19/12/2025
Início Site Página 301

Enganoso: PLs do governo não preveem taxação de influenciadores digitais

3

Uma sequência de postagens realizadas no X (ex-Twitter) e no Telegram tem espalhado que PLs do governo federal irá taxar influenciadores digitais em 4% do faturamento bruto, em especial o Projeto de Lei 8889/2017, de autoria do Paulo Teixeira. Entretanto, se trata de informações enganosas, cuja checagem foi realizada por jornalistas que integram o Projeto Comprova, criado para combater a desinformação.

As postagens trazem informações de que o Projeto de Lei “expande o pagamento de uma taxa chamada de Codecine [sic], de 4%, para plataformas online. Como Youtube, Twitch e, em tese, até Onlyfans também”. Inclusive, afirma que o PL estaria “para votação em plenário em regime de urgência”.

Na checagem das informações, o grupo de jornalistas encontrou dois PLs, um que tramita no Senado e outro na Câmara dos Deputados, que versam sobre a criação de impostos e de uma cota para obras nacionais nos serviços de streaming. Em nenhum deles prevê a taxação direta dos criadores de conteúdo. Ambos partiram do Legislativo, e não do governo Lula, como alegam as publicações.

Segundo o advogado Rodrygo Gomes, especialista ouvido pelo Comprova, mesmo que os PLs prevejam taxas apenas para as empresas, se forme aprovados e se torna lei, é provável que haja consequências tanto para criadores de conteúdo quanto para o consumidor final, uma vez que as taxas costumam ser incorporadas aos valores dos serviços.

No caso, o Comprova considera enganoso o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Na análise, entre duas publicações sobre o tema observadas no X, havia mais de 3 milhões de visualizações, 1 mil comentários, 6,4 mil republicações e 39 mil curtidas, até o dia 28 de novembro. No Telegram, foram 11 mil visualizações até a mesma data.

Cota para conteúdo nacional

Os dois projetos de lei em tramitação propõem a criação de cotas de conteúdo nacional em serviços de streaming, como Netflix, Hulu, Vimeo e Now. Além disso, as propostas preveem que as plataformas de conteúdo audiovisual por demanda devem pagar uma porcentagem referente à Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

No caso do PL 8889/2017, que tramita na Câmara dos Deputados, propõe que de 2% a 20% do catálogo de filmes e séries das plataformas de streaming seja composto por obras brasileiras, sendo que 50% desta cota brasileira contemple produções independentes.

O PL 2.331/2022, aprovado em primeira votação pela CAE, prevê a cobrança anual da tarifa, com alíquota máxima de 3% da receita bruta dos provedores de audiovisual sob demanda. Quanto às produções brasileiras, o texto indica que os streaming terão que oferecer de forma permanente quantidades mínimas de produções brasileiras, de acordo com o número de produtos disponíveis no catálogo.

Sobre o Projeto Comprova

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 41 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.

Desktop abre processo para avaliar venda de parte de sua rede de fibra óptica

0

A Desktop, provedor de internet regional de São Paulo, está considerando uma mudança significativa em sua estratégia corporativa. A empresa abriu processo formal para avaliar a venda de sua parte de infraestrutura, que atualmente se estende por 57 mil quilômetros. Entretanto, o CEO Denio Alves Lindo, alerta para os riscos na operação.

O executivo afirma que o negócio despertou interesse de investidores em possuir uma rede no Estado de São Paulo, mas a possibilidade de venda da infraestrutura levanta questões sobre os impactos no serviço oferecido pela empresa, e avalia os benefícios de uma segregação.

Ele explica que do ponto de vista da empresa de telecomunicações, a gestão de uma rede própria é um diferencial crucial para a entrega de um produto de qualidade. Além de que renunciar a parte da infraestrutura para um terceiro pode comprometer a qualidade do serviço prestado. “Eu, pessoalmente, aqui, a pessoa do Denio, acho que é mais difícil você prestar um serviço com a mesma qualidade nesse modelo”.

“A partir do momento em que você abre mão de uma boa parte da infraestrutura e passa para um terceiro, você tem que acreditar muito fortemente que aquele terceiro vai ser tão diligente quanto você na prestação do serviço”, diz o CEO.

A qualidade na prestação de serviços também é uma estratégia de fidelização. No mês passado, a Desktop atingiu a marca de 1 milhão de clientes conectados e planeja dobrar esse número nos próximos anos. A empresa se vê como a maior consolidadora da banda larga no Estado de São Paulo, com presença em 180 cidades do interior e do litoral.

O executivo acredita que o uso da rede neutra só faz sentido em regiões mais disputadas por outras operadoras e que demandam investimentos mais volumosos para a construção de uma rede própria, como é o caso de São Paulo.

“Pode fazer pouquíssimo sentido para a Desktop investir em rede na capital [paulista], seria muito difícil construir, aprovar e operar para ter uma penetração que talvez não fosse a ideal para o retorno que esse investimento operaria”.

Impacto na expansão B2B

O BTG Pactual avaliou a rede de fibra óptica da Desktop em R$ 2,6 bilhões, e acredita que a venda do ativo pode ser caminho para destravar valor para a companhia. O entendimento dos analistas do banco é que os recursos poderiam ser utilizados na consolidação de mercado das ISP, as provedoras de serviços de internet, e para pagamento de proventos extraordinários aos acionistas.

Entretanto, segregar a rede bateria de frente com os planos de expansão da Desktop em prestação de serviços para empresas. Lindo ressalta as dificuldades em oferecer um serviço empresarial de qualidade utilizando uma rede de terceiros. “Eu acho bem complicado você oferecer um serviço B2B de qualidade usando uma rede de terceiros. […] O modelo de rede neutra que está se praticando no Brasil é bem focado em B2C [consumidor]”, diz.

Apesar de atualmente ter uma representatividade mínima nas receitas da Desktop, o segmento B2B é visto como uma oportunidade de crescimento significativa. Segundo o CEO, a Desktop já tem clientes no segmento corporativo e, eventualmente, contrata parceiros para prestar serviços de conectividade.

“O B2B é um mercado que requer uma qualidade muito mais rigorosa. Então acho que fica mais arriscado ainda você trabalhar com duas companhias fazendo a prestação de um único serviço. Eu me sentiria bem desconfortável de ter esse tipo de operação sendo cliente, e entendo que a maior parte das grandes e operadoras vai pensar dessa forma”.

Winity pede suspensão de anuência prévia da Anatel em caso Winity/Vivo

0

No mês de outubro, após muitas considerações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o acordo de compartilhamento de rede e espectro da Winity com a Vivo. Entretanto, a agência impôs uma grande quantidade de condicionantes e restrições, como restrição para acordos de RAN sharing entre a tele e outras operadoras de grande porte em cidades de até 100 mil habitantes.

Entretanto, a Winity não ficou satisfeita com as medidas definidas pela Anatel. Inclusive, o rigor dos remédios poderia ser um inviabilizador do acordo, como já havia indicado a Vivo, que também teve algumas restrições aplicadas diretamente a ela.

No último dia 24, a Winity entrou com um pedido de reconsideração contra a decisão da agência, cuja insatisfação decorre justamente dos condicionantes impostos pela Anatel. O pedido se tornou público nesta terça-feira (28), depois que a Superintendência de Competição encaminhou à presidência da Anatel o pedido de efeito suspensivo (uma espécie de liminar) contra o ato da agência.

O pedido ainda não foi avaliado. A resposta ao pedido de efeito suspensivo é, tipicamente, um ato do presidente da agência, que acolhe ou nega o recurso até a deliberação de mérito. Desde que foi anunciado a anuência prévia com restrições do negócio pela Anatel, a Winity não tem dado declarações sobre assunto, mas era esperado que a empresa fosse recorrer.

Houve interessados no negócio que tem procurado a Winity, mas não há detalhes das negociações e, se as condições colocadas resultaram em negociações e manifestações de interesse. O prazo final do chamamento aos provedores de pequeno porte, se considerados 30 dias desde que a Winity colocou o chamamento no ar, é no próximo dia 1.

Confira alguns do principais remédios impostos pela Anatel na anuência prévia do acordo:

  • Chamamento público para as prestadoras de pequeno porte (PPPs) de dois blocos de 5+5 MHz em todos os municípios de outorga da Winity, com oferta de contratação de acesso “puro” ao espectro e indicação dos valores a serem pagos por produto;
  • Um segundo chamamento de dois blocos de 5+5 MHz para contratação de exploração industrial de rede (EIR) para as demais operadoras com poder de mercado significativo, nas áreas que não forem objeto de interesse das PPPs;
  • Ajuste do objeto do contrato entre Winity e Vivo para apenas os municípios que não forem objeto de opção em nenhum dos dois chamamentos públicos anteriores;
  • Disponibilização do roaming “intra-área” pela Vivo na melhor tecnologia disponível até dezembro de 2030 a qualquer PPP titular do direito de radiofrequência, permitindo voz, dados, SMS e realização de chamadas de emergência nas mesmas condições da oferta de atacado da Vivo parte dos remédios da Oi Móvel;
  • Disponibilização pela Winity, durante todo o prazo de contrato e com condições de mercado, de sua rede própria para qualquer PPP no modelo de roaming usuário visitante nas áreas abrangidas pelo contrato, inclusive na mesma área de prestação das PPPs;
  • E a proibição da realização de RAN sharing entre a Vivo e outras operadoras com poder de mercado significativo (TIM e Claro) nas faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz em cidades com menos de 100 mil habitantes, até 2030.

V.tal implanta projeto de recondicionamento de cabos de fibra com a Furukawa

0

A V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital neutra fim-a-fim, implantou um projeto com a Furukawa, fabricante de soluções para infraestrutura de redes de comunicação e energia, para recondicionar os cabos de fibra óptica excedentes na instalação do serviço FTTH (Fibra até a casa do cliente) em todo o país.

Esse material estava sendo descartado em aterros sanitários, conforme a regulamentação prevista, mas agora será coletado e transformado em novos produtos para utilização da empresa. A Furukawa é a principal fornecedora de cabos de fibra óptica pré-conectorizados low friction da V.tal.

O projeto, que teve seu piloto iniciado em janeiro deste ano no Rio Grande do Sul e no Paraná, é uma solução de economia circular pioneira no setor, que reaproveita e recondiciona os cabos que antes eram descartados após a instalação do produto na casa dos clientes e que envolve toda a cadeia – fabricante, empresa de rede neutra e prestador de serviço.

Nesses estados, a V.tal enviou 123 toneladas de cabos que seriam descartados para recondicionamento, no período de janeiro a agosto deste ano. Destas, 53 toneladas já passaram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas – ou seja, 30% do volume original.

Marcelo Souza, vice-presidente de Operações da V.tal, conta que o objetivo é aumentar essa taxa. “O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia de processo amadureça e potencialize para os demais estados do país, que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar este material com preço reduzido”.

No processo realizada pela Furukawa, o material que seria destacado é coletado, submetido a um processo de limpeza, testes e reconectorização dos fios de fibra óptica, também chamados drop low friction, com o intuito de identificar quais cabos podem ser reaproveitados. A V.tal recompra esses cabos, que oferecem a mesma qualidade de conexão.

Para a Furukawa, o desenvolvimento dos produtos “recon” é fruto não só de um compromisso ambiental, mas também de um comprometimento em solucionar uma necessidade da V.tal

“Este trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto, fabricante e cliente, visa redução de perdas e maior rentabilidade, além da diminuição dos impactos ambientais. E, o melhor de tudo, estamos reconectando com a mesma segurança e qualidade, que são exigências da V.tal, garantindo a mesma performance de um produto novo”, diz Helio Durigan, vice-presidente Executivo da Furukawa.

Lionsgate+ ficará no Brasil até 2024; entenda a mudança

0

Se você assina o Lionsgate+ através dos canais dentro do Amazon Prime Video, saiba que ainda terá acesso ao catálogo por um tempo extra. O streaming ficará disponível ainda em 2024. Confira logo mais abaixo até que data.

Lionsgate

Porém, é importante destacar que o Lionsgate+, que era conhecido como STARZPLAY, vai encerrar suas operações no Brasil em breve, mais especificamente no dia 11 de dezembro. Portanto, se você utiliza esse serviço, fique atento à data, pois esse será o adeus da plataforma para os lados latinos do mundo.

Até quando o Lionsgate+ estará disponível no Prime Video?

No Brasil, quem assinou o Lionsgate+ por meio do Prime Video, terá a oportunidade de utilizar o streaming por mais uns dias, além do prazo final da plataforma no país. Os clientes desse modelo de assinatura vão usar o antigo STARZPLAY até 09 de fevereiro.

Jon Feltheimer, CEO da Lionsgate, afirmou que foram contatados por um distribuidor chave na América Latina. Essa situação que ajudou a mudar os rumos do streaming nessa porção do continente amerciano.

“Após sermos contatados por um distribuidor chave na América Latina, fechamos um acordo favorável que nos motivou a deixar o território até o dia 31 de dezembro, enquanto focamos no serviço nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, como Reino Unido, Canadá e Austrália, além de cortarmos ainda mais nossos gastos”.

O Lionsgate+ unia conteúdos da Lionsgate e do canal STARZ, destacando séries como The Great e Gangs of London. No Brasil, após disputa judicial, o streaming foi incorporado ao Star+ e pode ser assinado como combo com o Globoplay. O fechamento do Lionsgate+ resultou de um acordo com um distribuidor na América Latina, levantando a possibilidade de integração com o Star+, mas nada foi confirmado até o momento.

Além disso, o Lionsgate+ não fez nenhum comunidado oficial, nem deu nenhuma confirmação, sobre algum acordo de plataforma que venha transmitir os conteúdos posteriores.

Oi é reconhecida pelo Instituto Ethos por implementação de práticas ESG

0

Celebrando seus 25 anos de existência, o Instituto Ethos prestou homenagem a diversas empresas parceiras que se destacaram na implementação de práticas relacionadas à ESG (Ambiental, Social e Governança). Entre essas empresas, a Oi foi reconhecida por seus recentes investimentos em iniciativas e ações voltadas para a redução de impactos ambientais e a criação de valor para a sociedade.

ESG

O reconhecimento à Oi pelo Instituto Ethos fundamenta-se nas ações realizadas pela companhia no contexto de práticas sociais e ambientais.

O Ethus enxergua que nos últimos anos, a empresa empreendeu esforços internos significativos para realizar uma série de iniciativas estratégicas visando o aprimoramento de suas práticas e operações. Dentre essas ações, destacam-se as seguintes:

  1. Diversificação da Matriz Energética e Promoção de Fontes Renováveis:
    A organização concentrou esforços no sentido de diversificar sua matriz energética, buscando reduzir a dependência de fontes convencionais e, simultaneamente, fomentar o uso de fontes renováveis. Esse comprometimento reflete não apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma estratégia de negócios alinhada com a sustentabilidade a longo prazo.
  2. Iniciativas de Reciclagem, Logística Reversa e Recondicionamento de Equipamentos:
    A empresa desenvolveu e implementou programas abrangentes relacionados à gestão de resíduos e à sustentabilidade operacional. Isso inclui iniciativas robustas de reciclagem, estabelecimento de sistemas de logística reversa para produtos e embalagens, além do recondicionamento de equipamentos. Essas ações não apenas contribuem para a redução do impacto ambiental, mas também demonstram um compromisso tangível com a economia circular.
  3. Programa de Compliance para Mitigação de Riscos e Anticorrupção:
    Reconhecendo a importância de uma governança corporativa sólida, a empresa instituiu um abrangente programa de compliance. Esse programa visa aprimorar a estrutura de mitigação de riscos, garantir práticas comerciais éticas e fortalecer mecanismos anticorrupção. Ao fazê-lo, a organização demonstra seu compromisso com a integridade, ao mesmo tempo em que busca otimizar os processos de negócio para garantir eficiência e transparência em suas operações.

Para o Instituto, essas iniciativas coletivas evidenciam a abordagem proativa da empresa na incorporação de práticas sustentáveis, éticas e eficientes em suas operações, refletindo um comprometimento global com a responsabilidade corporativa e o progresso sustentável.

A Oi adota uma Política para Transações com Partes Relacionadas e Situações Envolvendo Conflito de Interesses. Essa política tem como finalidade estabelecer normas e formalizar os procedimentos relacionados a transações desse tipo. O principal propósito é assegurar a transparência durante todo o processo, garantindo que as decisões sejam tomadas em conformidade com as melhores práticas de governança corporativa. Esse foi outro ponto que chamou a atenção do instituto.

Por fim, as práticas da Oi à transformação social, focando no letramento e engajamento pela diversidade também tem chamado atenção. Em 2022, estabeleceu o Grupo Multifuncional D&I, unindo colaboradores para abordar pilares como diversidade, inclusão e ambiente de trabalho seguro. Em 2023, lançou o programa Vozes Plurais para criar embaixadores internos.

Através do instituto Oi Futuro, a empresa apoia projetos culturais, educacionais e de inovação social em áreas como igualdade de gênero, raça, neurodiversidade, saúde mental, sustentabilidade e empreendedorismo. O programa NAVE, integrando educação ao profissional, inclui a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, reconhecida em 2022 como a nona melhor escola pública estadual do país pelo Ideb. O diretor de Governança, Riscos e Compliance destaca que a empresa, junto aos stakeholders, promove ética, transparência, ecoeficiência, transição para economia de baixo carbono e valoriza diversidade, além de investir em educação, cultura e inovação.

Defesa do Consumidor é tema de evento da Anatel no Nordeste

0

A Gerência Regional nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí (GR09), em parceria com a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC), promoveu o evento intitulado “As Relações de Consumo e o Papel da Anatel”. O encontro teve lugar na sede da Anatel Ceará, em Fortaleza, na manhã de quinta-feira, dia 23 de novembro, e a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, repercutiu o tema nesta semana.

Consumidor

O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades dedicados à defesa dos consumidores no Estado do Ceará. Entre os participantes estavam o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Assembleia) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB/CE).

A ação, liderada pela SRC, tem como propósito fortalecer os laços entre a Anatel e as organizações dedicadas à defesa do consumidor, especialmente no estado do Ceará. Além disso, busca disseminar informações sobre o papel desempenhado pela Anatel, seus resultados alcançados e os desafios enfrentados.

O principal foco é destacar a abordagem regulatória da Anatel, centrada no consumidor e nos direitos dos usuários de serviços de telecomunicações. Isso visa contribuir para a educação do público em relação ao consumo e capacitar os colaboradores das entidades envolvidas na proteção dos direitos do consumidor.

A abertura do evento foi conduzida pela Superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate Silveira Martins Leão Quinalia, e pelo Gerente da Anatel Ceará, Gilberto Studart Gurgel Neto. Ao longo do evento, foram abordados quatro temas principais: “As relações de consumo e o papel da Anatel”, “Melhorando o atendimento das prestadoras”, “Interrupções nos serviços: acompanhamento, principais causadores e ressarcimento” e “Cobertura e expansão do acesso”.

As palestras foram ministradas por servidores da SRC, SCO e SFI, proporcionando uma ampla compreensão dos diversos aspectos relacionados à atuação da Anatel e promovendo uma troca de conhecimentos com os participantes envolvidos na defesa dos direitos do consumidor.

O acontecimento também incluiu uma fase em que os representantes das instituições ligadas à proteção do consumidor foram convidados a se expressar. Eles elucidaram questões relacionadas aos temas discutidos e ofereceram sugestões relevantes para fortalecer a parceria com a Anatel, visando a constante aprimoração do desempenho institucional na salvaguarda dos direitos dos consumidores de serviços de telecomunicações.

Mais de 600 cidades receberam liberação para instalação da rede 5G; confira

1

A partir de 4 de dezembro de 2023, as operadoras que adquiriram licenças na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações 5G em mais 623 municípios no Brasil. Veja ao final da matéria detalhes sobre as cidades.

5G

Essa decisão, tomada em uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para Problemas de Interferência (GAISPI), ampliará a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz para o 5G standalone em um total de 3.079 municípios, abrangendo cerca de 172 milhões de brasileiros, ou seja, aproximadamente 81% da população do país.

A Anatel destaca que o GAISPI oferece um painel de dados que apresenta os municípios nos quais a faixa de 3,5 GHz já está liberada, além do planejamento aprovado para as próximas liberações. É importante notar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata de redes 5G; a implementação dependerá do planejamento individual de cada operadora em cada localidade.

Em breve, será lançado um hotsite contendo informações detalhadas do projeto e acervo documental das infovias do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS), disponível no site www.eaf.org.br.

A decisão adotada pelo GAISPI está alinhada com as diretrizes estabelecidas no Edital do 5G e abrange os municípios nos quais a EAF já iniciou o processo de migração da recepção do sinal de televisão aberta, anteriormente realizada por meio de antenas parabólicas na banda C satelital, para a banda Ku.

Além disso, a EAF concluiu as ações necessárias para desocupar essa faixa, garantindo a disponibilidade para sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS). A implementação de filtros para mitigação de interferências foi realizada em todas as estações do FSS impactadas.

Vale ressaltar que, de acordo com o planejamento atual e o progresso das atividades de migração e desocupação, é previsto que até junho de 2024, 3.678 municípios serão liberados, representando um avanço significativo em relação ao cronograma inicialmente estabelecido no Edital do 5G.

Para os indivíduos que recebem as transmissões da TV Aberta por meio de antenas parabólicas, é necessário adaptar o equipamento a fim de evitar interferências. Aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que recebem o sinal da TV aberta por parabólica têm a opção de solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento junto à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É crucial agendar a instalação dos novos equipamentos, sendo que mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Além disso, é possível obter assistência através do telefone 0800-729-2404.

Confira a lista completa das cidades que estão aptas a receberem o sinal do 5G clicando aqui.

Aoop celebra avanço no Brasil e prospecta crescimento na América

0

A Aoop, empresa de consultoria especializada na resolução de desafios relacionados à automação e aceleração de estratégias digitais para empresas no Brasil, afirma que tem mantido uma trajetória ascendente nos últimos anos. A projeção é encerrar o ano com um aumento superior a 30% em comparação ao ano anterior. Visando aprimorar ainda mais os resultados em 2024, a estratégia concentra-se na ampliação do portfólio e na expansão da cobertura para incluir a América Latina.

O contexto de Transformação Digital tem se acentuado nos últimos anos devido a uma mudança no comportamento das empresas. Nesse contexto, a demanda por serviços relacionados à Tecnologia da Informação (TI) registrou um aumento significativo. Conforme dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizaram tecnologia digital avançada em 2022.

Neste contexto, segundo a companhia, os resultados positivos observados são consequência das ações estratégicas da empresa em integrar o serviço de consultoria às soluções eficazes, bem como na especialização de clientes e profissionais no âmbito do seu ecossistema de atuação. A Aoop, alcançou a marca de cerca de 2000 projetos concluídos na plataforma. A empresa presta serviços a mais de 200 clientes corporativos e já capacitou mais de 1.500 profissionais por meio de sua Shark Academy, um projeto educativo gratuito.

Luiz Cesar Baptistella, CEO e fundador da Aoop, destaca a intenção da empresa em capitalizar sua experiência, a base de clientes conquistada ao longo dos anos e os projetos de destaque desenvolvidos em todo o Brasil.

“Queremos aproveitar toda essa nossa expertise, a carteira de clientes que conquistamos durante esses anos e os projetos de referência desenvolvidos em todo Brasil e focar na expansão da carteira de clientes atendidos no México e região, além de incrementar nosso portfólio com novas soluções e serviços atuais para melhor atender todos os clientes”.

Adições ao portfólio

Para 2024, a empresa já planeja o lançamento de novas ofertas em seu portfólio, com foco especial em áreas como Inteligência Artificial, Consultoria & Aconselhamento e Design de Produtos e Serviços.

Entre as soluções, algumas das apostas são o ADS (Acceleration Digital Services) e o Aoop Guardian Services, serviços de Consultoria especializada e Advisoring que possuem o objetivo de apoiar os clientes já embarcados na plataforma Servicenow, ou aqueles que pretendem embarcar, para compreender o ambiente, sua maturidade em relação aos seus serviços e seu modelo de automação, o que possibilita traçar uma jornada de evolução consistente e aderente às estratégias de cada negócio, potencializando o ROI (retorno sobre investimentos realizado).

“Nossa prioridade sempre foi estabelecer parcerias sólidas com nossos clientes, visando proporcionar as soluções mais adequadas para suas jornadas de transformação digital. Agora, estamos buscando expandir esse compromisso, tanto geograficamente, abrangendo outras regiões, quanto no que diz respeito à nossa abordagem tecnológica, com um foco direcionado para os serviços cada vez mais atuais, alinhados com as dores do mercado”, conclui Baptistella.

Marielle Franco é homenageada em novo selo dos Correios

0

Os Correios, que é uma entidade ligada ao Ministério das Comunicações (MCom), anunciaram o lançamento de um selo filatélico em honra à memória de Marielle Franco, a vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada em 2018.

Correios

A cerimônia ocorreu em Brasília na terça-feira (28/11) e contou com a participação de Benedita da Silva, deputada federal; Marinete Silva, mãe de Marielle e cofundadora do Instituto Marielle Franco; Anielle Franco, irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial; e Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios.

Anielle Franco destacou que o selo serve como um lembrete sobre quem está sendo representado e defendido na política, especialmente em relação às minorias. Ela enfatizou que a abordagem política de sua irmã era centrada no afeto, cuidado e coletividade.

“A política que minha irmã fez, e continua fazendo dentro de muitas pessoas, é a política do afeto, do cuidado, da coletividade. Estar aqui hoje lançando esse selo é lembrar para quem a gente governa. E a gente governa – e luta -, por toda a população, mas, principalmente, pelas minorias”.

Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações, também comemorou o lançamento do selo, enfatizando a relevância de homenagear a memória de Marielle Franco. Ele elogiou a iniciativa dos Correios em perpetuar Marielle como uma figura imortalizada na história do Brasil e do mundo.

“Essa iniciativa dos Correios contribui para preservar a história da vereadora, transformando Marielle em parte eternizada da história brasileira e mundial por meio desse selo postal”.

Marinete Silva sublinhou o impacto de Marielle na transformação da política nacional, afirmando que atualmente é possível dizer que Marielle não pertence apenas ao Brasil, pois o significado de sua figura se estende pelo mundo, transcende fronteiras.

“Hoje podemos dizer que ela não é mais nossa, pois o que Marielle significa está em todo o mundo, transcende. Por isso ela está presente e estará sempre”.

Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, destacou a escolha do Mês da Consciência Negra para celebrar Marielle, conectando sua trajetória a figuras como Zumbi dos Palmares e Dandara. Benedita da Silva expressou gratidão, enfatizando que o selo não é apenas uma lembrança, mas um instrumento de continuidade na luta.

O selo estará em exposição até 1º de dezembro na sede dos Correios e depois no Museu Nacional dos Correios, em Brasília. A arte, cedida pelo Instituto Marielle Franco, retrata a vereadora e está disponível para compra online e em agências dos Correios.