17/12/2025
Início Site Página 571

TIM anuncia investimento em energia solar

0

A TIM Brasil quer investir no mercado de energia solar. Quem falou sobre o assunto foi Renato Ciuchini, vice-presidente da empresa, em entrevista à CNN Brasil, neste final de semana, durante o último sábado, 28. A ideia é usar a equipe de venda da operadora para ampliar esse novo investimento pelo Brasil.

TIM Energia Solar

O executivo da TIM afirmou que esse projeto de energia solar é para todo o país, mas que a operadora não fará isso à revelia. Por isso estão buscando um parceiro que possa ser um investidor para que, dessa maneira, seja possível fazer um trabalho em escala nacional.

“Não queremos entrar nesse mercado por conta própria. Estamos buscando um parceiro que consiga investir e disponibilizar essa capacidade em todo o Brasil e vamos atuar como canal de vendas, força comercial”.

A TIM acredita que a base de clientes que tem será um diferencial no projeto de energia solar

O executivo afirmou também que há dois grandes desafios quando se trata da geração de energia solar no Brasil: a capacidade de geração distribuída e canal de vendas para conseguir alcançar o cliente final.

Por isso, a estratégia dele é usar a base de operações de venda que a TIM já possui. Por ser uma empresa consolidada no mercado brasileiro, o executivo tem essa perspectiva de negócio para esse investimento em energia solar:

“Aonde uma empresa de telecomunicações consegue ajudar essa inovação? Com o canal de vendas. Temos uma base de clientes muito grande, 60 milhões, e estimamos que 10% dessa base seriam potenciais clientes de uma solução de energia solar de geração distribuída, o que é um mercado muito grande”.

A energia solar, como o nome propõe, utiliza a luz do sol como captação de força para eletricidade. Por vir de uma fonte renovável, é considerada uma energia limpa, que pode agregar muito à população em alguns anos.

Para o consumidor final, hoje, no Brasil, os custos e acesso até essa fonte de energia são altos e complexos. Porém, cada vez mais empresas como a TIM, Claro e outras têm abordado o tema como pauta de investimento.

GlobetNet é escolhida como a ‘Companhia do Ano 2022’

0

A GlobeNet, empresa integrada à V.tal, foi escolhida como a “Companhia do Ano 2022” no setor de Atacado pela consultoria de negócios Frost & Sullivan. Essa é a quarta vez que a companhia é selecionada como a melhor nessa categoria. Eles divulgaram o reconhecimento no final desta sexta-feira, 27. 

GlobeNet

A Frost & Sullivan é uma consultoria norte-americana com uma equipe global de especialistas em Growth Pipeline da Frost & Sullivan, que identifica e avalia continuamente oportunidades de crescimento em vários setores, tecnologias e regiões do mundo. 

A escolha reconhece a empresa com suas melhores práticas e consistentes estratégias de crescimento em sua cadeia de valor, desenvolvidas com base em uma visão de futuro que aborda com eficácia novos desafios e oportunidades.

Critérios para premiação da GlobeNet

Avaliando a Inovação Visionária & Performance e Impacto aos Clientes a Frost & Sullivan identificou a empresa da V.tal com o o portfólio mais abrangente e robusto de serviços de conectividade, Infraestrutura como serviço (IaaS), edge data center e produtos de segurança cibernética. 

Sobre a premiação, Amos Genish, CEO e Presidente do Conselho de Administração da V.tal, comemorou o reconhecimento e disse que essa escolha da consultoria mostra a evolução da empresa. 

“Para nós trata-se de um reconhecimento muito importante que evidencia a evolução da nossa proposta de valor no sentido de atender às demandas mais complexas de nossos clientes. Afinal, antecipar as grandes tendências do mundo digital e o modo como as pessoas e as máquinas vão se conectar neste novo ambiente, norteiam a nossa estratégia de ser o principal player viabilizador da digitalização”.

GlobeNet e V.tal

Em comunicado enviado à imprensa, celebrando o reconhecimento, a V.tal destacou que a GlobeNet está criando um “dos maiores ecossistemas de infraestrutura neutra e digital de serviços de conectividade em fibra ótica e de edge datacenter, sob um modelo inovador de compartilhamento de infraestrutura fim a fim no qual a empresa se tornou pioneira e líder no Brasil”. 

A empresa agora integrada reúne mais de 26 mil km de cabos submarinos, 430 mil quilômetros de fibra terrestre que chegam a 2.300 cidades em todas as regiões do Brasil, além de operações em outros países como Estados Unidos, Bermudas, Colômbia, Venezuela e Argentina, tendo três edge datacenters em operação (Rio de Janeiro, Fortaleza e Barranquilla, na Colômbia), outros 2 em construção (Fortaleza e Barranquilla), além de novos em fase de estudos, como em Porto Alegre.

HBO Max investe em novelas turcas e anuncia mais uma estreia no catálogo

0

As novelas turcas são o novo foco da plataforma de streaming HBO Max. Diante dos bons resultados dos títulos “Será Isso Amor?” e “Iludida” a empresa resolveu investir nesse modelo de conteúdo, especialmente para o público da América Latina. 

Foto de "Será isso Amor?"
Foto de “Será isso Amor?”.

De um modo geral o gênero “novelas turcas” têm se tornado cada vez mais populares, especialmente no Brasil, em diversas plataformas de streaming. Igualmente a outros movimentos, como foi com as novelas mexicanas e as coreanas.

O primeiro título turco que vai chegar em 2023 no HBO Max é a “Nehir: presa do amor”. Na Turquia essa produção foi ao ar entre 2020 e 2021 e no país de origem foi um sucesso de audiência. 

Novelas turcas de sucesso no HBO Max

“Será Isso Amor” é um dos grandes sucessos turcos que está presente na HBO Max. Conta a história de um casal improvável e tem um tom de comédia romântica. Na Turquia a novela também foi um sucesso e ao chegar no streaming conquistou o público brasileiro. 

Além dessa, há também “Meu Lar, Meu Destino” que conta a história de um longo drama familiar, narrando a história de uma mulher que quando criança, por ser muito pobre, foi dada para adoção. Anos depois, a mãe biológica decide reencontrá-la. 

Por fim, outro sucesso turco que está presente no streaming HBO Max é “A Escolha”. A novela mostra a história de um professor de prestígio que de uma hora para outra vê sua vida desmoronar quando é demitido e descobre que seu filho está muito doente e precisa de um tratamento caro. Por isso o professor se envolve numa trama de suspense psicológico para fazer uma fraude e conseguir dinheiro. 

Essas novelas estão em diversos streamings

Embora o HBO Max tenha anunciado mais um lançamento para esse ano, há diversas novelas turcas em streamings como a Netflix e o Globoplay. 

O gênero é promissor e tem agradado muito o público brasileiro, que está cada vez mais cativado pelas tramas vindas da Turquia.

Anatel monta força tarefa para investigar queda na qualidade do 4G

10

A qualidade da internet 4G será investigada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Isso após a reclamação que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, fez às operadoras de celular, durante uma reunião com a Conexis. 

4G

O superintendente executivo da agência, Abraão Balbino, afirmou que as reclamações sobre esse setor começaram a crescer em outubro de 2022. 

“Os números indicam aumento de insatisfação dos usuários e a Superintendência de Controle de Obrigações criou a força tarefa para acompanhar as empresas”, afirmou Balbino.

A princípio, a Anatel acreditou que essas reclamações em relação ao serviço de internet móvel 4G fosse por causa do processo de migração dos usuário da Oi Móvel para as redes das outras operadoras. Porém, haverá uma apuração melhor. 

“A princípio, acreditamos que os problemas estão sendo gerados devido a migração desses milhares de usuários que eram da Oi para as demais redes de celular, mas a força tarefa vai acompanhar de perto esse desempenho”.

Ministro das Comunicações falou sobre reclamações do 4G

O ministro Juscelino Filho esteve com representantes da Conexis, que é a entidade que representa as grandes operadoras de celular, no último dia 25. Na ocasião ele falou sobre o assunto:

 “Quando a gente ouve que a qualidade do 5G está sendo questionada, temos o argumento de que é uma coisa nova que está sendo implantada. Mas, quando você começa a ter reclamação de que o 4G, que era bom, ficou ruim, aí é difícil de explicar”.

A Anatel ainda não atualizou o seu site com os números mais recentes relacionados às reclamações sobre a internet móvel. Porém Abraão afirmou que desde outubro do ano passado houve um crescimento significativo nas queixas sobre o 4G

Por isso haverá uma investigação a fundo do que tem causado essa queda no serviço que tem levado o consumidor a se queixar da qualidade da internet móvel.

Sucesso no HBO Max, ‘The Last Of Us’ é renovada para segunda temporada

0

A HBO Max aproveita o sucesso de “The Last Of Us” e antes de estrear o terceiro episódio da série já renovou para a segunda temporada. A produção tem rendido bons números de audiência para o streaming. 

The Last Of Us

Considerada como uma das melhores adaptações de game da história, “The Last Of Us” só tem duas semanas de lançamento mas a HBO Max, e também o canal HBO, tem colhido os bons frutos da produção. 

“The Last Of Us” superou os maiores sucessos da HBO Max 

A nova série tem causado tanta comoção entre os fãs, que o primeiro episódio superou outros dois sucessos da plataforma que são “A Casa do Dragão” e “Euphoria”, apenas nas primeiras 24h, só na América Latina. 

A força que essa série tem causado gerou travamentos no aplicativo do streaming durante a faixa de horário de liberação dos episódios, que é às 23h do domingo (pelo horário de Brasília). 

Além disso, a produção tem sido sucesso nas redes sociais. No Twitter sempre está presente nos Trend Topics. No dia da estreia bateu mais de 100 milhões de visualizações nos trailers e teasers oficiais da série. 

Produção da série celebra os bons resultados

“Estou humildemente honrado e muito empolgado por tantas pessoas terem acompanhado e se conectado com nossa narrativa da jornada de Joel e Ellie. A colaboração com Craig Mazin, nosso incrível elenco e equipe, e a HBO superaram minhas já altas expectativas”, disse Neil Druckmann, produtor executivo.

“The Last Of Us” é baseada em um jogo do mesmo nome, que se passa em uma civilização moderna, destruída após um fungo indestrutível causa uma pandemia por todo o mundo, transformando os seres humanos em zumbis. 

A primeira temporada estreou em 15 de janeiro. Os episódios são distribuídos semanalmente, aos domingos, a partir das 23h, no canal HBO e no streaming HBO Max.

Amazon anuncia até R$ 1200 em desconto no iPad; confira se vale a pena

0

A Amazon está com promoção de iPad, tanto o mini quanto o Air. Mas será que vale a pena o desconto que eles estão oferecendo? Esses aparelhos da Apple são tablets multiuso que podem ser usados para diversas funções do dia a dia. 

iPad

A diferença de preço dos aparelhos para loja da Apple e da Amazon chega a R$ 1200. Porém, é importante para o consumidor avaliar se a promoção vale a pena e se é interessante comprar. 

Valores promocionais do iPad mini e iPad Air na Amazon

O iPad mini de 64 GB custa R$ 5.999 na loja da Apple, enquanto que na Amazon está saindo por R$ 4.999. Já o iPad Air, custa R$ 6.999 na loja da Apple, enquanto na Amazon está saindo por R$ 5.799. 

A diferença de entre o preço dos aparelhos se dá por causa das especificações. O iPad Air tem atrativos melhores tanto internamente, quanto externamente, por isso é mais caro que o iPad mini. 

Confira abaixo as especificações de cada aparelho e decida se vale a pena aproveitar essa promoção da Amazon, que etá oferecendo mais de R$ 1000 nos tablets da Apple. 

iPad mini 

Custa R$ 5.999 na loja da Apple e R$ 4.999 na loja da Amazon. Com uma tela de 8,3 polegadas (21,08 cm), esse aparelho pesa 293 gramas. Possui duas câmeras: traseira grande angular de 12 MP e dianteira ultra-angular de 12 MP. Além disso, possui 64 GB de armazenamento e o processador é um Apple A15 Bionic. 

O atrativo desse tablet é que é um aparelho compacto, portanto é fácil de levar para qualquer lugar e pode substituir um computador ou um celular em um momento de urgência. 

iPad Air 

Custa R$ 6.999 na loja da Apple e na Amazon está na promoção por R$ 5.799. Em comparação com o anterior é um aparelho maior, possui 10,9 polegadas (27,68 cm) e pesa 461 gramas. Tem duas câmeras, a traseira grande angular de 12 MP e a dianteira ultra-angular de 12 MP. O armazenamento também é de 64 GB e o processador é um Apple M1. 

Mais avançado que o mini, o Air tem a possibilidade de substituir diretamente um notebook, pois tem um processador potente para isso, não apenas em momentos de urgência.

Vale a pena?

Para quem sonha em ter aparelhos da Apple, essa é uma ótima oportunidade, porém, há no mercado tablets a partir de R$ 1000 que podem satisfazer as necessidades básicas de uma pessoa que precisa do aparelho como apoio para estudo ou trabalho.

Oi anuncia mudanças internas; confira trocas de cargos

0

A Oi anunciou mudanças em cargos importantes da empresa, no final desta sexta-feira, 27. Tanto Adriana Coutinho Viali, vice-presidente e head da Oi Soluções (braço corporativo da operadora), como Roberto Guenzburger, que era diretor das áreas de Consumidor e Empresarial deixaram a companhia.

Mudanças

A empresa está passando por um momento de reorganização interna e reestruturação de alguns setores, a exemplo da parte em que Roberto Guenzburger comandava. Por isso essa troca de nomes. 

Mais detalhes sobre as mudanças internas da Oi

Adriana Coutinho Viali trabalhava na Oi Soluções, uma divisão corporativa da operadora. Estava lá há cinco anos e liderou o processo de turn around do B2B da Oi

Além disso, ela trabalhou no desenvolvimento de um novo posicionamento da companhia em relação à atuação consultiva na implantação de soluções de tecnologia da informação e telecomunicações para os clientes corporativos. E, segundo a operadora, essa atuação resultou em um crescimento anual de mais 55% nas receitas da área de TI nos últimos três meses. 

Adriana também trabalhou na liderança feminina da Oi e ajudou no amadurecimento da chamada “estratégia ESG” que vem sendo implantada na empresa. Além disso, foi mentora de mulheres dentro da empresa e integrou o conselho Oi Futuro em 2022. 

Já Roberto Guenzburger, além de ser diretor das áreas de Consumidor e Empresarial, também atuava como líder do negócio de fibra até a residência (responsável pelo marketing, pós-venda e planejamento da Fibra). 

Ele esteve na Oi por 14 anos, com isso trabalhou em inúmeros projetos, como por exemplo a  incorporação da Brasil Telecom, o lançamento da Oi Móvel em São Paulo, a Oi TV e a Oi Fibra. Sem contar com a venda da porção móvel da Oi durante a recuperação judicial. 

Até pouco tempo, Roberto também era o diretor de marketing da companhia, porém com a saída de Bernardo Winik saiu deste cargo e passou a ser líder do segmento consumidor e empresarial. 

Quem assume esses lugares nessas mudanças da operadora 

Para substituir Adriana, a Oi contará com Marcelo Leite, que já trabalhava na operadora há alguns anos, entre 2002 e 2008 e mais tarde retornou em 2019 para ser parte do corporativo da empresa. 

E para o cargo de Roberto, entrará Rogério Takayanagi, o atual diretor de Transformação e Estratégia da operadora.

Claro divulga bons números de responsabilidade social em 2022

0

O projeto Conexão Voluntária, ação de responsabilidade social da Claro, fechou o ano com mais de 270 mil itens arrecadados e mais de 87 mil pessoas beneficiadas. Quem informou o balanço do ano foi a própria operadora, através de comunicado para imprensa. 

Restrito da Claro

A Claro destacou que esse projeto “nasceu  com o propósito de mostrar que a união pode transformar a realidade de muitas pessoas”. É uma iniciativa formada pelos colaboradores da Claro e empresas do grupo, encerra o ciclo 2022 celebrando o impacto positivo de ações solidárias para a sociedade brasileira.

A operadora Claro celebra os bons números de responsabilidade social que teve através do Conexão Voluntária

Segundo a empresa, durante  período, o programa engajou os colaboradores em mais de seis mil e seiscentas participações voluntárias e potencializou sua atuação por meio de parcerias com iniciativas consolidadas como a Ação da Cidadania, na campanha 15 por 15, que uniu forças e mobilizou o time na luta contra a fome no Brasil; a Rifa Solidária, em prol da campanha Mulheres em Foco; e a Campanha do Agasalho.

A operadora destacou também que fez outras ações como:

  • Rede do Bem para apoio às localidades impactadas por desastres naturais; 
  • Mutirão contra a fome; 
  • Doação de mechas de cabelo; 
  • Arrecadação de material escolar; 
  • Campanha de Dia das Crianças; 
  • Campanha de Páscoa; 
  • Campanha de Natal; 
  • Arrecadação para Festa Julina; 
  • E ação de Dia dos Avós.

No decorrer do ano a empresa arrecadou mais de 270 mil itens que beneficiaram mais de 87 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade. Esse resultado representa um crescimento de 180% em relação ao alcançado pelo Conexão Voluntária no ano anterior. 

Daniely Gomiero, diretora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Claro e vice-presidente do Instituto Claro, afirma que esse trabalho tem crescido a cada ano e celebra isso:

“Os números do programa evoluem ano após ano e provam a relevância do trabalho desenvolvido pelo voluntariado no país e pelos colaboradores da Claro que são voluntários inspiradores e conseguem fazer a diferença na vida de muita gente”.

Xiaomi e Apple são as mais afetadas pela crise no mercado de telefonia móvel

0

A Xiaomi, assim como as outras empresas, está sendo afetada pela crise no mercado de telefonia móvel. O setor vive um momento ruim, já que as remessas mundiais caíram 18,3% no último semestre de 2022, segundo a consultoria IDC. 

Telefone celular

Essa taxa sobre o mercado de telefonia celular representa o maior declínio de todos os tempos e coloca o setor no mesmo nível em que esteve no ano de 2013, ou seja há 10 anos. E nisso, há uma demonstração que a marca mais afetada é a Xiaomi, que teve redução de 26,3% nas remessas do trimestre. 

Segundo a consultoria esse é um resultado incomum, já que esse período é impulsionado pela época de férias, época que tem muitas compras. Em nota divulgada para a imprensa, Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC falou sobre isso:

“Nunca vimos as remessas no trimestre de férias chegarem abaixo do trimestre anterior”.

Porque o setor de telefonia móvel está passando por uma crise?

Segundo com o instituto que trouxe essa informação sobre o setor e como isso tem afetado a Xiaomi, a alta da inflação e a economia são os principais fatores para impactar na queda das vendas dos smartphones. 

Além disso, outro fato que impactou diretamente nessa crise é que a China, ambiente que é o polo de maior produção desse setor, sofreu com diversos lockdowns que travaram as produções da indústria ao decorrer dos últimos meses. 

A IDC também destacou que as marcas estão tendo mais cuidados para lidar com o mercado mais fraco. Fora que o consumidor passou a esperar até 40 meses para trocar de celular. Conforme os aparelhos estão mais modernos, entende-se que há menos razões para trocá-los. 

Como a Xiaomi tem sido afetada em proporção, mas Apple também tem sentido a crise

Proporcionalmente falando, a crise no setor afetou mais a Xiaomi. Ela teve uma redução de 26,3% em 2022 se comparado a 2021. Em números exatos são 11,8 milhões de aparelhos celulares a menos. 

Porém, em números absolutos a Apple é a mais afetada. A redução foi de 12,7 milhões iPhones a menos dentro do mesmo recorte. Logo depois aparece a Samsung, que teve 10,8 milhões de celulares a menos comparando 2022 com 2021.

Brasileiros se sentem sobrecarregados com streamings, diz pesquisa

2

A relação do brasileiro com os streamings parece não estar tão boa, pois segundo uma pesquisa a população está se sentindo sobrecarregada com a quantidade plataforma que existe hoje em dia. O ideal seria ter tudo em único lugar. 

Streamings e brasileiros

Quem fez essa pesquisa sobre a relação entre os brasileiros e os streamings foi a Accenture, uma empresa multinacional de consultoria de gestão e tecnologia da informação. Nesse relatório a empresa apontou que 77% dos consumidores acham que há mais serviços de mais no mercado. 

O nome do estudo sobre o assunto é “Reinvent for Growth”. A pesquisa focou em entender como os consumidores se sentem e o desejo que eles têm em ter uma plataforma mais completa que possa simplificar e otimizar a experiência com as diferentes demandas dos streamings

Além desse dado sobre o incômodo que os brasileiros têm em relação a alta quantidade de streamings que existem hoje em dia, a pesquisa também avaliou e identificou outros aspectos. Entre eles:

  • 88% dos consumidores desejam uma plataforma que reúna todos os streamings num lugar só e 5&% estão dispostos a pagar por isso; 
  • 32% dos pesquisados pesquisam por mais de 10 minutos o que vão assistir; 
  • e 37% se sentem frustrados por ter que alternar de um aplicativo para outro por ter que usar de diferentes serviços e consequentemente ter acesso a conteúdos outros. 

John Peters, diretor geral da prática de Mídia e Entretenimento na Accenture, disse que esse tipo de serviço está enfrentando uma realidade especial que é a condição financeira da população. Há um limite para quantas plataformas um consumidor vai conseguir assinar por mês. 

“Os serviços de streaming independentes enfrentam alguns problemas simples: existe um limite para o que os consumidores estão dispostos a pagar, além de um nível de complexidade e número de opções com os quais estão preparados para lidar”. 

A pesquisa ainda revelou mais outros dados em relação ao comportamento do consumidor com esse modelo de serviço:

  • 78% gostaria de ter acesso a músicas;
  • 74% queria ter acesso a mensagens instantâneas ou ter algum tipo de interação social; 
  • 73% deseja navegação por outras páginas da internet
  • e 72% gostaria de poder fazer compras online. 

Tudo isso dentro da página inicial onde consomem os serviços de streaming.