21/12/2025
Início Site Página 537

Agronegócio é umas das prioridades do MCom

O agronegócio foi pauta de reunião do Ministério das Comunicações, o Mcom. Juscelino Filho, responsável pela pasta, se reuniu com Carlos Fávaro, Agricultura e Pecuária, nesta quinta-feira, 09. 

Agronegócio MCom
Juscelino Filho e Carlos Fávaro.

Na ocasião, os ministros falaram sobre levar conectividade ao campo e que essa é prioridade do Governo Federal para fomentar novos negócios nas áreas rurais. 

Juscelino Filho afirmou que a conectividade no universo do agronegócio é prioridade do Governo Lula

Durante a reunião, eles ressaltaram a relevância de investir no projeto de conectividade para o setor, que figura entre as aplicações práticas do 5G.

Na ocasião, Juscelino Filho destacou a importância do assunto, o qual irá permitir o progresso da produção e distribuição, entre outros benefícios. Ele mencionou como deve ser o processo de dar andamento a esse projeto de conectividade. 

“Levar internet para áreas que, infelizmente, não têm acesso a tecnologia é um assunto importante para o governo do presidente Lula. Nossa ideia é tratar da conexão rural como prioridade e o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) nos ajudará a tirar projetos para o setor do papel”.

Além disso, ele enfatizou que em breve será lançado um edital em conjunto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, considera que a colaboração do Ministério das Comunicações (MCom) é essencial para enfrentar os desafios enfrentados pelas comunidades rurais e superar as dificuldades existentes no setor de agronegócios.

Ele afirmou que há uma união para levar conectividade para todos. Além disso, deixou claro que acha importante priorizar o avanço do 5G para o campo. Confira a fala completa:

“Estamos unidos no propósito de levar a internet para todos. É fundamental priorizar oportunidades e levar a tecnologia 5G para o campo. Esse trabalho irá reduzir custos e proporcionar um maior ganho de produtividade nas comunidades rurais”, afirmou o ministro.

Motorola lança marca e produtos exclusivos para setor empresarial

A Motorola anunciou que vai focar no setor empresarial. Com o nome Motorola For Business, o objetivo da marca é oferecer soluções para o mundo corporativo através de dispositivos tecnológicos para diversos tipos de empresas e todos os setores. 

Motorola

A marca fez o anúncio nesta quinta-feira, 09. Esse novo braço da Motorola deve atender, na América Latina, inicialmente, a seis países, incluindo o Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Chile e México. 

Georgia Sbrana, diretora da Motorola for Business para a América Latina, afirmou que a primeira ambição dessa iniciativa é alcançar uma boa colocação no mercado oferecendo boas soluções para o seu público alvo. 

“Nossa ambição como grupo é assegurar uma sólida 3ª posição neste mercado, tendo como principal diferencial um portfólio completo de smartphones e soluções”.

Com o objetivo de inaugurar o início das atividades do seu braço B2B no Brasil, a Motorola divulgou o lançamento do smartphone ThinkPhone em colaboração com a Lenovo.

O aparelho possui compatibilidade com a tecnologia 5G e com o novo padrão de conexão WiFi 6Ghz, oferecendo uma conexão à internet mais rápida. Projetado para aprimorar a produtividade, o dispositivo conta com o processador Snapdragon 8+ Gen 1, da Qualcomm, e tem o preço sugerido de R$ 5.499.

Adicionalmente, o aparelho possui uma tela FHD+ de 6.6 polegadas, uma bateria que pode durar mais de 36 horas e um carregador TurboPower universal com capacidade de 68W, o qual pode carregar notebooks e outros dispositivos que possuam conexão USB-C.

O ThinkPhone apresenta uma câmera de 50MP com tecnologia Ultra Pixel, que permite capturar imagens com até 32 vezes mais pixels focados, possibilitando fotos com maior precisão de detalhes.

De acordo com a Motorola, a tecnologia Think 2 Think é o ponto diferencial do dispositivo concebido para fins corporativos. 

Esse conjunto de ferramentas permite que o usuário conecte seu smartphone aos dispositivos da linha ThinkPad da Lenovo. As funcionalidades disponíveis incluem uma conexão Wi-Fi instantânea entre o smartphone e o PC, bem como uma área de transferência unificada que facilita a transferência de arquivos entre as plataformas.

A Think 2 Think apresenta uma variedade de recursos úteis, incluindo File Drop (que permite arrastar e soltar arquivos entre o seu smartphone e o PC), App Streaming (que permite abrir qualquer aplicativo Android no PC), Advanced Webcam (que usa Inteligência Artificial para melhorar chamadas de vídeo) e Hotspot Instantâneo (que permite que você compartilhe o sinal 5G do seu smartphone com o seu PC).

Além disso, o smartphone corporativo possui a solução de segurança ThinkShield e, graças a uma parceria entre a Motorola e a Microsoft, também inclui os aplicativos Office 365, Outlook e Teams.

Streaming gratuito chega a Samsung TV Plus: Sato+; confira detalhes

0

O Sato+ chegou à Samsung TV Plus e está disponível gratuitamente com conteúdos da cultura japonesa. O streaming da Sato Company foi liberado para os brasileiros na última quarta-feira, 08, e está recheado de filmes e séries como “Jaspion” e “Jiraiya: O Incrível Ninja”.

Jiraiya, disponível no Sato+
Jiraiya, disponível no Sato+

O SATO+ é um canal que oferece uma ampla programação, que inclui documentários, animes, séries, filmes e outros programas, todos com foco no conteúdo asiático, que é a especialidade da Sato Company. 

Em um comunicado, a Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo do Samsung TV Plus na América Latina, Aline Jabbour, expressou sua satisfação pela inclusão do SATO+ em sua grade de programação. 

“É com grande alegria que firmamos essa parceria com a SATO+, trazendo para o público o melhor da programação do mundo asiático, com toda a curadoria e expertise da Sato. Isso complementa a nossa variedade de canais disponíveis gratuitamente no Samsung TV Plus, atendendo cada vez mais as demandas de diferentes públicos.”

A programação infantil oferece às crianças shows divertidos com conteúdo seguro e apropriado para a idade, permitindo que os pais e cuidadores fiquem tranquilos. 

Um dos destaques é a animação “Mofy”, que se baseia nos livros de Aki Kondo e conta histórias em episódios de 5 a 8 minutos utilizando a técnica stop motion. O programa foi premiado com o Pulcinella Award Italian Studio of the Year 2012 e é muito popular entre o público infantil.

Além disso, os fãs de tokusatsu, filmes e séries japonesas repletas de efeitos especiais, poderão desfrutar de seus heróis favoritos em clássicos e novos lançamentos de alta qualidade. Entre eles, destaca-se o lendário “Jaspion, o Campeão da Justiça”, que foi um grande sucesso no Brasil na década de 1980 e ainda tem muitos admiradores no país.

Aqueles que buscam emoções fortes encontrarão uma vasta seleção de filmes de suspense e ação em horário nobre na programação da SATO+. 

O recente sucesso dos cinemas, o filme coreano “Força Bruta”, juntamente com toda a filmografia de Bruce Lee, serão exibidos. Além disso, os animes “Street Fighter” e “Ghoust Hound”, um documentário sobre o distrito de Tsukiji em Tóquio, os filmes “Bayonetta” e “Bravestorm”, um programa infantil chamado “Trains”, bem como os clássicos tokusatsu “Jiraya” e “Kamen Rider Black” também farão parte da programação.

YouTube ultrapassa Record e SBT em audiência; confira os números

0

O Youtube passa a Record e o SBT nas casas com internet, afirma a Kantar IBOPE, e segue-se a discussão se o streaming vai superar a televisão em algum momento. Os números do primeiro ano das medições da instituição mostram um crescimento surpreendente da plataforma online. 

YouTube

Em 2022, o YouTube representou nada menos que 7,28% de todo o consumo de vídeos apenas através da sintonia no televisor. Considerando o consumo de todos os aparelhos da casa, como smartphone, tablet e computador, a fatia do YouTube sobe para 14,71%, o que é mais do que o share da Record (11%) e SBT (8,1%) no total do Painel Nacional de TV do instituto Kantar Ibope.

Já a Netflix teve uma parcela de 4,22% no consumo apenas pelo televisor, e de 4,32% na soma de todos os aparelhos. Esse valor supera o share nacional da Band. Diferentemente do YouTube, a diferença entre o consumo da Netflix pela TV e pelos demais aparelhos da casa é pequena, o que é semelhante aos demais serviços pagos de vídeos sob demanda, e endossa a volta da tela grande como preferência para conteúdos de maior duração.

Apesar de os dados serem de televisores conectados ou vinculados a dispositivos conectados à internet, o que implica em despesas com banda larga e, portanto, representa uma fatia mais rica da população, esses grupos são os principais alvos dos investimentos publicitários.

É importante destacar que o número de televisões conectadas atualmente já atinge 59% da população, de acordo com a Kantar Ibope. 

Essa bolha cada vez menos exclusiva tem sido dominada pelo YouTube e pela Netflix, que têm o potencial de mudar antigos hábitos de visualização de conteúdo de forma muito mais rápida do que a transição da TV aberta para a TV paga, cuja participação levou muito tempo para atingir 10% do tempo total de visualizações de TV no Brasil.

Antes, os vídeos de canais como o Porta dos Fundos eram compartilhados por meio de celulares. Agora eles competem com vantagem sobre as programações quase inalteráveis da Record e do SBT. 

A versatilidade das plataformas de streaming é uma grande vantagem na visão do público, visto que elas lançam constantemente novos conteúdos. 

Em contrapartida, as duas principais redes de TV aberta disputavam a vice-liderança do ranking de audiência, sempre atrás da Globo, até bem pouco tempo atrás. No entanto, o YouTube se destaca por sua ampla variedade de conteúdo e sua constante renovação.

Durante a Copa do Mundo do ano passado, um dos maiores sucessos foi a transmissão inédita de jogos no YouTube, o que demonstrou a capacidade da plataforma de oferecer conteúdo gratuito de alta qualidade. 

Como resultado, Casimiro Miguel, criador do canal Cazé TV, que foi inaugurado durante o mundial no Qatar, promete trazer novidades em breve para seus seguidores.

De acordo com dados divulgados pela Kantar Ibope Media na terça-feira (7), o GloboPlay ocupa o segundo lugar no mercado de streaming pago, representando 0,60% do consumo de TV residencial e 0,78% quando visto apenas na televisão.

Embora a Netflix ainda esteja muito à frente em termos de participação de mercado, é notável a competição do serviço brasileiro de streaming com gigantes como Prime Video, que é mais acessível em termos de preço, mas detém apenas 0,42% do mercado brasileiro, além da HBO Max (0,16%) e Disney Plus (0,15%), de acordo com dados de audiência da televisão.

Anatel pede contribuições para a ‘guilhotina regulatória’ de 2023 a 2024

A guilhotina regulatória de 2023 a 2024 da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, começou a receber contribuições. Embora a divulgação tenha sido feita nesta quarta-feira, 08, a tomada de subsídios começou na segunda-feira, 06. 

Anatel

Essa é a tomada de subsídios nº 6 do projeto de revogação de normativos, também conhecido como Guilhotina Regulatória, referente ao item 24 da Agenda Regulatória para o biênio 2023-2024. 

Até o dia 19 de abril de 2023, o Participa Anatel receberá sugestões e contribuições fundamentadas e identificadas sobre a revogação de diversos dispositivos normativos que não se enquadrem em outras iniciativas da Agenda Regulatória. 

Essa atividade de reavaliação do estoque normativo é constante na Agência e está novamente presente na Agenda Regulatória para o biênio 2023-2024.

Desde a privatização das telecomunicações e a aprovação da Lei Geral de Telecomunicações (LGT) em 16 de julho de 1997, a regulamentação no setor tem sido estabelecida por meio de Resoluções aprovadas pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essas resoluções abrangem diversos temas delegados à Anatel pela LGT e são emitidas no nível infralegal.

Com a aprovação do novo Regimento Interno da Agência em 2013, a prática institucionalizada de realizar Análises de Impacto Regulatório (AIRs) antes de qualquer alteração normativa tem sido adotada. Antes disso, os normativos eram motivados de acordo com a lei e objeto de Consulta Pública, mas a motivação não seguia a estrutura tradicional das AIRs.

