26/04/2024

V.tal implanta projeto de recondicionamento de cabos de fibra com a Furukawa

Com a parceria, a Furukawa coleta o material que seria descartado em aterros sanitários, e os recondicionam para uso da rede neutra.

A V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital neutra fim-a-fim, implantou um projeto com a Furukawa, fabricante de soluções para infraestrutura de redes de comunicação e energia, para recondicionar os cabos de fibra óptica excedentes na instalação do serviço FTTH (Fibra até a casa do cliente) em todo o país.

Esse material estava sendo descartado em aterros sanitários, conforme a regulamentação prevista, mas agora será coletado e transformado em novos produtos para utilização da empresa. A Furukawa é a principal fornecedora de cabos de fibra óptica pré-conectorizados low friction da V.tal.

O projeto, que teve seu piloto iniciado em janeiro deste ano no Rio Grande do Sul e no Paraná, é uma solução de economia circular pioneira no setor, que reaproveita e recondiciona os cabos que antes eram descartados após a instalação do produto na casa dos clientes e que envolve toda a cadeia – fabricante, empresa de rede neutra e prestador de serviço.

Nesses estados, a V.tal enviou 123 toneladas de cabos que seriam descartados para recondicionamento, no período de janeiro a agosto deste ano. Destas, 53 toneladas já passaram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas – ou seja, 30% do volume original.

Marcelo Souza, vice-presidente de Operações da V.tal, conta que o objetivo é aumentar essa taxa. “O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia de processo amadureça e potencialize para os demais estados do país, que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar este material com preço reduzido”.

No processo realizada pela Furukawa, o material que seria destacado é coletado, submetido a um processo de limpeza, testes e reconectorização dos fios de fibra óptica, também chamados drop low friction, com o intuito de identificar quais cabos podem ser reaproveitados. A V.tal recompra esses cabos, que oferecem a mesma qualidade de conexão.

Para a Furukawa, o desenvolvimento dos produtos “recon” é fruto não só de um compromisso ambiental, mas também de um comprometimento em solucionar uma necessidade da V.tal

“Este trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto, fabricante e cliente, visa redução de perdas e maior rentabilidade, além da diminuição dos impactos ambientais. E, o melhor de tudo, estamos reconectando com a mesma segurança e qualidade, que são exigências da V.tal, garantindo a mesma performance de um produto novo”, diz Helio Durigan, vice-presidente Executivo da Furukawa.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários