Principal objetivo é abrir caminho para investimento em telefonia celular, área que soma prejuízo de R$ 15 milhões ao ano à operadora.
Uma semana após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abrir consulta pública para concessão dos serviços da Sercomtel, a Prefeitura de Londrina divulgou que irá encaminhar um projeto à Câmara de Vereadores com objetivo de revogar a lei que exige plebiscito para alterar o quadro acionário da empresa.
A intenção é facilitar a entrada de novos sócios investidores, já que a operadora acumula um total de dívidas em torno de R$ 230 milhões.
A proposta de recuperação da Sercomtel foi apresentada em reunião realizada na última segunda-feira (15), com a participação de dirigentes da Companhia Paranaense de Energia (Copel), empresários, vereadores, além do prefeito de Londrina.
Segundo reportagem divulgada pela Folha de Londrina, o prefeito Marcelo Belinati (PP) enfatizou buscar parceria apenas para a telefonia móvel, já que o serviço vem dando prejuízo de cerca de R$ 15 milhões por ano à operadora.
Atualmente, as ações da Sercomtel pertencem ao Município (55%) e à companhia estadual de energia elétrica (45%).
Caso a operadora consiga a aprovação do projeto apresentado, revogando a lei que exige plebiscito para alterar o quadro acionário da empresa, dará o primeiro passo para a entrada denovos investidores.
A empresa também aposta na ampliação dos serviços prestados por fibra ótica, possibilitada por um investimento de R$ 60 milhões da Copel Telecom em cabeamento na cidade.
O prefeito Marcelo Belinati (PP) ressaltou, em entrevista à Folha de Londrina, que os sócios se comprometeram a apresentar um plano de negócios para a Anatel.
Ele ainda garantiu que a Sercomtel passará por restruturação administrativa e cortes de despesas, além de renegociação de dívidas.
“O mais importante é a gente aprovar o plano de negócios para ir à Anatel mostrar que nosso protocolo de intenções está sendo concretizado”, afirmou Belinati.
Em agosto deste ano, o colegiado da Copel aprovou a recomendação do Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) para cortar investimentos na Sercomtel, mas o diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa, José Marques Filho, acha possível reverter a orientação.
O plano de negócios será discutido em reunião do Conselho de Administração da companhia nesta quarta-feira (17).
O diretor ainda acredita que o plano será suficiente para que o processo de caducidade e cassação das outorgas dadas para a operadora seja suspenso, ainda este ano.
Na semana passada, a Anatel abriu uma consulta pública a fim de receber contribuições da sociedade para um edital com intuito de relicitar as licenças da Sercomtel para outra empresa.
Previsão é que a regulamentação das faixas para a tecnologia de quinta geração aconteça entre 2019 e 2020.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende liberar a faixa de 26 GHz para uso do 5G no Brasil. O anúncio foi realizado em um evento de tecnologia em São Paulo na última segunda-feira (15).
A notícia traz animação para o setor de telecom já que as operadoras precisam de frequências maiores para conseguir trabalhar em novos dispositivos de Internet da Coisas (IoT) que necessitam de baixa latência para funcionar bem.
Segundo o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, Agostinho Linhares, o Brasil não irá trabalhar na faixa de 28 GHz, como os Estados Unidos.
Os esforços irão se concentrar na faixa de 26 GHz que deverá liberar pelo menos 400 MHz para cada uma das quatro grandes operadoras.
O uso da faixa de 26 GHz deverá ter restrições definidas na conferência mundial de radiocomunicações em 2019, nos Estados Unidos. Por isso, a regulamentação dessa faixa para o 5G só deverá ser realizada entre 2019 e 2020.
A Anatel prevê ainda a liberação de cerca de 90 MHz na faixa de 1,5GHz para downlink.
Linhares também falou sobre os testes de campo com o 3,5 GHz para o 5G. Assim que encerrarem a fase com o piloto no laboratório do CPqD, haverá um teste de campo em uma rede da Claro, no Rio de Janeiro.
Para o gerente, esse teste será crucial para que se possa evitar qualquer tipo de interferência na faixa.
Em uma década de existência da portabilidade numérica, 67% das migrações foram realizadas em telefones móveis.
Os brasileiros já realizaram 45,6 milhões de migrações de números para outra operadora em dez anos de existência da portabilidade telefônica. A portabilidade permite trocar de operadora sem perder o número original dos dispositivos móveis ou fixos.
Segundo dados da ABR Telecom, entre setembro de 2008 e 30 de setembro de 2018, 30,4 milhões de migrações foram realizadas em telefones móveis, o que representa 67% do total.
Os 15,2 milhões de migrações restantes foram realizadas nas linhas fixas, representando 33% do total de portabilidade.
No terceiro trimestre de 2018, aconteceram 1,6 milhão de mudanças de prestadoras. A maioria (1,3 milhão) ocorreu em linhas móveis. O número representa 80% do total das migrações. As outras 387,8 mil mudanças foram registradas em linhas fixas.
Ao longo da última década, os anos de 2017 e 2011 foram os que tiveram maior número de ocorrência da portabilidade numérica. Houve 5,8 milhões no ano passado e 5,3 milhões em 2011.
A portabilidade foi implantada em setembro de 2008 nos 67 DDDs existentes no Brasil. No entanto, as migrações só começaram a ser realizadas a partir de março de 2009.
Desde então, muitas operadoras têm preparado ofertas especiais na portabilidade a fim de atrair mais clientes.
Os consumidores que desejam mudar de operadora sem perder o número devem procurar a empresa para a qual desejam fazer a migração e solicitar o processo.
Conforme o regulamento do serviço, o cliente deverá informar seu nome completo, comprovar a titularidade da linha telefônica, informar o número de identidade ou o registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica.
Também é preciso comunicar o endereço completo, o código de acesso e o nome da operadora da qual está saindo.
A operadora para a qual o usuário irá migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que possa acompanhar o processo de transferência.
O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações podem efetivar-se exclusivamente dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.
O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário preferir agendar.
O usuário tem dois dias úteis após a solicitação da transferência para desistir da portabilidade e suspender o processo de migração.
Empresa ainda disponibiliza como opção de premiação um mês grátis em plataforma de streaming.
Uma campanha promocional do tipo “compre e ganhe” promovida pela Fini, dá direito a recarga de celular no valor de R$ 10 ou um mês grátis de assinatura na plataforma de streaming de filmes e séries Looke, como prêmio pela compra de seus produtos alimentares.
Pode participar da promoção qualquer consumidor que comprar R$ 10 em produtos comestíveis da marca até o dia 31 de outubro e se cadastrar no site até o dia 15 de novembro.
Entre os produtos da Fini estão as balas de gelatina, marshmallows, tubes/tiras, chicles, rollers, pirulitos, algodão doce, além de uma linha bem-estar.
O Participante terá direito ao crédito nas recargas feitas por meio do aplicativo do parceiro RecargaPay, disponível para download gratuito nas lojas Apple Store e Google Play.
A oferta é válida para as operadoras Vivo, Claro, Oi, TIM, Nextel e Algar Telecom, para participantes ainda não cadastrados no aplicativo.
O crédito terá validade de 90 dias após a emissão do código promocional, não podendo ser utilizado após este prazo.
A Oferta está atrelada à recarga mínima exigida por cada operadora de telefonia celular e o participante terá que inserir no aplicativo um cartão de crédito válido.
Outra opção de prêmio é um mês grátis de assinaturado Looke, plano Light, com exibição em uma tela ou um dispositivo móvel. Na qual também é possível assistir filmes offline.
Para participar da campanha e ter direito a uma das ofertas é preciso acessar o site da campanha, escolher a oferta, preencher um breve cadastro e fazer o upload do cupom fiscal.
O prêmio é pessoal, intransferível e não pode ser vendido, trocado, substituído e nem convertido em dinheiro.
O participante cadastrado no site será o único autorizado a usufruir da oferta e, após a escolha, não será possível cancelar e optar por outra.
Além disso, a promoção não é cumulativa com qualquer outra oferta promocional dos parceiros credenciados.
A promoção é válida até o dia 21/10 e pode ser aproveitada por clientes das 4 maiores operadoras do país.
O Mercado Pago está iniciando nesta segunda-feira (15) uma ação em que dá 50% de desconto nas recargas realizadas nas quatro principais operadoras do país: Claro, Oi, TIM e Vivo. Para ganhar o desconto, você pode realizar a recarga utilizando os aplicativos do Mercado Livre ou do Mercado Pago. Mas atenção que há algumas regrinhas a serem seguidas.
A primeira delas é que esta nova promoção é válida apenas para novos usuários. Ou seja, apenas para aquelas pessoas que nunca recarregaram o celular pelos apps do Mercado Pago ou Mercado Livre. Mesmo assim, clientes que já aproveitaram alguma promoção antes, ganharam R$ 5 de desconto em suas recargas.
A segunda regrinha é que o valor do desconto está limitado a, no máximo, R$ 15. Desta forma, se você fizer uma recarga de R$ 30, vai pagar apenas 50%, ou seja, R$ 15. Porém, se o valor da recarga for de R$ 50, o valor a ser pago será de R$ 35, ou seja, desconto de 15%.
A promoção é válida até o dia 21/10, ou seja, próximo domingo. Portanto, não precisa ter pressa, mas cuidado para não esquecer e acabar perdendo esta promoção. O Mercado Pago constantemente faz esse tipo de promoção, como já publicamos diversas vezes aqui no Minha Operadora.
Para conseguir recarregar com o desconto, não esqueça de logar com a sua conta no aplicativo e efetuar o pagamento pelo app. Já testamos aqui e está funcionando direitinho. Caso você ainda não tenha o cadastro, clique aqui para baixar o app e aproveitar a oferta.
Compartilhamento da rede 3G entre as operadoras vai beneficiar 131 milhões de clientes, ampliando o sinal das operadoras nos municípios atendidos.
Na última semana, a TIM anunciou parceria que permite compartilhar a estrutura do 3G com a Vivo. Com isso, clientes das duas operadoras poderão usar o celular no roaming em mais 570 cidades, beneficiando mais de 131 milhões de usuários de ambas as telecoms.
A TIM também passou a dividir frequências com a Claro e a Oi neste ano, ampliando o sinal das operadoras em centenas de municípios brasileiros.
A partir do novo acordo, clientes da TIM nas cidades contempladas poderão fazer roaming na Vivo e vice-versa, sem precisar trocar de chip.
No processo, a frequência 3G usada é a de 2,1 GHz. Já no 2G, alternam entre a de 850MHz e 1800MHz.
Além disso, segundo a TIM, otimizar o uso da infraestrutura através do compartilhamento de redes irá permitir o investimento em outros recursos, como 4G e 5G.
Anteriormente, a TIM anunciou uma parceria para dividir espectro 3G com a Claro em 731 municípios e ampliou um acordo com a Oi para compartilhar 4G nas frequências de 1,8 GHz e 2,5 GHz.
Em abril, o diretor técnico da TIM, Leonardo Capdeville, sugeriu o modelo de negócios conhecido como single grid entre as quatro operadoras.
O modelo sugerido permitiria o compartilhamento completo de infraestrutura em cidades com menos de 30 mil habitantes.
Isso significa ter uma rede única, dividindo espectro, torres e equipamentos eletrônicos, assim como os custos de manutenção.
Com isso, a operadora visa estabelecer uma rede única para todas as teles do país, dividindo os custos de manutenção e, assim, facilitando o investimento em novas tecnologias e melhorias de serviço.
TIM adianta o horário do relógio de seus clientes e os fazem perder 1 hora de sono.
No começo de outubro o presidente Michel Temer adiou o início do horário de verão, que ao invés de começar no dia 04 de novembro agora começará no dia 18 de novembro. Mas, ao que parece, a TIM gosta tanto do horário de verão que resolveu adiantar em uma hora o relógio dos celulares de seus clientes.
Sim, é o que relataram vários usuários no Twitter nesta segunda-feira (15). A TIM já confirmou que o erro foi dela e pediu desculpas pelos transtornos. Segundo a empresa de telefonia, esse fatídico erro foi causado por uma “ocorrência do sistema” e que as medidas de correção já foram tomadas afim de acertarem o relógio.
A empresa ainda pediu desculpas pelo ocorrido, mas desculpas não vão trazer de volta minha 1 hora de sono perdida, não é mesmo TIM!? Veja alguns dos tweets de usuários “revoltados” com a falha:
#NITZ#fusohorario#TIM
Aqui em Bragança Paulista (SP), tava dando timezone:
Etc/GMT+2
Tive que trocar manualmente.
Se precisar fazer também no iphone, vá em Ajustes > Geral > Data e Hora > desmarque Automaticamente e escolha o Fuso Horário: São Paulo.
Pelo visto foi um problema com a TIM só – meu iPhone tá com SIM da Vivo e não foi afetado, mas meu iPad com TIM foi (e vi uns relatos de Android também)
Um dos usuários que estavam relatando o problema no Twitter afirmou que possivelmente o erro se encontra na Identidade de Rede e Fuso Horário. Este serviço tem como função saber o fuso horário da pessoa com base em sua localização.
Portanto, para resolver o problema, basta entrar nos ajustes de data e hora de seu smartphone e desativar a função que define a data e a hora automaticamente. Caso o problema persista, é necessário definir o fuso horário manualmente.
Promoção Parou, perdeu está oferecendo até 5GB de franquia para quem se cadastrar no site e inserir um código promocional.
Acabou sua franquia de dados e você está precisando de um pacote extra? Mate sua fome com Club Social! É isso mesmo, você leu direito. A marca Clube Social está oferecendo pacotes de dados para seus consumidores pela promoção Parou, perdeu.
Os usuários poderão ganhar 200MB, 500MB, 1GB, 3GB ou 5GB de internet. Os pacotes poderão ser usados por clientes das operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi.
Para participar, é simples: basta comprar qualquer produto Club Social e se cadastrar no site www.parouperdeu.com.br, inserindo o código promocional localizado no verso da embalagem do produto.
O resgate do pacote de dados é feito na hora e é válido por 30 dias. A promoção segue até o dia 01 de dezembro.
É importante ressaltar que as embalagens unitárias de Club Social, menor do que 25g, não participam da promoção.
Os consumidores podem participar até três vezes da promoção. Ou seja, cada participante poderá cadastrar até 3 códigos promocionais únicos.
Para cada participação deverá ser cadastrado uma linha de telefone móvel diferente. Caso o número informado já tenha recebido uma premiação, o consumidor será informado desta condição e da necessidade de informar outro número de telefone.
Programa de relacionamento da operadora trouxe mais benefícios e modificou sistema de pontuação e de resgate de prêmios.
A operadora Claro fez algumas mudanças e trouxe novidades em seu programa de relacionamento, o Claro Clube. Uma das novidades é que a partir de agora os clientes poderão trocar pontos por descontos em aluguel de carros.
Os clientes também continuam podendo trocar seus pontos por ingressos para shows, cinemas e teatros.
No entanto, ao invés de dar ingressos para filmes específicos, a operadora está possibilitando que os clientes troquem seus pontos por 50% de desconto em qualquer ingresso das redes de cinema Kinoplex, Estação NET e NET Cineart.
No caso dos teatros, o cliente pode resgatar ingressos para espetáculos do Theatro NET São Paulo e do Theatro NET Rio de Janeiro.
A operadora ainda oferece descontos em mais de 3 mil restaurantes e lojas parceiras.
Já os fãs de futebol podem aproveitar os benefícios do Claro Clube para conseguir ingressos para partidas de seis clubes: Palmeiras, Corinthians, Santos, Atlético-MG, Botafogo e São Paulo.
Cliente Claro também pode trocar seus pontos por passagens aéreas. Para isso, basta o cliente transferir seus pontos para o Smiles.
O usuário ainda pode fazer resgate de serviços da Claro, como pacotes de dados, minutos, créditos, roaming internacional e passaporte europa.
O Claro Clube é válido para clientes Conta, Controle e Banda Larga Conta.
Veja o anúncio com o Tiago Leifert:
Outra novidade do Claro Clube são as mudanças realizadas no sistema de pontuação. Ao se cadastrar no Claro Clube, o cliente entra na categoria Mega ganha 1 ponto a cada R$ 1 de crédito.
Quem acumular a partir de 3.000 pontos em 12 meses é Giga e passa a ganhar 1,2 pontos a cada R$ 1.
Se o cliente acumular a partir de 25.000 pontos em 12 meses, ele se torna Ultra é passa a ganhar 1,5 pontos a cada R$ 1.
Se aderir ao débito automático ou à fatura digital, o usuário ganha 100 pontos por mês durante três meses.
Ao longo do tempo em que o cliente ficar cadastrado no programa, ele também ganha mais pontos:
1º ano de cadastro: 100 pontos
2º ano: 200 pontos
3º ano: 300 pontos
4º ano: 400 pontos
5º ano em diante: 500 pontos
Para usufruir dos benefícios do Claro Clube, é necessário o cadastramento prévio. Para se cadastrar, basta acessar a Minha Claro pela web ou pelo aplicativo.
Após realizar o cadastro, o cliente já ganha 100 pontos e está na categoria Mega. Quanto mais usar os serviços, mais pontos acumula.
Resgate
Para resgatar serviços, como minutos, créditos, dados e roaming internacional, o cliente pode acessar a Minha Claro.
Para resgatar smartphones, é preciso ir a uma loja física da Claro ou acessar a loja online.
Já o resgate de ingressos e descontos em estabelecimentos comerciais é feito pelo hotsite de promoções do Claro clube.
Veja os sinais que indicam que o seu smartphone está infectado.
Celular travando, anúncios indesejados, aparelho reiniciando do nada. O seu celular está apresentando esses problemas? Então pode ser que ele esteja com vírus.
Os smartphones são microcomputadores e por isso também se tornaram alvo de indivíduos mal-intencionados que criam essas pragas virtuais para tentar capturar dados pessoas dos usuários.
Essas ameaças digitais estão cada vez mais aperfeiçoadas e, por isso, podem passar despercebidas, sem deixar rastro.
Assim, é importante ficar ligado nos sinais que seu dispositivo dá para perceber rapidamente quando ele pegar algum vírus.
A Proteste levantou os principais indícios da presença de vírus e outros malwares em um aparelho, principalmente no sistema Android, que listamos abaixo:
1.O aparelho reinicia do nada
Um sinal de que o seu smartphone pode ter pegado algum tipo de vírus é se ele reiniciar sem que você peça. Os aplicativos também poderão travar e funcionar mal e você não conseguirá desligar o aparelho.
2. A bateria acaba mais rápido
Bateria que dura pouco tempo não necessariamente é sinal de que está viciada, pode indicar que algum vírus está consumindo a carga dela rapidamente.
3. O Bluetooth é ativado inesperadamente
Se o seu Bluetooth tem vida própria, e fica ativo mesmo quando você o desativa, pode ser que um vírus tenha se instalado no seu aparelho. Provavelmente, o próprio Bluetooth será o meio que ele irá utilizar para enviar arquivos infectados para outras pessoas.
O que é esse aplicativo? Se no seu celular anda aparecendo aplicativos que você nunca baixou e nem sabe para o que servem, fique ligado! A saída será fazer uma boa varredura ou até mesmo formatar o aparelho para o modo de fábrica.
5. Anúncios indesejados
Esses são clássicos. Se está aparecendo anúncios excessivos e indesejados no seu aparelho, é sinal de presença de vírus.
6. Mensagens que você não enviou
Se pessoas estão recebendo mensagens de texto suas que você não enviou, pode ser que algum vírus esteja fazendo isso.
7. Seus aplicativos precisam de autenticação frequente
Se você recebe pedidos constantes para registrar seus dados novamente em seus aplicativos, fique atento porque pode ser que algum vírus esteja tentando roubar suas credenciais.
8. Ações que você não reconhece
Fique atento às suas redes sociais. Vírus costumam postar conteúdos com links infectados como se fosse você.
9. O consumo de dados sobe radicalmente
Seu pacote de dado está acabando muito rápido? Sinal clássico de que o aparelho está com vírus e clicando em anúncios ou mensagens que são enviadas por hackers.
10. A fatura mensal aumenta consideravelmente
Assim como um vírus pode aumentar o consumo de dados também pode “cadastrar” seu número em serviços oferecidos pela operadora, como SMS pago. O resultado disso? Uma fatura mais cara.