Atualmente, a regulamentação segue uma lógica que se baseia na identificação de um problema regulatório, no reconhecimento da competência da Anatel para lidar com ele e na convicção da sociedade de que o problema deve ser enfrentado com a melhor alternativa possível. 

Esse processo regulatório é longo e tem várias etapas, começando com a elaboração de uma solução pela equipe técnica e terminando com a deliberação do Conselho Diretor antes e depois da Consulta Pública obrigatória. Durante o processo, são realizadas tomadas de subsídios com os agentes envolvidos, além de Audiências e Consultas Públicas amplamente divulgadas.

O estoque regulatório anterior a recentemente não considerava a Avaliação de Impacto Regulatório (AIR) para avaliar opções regulatórias transparentes e eficazes. Portanto, é importante revisar o estoque regulatório para identificar excessos, eliminar ineficiências e escolher diretrizes mais eficazes para lidar com problemas persistentes. 

A Lei de Liberdade Econômica apoia essa exigência. A Anatel já havia previsto a iniciativa de avaliação em agendas regulatórias anteriores, resultando na expedição da Resolução nº 752, que revogou 44 resoluções e dispositivos normativos. 

A exclusão da regulamentação aprovada deve seguir o mesmo rito da entrada de nova regulamentação e, portanto, informações estão sendo coletadas para subsidiar a AIR e tratar o item 24 da Agenda Regulatória devidamente.

Atma, app de meditação da Vivo, ganha voz feminina

0

A Atma, aplicativo de meditação que a Vivo oferece para os clientes, ganhou novas atualizações Mindfulness e trouxe uma mulher para o seu time de especialistas. A divulgação foi feita pensando no dia internacional da mulher, que é celebrado em 08 de março. 

Luiza da Atma

A nova voz do app é a instrutora sênior Luiza Bittencourt, especialista na técnica. Para divulgação da atualização no Atma, a Vivo contou um pouco da história dessa parceira. 

Confira a história da nova voz do Atma

Luiza foi uma criança, adolescente e adulta estressada e ansiosa e que, por isso, enfrentou gastrite, enxaqueca e crises de ansiedade, entre outras doenças de fundo nervoso. 

Depois de tentar superar essas questões com remédios, conseguiu transformar sua vida com Mindfulness, embora não acreditasse que pudesse praticar meditação. 

Atualmente, acumula títulos na área: é instrutora sênior pela Mindfulness Trainings International e Especialista em Neurociências e Comportamento pela PUC/RS.Como profissional, compartilha com outras pessoas os benefícios que ganhou com a meditação, atuando com Mindfulness em diversas áreas: corporativo, colégios, no setor de saúde, tanto para grupos quanto individualmente, e para as mais diversas faixas etárias – de crianças a adultos.

O Mindfulness é um tipo de meditação que ensina a atenção e instrui que as pessoas vivam o presente de modo consciente. 

“O estresse, a ansiedade e demais adversidades que afetam a saúde emocional podem ser aliviados com a prática diária da meditação. No aplicativo Atma, meditar e cuidar de si fica ainda mais fácil, uma vez que é possível praticar em qualquer momento do dia e de qualquer lugar”, diz Luiza.  

A operadora Vivo destaca também que essa iniciativa é um reforço da diversidade que eles buscam promover dentro da empresa. Além disso, destaca que o Atma está disponível para os clientes, mas também para aqueles que não são, portanto qualquer pessoa pode baixar o app e ter acesso ao serviço através de uma assinatura mensal de R$ 16,90. 

Eles oferecem diversas trilhas gratuitas para fomentar o bem-estar por meio da meditação e conteúdos completos, como músicas e sons de fundo que são contemplados pelo valor de mensalidade.

Campus Mobile reúne mais de 100 jovens para estudar tecnologia

0

O Campus Mobile é destaque como ação de responsabilidade social da operadora Claro. O evento reúne mais de 160 estudantes para imersão em temas sociais e de inovação. A semana imersiva começou no domingo, 05, e vai até a sexta-feira 10. 

Campus Mobile

Segundo a Claro, o Campus Mobile foi criado com o objetivo de fomentar a participação de universitários, mestrandos, doutorandos e recém-formados do ensino superior no ecossistema de inovação aberta.

O programa Campus Mobile é realizado pelo LSI-TEC, braço tecnológico do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP. 

A professora de Sistemas Eletrônicos na POLI-USP e coordenadora geral do programa de talentos, Roseli de Deus Lopes, reitera que o objetivo do concurso é identificar talentos e incentivar os jovens a acreditarem no seu potencial, seguirem carreira acadêmica ou empreender em seu próprio negócio. 

“O Campus Mobile é de fundamental importância para que os estudantes possam estar sempre atentos às dificuldades sociais para tentar resolver problemas reais”, afirma Roseli.

Na programação da Semana Imersiva, como é conhecida a série de palestras, mentorias, maratonas de programação e oficinas, serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e direitos humanos. Ela foi criada para aprofundar o conhecimento e incentivar os talentos que desejam atuar no segmento de conteúdo e serviços mobile a pensarem em soluções que priorizem o impacto social.

Incluído na programação da Semana, o “Mix Up” é um evento de integração realizado na sede da Claro para dar boas-vindas aos jovens, falar sobre empregabilidade na área de tecnologia, oferecer oportunidade de networking para quem já esteve no Campus Mobile ao mesmo tempo em que participantes da edição atual terão acesso a referências da evolução de carreira e de startups do programa. O momento também promove a integração dos participantes com as diversas áreas da Claro.

Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Claro e Vice-presidente de Projetos do Instituto Claro, afirma que essa ação foi feita para capacitar talentos para usar a tecnologia como transformação social.

“O Campus Mobile foi criado com a missão de capacitar talentos que consigam usar a tecnologia em prol da transformação social, pensando soluções que tragam impactos benéficos à população. Somado a isso, a pluralidade do conteúdo compartilhado durante a Semana Imersiva torna-se um ativo extremamente rico para a formação profissional e pessoal de cada um dos participantes, contribuindo para democratizar o conhecimento para a população como um todo e deixar um legado ao país. É uma honra estar presente neste momento”.

Rodrigo Assad, diretor do beOn Claro, também comentou sobre o evento, dizendo que eles estão sempre a procura de pessoas capazes de contribuir com boas soluções para a sociedade. 

“O beOn Claro está sempre em busca de oportunidades para colaborar com jovens empreendedores e estudantes universitários para o desenvolvimento de soluções que possam contribuir para a melhora de importantes áreas da sociedade. Como um dos principais promotores do ecossistema de inovação aberta, o beOn vem apoiando todas as edições do Campus Mobile, iniciativa fundamental para a promoção de um ambiente favorável à criação de projetos e o aperfeiçoamento dos jovens durante a jornada de criação”.

Ao final da Semana de Imersão, serão escolhidos, em uma cerimônia de premiação, três projetos finalistas de cada uma das seis categorias: Diversidade, Educação, Saúde, Smart Cities, Smart Farms e Games. 

E, ao final do programa, são eleitos os seis projetos vencedores, um de cada categoria. Além de um prêmio em dinheiro, os ganhadores recebem uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das mais importantes universidades e empresas de tecnologia do mundo, criando a oportunidade de troca de experiências com grandes pesquisadores e profissionais de inovação da Califórnia.

Esta é a 11ª edição do concurso de inovação e conta com a participação de 89 equipes, formadas por até três participantes, somando 165 universitários, 9 mestrandos e 8 doutorandos, além de recém-formados 62 de universidades. Os grupos contam com a mentoria de 6 mentores e 18 embaixadores.

Oscar 2023: em quais streamings estão os filmes indicados? Confira

0

Muitas produções do Oscar já estão disponíveis em diversas plataformas de streaming e a premiação mais importante do cinema acontece neste final de semana, no domingo, 12. Confira essa lista atualizada de onde assistir todos os títulos que estão concorrendo neste ano. 

Oscar

A cerimônia do Oscar também será transmitida por uma plataforma de streaming, o HBO Max, ao vivo. Além dele, quem quiser acompanhar, pode assistir no canal fechado TNT. Este não haverá exibição na TV aberta. 

