28/04/2024

Ministro do MCom questiona teles sobre o funcionamento do 4G no país

Segundo Juscelino Filho, o ministério e a Anatel têm recebido reclamações de usuários em relação ao funcionamento da rede.

Na quarta-feira (25), Juscelino Filho, ministro das Comunicações, se reuniu com representantes da Conexis Brasil Digital e das operadoras de telecomunicações Telefônica Vivo, Oi, Tim, Algar, Claro e Sercomtel. Em encontro, ministro falou sobre o serviço 4G que está sendo ofertado para os consumidores e sobre a implementação do 5G no país.

Em sua colocação, o ministro falou que o Mcom e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm recebido reclamações de usuários em relação ao funcionamento do 4G, em decorrência da chegada do 5G. Ele explica que é “normal” receber queixas sobre o 5G, mas não em relação ao 4G.

Quando a gente ouve que a qualidade do 5G está sendo questionada, temos o argumento de que é uma coisa nova que está sendo implantada. Mas, quando você começa a ter reclamação de que o 4G, que era bom, ficou ruim, aí é difícil de explicar”, relatou o ministro das Comunicações.

Segundo o ministro, vários locais do país estão lidando com essa situação, e que pretende pesquisar a opinião pública sobre o assunto. “A gente vai fazer uma pesquisa de opinião pública sobre isso. E queria estender essa preocupação a vocês, que são responsáveis por grande parte dos usuários dessas tecnologias no país inteiro, para que vocês também busquem fazer um diagnóstico”, finalizou o ministro.

Em seus posicionamentos, a Conexis e as operadoras também apontaram suas preocupações e desafios que enfrenta o setor, citando a carga tributária e os altos impostos. Mencionaram também que o roubo e furto de cabos e equipamentos atinge diretamente os consumidores e pedem avanço da legislação para endurecer as sanções em casos como esses.

Segundo a Conexis Brasil Digital, em 2021, 7 milhões de pessoas ficaram sem conectividade por causa do roubo e furto de equipamentos de telecomunicações. “Este é um tópico que afeta todas as operadoras. Existe um projeto de lei tramitando no Congresso, que aumenta a pena, pune o receptor e retira as multas regulatórias quando a não prestação de serviços está relacionada ao roubo de cabos e equipamentos”, afirmou Marcos Ferrari, o presidente da entidade.

Durante o encontro, foi apresentado ao ministro das Comunicações proposta para o programa Brasil + Digital com base em quatro eixos:

  • Ambiente de investimento e cidadania digital;
  • Ecossistema competitivo;
  • Ambiente de negócios e ambiente de inovação;
  • Equilíbrio tributário e massificação do uso.
ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários