26/04/2024

Empresa quer ampliar acesso à internet via Wi-Fi em todo o país; entenda

Com o projeto Nomad Wi-Fi, os usuários encontrariam mais facilmente pontos de acesso em sua localidade ou em qualquer ponto do país.

A empresa brasileira de conectividade projetos digitais, Akross, quer implantar um plano ousado de democratização do acesso à internet no país. A ideia é ampliar toda a rede de internet via Wi-Fi existente no Brasil através de parceria com as maiores empresas de telecomunicações e provedores de internet de todo o território nacional.

O plano é construir múltiplas redes que se transformem em um acesso único, simples e seguro, a partir do compartilhamento de hotspots Wi-Fi, com todos os pontos de internet existentes nas residências, empresas e equipamentos e espaços públicos e privados.

O projeto Nomad Wi-Fi, por meio do uso de modem, usaria duas redes de Wi-Fi (SSIDs diferentes); dois conjuntos independentes de IPs; duas alocações de banda larga separadas e instalado nas residências e o lugares externos (espaços públicos e privados), formando o ambiente de compartilhamento universal da rede.

Por meio do App Connection Manager, os usuários encontrariam mais fácil pontos de acesso em sua localidade ou em qualquer ponto do país. O aplicativo, que é gratuito, fica disponível para os clientes das operadoras e ISPs que participarem do projeto.

Segundo o CEO da Akross, Roman Romancini, a receita estimativa para o Nomad Wi-Fi é de R$ 240 milhões por ano, a partir dos acordos com as operadoras e ISPs, incluindo a geração de novas receitas por meio da difusão de serviços de valor adicionado (SVA), publicidade entre outros. Ele acredita que o país tem um cenário favorável para o projeto.

“O Brasil tem potencial enorme para garantir a universalização e democratização do acesso à internet a partir de projetos inovadores como este, com 90% dos seus lares já tendo acesso à internet e, em termos absolutos, são 65,6 milhões de domicílios conectados. No entanto, fora das residências, os brasileiros ainda têm dificuldade no acesso a serviços porque possuem planos móveis muito limitados e a maioria dos espaços públicos não oferecem Wi-Fi para todos”.

Roman Romancini ainda destaca para o difícil acesso de aplicativos governamentais, como o Conecta SUS e o da Caixa Econômica Federal, por causa da baixa conectividade dos brasileiros via smartphone. “A esmagadora maioria dos planos móveis de Dados são limitados e os espaços públicos poderiam garantir um Wi-Fi com capacidade necessária e acesso de qualidade aos serviços digitais. Com o Nomad Wi-Fi pretendemos eliminar esta limitação”, afirma ele.

“Recentemente, tivemos a oportunidade de participar de encontro em Brasília que reuniu vários representantes do Governo Federal e do mercado de telecomunicações e notamos que o nosso projeto Nomad Wi-fi está fortemente alinhado com os objetivos da atual administração federal em levar conectividade aos brasileiros. Nossa expectativa é muito grande neste sentido”, afirma o CEO da Akross.

A Akross, resultado da unificação das marcas Mobicare e Akross, é uma empresa que trabalha com projeto de internet via Wi-Fi, com plataformas de gestão de serviços digitais e inteligência de dados. Sua rede de parceria já conta com mais de 70 marcas nas áreas de entretenimento, educação, serviços de Saúde, seguros, meios de pagamento, TV, OTTs, IoT, microlearning, gaming, entre outros.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários