19/12/2025
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Sinal móvel da TIM fica fora do ar; veja o que diz a operadora

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No início da tarde desta quinta-feira (13), diversos usuários foram às redes sociais reclamar sobre o sinal de telefonia móvel da TIM, alegando que estão enfrentando dificuldades de acessar o 4G da operadora e que a rede está fora do ar. De acordo com DownDetector, as notificações começaram por volta das 11h da manhã, registrando um pico de reclamação por volta das 13h40.

O portal informa que os problemas mais notificados pelos usuários da operadora são referentes a internet móvel (59%), seguida da falta de sinal (22%) e falha geral (19%). O problema de acesso ao 4G, com o sinal da TIM fora do ar, é confirmado pelas reclamações dos clientes nas redes sociais, com instabilidade na rede em várias regiões do país, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba e Londrina-PR..

A cliente Carol Ribeiro, informou que está sem acesso às redes móveis da TIM desde o meio dia. “Em Maringá PR não está funcionando as redes móveis desde o meio dia. Só to sabendo aqui o que está acontecendo pq consegui uma wi fi e entrei no twitter”, afirma.

Em sua página no Twitter, Victor fala que além de não ter acesso a internet móvel, também não está conseguindo realizar ligações. “Sim, sem internet e ligações em Londrina/PR :/”.

Segundo o cliente Kelcius, em sua postagem, a operadora tem apresentado problema no sinal há dias, quando esteve em diferentes regiões do país, como o Sul de Minas e no Rio de Janeiro. “Horrível há dias. Estava achando até que o problema era do meu aparelho… Feriado estive no Sul de Minas e não tive sinal (achei que era cobertura) Voltei para RJ e continua ó uma bosta”.

Segundo uma postagem do usuário @GhostnsNs, que buscou contato com a operadora, um “moço”, não sabemos se foi funcionário ou não, disse que estavam em manutenção.

Posicionamento da TIM

O Minha Operadora entrou em contato com a assessoria da TIM, que informou que a instabilidade na rede da operadora está sendo causada por um rompimento de fibra óptica, que afeta três estados da Região Sul.

“A TIM informa que um rompimento de fibra óptica, no início da tarde desta quinta-feira (13), causa instabilidade na rede de dados da operadora nos três estados da Região Sul. Equipes técnicas já atuam nos locais para normalização do serviço o mais breve possível”.

Seguindo tendência, Netflix anuncia sua primeira novela

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A Netflix anunciou a sua primeira novela nesta quarta-feira, 12. A notícia veio do próprio streaming através de suas redes sociais (confira abaixo). A produção será brasileira, estrelada por Juliana Paes e Vladimir Brichta. 

Netflix Novela

Com o título provisório de “Pedaço de Mim”, a própria Netflix classificou a produção como um melodrama brasileiro, que deve ser cheio de reviravoltas. 

Atores celebram a nova produção da Netflix, primeira novela da plataforma 

Juliana Paes e Vladimir Brichta são dois atores conhecidos por seu trabalho na televisão aberta do Brasil, especialmente na TV Globo. Juliana já fez trabalhos de destaque em diversos horários da TV, como por exemplo a protagonista Maya em “Caminho das Índias”, Gabriela em “Gabriela”, Creuza em “América” e vários outros. 

Vladimir Brichta também já fez inúmeros papéis em novelas, como por exemplo Remy Falcão em “Segundo Sol” e Guilherme Santiago em “Rock Story”. Ele tem muito destaque por seus trabalhos mais cômicos como Armane em “Tapas & Beijos” e Oswaldir em “Faça a Sua História”. 

Sobre a apresentação dessa novidade da Netflix, ambos comentaram sobre o novo projeto:

“Muito bom encarar personagens e histórias mais complexos do que a gente encara”, afirmou o ator.

“Somos especialistas em melodrama”, disse a atriz. 

Qual a data de estreia e mais detalhes sobre a trama 

A Netflix não divulgou a data de estreia, nem mesmo mais informações sobre a ficha técnica da produção. Apenas lançou o nome provisório e o nome dos atores protagonistas. 

