16/12/2025
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Surf Telecom fornecerá rede em modelo de negócio do Magazine Luiza

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Piloto foi implantado em 155 lojas do estado de São Paulo.


A Magazine Luiza pretende comercializar planos próprios para o seu novo chip celular. A rede de varejo está fazendo um piloto com 155 lojas do estado de São Paulo. 


Para montar seu modelo de negócios mais ousado, a Magazine Luiza escolheu a Surf Telecom como fornecedora de infraestrutura de rede e de assessoria da área regulatória.


A Surf Telecom é uma operadora móvel virtual (MVNO) que utiliza a rede da TIM. A prestadora também pretende utilizar a rede da Oi, com a qual firmou acordo operacional.

Para atender a demanda da rede de varejo no projeto piloto iniciado em agosto, a operadora teve que fazer ajustes em sua infraestrutura para suportar o volume de tráfego esperado. 

Atualmente, a Surf Telecom possui mais de 60 mil clientes ativos em rede. Ela atua tanto como MVNO como MVNE, viabilizando negócios, gerenciando plataforma de serviços e desenhando planos de serviços.


VIU ISSO?


Na parceria com a Magazine Luiza, ambas desenvolvem a modelagem dos planos em conjunto. Já o marketing, a distribuição e a venda dos chips ficam por conta da própria loja. 

O primeiro cliente expressivo da Surf Telecom foi os Correios. A operadora móvel virtual opera a rede da Correios Celular, que já conta com mais de 160 mil chips comercializados.

Além da Magazine Luiza e da Correios Celular, a Surf Telecom fornece serviços para Veek, Audax (time de futebol), Eseye (da área de logística) e Gospelcel.

A expectativa da operadora móvel virtual é estar operando em todo o país até o final do ano.

TIM inaugura 5 lojas digitais em Minas Gerais

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Quatro lojas serão inauguradas em Belo Horizonte e uma em Contagem.


A TIM está expandindo para outras localidades seu formato de loja digital. A previsão é de inaugurar cinco novas lojas digitais somente em Minas Gerais. 


Três lojas serão inauguradas em Belo Horizonte (BH Shopping, Via Shopping e Shopping Cidade) e uma em Contagem (Itaú Power Shopping) neste mês de outubro


Em novembro, será a vez do Minas Shopping, em Belo Horizonte, receber um ponto de vendas.

Em Minas Gerais, a primeira loja nesse formato foi inaugurada no BH Shopping, em agosto deste ano.

“Minas Gerais é um mercado muito importante para a TIM, assim como a base de clientes que temos no estado. Queremos reforçar a presença da marca. Dentre as demais inovações, está a degustação interativa em telas touch, o uso de tablets pelos consultores para efetuar vendas e a senha eletrônica via SMS”, conta o diretor Comercial da Regional Sudeste da TIM Brasil, Bruno Vasconcellos. 


O novo padrão traz mudanças no atendimento e na estrutura, alinhados ao novo posicionamento da marca. 

Com mais atrativos para os clientes, o espaço oferece experiências e interatividade com os produtos e serviços da operadora.

As lojas ainda possuem módulos específicos para fabricantes de aparelhos, lançamentos e degustação.

“A digitalização é uma das metas da TIM para os próximos anos e as mudanças do formato físico e do atendimento dos nossos pontos de venda são essenciais para que possamos oferecer essa experiência de consumo diferenciada aos clientes”, comenta o diretor Nacional de lojas próprias da TIM Brasil, Eduardo James.

Entre os serviços que os clientes podem experimentar nas lojas estão o TIM Music by Deezer, TIM Banca Virtual e o app de autoatendimento MEU TIM, que tem um espaço exclusivo para que os consumidores entendam como agilizar suas demandas utilizando a solução. 

A abertura das lojas com esse novo conceito marca também a entrada de acessórios para celular no portfólio de produtos da TIM, como fones de ouvido, capas e carregadores.

Clientes do móvel abrem 118 mil queixas contra operadoras em agosto

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Número de reclamações na Anatel sobe e chega a 250,6 mil em relação a todos os serviços de telecomunicações; pós-pago ainda é o principal problema.

Os consumidores de banda larga, TV por assinatura e telefonia móvel e fixa continuam insatisfeitos com suas operadoras. Em agosto, houve uma alta de 7,4 mil queixas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em comparação ao mês anterior, de julho.

Foram 250,6 mil reclamações registradas somente em agosto deste ano e, deste total, 118,2 mil foram referentes a serviços móveis. A principal insatisfação é em relação aos planos pós-pago. Pelo menos 84 mil prestaram queixas sobre o serviço pós e 34 mil sobre os planos pré.


A cobrança foi a maior reclamação, para 47,2% do total de usuários. Em seguida vem as ofertas e promoções (10%) e a qualidade e funcionamento do serviço pós-pago (9,7%). Na modalidade pré-paga, os problemas foram os créditos (39%), as ofertas e promoções (19,4%) e também a qualidade e funcionamento (13,6%).
Um total de 10% daqueles 57,2 mil que reclamaram sobre o telefone fixo se queixou sobre problemas para cancelar o serviço. Muitos ainda tiveram problemas na cobrança e na qualidade do pacote contratado.
As reclamações sobre as operadoras de banda larga totalizaram 43,2 mil, sendo a falta de qualidade o fator principal para os usuários que recorreram à Anatel em agosto. Cobrança e cancelamento do serviço também entraram na lista dos clientes de internet fixa.
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Os consumidores de TV por assinatura também tiveram dificuldades para cancelamento da assinatura (9%), com as ofertas e promoções (9,6%) e as questões de cobrança (50,6%). De fato, o serviço tende a ser o mais caro de telecomunicações, o que exige atenção na hora de pagar a mensalidade.

Operadoras X serviços

Banda larga: Segundo a Anatel, a NET foi a única a registrar aumento de reclamações na banda larga em agosto de 2018, na comparação com agosto de 2017. A alta foi de 6% e 500 novos casos, enquanto a Oi teve baixa de 34,4% e 7 mil reclamações a menos. A Vivo também diminuiu 2,8 mil queixas de um ano para o outro.
Telefonia móvel: Quem mais conseguiu reduzir a quantidade de reclamações na plataforma da Anatel no período de 12 meses foi a Nextel, com 5,7 mil queixas a menos, uma queda de 55,2%. O dado reforça as campanhas que vêm sendo lançadas pela operadora, de apoio ao consumidor, busca por um melhor atendimento e índice de satisfação. Também no período de um ano, a Vivo reduziu 10,7 mil reclamações, a Claro 5,6 mil, a Oi 3,4 mil e a TIM 1,8 mil.
TV paga: A Oi teve a maior redução proporcional de reclamações, segundo a Anatel. Foram 1,1 mil queixas a menos (-28,9%), seguida da SKY, com menos 4,2 mil (-28,5%), NET e Claro TV, com menos 4,4 mil (-21,8%) e Vivo TV, com menos 500 (-15,1%).
Telefonia fixa: Em telefonia fixa, a NET foi a que teve a maior redução proporcional em percentual de -38,5%, com 4,1 mil reclamações a menos de 2017 para 2018. Em seguida veio a Oi (-7 mil) e a Vivo (-2,8 mil).

Anatel dá o primeiro passo para cassar licenças da Sercomtel

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Agência aprovou abertura de consulta pública para edital de retirada de concessão e autorizações da operadora paranaense.


Uma consulta pública será aberta com a finalidade de licitar para outras empresas a concessão e as autorizações que hoje a Sercomtel detém para explorar telefonia fixa e celular. 


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a abertura da consulta pública em reunião na última quinta-feira (05).


Em agosto de 2017, a Anatel pediu a cassação das licenças de operação da Sercomtel, que é administrada pela Prefeitura de Londrina, devido as dificuldades econômicas enfrentadas pela operadora.

A agência ainda não decidiu se decretará ou não o fim das licenças da Sercomtel. Mas caso isso ocorra, deve haver um edital finalizado para os interessados em adquirir essas licenças. 

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, esclareceu que a consulta pública do edital é uma ação dentro do cronograma do processo de caducidade da Sercomtel. 

“Espero que fique claro que não tem ligação com o processo da caducidade no todo e no seu final, e sim quanto ao cronograma previsto nesse processo”, explicou Quadros.

A consulta deverá receber contribuições da sociedade por 30 dias após a sua publicação.

A consulta pública refere-se a concessão da telefonia fixa local, da autorização de telefonia fixa local e de longa distância nacional e internacional, da telefonia móvel, da banda larga fixa pertencentes à Sercomtel.

Além disso, a agência vai vender também as frequências que a operadora comprou em leilões passados, nas faixas de 800 MHz e 1,8 Ghz.


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Crise


A Sercomtel vive sua pior crise financeira. A Anatel está cobrando o restabelecimento imediato do equilíbrio das contas da operadora. 

O prefeito Marcelo Belinati (PP) disse ao jornal Folha de Londrina que já está praticamente pronta a solução que o Município e a Copel vão apresentar à agência.

A Anatel já havia notificado a Sercomtel sobre sua situação financeira em 2013

Naquela época, a Copel colocou dinheiro na empresa e a Prefeitura repassou sua parte na forma de imóveis. No entanto, dessa data em diante, a situação da operadora só piorou.

O total oficial de dívidas da empresa, a maior parte com impostos e ações judiciais, é de R$ 230 milhões. Mas pode ser bem maior se considerados todos os processos movidos contra ela. 

A receita bruta da Sercomtel no ano passado foi de R$ 285,6 milhões. O balanço mostra ainda prejuízos acumulados de R$ 179,6 milhões.

As outorgas de concessão e de autorização são juridicamente diferentes. E, da mesma forma, a retirada delas pela Anatel. O processo da concessão é de caducidade. E o das autorizações, de cassação

No caso das concessões, é realizado a caducidade, que tem um efeito de reversão dos bens

Ou seja, os sócios perdem as centrais telefônicas, os armários de rua e até os imóveis, que serão entregues à nova empresa a ser licitada. 

Já, no caso das autorizações para telefonia móvel e banda larga, a Anatel só leva de volta os direitos de radiofrequência (celular). 

Vivo lança Vivo Fibra em 23 bairros em cidade do estado de Goiás

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Moradores de Jataí foram contemplados com a rede de FTTH para banda larga e IPTV.

O Vivo Fibra foi lançado em duas cidades do interior de São Paulo nesta semana e agora a Vivo anuncia a expansão da rede de FTTH em 23 bairros na cidade de Jataí, no estado de Goiás.

A cidade fazia parte do cronograma de cidades selecionadas pela operadora para receber a tecnologia neste ano e os bairros contemplados foram: Vila Santa Maria, St Granjeiro, St Central, Jd Floresta, St Iracema, St Epaminonda II, Santa Lucia, St Cordeiro, Vila Fatima, Vila Progresso, St das Mansões, St Planalto, Bela Vista, Vila Jd Rio Claro, Vila Luíza, St Hermosa, Centro, St Aeroporto, St Oeste, Vila Jardim Maximiliano Peres, Samuel Grahan, Don Benedito e Divino Espírito Santo.






Jataí conta com três lojas da Vivo, uma no centro, uma no Jatahy Shopping e outra em Santa Maria, mas os clientes podem contratar os serviços também pelo site da Vivo ou pela central de atendimento 103 15.
Os serviços oferecidos são o de banda larga com até 300 Mega e conteúdos de parceiros, além da TV por assinatura com fibra, o IPTV, com mais de 100 canais em HD e acesso ao Vivo Play.
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“A fibra ótica que Jataí está recebendo é o que há de mais moderno em internet para que os cidadãos tenham a melhor experiência. Os usuários poderão jogar on-line, ver vídeos em alta resolução, trocar documentos e arquivos, além de usar aplicativos que exigem muita banda com mais velocidade e estabilidade para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo”, garante Emerson Martins, diretor regional da Vivo.
A oferta da operadora para o lançamento na cidade é a banda larga de 50 Mega ou 100 Mega em conjunto com o serviço de telefonia fixa, que sai com o dobro de internet pelo mesmo preço durante um ano. Ao contratar 100 Mega de banda larga, o cliente ganha 200.
Caso queira contratar o combo com TV por assinatura, no plano Ultra HD, por exemplo, a mensalidade sai por R$ 204,89 por mês, já com a taxa de adesão. Depois de um ano, o valor sobre para R$ 269,88.
Para o celular, os planos recebem bônus de até 10GB mensais também no período de um ano, caso o cliente contrate o Vivo Fibra.

RedeTV! auxilia Shoptime em nova parceria na TV aberta

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Conteúdos do Shoptime serão transmitidos na emissora até a próxima semana.

Desde terça-feira (2), o Shoptime conta com um novo parceiro para divulgar seus conteúdos. A emissora de televisão aberta RedeTV! está transmitindo as programações do canal em alguns horários específicos.

De acordo com o Tela Viva, trata-se de uma ação de parceria que dura até o próximo dia 11 de outubro, uma quinta-feira.






Com isso, o Shoptime busca ampliar o público que assiste ao seu canal e também garantir maior visibilidade para os produtos oferecidos.

Neste mês de outubro o canal comemora 23 anos na televisão brasileira e, por isso, resolveu inovar em suas programações, assim como estrutura e cenário.

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Um dos novos programas apresentados de forma inédita pelo Shoptime é o “Que Bom Que Você Veio”, com tema gastronômico e que passa a ser exibido às segundas, às 20h30. A apresentadora irá receber vários convidados para experimentarem as receitas que ensinará na tela.

O segundo programa, também voltado ao entretenimento, é o game show “Renova”. Quem apresentará as disputas de perguntas e respostas entre famílias é Ciro Bottini, Como recompensa, os participantes recebem produtos do Shoptime ou melhorias aparelhos já existentes. O Renova será apresentado todas as terças, às 20h.

Na última semana, o Shoptime estreou em HD na SKY.

Ex-gestor da TIM entra para o Conselho da Oi

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Operadora consolida nova etapa de governança.


O ex-vice-presidente da TIM Brasil e da Sprint Corporation, Roger Solé, é o novo integrante do conselho de administração da Oi. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (04).


Solé é o segundo integrante que já passou pela operadora italiana. O ex-presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, atua na gestão da tele carioca.


O cargo ficou vago no mês passado, com a saída de Marcos Duarte Santos

A Oi consolida uma nova etapa de governança prevista em seu plano de recuperação judicial. No entanto, o nome do executivo ainda não recebeu anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


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Para o jornal O Globo, o presidente do Conselho de Administração, Eleazar de Carvalho Filho, disse que a chegada de Roger Solé contribui para o fortalecimento do papel do conselho na definição de diretrizes da Oi.

O novo conselheiro também irá apoiar na execução do turnaround da operadora que está em curso.

O presidente ressaltou ainda a importância da experiência do executivo no setor de telecomunicações para esta nova etapa da companhia, que está focada na sustentabilidade do seu negócio.

O Conselho da companhia é formado por onze profissionais independentes e com perfis diversos com expertise nos temas de administração e de finanças, tecnologia, varejo, telecomunicações e de governança. 

Motorola One chega às lojas físicas e online da Vivo

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Operadora é a primeira a comercializar o smartphone no Brasil.



A Vivo é a primeira operadora de telefonia móvel a comercializar no Brasil o smartphone Motorola One, lançamento da Motorola. O aparelho está disponível nas lojas físicas e on-lines da operadora a partir desta quinta-feira (04).


O dispositivo está saindo R$ 909,00 à vista ou em até 12x sem juros no Plano Vivo Família 30GB, por exemplo.


Caso o cliente opte por usar o Vivo Renova, o valor do smartphone cai para R$ 571 no mesmo plano. O preço de mercado do aparelho é R$ 1.624.

O Vivo Renova é o programa de recompensa da Vivo que avalia e precifica o seu aparelho usado na aquisição de um novo.

O desconto do Vivo Renova varia de acordo com o modelo e estado de conservação do aparelho usado e é válido apenas nas compras realizadas nas lojas físicas.

Veja abaixo os descontos oferecidos pela operadora para o Motorola One conforme o plano pós-pago. 




Os valores acima não estão levando em consideração o uso do programa Vivo Renova, que fará com que os preços sejam ainda mais baixos.


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Os clientes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal podem ainda efetuar a compra na loja online da Vivo e retirar nas lojas físicas em até 3 dias úteis, sem custo adicional de frete.

Isso porque nesses estados contam com 15 lojas que fazem parte do pick-up in store. Em novembro, o projeto irá avançar para outras lojas da Vivo no Brasil.

Na cidade de São Paulo e no Distrito Federal, o modelo já representa mais de 15% das vendas de smartphones realizadas pela loja on-line da companhia. 

Sobre o aparelho 


O Motorola One utiliza o sistema operacional Android One, que possui recursos de inteligência artificial do Google, oferecendo um dispositivo inteligente, seguro e simples

Com design moderno, tela de 5,9 polegadas e proporção de 19:9 expansiva, o Motorola One traz 4GB de memória RAM e processador octa-core Qualcomm® Snapdragon™ 625 de 2,0 GHz, que garantem o máximo desempenho, respondendo instantaneamente a cada toque. 

Além dos recursos de sistema, o lançamento da Motorola conta com câmera traseira dupla inteligente de 13MP e a câmera dianteira com 8MP e espaço de armazenamento ilimitado e gratuito de fotos em alta qualidade no Google Fotos. 

Mercado Pago dá 50% de desconto em recargas de quatro operadoras

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Clientes Vivo, Claro, Oi e TIM podem aproveitar o benefício até o próximo domingo (07).

Você, cliente de outras operadoras, que viu a RecargaPay oferecendo 50% de descontos nas recargas TIM e ficou chateado de não ter sido contemplado pode ficar feliz agora! O Mercado Livre está oferecendo 50% de desconto em recargas.

Os clientes das quatro maiores operadoras do Brasil (TIM, Claro, Vivo e Oi) que recarregarem pelo aplicativo do Mercado Pago até o próximo domingo (07) receberão 50% de desconto no valor da recarga.
É importante ressaltar que a oferta é válida apenas para usuários que nunca realizaram recarga pelo app.
Assim como na oferta da RecargaPay, o desconto está limitado a R$ 15. Ou seja, quem recarregar até R$ 30, terá um desconto de 50%.
No entanto, quem colocar um valor de crédito acima de R$ 30, o desconto será de R$ 15. Por exemplo, nas recargas de R$ 50, o cliente paga R$ 35. 
Quem é cliente TIM também poderá conseguir desconto ao realizar recargas pelo aplicativo RecargaPay. Mas fique ligado que a oferta desse app termina nesta quinta-feira (04).
Lembrando que os clientes TIM que realizarem recargas de R$ 30 ou mais irão ganhar 30 dias de acesso ilimitado às redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. 
Ou seja, não terá a navegação nesses apps descontadas do pacote de dados durante um mês.

NET libera Replay TV em novas cidades e adiciona canais no NOW

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Recurso que volta programação em até 7 dias chega a 82 cidades.

A NET trouxe duas novidades para os seus clientes nesta semana: o recurso Replay TV foi liberado para mais 82 cidades e o NOW Online ganhou mais 22 canais. 


Após a adição de novas praças, o Replay TV está disponível em 110 cidades no total. 


O recurso que permite voltar a programação em até 7 dias tem chegado apenas em municípios com o suporte à tecnologia QAM.

Os locais onde utilizam a IP ainda não contam com o acesso à ferramenta. 



Confira a lista dos 82 municípios que acabam de receber o recurso:

Americana, Almirante Tamandaré, Ananindeua, Aparecida de Goiânia, Aracaju, Araquara, Araucaria, Artur Nogueira, Bauru, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Cabedelo, Cachoeirinha, Campinas, Campo Grande, Campo Largo, Canoas, Cariacica, Colombo, Contagem, Cosmopolis, Cubatão, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Franca, Goiãnia, Gravataí, Guarujá, Hortolândia, Indaiatuba, Jaboatão dos Guararapes, João Pessoa, Joinville, Jundiaí, Lauro de Freitas, Maceió, Manaus, Marília, Maringá, Natal, Nova Lima, Nova Odessa, Olinda, Palhoca, Palmas, Parnamirim, Paulinia, Paulista, Pinhais, Piracicaba, Porto Alegre, Praia Grande, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Sabara, Salvador, Santa Bárbara D Oeste, Santa Maria, Santos, São Carlos, São José, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São José dos Pinhais, São Luis, São Paulo, São Vicente, Serra, Sorocaba, Sumaré, Taubaté, Teresinha, Uberlândia, Valinhos, Várzea Grande, Vila Velha, Vinhedo, Vitória e Votorantim.


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A outra novidade trazida pela operadora foi a inclusão, na última terça-feira (02), de 22 canais no seu serviço de streaming. 

A partir de agora, os assinantes podem assistir aos canais ao vivo por meio do site ou do aplicativo NOW Online. 

Os novos canais disponíveis no serviço de streaming são: BabyTV, Cartoon Network, Dinsey Channel, Disney XD, Disney Junior, Zoomoo, ESPN 2, FX, FoxLife, TNT, Fox Premium 1, Fox Premium 2, AMC, National Geographic, National Geographic Wild, Food Network, Arte 1, Fish TV, TCM, Woohoo, Bloomberg e NET TV.

Já a SKY trouxe para o mês de outubro uma oferta especial em homenagem ao Mês das Crianças

A partir desta quinta-feira (4), a operadora está liberando para seus assinantes dos planos pós-pagos dez canais infantis.