Em quais streamings assistir os filmes indicados ao Oscar

As plataformas mais populares de streaming contam com títulos indicados a pelo menos uma categoria do Oscar 2023. Veja abaixo, separado por plataforma, os nomes dos filmes e quais indicações estão concorrendo. 

Paramount+

Top Gun: Maverick – indicado a melhor filme, roteiro adaptado, montagem, efeitos especiais, som, canção original

Mubi

Aftersun – indicado a melhor ator

Prime Video

Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo – indicado a melhor filme, direção, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, trilha sonora, canção original, figurino, edição

Argentina, 1985 – indicado a melhor filme internacional

Triângulo da tristeza – indicado a melhor filme, direção e roteiro original

HBO Max

Batman – indicado a melhor som, maquiagem/penteado, efeitos especiais

Elvis – indicado a melhor filme, ator, montagem, direção de fotografia, som, design de produção, figurino, maquiagem/penteado

Navalny – indicado a melhor documentário

Apple TV+

Passagem – indicado a melhor ator coadjuvante

O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo – indicado a melhor animação em curta metragem

Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo (para locação) – indicado a melhor filme, direção, atriz, atrizes coadjuvantes, ator coadjuvante, roteiro original, montagem, som, figurino, trilha sonora, canção original

Disney+

Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft – indicado a melhor documentário

Le Pupille – indicado a melhor curta-metragem

Red: Crescer é uma fera – indicado a melhor animação

Pantera negra: Wakanda para sempre – indicado a melhor atriz coadjuvante, maquiagem/penteado, figurino, efeitos especiais, canção original

Netflix

Bardo, falsa crônica de algumas verdades – indicado a melhor direção de fotografia

Blonde – indicado a melhor atriz

Como cuidar de um bebê elefante – indicado a melhor curta documentário

O efeito Martha Mitchell – indicado a melhor curta documentário

A fera do mar – indicado a melhor animação

Glass Onion – indicado a melhor roteiro adaptado

Nada de novo no front – indicado a melhor filme, roteiro adaptado, filme internacional, direção de fotografia, som, design de produção, maquiagem/penteado, efeitos especiais, trilha sonora

Pinóquio por Guillermo del Toro – indicado a melhor animação

RRR – indicado a melhor canção original

Filmes indicados ao Oscar que estão apenas no cinema e/ou em mais algum streaming

Avatar: O caminho da água indicado a melhor filme, som, design de produção e efeitos especiais

Os Fabelmans – indicado a melhor filme, direção, atriz, ator coadjuvante, roteiro original, design de produção, trilha sonora

Gato de botas 2: O último pedido – melhor animação

Tár (26 de janeiro) – indicado a melhor filme, direção, atriz, montagem, roteiro original, fotografia e edição

Os Banshees de Inisherin – indicado a melhor filme, direção, ator, atriz coadjuvante, atores coadjuvantes, roteiro original, montagem, trilha sonora

The whale – indicado a melhor ator, atriz coadjuvante, maquiagem/penteado

Entre Mulheres – indicado a melhor filme e roteiro adaptado


É necessário apenas um lembrete que o filme “Babilônia” – indicado a melhor design de produção, figurino e trilha sonora, não está disponível em nenhuma plataforma até o momento, nem mesmo para locação.

Oi marca reunião para troca do conselho administrativo; entenda situação

A Oi marcou para um novo dia a assembleia geral extraordinária que deveria ter acontecido no dia 06 de março, mas não pode por falta de quórum. A nova convocação ficou para o dia 16 de março. 

Oi

Dessa vez, a assembleia ocorrerá exclusivamente no formato virtual, e, por se tratar da segunda convocação, será realizada independentemente do número de participantes presentes.

Na ocasião, os acionistas deverão deliberar acerca de uma reformulação do conselho de administração da empresa, com a intenção de ampliar sua composição para entre sete e nove membros. Ademais, os acionistas terão a oportunidade de votar a favor ou contra a destituição do conselho atual.

Caso os atuais membros do conselho sejam destituídos, a assembleia também deverá votar para definir o número de membros que comporão o novo conselho, que será fixado em nove integrantes, e, adicionalmente, realizar uma eleição para eleger os novos membros da mesa diretora, que terá uma gestão com duração de dois anos.