As plataformas de streaming, de forma tímida, tem investido nesse formato. O Globoplay contou com um sucesso inesperado com a produção “Todas as Flores”. Impulsionado por esse último fato, o HBO Max anunciou que também fará uma novela que será protagonizada por Camila Pitanga. E agora veio esse anúncio do streaming vermelho. 

Tudo isso sem contar com o investimento que o Globoplay tem feito nas novelas mexicanas após o contrato que a Globo fez com a Televisa (emissora de TV do México) e com a atenção que o HBO Max tem dado às novelas Turcas.

Fabricantes e usuários não poderão usar ‘senhas fracas’ em roteadores domésticos

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Nesta terça-feira (11), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou em seu site, por meio do ato nº 2.436, os requisitos mínimos mandatórios de segurança cibernética para avaliação da conformidade de equipamentos CPE (Customer Premises Equipment), que são usados para conectar usuários à rede do provedor de serviços de internet.

Segundo as exigências da Anatel, os equipamentos deverão ter mecanismos de defesa contra tentativas de ataques de autenticação por força bruta, não usa credenciais, senhas e chaves criptográficas definidas no próprio código fonte do software/firmware e que não podem ser alteradas; além de proteger senhas, chaves de acesso e credenciais armazenadas ou transmitidas utilizando métodos adequados de criptografia ou hashing; e implementar rotinas de encerramento de sessões inativas (timeout).

A Anatel também quer impedir o uso de senhas fracas. Com isso, exigirá que as senhas tenham pelo menos oito dígitos, incluindo letras maiúsculas e caracteres especiais desde o envio de fábrica. Além disso, ainda vai proibir o uso repetido de senhas em todos os equipamentos. Essas medidas também valerão para os usuários, já que os aparelhos não aceitarão senhas fracas por parte do cliente.

As exigências para a homologação dos equipamentos CPE começarão a valer a partir de 10 de março de 2024, cujo prazo é necessário para que os fabricantes adequem seus processos produtivos, assim como para que os importadores tenham prazo apropriado para ajustarem seus processos de aquisição de equipamentos.

“Este instrumento visa tratar vulnerabilidades comuns nesta categoria de equipamentos, tais como as senhas padrão (iguais entre todas as unidades fabricadas) e a presença de portas/serviços de comunicação habilitados desnecessariamente, o que aumenta a superfície de ataque que pode ser explorada por agentes maliciosos. Tais vulnerabilidades permitem que os equipamentos sejam acessados por agentes maliciosos via internet, possibilitando sua configuração ou a instalação de malwares que transformam os CPEs em vetores de ataque de negação de serviço (DDoS) ou expõem os dados pessoais e padrões de comportamento do usuário da internet”, diz a Anatel, em nota.

A Anatel também exige que os fabricantes e fornecedores de CPEs tenham políticas claras de suporte ao produto, disponibilizem gratuitamente atualizações de segurança para os softwares dos equipamentos e possuam canais para notificação de vulnerabilidades descobertas por usuários ou especialistas.

Para a agência, essas medidas são essenciais para que os usuários tenham segurança e seus dados não sejam expostos a risco, já que os equipamentos são a porta de acesso do cliente ao ambiente da internet.

‘Shazam!’ ganha data de estreia no streaming e não será no HBO Max

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O filme “Shazam! 2” ou “Shazam! Fúria dos Deuses”, já tem data para chegar ao streaming e coincide com a mudança do HBO Max para a nova plataforma Max, nos Estados Unidos, já que no Brasil ainda não tem data oficial de lançamento do novo streaming. 

Shazam!

Após se estabelecer como um dos maiores fracassos do cinema de 2023, por conta da baixa bilheteria, Shazam! Fúria dos Deuses (Shazam! 2) já tem sua data de estreia no HBO Max, que será renomeado como Max a partir do final de maio, culminando na fusão com o streaming Discovery+. Saiba mais detalhes aqui.

Data de lançamento de Shazam! no streaming e mais detalhes sobre o filme

O filme da DC estará disponível para streaming em 23 de maio, coincidindo com o dia em que a plataforma mudará de nome.

Em Shazam! Fúria dos Deuses, o ator Zachary Levi está reprisando o seu papel como o destemido Shazam, o herói conhecido como Capitão Marvel nas clássicas histórias em quadrinhos. 

Além disso, Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Grace Fulton, Djimon Hounson e outros queridos membros do elenco também estão de volta, trazendo vida aos seus respectivos personagens.

O filme também apresenta um time de atrizes que não estavam no primeiro longa, incluindo Helen Mirren, Lucy Liu e Rachel Zegler, que assumem o papel de antagonistas.

E a equipe criativa por trás das câmeras também está de volta, com o diretor David F. Sandberg liderando o projeto novamente, e o roteiro assinado por Chris Morgan, conhecido por seu trabalho na bem-sucedida franquia Velozes e Furiosos. 

Esse filme é a continuação de Shazam!, o longa que apresentou a origem do herói, um pouco da sua história adaptada para as telonas dos cinemas. Assim como o segundo filme que vai entrar no Max (novo nome do até então HBO Max), a primeira produção já está disponível lá, e também no Prime Video, totalmente acessível para os assinantes.

Gape estuda conectar escolas por meio de parceria com a iniciativa privada

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Nesta terça-feira (11), ocorreu o Seminário Educação Conectada, que contou com a participação do presidente do Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) e conselheiro diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vicente Aquino. Ele falou sobre o plano de levar conectividades para as escolas com os recursos do leilão do 5G.

Vicente Aquino comentou que está dialogando com Ministério das Comunicações (MCom) e o Governo Federal para um possível ajuste da política de conectividade, e estuda conectar as escolas com recursos extraídos de parceiros da iniciativa privada.

Ele falou que a política de conectividade deve ser a longo prazo, e que a ideia inicial, ainda em discussão, seria fazer uso dos R$ 3,1 bilhões obtidos na licitação do 5G para garantir a conexão das escolas atendidas por pelo menos três anos.

Segundo Aquino, o projeto-piloto, que já conectou cerca de 150 escolas, pode ser expandido com essa captação de recursos. Na próxima fase, um total de 2,4 mil escolas devem ser atendidas nas Regiões Norte e Nordeste, responsáveis por uma parcela significativa dos 500 mil alunos desconectados do país.

Para o conselheiro, a política do Gape é “extremamente positiva”, pois busca, por meio da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (EACE), levar conexão com velocidade de aproximadamente 200 Mbps, sendo que a média de velocidade nas escolas é de 10 Mbps. Vale lembrar, que a EACE também atuará na instalação da rede interna, na distribuição de computadores e na capacitação de professores.

Mateus Piva Adami, do Núcleo de Pesquisa em Concorrência, Política Pública, Inovação e Tecnologia (Comppit) da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, também e participou do Seminário, e teve o apoio de Aquino quando falou que o centro da política de universalização das telecomunicações deve ser a conectividade nas escolas.

O conselheiro afirmou que “se conseguirmos universalizar mais agilmente (o acesso à banda larga à população), a conectividade nas escolas será mais fácil”, enfatizando que o 5G chegará em todas as cidades até 31 de dezembro de 2029.

O Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, o consultor da União Internacional de Telecomunicações Diogo Moyses e a CEO da MegaEdu, Cristieni Castilhos, também participaram do Seminário Educação Conectada.

Vivo celebra 20 anos; relembre alguns momentos da operadora

A Vivo celebra 20 anos de existência e lança campanha de comemoração em razão desse ciclo. A operadora de telecomunicações trabalha no Brasil através da Telefônica Brasil e desde 2003 atua nesse mercado. 

Vivo

Confira nessa matéria um pouco da história da operadora nesses 20 anos, a campanha de comemoração pelo aniversário e mais alguns pontos importantes, relevantes, na trajetória da companhia. 

“20 anos olhando pro futuro” é o slogan de aniversário da Vivo 

Para esse aniversário a companhia destacou alguns pontos como lançamentos de serviços, participação na digitalização das telecomunicações do Brasil e ainda faz questão de lembrar que é reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do país. 

