses países poderão ter incremento de 0,3% a 0,46% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2035, segundo o relatório.
“Espera-se que a maioria dos países gere benefícios econômicos três a sete vezes maiores do que o custo incremental de estender a cobertura de banda média”, destaca o documento.
Entretanto, a pesquisa ressalta que “formuladores de políticas terão de tomar ações para promover o desenvolvimento do 5G e criar as condições adequadas” para que a contribuição da tecnologia alcance, de fato, os números estimados.
O estudo da Ericsson também indica que a ampliação do sinal 5G em banda baia deve gerar na economia dos países de US$ 1 bilhão a US$ 8 bilhões, ao passo que a extensão da área de cobertura da banda média produza benefícios que variem de US$ 5 bilhões a US$ 12 bilhões por nação. A maior parte do investimento que será feito para implementação da quinta geração de internet móvel deverá ocorrer até 2028 ou 2029, conforme aponta o estudo.
Com a grande oferta de serviços de streaming que estão aparecendo no mercado ultimamente, as empresas estão buscando alternativas para fazer com que a sua plataforma seja mais atrativa para os consumidores. Além disso, estão buscando também abocanhar outros públicos, especialmente famosos das redes sociais. Pelo menos, é o que está apostando a Globo para o Globoplay.
O conglomerado de mídia está apostando as suas fichas em uma modalidade nova de negócios, com os digitais influencers. Acontece que a Globo vai aproveitar o engajamento da influenciadora digital Gessica Kayane, a GKay.
A edição de 2022 da Farofa da GKay, festa de aniversário da blogueira, será transmitida ao vivo no streaming Globoplay e no canal Multishow. Trata-se de um evento muito famoso no meio digital, pois reúne várias celebridades e causa muita repercussão nas redes sociais, pois é uma festa que gera muito burburinho devido a pegação entre os convidados e atrações musicais, incluindo a apresentação de Anitta.
A festa irá acontecer nos dias 5,6 e 7 de dezembro em Fortaleza. A notícia foi dada tanto pela blogueira quanto pelo perfil no Twitter do Globoplay. Em seu perfil no Instagram, GKay diz: “Meu povo, vocês pediram transmissão da Farofa da Gkay. E o que vocês pedem que eu não faço? Pode botar a fofoqueira que mora dentro de vocês para comemorar. Finalmente chegou o grande dia. A Farofa vai ser transmitida ao vivo no Multishow e no Globoplay. Eu tô muito chique“.
Segundo a influenciadora digital, na transmissão, os telespectadores poderão acompanhar toda a preparação, desde os bastidores até os shows. “Você vai poder acompanhar tudo, os bastidores, os bafos, os shows. E falando em show, Pedro Sampaio é presença garantida“, adiantou ela.
De acordo com o Notícias da TV, a influenciadora fretou um avião privado para levar os convidados até o local da festa. Ela também contou que nesta edição da “Farofa da GKay” deverá gastar cerca de R$ 8 milhões.
Confira o tweet da página oficial do Globoplay:
PARABÉNS! Você foi convidado pra Farofa da @gessicakayane! 🗣️
O @multishow vai transmitir esse grande evento AO VIVO nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e, com #GloboplayMaisCanais, você não perde nadinha! 💖
A Pluto TV, principal serviço de streaming de televisão gratuita do país, fechou parceria com a Ubisoft e lançou novo canal em sua plataforma: Pluto TV Gaming por Ubisoft. No canal, que poderá ser sintonizado na numeração 346, o usuário encontrará os melhores jogadores e melhores jogos da lendária empresa gamer.
De acordo com as empresas, o Pluto TV Gaming por Ubisoft é um lançamento exclusivo para o público brasileiro, onde serão exibidos conteúdos informativos sobre games, competições de e-sports e programas de entretenimento e humor.
O canal chega com conteúdos lançados no YouTube da Ubisoft Brasil. Além disso, tem uma biblioteca com 168 vídeos, somando cerca de 38 horas de programação que seguirá em constante crescimento, com novas atrações lançadas a cada mês.
Atualmente, a empresa gamer conta com um catálogo com mais de 100 jogos e outros conteúdos audiovisuais e que cria diferentes universos há 35 anos. Com isso, a Pluto TV Gaming por Ubisoft chega para atrair mais público para a plataforma de streaming, especialmente para aqueles que são apaixonados pelo universo gamer.
A empresa estreou seis novos canais na sua programação: Os Padrinhos Mágicos (canal 727), Beyblade (canal 335), Pluto TV Filmelier (canal 64), Pluto TV Cine Natal (canal 95), Pluto TV Clima de Natal (canal 96), Pluto TV Músicas de Natal (canal 97). Sendo que esse três últimos só ficarão disponíveis até o dia 06 de janeiro, uma vez que se trata de canais pop-up de conteúdo natalino.
A Oi, que ainda está em processo de recuperação judicial, estuda a possibilidade de pegar mais um empréstimo para tentar quitar as dívidas que ainda tem com seus credores. Segundo informação divulgada pela Coluna do Broadcast, do Estadão, o novo empréstimo entrou no radar do processo da empresa como parte do reescalonamento de dívidas.
Esses recursos, que teriam como garantia as ações da rede neutra V.tal, empresa de infraestrutura de rede de fibra óptica, seriam destinados para pagar os débitos com os credores que não quiseram aderir à reestruturação em andamento. Lembrando que esse ajuste no pagamento e a tomada de novos recursos estão previstos no plano de recuperação judicial da Oi.
A dívida da Oi é da ordem de R$ 22 bilhões, sendo que nas últimas semanas, a empresa tem começado conversas com os credores para realizar os ajustes nesses pagamentos. A empresa espera que o plano de reescalonamento das dívidas seja finalizado até março de 2023, antes que comecem os vencimentos de empréstimos com bancos locais e o pagamento de juros de títulos negociados com credores internacionais.
Guerra judicial com o Bancos
A Oi tem enfrentado problemas com os bancos, que querem que o processo de recuperação judicial seja prorrogado até que a empresa quite toda a dívida com as instituições financeiras.
A Oi nega a acusação e em comunicado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), argumentou que existem condições no acordo de recuperação judicial para que ela faça o pré-pagamento de alguns credores, dentre eles os bancos, em até três rodadas, após a aplicação de um desconto de 55%.
Entretanto, a empresa conta que até o momento não foram atendidas as condições previstas para o pagamento com desconto citado.