A convocação de uma assembleia geral extraordinária foi realizada após o acionista minoritário Victor Adler fazer uma solicitação. 

O objetivo da deliberação é discutir a possível destituição do conselho de administração, argumentando que, após a reestruturação da empresa de telecomunicações, a atual mesa diretora não representa mais os principais acionistas da companhia.

A chapa que concorre com a atual direção da Oi é apoiada pelos investidores Tempo Capital Principal Fundo de Investimento de Ações, Victor Adler e VIC DTVM S/A, e propôs dez nomes para concorrer aos cargos. 

Esses nomes são: Andrew Thomas Campbell, Claudia Elisa de Pinho Soares, Daniel Alves Ferreira, Isabella Saboya de Albuquerque, Marcelo Amaral Moraes, Marcos Rocha, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha, Ricardo Doria Durazzo, Ricardo Magalhães Gomes e Ricardo Reisen Pinho.

Caso o número de cargos no conselho diminua, a chapa concorrente será composta pelos seguintes nomes: Claudia Elisa de Pinho Soares, Daniel Alves Ferreira, Isabella Saboya de Albuquerque, Marcos Rocha, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha, Ricardo Doria Durazzo, Ricardo Magalhães Gomes e Ricardo Reisen Pinho.

Apesar disso, a administração da Oi recomenda que os acionistas rejeitem a proposta e mantenham o atual conselho, mas adicionando o CEO da empresa, Rodrigo Abreu, ao board.

Embratel lança nova ferramenta para todos os tipos de empresas

A Embratel segue focando no lançamento de soluções para para empresas. Agora a operadora anunciou o LakeIT, indicado para organizações de todos os segmentos que buscam simplificar e estruturar a jornada dos dados de seus negócios. 

Embratel

O novo serviço da Embratel apoia na tomada de decisões, gerando mais inteligência e eficiência aos processos. A solução é uma plataforma de Big Data com alta capacidade de processamento, capaz de integrar os ecossistemas analíticos das empresas a Nuvens Públicas, Privadas ou Híbridas.  

Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, afirma que esse novo lançamento busca oferecer independência nas decisões das empresas. 

“A nova solução da Embratel se baseia na gestão e governança de dados de ponta a ponta para oferecer às organizações mais independência em suas decisões. A partir da plataforma, a Embratel disponibiliza um Data Lake As a Service, que apoia na utilização mais inteligente dos dados para gerar insights, explorando todo o potencial da Nuvem e levando a análise de informações a um novo nível”.

A operadora destaca que, conforme o volume de dados coletados pelas empresas está crescendo, conseguir identificar o que realmente é relevante aos negócios é um grande desafio. 

A partir de informações corretas, com análise e cruzamento de diferentes fontes de dados de forma estruturada, é possível ter os insights que são fundamentais para a tomada de decisão nos negócios. 

Com alta disponibilidade, o LakeIT da Embratel possibilita isso, fornecendo acesso a uma plataforma com permanente atualização tecnológica, gerenciada com infraestrutura dinâmica – que possibilita o aumento ou a diminuição da capacidade de armazenagem de acordo com a necessidade do cliente. Permite também o processamento eficaz de informações em diversos formatos, inclusive de imagens. 

Além do serviço em solução para coleta de dados, a Embratel anunciou que está oferecendo uma consultoria especializada para integrar Inteligência Artificial e Machine Learning à solução, considerando as necessidades específicas de cada cliente. 

Dessa forma, destaca a companhia, é possível que as companhias correlacionem, organizem e transformem todas as suas informações empresariais em um só lugar, de forma rápida e segura. Assim, as análises podem ser personalizadas para as demandas de diversas diretorias. Diagnósticos históricos e até preditivos podem ser feitos com a ajuda da Embratel. 

Por meio das informações obtidas é possível, por exemplo, analisar padrões de comportamento dos consumidores para fidelização de clientes ou até mesmo fornecimento de descontos para melhor controle de estoques. 

A empresa deixou claro também que o lançamento está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e também pode ser adquirido no formato on-premises por empresas que gerenciam seus próprios servidores.