“Quando a Vivo digitaliza o Brasil, o futuro fica cada vez mais perto”, diz a empresa.

No site oficial da operadora é possível encontrar uma linha do tempo que narra desde 2003 diversos momentos, como a fundação, a entrada para o grupo Telefônica e a mudança da GVT para a Vivo. 

  • 2003 – começo do trabalho;
  • 2008 – marco de 40 milhões de clientes;
  • 2010 – entrada para o Grupo Telefônica;
  • 2013 – lançamento do 4G e do app Meu Vivo;
  • 2014 – lançamento do Vivo Recarga , assistente virtual Vivi e Vivo Turbo;
  • 2015 – reconhecida como uma das dez marcas valiosas do Brasil pela quinta vez;
  • 2016 – integração da GVT;
  • 2018 – lançamento da AI Aura;
  • 2019 – redefinição do propósito para Digitalizar para Aproximar 
  • 2022 – implementação da rede 5G. 

Embora o site não acrescente na linha do tempo, mas assim como a TIM e a Claro, a Vivo também participou da compra da Oi Móvel. Com a Recuperação Judicial da operadora e necessidade de ter mais dinheiro em caixa para quitar dívidas, foi preciso fatiar o serviço de telefonia móvel e a Vivo esteve presente nessa compra.

Na divisão a Vivo ficou com os clientes referentes aos seguintes DDDs: 12, 41, 42, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 88 e 98.

Nem só de flores foram esses 20 anos 

Assim como qualquer outra prestadora de serviço, a Vivo também coleciona alguns problemas. Como por exemplo algumas exigências de pagamentos de multas como no caso de telemarketing abusivo, condenação do Cade junto com a Claro e a Oi por consórcio em licitação e algumas intimações do Procon, como foi o caso em Fortaleza junto com a Claro, TIM e Oi

No site Reclame Aqui, onde muitos consumidores utilizam para falar sobre diversos produtos e serviços de uma forma geral, a Vivo conta atualmente com mais de 30 mil reclamações, de abril de 2020 até aqui e é avaliada como “Não Recomendada” pois não responde a pelo menos 50% das reclamações. 

Em relação as últimas notificações nesse site, 18,01% é sobre cobrança indevida, 18,06% são sobre planos pós pagos e 30,84% são sobre telefonia celular. 

Já em processos movidos contra a Vivo, segundo o site JusBrasil, no total são 57.594 que mencionam a operadora. Sendo que a maioria é do TJSP, seguido por TJBA. Desses processos encontrados, Telefonica Brasil S.A. foi a parte que mais apareceu.

Vídeo campanha de aniversário

Para celebrar os 20 anos, a Vivo lançou um vídeo comercial de 32s, onde reafirma esse ciclo de duas décadas, dizendo que é a melhor rede móvel do país, maior rede de fibra da América Latina, e uma das 10 empresas mais sustentáveis do mundo no setor de telecomunicações. 

Deixa a mensagem para que “Viva menos do mesmo. Viva o que aproxima. Viva tudo […] Conectados vivemos melhor.” Finaliza dizendo que nos próximos 20 anos, Viva no seu tempo. Veja abaixo o vídeo completo.

Paramount+ assina acordo de patrocínio com a Fórmula 1

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Nesta quarta-feira (12), a Fórmula 1 anunciou que fechou uma parceria com a Paramount+ para a temporada 2023-2024. Inclusive, os logotipos da plataforma já foram vistos na pista durante o Grande Prêmio da Austrália no início deste mês. Com o acordo, o streaming se torna um parceiro oficial da F1.

Segundo a F1, como parte do acordo, os recursos do serviço, “ganharão vida nos eventos da F1 em todo o mundo“, com suas séries e filmes sendo exibidos nas áreas da Fan Zone, durante os finais de semana de corrida. Além disso, ainda ocorrerá oportunidades promocionais e da marca na pista do evento automobilístico em Miami, Montreal, Spielberg, Silverstone, Monza, Suzuka, Austin, Cidade do México, São Paulo e Las Vegas, ainda este ano.

O acordo não abrange direitos de mídia para a Fórmula 1, que é uma subsidiária da Liberty Media de John Malone. A ESPN da Disney renovou no ano passado seu contrato com a equipe de automobilismo para manter as corridas de F1 nas redes ESPN nos Estados Unidos até a temporada de 2025.

Para Brandon Snow, diretor comercial da F1, o acordo surge como um novo caminho para atrair novos públicos para a F1. “Esta parceria exemplifica o compromisso contínuo da Fórmula 1, em explorar novos caminhos para ajudar a promover o esporte e atrair novos públicos”.

Ele diz que, assim como a plataforma de streaming, a Fórmula 1 teve um rápido crescimento nos últimos anos. “A Paramount + e o conteúdo em sua plataforma, são extremamente populares, e como a F1, tiveram um rápido crescimento nos últimos anos. Juntos, usaremos nossas plataformas globais e experiência coletiva em entretenimento, para aprimorar ainda mais a experiência dos fãs e levar a Fórmula 1 e a Paramount+ a novos níveis”, disse Snow.

Já Marco Nobili, vice-presidente executivo e gerente geral internacional do streaming, explica que a Paramount+ continua buscando novas maneiras e inovadoras de alcançar o público global, e acredita que com a parceria com a F1 contribuirá para o crescimento globalmente.

“Tornar-se um parceiro oficial da Fórmula 1, significa dar vida à marca Paramount+ e a todos os nossos personagens para centenas de milhões de fãs em todo o mundo. Através desse acordo global, os mundos do automobilismo e do entretenimento se unirão, resultando em poderosas oportunidades de contar histórias dentro e fora do grid”, finalizou Nobili.

A Paramount+ foi lançada em 2014, de propriedade e operada pela Paramount Streaming, e oferece conteúdo original, conteúdo recém-transmitido nas propriedades de transmissão da CBS e conteúdo da biblioteca da Paramount Global.

Enquanto a TV aberta cresce em audiência a Netflix cai no Ibope

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A Netflix teve queda de audiência durante o mês de março. O streaming teve uma queda nos números em comparação com janeiro. 

Televisão Netflix Audiência

Enquanto isso, os números da TV aberta apresentaram um aumento, como o Minha Operadora já citou em outra matéria. Segundo dados da Kantar Ibope Media, em janeiro de 2023, a gigante do streaming registrou uma participação de 4,9%, mas em março essa porcentagem diminuiu para 4,3%. 

Ao mesmo tempo, a participação da TV linear (aberta+fechada) cresceu de 76,3% para 78,1% do total e de 84,8% para 86,1% no consumo em aparelhos de televisão.

De maneira geral, a participação das plataformas de streaming no consumo de vídeo também caiu em relação a janeiro, de 23,7% para 21,9%. Considerando apenas o que foi assistido em aparelhos de televisão, a participação diminuiu de 15,2% para 13,9%.

Além das mudanças com a Netflix, as outras plataformas também tiveram oscilações na audiência 

Na batalha entre os serviços de streaming, houve mudanças na audiência. Apesar de ainda manter a liderança, o YouTube viu sua participação diminuir de 16,3% para 15%. Em seguida, vem a Netflix, que mesmo perdendo 0,6% de participação em relação a janeiro, ainda se mantém em segundo lugar.

Na sequência, temos o Globoplay e o Prime Video. Enquanto a plataforma de streaming da Globo subiu de 0,9% para 1%, o serviço da Amazon manteve sua participação em 0,5% em relação à última medição. Todas as outras plataformas juntas representam 0,8% da audiência.

As recentes medições no Ibope da televisão e do streaming mostram uma leve mudança nos novos modos de consumo da população brasileira. Ainda não é possível dizer se isso é apenas uma curva ou uma real transição de costumes. Resta prestar atenção nos números dos próximos meses.

Próximo iPhone SE virá com chip 5G criado pela próprio Apple

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Em 2019, com a pretensão de fabricar seu próprio chip 5G e não ficar dependendo das tecnologias da Qualcomm, a Apple adquiriu a divisão de modems para smartphones da Intel. A expectativa era que o primeiro dispositivo da norte-americana fosse lançado em breve, mas é provável que seja lançado junto com o iPhone SE em 2025.

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A informação é do analista Jeff Pu, via MacRumors, que afirma que a tecnologia da Apple virá com o próximo iPhone SE em 2025.

Em uma nota de pesquisa com a Haitong International Securities na terça-feira, ele disse que o modem será fabricado pela TSMC, parceira da empresa na fabricação de chips. O analista afirma que o modelo será fabricado no semicondutor de 4 nm e infelizmente não terá suporte para tecnologia mmWave, com ele se conectando apenas em redes sub-6 GHz.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, também via MacRumors, há cerca de dois meses, a Apple iniciou o desenvolvimento do iPhone SE de quarta geração com tela OLED de 6,1 polegadas, e que a produção em massa deveria começar no primeiro semestre de 2024. No entanto, devido aos problemas encontrados pela empresa o modelo foi adiado para 2025 e será equipado com o modem 5G.

O atual iPhone SE foi lançado em março do ano passado e está equipado com o chip Snapdragon X57 personalizado da Qualcomm para sub-6GHz 5G. O dispositivo de 4,7 polegadas é o último smartphone da Apple com botão Home e Touch ID, mas o Face ID é provável para o novo modelo, já que Kuo disse que o dispositivo terá um design semelhante ao modelo padrão do iPhone 14.

A semelhança com o iPhone 14 também foi mencionada pelo CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, que além do novo modem, o próximo aparelho de entrada da empresa contará também com um novo display OLED, que ainda contará com um visual semelhante ao do iPhone 14, ainda com notch na parte da frente.

De acordo com informações obtidas pelo The Elec, a Apple esperava que o próximo iPhone SE tivesse uma remessa de 20 milhões de unidades em 2024, com o adiantamento a empresa deverá repensar na estratégia de lançamento.

PRF disponibiliza wi-fi grátis nas estradas do ES

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Nesta quarta-feira (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Espírito Santo lançou o projeto Wi-Fi PRF-PUBLICO para levar conectividade para os cidadãos. O objetivo é levar acesso à internet sem fio (wi-fi grátis) para as pessoas que passam nas proximidades das Unidades Operacionais e Administrativas da PRF.

O superintendente da PRF no ES, inspetor Wermeson Pestana, afirma que o projeto é uma forma de democratizar a tecnologia, facilitando o acesso de um maior número de pessoas. “Trata-se de mais uma iniciativa de inclusão social e digital, de cidadania e de uma forma de democratizar a tecnologia, deixando-a acessível ao maior número de pessoas, principalmente o condutor que precisa da internet para uma situação de emergência, como acionar um serviço digital de fornecimento de guincho“.

O Wi-Fi PRF-PUBLICO fornece acesso à internet sem fio para comunicações em tempo real nos postos de São Mateus, Linhares, Serra, Viana, Brejetuba, Guarapari e Safra (em Cachoeiro de Itapemirim). O projeto também está disponível nas unidades administrativas localizadas em em Viana, Serra, Guarapari e Linhares. Enquanto isso, ainda estão em fase de instalação, o serviço nas unidades administrativas de Vitória, no Centro e em Bento Ferreira.

A ideia de oferece wi-fi grátis na rodovias do ES é para permitir um acesso rápido, simples e direto à internet, o que pode ajudar na realização de consultas à situação de documentos do veículo no site da PRF e do Detran. Possibilitando também outras situações, como regularização de pendências, verificação de condições das vias, acesso a notícias. Com o serviço o usuário também pode acessar e atualizar rede social e enviar e receber mensagens por aplicativos.

Como acessar a rede

Para usar a rede, basta selecionar a rede Wi-Fi PRF-PUBLICO e fazer autenticação com seu usuário do GOV.BR. O acesso fica disponível pelo período de 1 horas, sendo que para novo acesso, será necessário fazer nova autenticação. Lembrando que não há limite de autenticações.

Com a iniciativa, o Espírito Santo passa a fazer parte de outros estados, como GO, BA, MA, PA, PR, SC, SP e na Sede Nacional, que já contam com o serviço implantado e disponível para uso.