22/04/2024

Claro e Embratel fornecem 5G para Globo transmitir o Carnaval de SP

Essa é a 1ª vez que a rede com tráfego priorizado por meio de Network Slicing foi usada pela operadora para transmitir um grande evento.

Em parceria com a Claro e a Embratel, a Globo transmitiu o desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo de 5G SA (Standalone), na faixa 3,5GHz. Com a tecnologia, a emissora experimentou muito mais agilidade na transmissão de imagens a partir do Sambódromo do Anhembi.

Para fazer a transmissão via 5G, por meio do Network Slicing, foi disponibilizado um link com tráfego direcionado para os Mochilinks da Globo – mochilas adaptadas com dois SIM Cards 5G, que foram usadas pelos cinegrafistas para captar as imagens que chegaram à casa de milhões de telespectadores em todo o Brasil. O Network Slicing priorizou e segregou o tráfego para câmeras da emissora.

Com o tráfego priorizado, foi possível garantir que a banda fosse utilizada com total eficiência para a transmissão do Carnaval de São Paulo, sem precisar competir com outros dispositivos que estavam conectados ao 5G.

De acordo com Gustavo Silbert, Diretor-Executivo da Embratel, afirma que a parceria da Globo é longa e juntos se mostram inovadores. “[…] A Embratel tem ampla experiência no fornecimento de infraestrutura tecnológica para grandes eventos e, com o 5G mostramos como a tecnologia é capaz de transformar a transmissão das imagens para os telespectadores, com alto poder de processamento de dados e baixíssima latência. Tornamos a experiência da audiência da TV Globo no Carnaval ainda melhor”.

A transmissão ocorreu a partir de qualquer ponto do Sambódromo, incluindo a concentração, onde as escolas se preparam para os desfiles; a dispersão, local de saída dos carros alegóricos e sambistas; e a arquibancada, lugar em que público acompanha os desfiles. As câmeras conectadas com 5G estiveram totalmente livres para circular pelo Sambódromo.

Além da transmissão, o 5G, já ativado na região do Sambódromo do Anhembi, levou uma melhor experiência de conectividade ao público presente.

“Com a quinta geração de internet móvel, a Claro busca levar ainda mais possibilidades para que as pessoas possam se conectar e ter as melhores experiências, onde estiverem. A Claro está ampliando sua cobertura 5G pelo País e tem muito orgulho de conectar umas das festas mais importantes para o povo brasileiro”, diz Celso Birraque, diretor de redes e acessos móveis da Claro.

Segundo as empresas, com o 5G+ da Claro, foi possível transmitir conteúdo em tempo real e com extrema qualidade e velocidade, além de maior mobilidade, pois o uso da rede eliminou a necessidade de cabeamento, tornando o manuseio das câmeras mais fácil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários