04/03/2024

Mais de 600 cidades receberam liberação para instalação da rede 5G; confira

Anatel, após a limpeza de faixa atavés do Siga Antenado, liberou a instalação a infraestrutura da rede 5G em vários municípios.

A partir de 4 de dezembro de 2023, as operadoras que adquiriram licenças na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação de estações 5G em mais 623 municípios no Brasil. Veja ao final da matéria detalhes sobre as cidades.

5G

Essa decisão, tomada em uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para Problemas de Interferência (GAISPI), ampliará a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz para o 5G standalone em um total de 3.079 municípios, abrangendo cerca de 172 milhões de brasileiros, ou seja, aproximadamente 81% da população do país.

A Anatel destaca que o GAISPI oferece um painel de dados que apresenta os municípios nos quais a faixa de 3,5 GHz já está liberada, além do planejamento aprovado para as próximas liberações. É importante notar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata de redes 5G; a implementação dependerá do planejamento individual de cada operadora em cada localidade.

Em breve, será lançado um hotsite contendo informações detalhadas do projeto e acervo documental das infovias do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS), disponível no site www.eaf.org.br.

A decisão adotada pelo GAISPI está alinhada com as diretrizes estabelecidas no Edital do 5G e abrange os municípios nos quais a EAF já iniciou o processo de migração da recepção do sinal de televisão aberta, anteriormente realizada por meio de antenas parabólicas na banda C satelital, para a banda Ku.

Além disso, a EAF concluiu as ações necessárias para desocupar essa faixa, garantindo a disponibilidade para sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS). A implementação de filtros para mitigação de interferências foi realizada em todas as estações do FSS impactadas.

Vale ressaltar que, de acordo com o planejamento atual e o progresso das atividades de migração e desocupação, é previsto que até junho de 2024, 3.678 municípios serão liberados, representando um avanço significativo em relação ao cronograma inicialmente estabelecido no Edital do 5G.

Para os indivíduos que recebem as transmissões da TV Aberta por meio de antenas parabólicas, é necessário adaptar o equipamento a fim de evitar interferências. Aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que recebem o sinal da TV aberta por parabólica têm a opção de solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento junto à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

É crucial agendar a instalação dos novos equipamentos, sendo que mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Além disso, é possível obter assistência através do telefone 0800-729-2404.

Confira a lista completa das cidades que estão aptas a receberem o sinal do 5G clicando aqui.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários